domingo, 3 de julho de 2011

Novo Jaguar XF: 1313 km com um único tanque de combustível

O novo Jaguar XF, equipado com motor de quatro cilindros e 2.2 litros, chega para ser o mais eficiente modelo da marca já produzido nos mais de 80 anos de história.
Para provar toda sua capacidade e autonomia, uma jornada épica com 1.313 quilômetros de extenção acaba de ser completada pelo veículo, com apenas um tanque de combustível.
A viagem, que começou na fábrica onde o XF é produzido, em Castle Bronwich (Inglaterra), e se encerrou na cidade de Munique, na Alemanha, percorreu quatro diferentes países da Europa, teve o piloto de testes David Madgwick como condutor, acompanhado por Alexander Madgwick como navegador.
O XF, que já contava com cerca de 5 mil quilômetros rodados antes do início da expedição, percorreu estradas locais e vicinais, grandes e largas rodovias, além de trechos urbanos com tráfego intenso com suas configurações de fábrica, sem ter passado por nenhum tipo de adaptação. Mesmo em situações de condução variadas, o consumo médio durante a expedição foi de impressionantes 4,9 litros para cada 100 quilômetros, ou seja, 20,4 km/l com um tanque de 64 litros de capacidade.
O engenheiro-chefe de programação da Jaguar, Andy Whyman, comentou assim que encontrou o XF em Munique, ao final da expedição: "Toda a equipe de desenvolvimento que se envolveu neste projeto está extremamente orgulhosa com os resultados obtidos pelo novo XF de motor 2.2 diesel. Eles comprovam na prática que eficiência no consumo de combustível e boa performance podem, sim, ser combinados".
Para além da impressionante eficiência no consumo de combustível, que permite níveis de emissões de CO2 de apenas 149 g/km, o novo motor 2.2 litros de quatro cilindros desenvolve 190 cavalos de potência e 450 Nm de torque, que permitem ao modelo sair da imobilidade aos 100 km/h em 8,5 segundos e a atingir a velocidade máxima de 225 km/h.
O excelente desempenho é auxiliado pela caixa de câmbio ZF automática, com inéditas oito velocidades, que permitem mudanças rápidas e suaves, quase imperceptíveis ao motorista. O sistema Stop-Start, que desliga automaticamente o motor em situações de congestionamento é inédito em um Jaguar e também auxilia na economia de combustível.
Previsto para ser lançado no mês de setembro na Europa, o novo Jaguar XF equipado com motor de 2.2 litros a diesel já faz parte da linha 2012 da Jaguar e ganhou mudanças discretas no visual, melhorias no acabamento interior, com a adoção de materiais ainda mais refinados e novas opções de escolhas aos clientes. O modelo equipado com o motor diesel não desembarca no mercado brasileiro por questões de legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário