quarta-feira, 20 de julho de 2011

Johnson Controls lança programa de logística reversa para bateriais usadas via web

A Johnson Controls, líder mundial na produção de baterias automotivas e com fábrica instalada no município de Sorocaba, SP, anuncia o lançamento pioneiro de uma ferramenta, via web, de recolhimento e controle de baterias usadas em todo o Brasil.
O objetivo é aumentar a abrangência do programa Ecosteps, que reúne práticas do processo de recolhimento de baterias usadas pela companhia em todo o mundo. Desde a publicação da Resolução 257/99, do CONAMA, que representou o início das ações das autoridades pela coleta de baterias usadas em todo o território nacional, a empresa já superou a marca de 20 milhões de unidades recolhidas.
Agora, com a adoção de um novo sistema de coleta e controle via web a Johnson Controls vai poder monitorar todo o sistema logístico, passando desde transportes adequados até a sua destinação final em empresas recicladoras, autorizadas para o manuseio dos materiais.
De acordo com Renato Cruz, gerente responsável pelo programa, o retorno de bateria inservível evolui a cada ano e só em 2010 foram recolhidas mais de 2,1 milhões de unidades usadas do mercado. Com a nova ferramenta via web, a empresa pretende aumentar em 15% o volume coletado e superar 2,4 milhões de baterias usadas recolhidas até o final deste ano.
O programa atende a nova legislação ambiental – estabelecida em 2010 pelo regulamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - que responsabiliza toda a cadeia produtiva pelo recolhimento e destino correto das baterias disponíveis no mercado.
“Vamos continuar a utilizar a nossa cadeia de distribuição para efetuar a coleta de baterias usadas nos estabelecimentos que vendem ou aplicam as baterias chumbo-ácido. A novidade é poder incorporar outros estabelecimentos, como redes de supermercados, bancos, seguradoras e concessionárias de veículos que queiram se tornar nossos parceiros nesse programa ambiental”, salienta o executivo.
Na prática, o recurso via internet cadastrará todos esses estabelecimentos para que se tornem oficialmente pontos de coleta das baterias devolvidas pelos consumidores. “A Johnson Controls utilizará a estrutura deste programa via web para retirar, monitorar e destinar corretamente todas essas baterias para uma recicladora ambientalmente adequada. São mais de 20 mil pontos de coleta, que nos permitirão recolher um número crescente de baterias inservíveis”, afirma o executivo.

Como funciona

Os estabelecimentos comerciais que vendem, instalam ou utilizam baterias são orientados e incentivados a participar do programa, assim como também os consumidores ou empresas que tenham uma bateria usada para destinar à reciclagem.
Independente de marca, o cadastro pode ser feito pelo site www.reciclebaterias.com.br e as baterias serão recolhidas pelos distribuidores da rede Johnson Controls e encaminhadas para o processo de reciclagem às empresas especializadas e certificadas pela fabricante. O plástico e o chumbo são transformados em matérias-primas para a produção de novas baterias, enquanto o ácido sulfúrico e a água são tratados e destinados de maneira apropriada para não agredir Maristelo meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário