A indústria de pneumáticos realiza expressivos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias capazes de garantir não apenas a fabricação de produtos cada vez mais duráveis, com desempenho superior e menos agressivos ao meio ambiente, mas também que possam ser produzidos a partir de matérias-primas alternativas à borracha.
E uma flor muito popular entre as crianças, que adoram soprar as suas sementes, o Dente-de-Leão (foto), vem chamando a atenção em razão de uma descoberta surpreendente dos cientistas da Universidade de Müster, na Alemanha: o látex desta planta medicinal produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira.
Sempre atenta à questão da importância do emprego sustentável dos recursos naturais, a Continental integra o consórcio de institutos de pesquisas e parceiros industriais que estão dando continuidade às descobertas iniciadas pela universidade alemã de forma a tornar esta ideia uma realidade para o mercado.
Como fornecedor de matéria-prima alternativa para a borracha natural tradicional, o dente-de-leão apresenta grandes vantagens. Extraída principalmente no sudeste da Ásia, a seiva da seringueira tem uma procura maior do que a sua oferta, reletindo nos custos de produção. Além disso, a seringueira está ameaçada pela contaminação de fungos. A borracha natural é uma opção à utilização de uma fonte não-renovável, como o petróleo, empregado na fabricação da borracha sintética.
A exploração industrial de borracha natural do Dente-de-Leão pressupõe o seu cultivo extensivo. Para tornar isso possível, os bioquímicos descobriram a enzima responsável pela rápida coagulação do látex e, inibindo sua ação, foram capazes de fazer com que a seiva escorra livremente de forma a ser extraída desta planta.
Segundo o parecer dos pesquisadores, futuramente cerca de 1/10 da demanda alemã de borracha poderia ser suprida pelo Dente-de-Leão, que tem um período de crescimento de apenas um ano, da semeação até a colheita, contra os cinco a sete exigidos para o cultivo da borracha tradicional.
A Continental, com um volume de vendas de 26 bilhões de euros em 2010, tornou-se um dos fornecedores de autopeças líderes a nível mundial. Como fornecedora de sistemas de freios, sistemas e componentes para acionamentos e para sistema de suspensão, instrumentação, soluções "infotainment", eletrônica de veículos, pneus e produtos elastômeros técnicos, a Continental contribui para maior segurança na condução de veículos e para a proteção climática global. A Continental é, além disso, um parceiro competente na comunicação automobilística interligada. Ela ocupa atualmente cerca de 155.000 funcionários em 45 países.
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