quinta-feira, 14 de julho de 2011

Meritor lança eixo 18X para economia de combustível

A Meritor anunciou o lançamento do eixo traseiro 18X, projetado para caminhões utilizados em operações rápidas e de longo percurso. A linha de produção do eixo nas instalações da fabricante de eixos em Lindesberg, na Suécia, foi inaugurado em junho.
Sílvio Barros, diretor geral da Meritor para a América do Sul, explica que o núcleo de engenharia, na fábrica de Osasco, SP, está trabalhando no mesmo projeto, tendo em vista a nacionalização do produto para aplicações na região. "O 18X é uma solução moderna que já despertou interesse entre os fabricantes de caminhões pesado".
A Meritor assegura que o 18X oferece maior vida útil e representa um novo passo para elevar a eficiência de veículos comerciais, trazendo redução de combustível de até 2% ante os eixos atuais com redução no cubo, dependendo das condições de operação. "Em situações de longo curso, os usuários dos veículos cobrem centenas de milhares de quilômetros por ano. Daí a importância de promover a economia de combustível", afirmou Alex Mortali, vice-presidente para os negócios de caminhões da Meritor na Europa.
Fabricado com soldagem a laser, o 18X foi concebido para simples redução em caminhões com motor de potência elevada aplicados ao transporte de até 60 toneladas à alta velocidade. Cargas típicas são produtos agrícolas e alimentos.
O equipamento é o segundo do gênero da Meritor a ser oferecido com o Logix Drive, tecnologia introduzida pela empresa durante o IAA 2010, feira de veículos comerciais promovida em Hanover, com o eixo17X, que traz eficiência de até 1% no consumo de combustível. O Logix Drive é considerado pela companhia o primeiro sistema de eixo inteligente, dotado de controle eletrônico capaz de medir continuamente temperatura, velocidade e condições de frenagens e torque para determinar o volume de lubrificante adequado para o eixo.
"Com o 18X o fabricante de caminhões pode especificar para determinadas aplicações um eixo com simples redução, sem redução no cubo, com uma seleção ampla de relações no diferencial, tornando possível otimizar a aplicação", disse Mortali, assinalando que o produto da Meritor é uma resposta a operações econômicas.
O18X é adequado a torques de até 3200 Nm e suporta cargas de 13 toneladas em combinações para transporte de até 60 t.

Nenhum comentário:

Postar um comentário