A Ford lança o Novo Ka 2012 em agosto com o objetivo de continuar líder no segmento de hatches compactos de três portas. Detendo cerca de 30% desse mercado e sendo um dos veículos mais vendidos da linha Ford, o Novo Ka 2012 traz aprimoramentos que reforçam os seus principais atrativos de vendas: o design moderno, o prazer de dirigir e o conceito de mais por menos entre os veículos de entrada.
Oferecendo um bom nível de conteúdo de equipamentos em todas as suas versões, o Novo Ka 2012 teve ainda uma reformulação na sua oferta, diminuindo para onze as opções de catálogos, o que significa a criação de pacotes com maior valor agregado para o cliente.
“O Ford Ka conta com os melhores índices de satisfação entre seus proprietários. É um veículo jovem que tem o nível mais alto de qualidade em relação a seus competidores, segundo pesquisas independentes. Essas características foram mantidas na Linha 2012, acrescentando o Kinetic design, aperfeiçoamentos na dirigibilidade e racionalidade nas listas de oferta dos modelos. Também se destaca o Ka Sport com características exclusivas", afirma Eduardo Basso, gerente de Produto da Ford.
Design Kinetic
À primeira vista, a principal novidade do Novo Ka 2012 é o seu design frontal, dentro da evolução do design Kinetic que a Ford adotou em seus modelos. Nessa segunda fase, o design Kinetic é marcado pela grade trapezoidal ampla incorporada ao para-choque.
Conforme a versão, há equipamentos que modernizam ainda mais o visual do Novo Ka 2012, entre os quais faróis de neblina integrados, repetidores laterais de seta de direção e rodas de liga-leve aro 14. Na versão Sport, com motor 1.6, o design é marcante com faixas esportivas que vão do capô e teto à traseira do veículo, além de contar com um kit aerodinâmico e uma cor exclusiva de lançamento: laranja Ibiza.
"Trabalhamos mais de 800 horas na proposta de design, envolvendo nossas equipes no País e a opinião de clientes. Caprichamos nos detalhes, como palhetas de para-brisa planas, mais modernas e eficazes. No final, ganhamos em eficiência aerodinâmica", destaca João Marcos Ramos, designer chefe da Ford.
Apesar da maior mudança na frente do veículo, com as grades e para-choque, há novos detalhes de acabamento em todas as partes. Na traseira, além de um aplique preto com refletores na base do para-choque, as lanternas e o brake-light tem novas lentes translúcidas escurecidas, de efeito diferenciado. A tampa do porta-malas tem também uma nova régua, mais larga e bonita.
Na lateral, destacam-se as novas rodas de liga leve de 14 polegadas, opcionais da versão Pulse, assim como as novas molduras laterais, de material injetado e na cor da carroceria. As calotas trazem dois novos desenhos, para as versões Fly e Pulse.
Os repetidores dos piscas integrados aos retrovisores são outra novidade no catálogo Pulse. “O objetivo de todas as mudanças foi dar mais refinamento, mesmo considerando que é um veículo para o segmento de entrada. Aliás, esta é a característica do Ka desde o seu lançamento”, diz João Marcos.
O Novo Ford Ka 2012 1.0 é disponível em cinco cores: vermelho Bari, preto Ebony, azul Noronha, branco Ártico e prata Geada.
Visual Sport
Para competir numa faixa de mercado de veículos com aparência esportiva, a Ford lança também o Ka Sport, nova nomenclatura do modelo equipado exclusivamente com motor 1.6. Além do novo design, ele tem um visual diferenciado e equipamentos de efeito aerodinâmico.
O design inclui faixas esportivas no capô, no teto e tampa do porta-malas. Outra faixa nas laterais ressaltam a nomenclatura Sport, estampada nas portas. Reforçam o visual esportivo um spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólio na cor do veículo, além das rodas de liga leve de 15 polegadas com design exclusivo, pintadas na cor cinza London Gray, com pneus 195/55 R15.
Além da cor exclusiva laranja Ibiza com faixas preto fosco, o Novo Ford Ka Sport 2012 oferece as seguintes combinações: branco Ártico com faixas pretas, prata Geada com faixas pretas, preto Ebony e vermelho Bari com faixas brancas.
“As faixas que percorrem o carro do capô à traseira foram inspiradas no Mustang e produzem um belo efeito que personaliza o Ford Ka Sport. Um detalhe interessante é a faixa na cor branca, de um tom que chamamos de ‘nude’ especialmente criada para acentuar o contraste com a carroceria”, diz João Marcos Ramos.
Interior renovado
Se por fora o Novo Ka 2012 teve modificações de design que deixaram o carro ainda mais bonito, o interior ganhou em modernidade. A praticidade e funcionalidade são realçadas pelos novos tecidos dos bancos e das portas. O recorte dos encostos valoriza os revestimentos.
O painel ficou atraente. Os mostradores possuem novo grafismo e iluminação de excelente visibilidade. Como efeito visual, as saídas de ar, a manopla do câmbio e as maçanetas têm acabamento prateado Ford Silver, criando um contraste de bom gosto ao conjunto.
Por ser um carro jovial, a praticidade a bordo foi reforçada. Entre os bancos, foi incluído um novo porta-copo. O Novo Ka 2012 traz também uma chave única para a ignição e para a tampa de combustível.
O interior do Ford Ka Sport também recebeu um tratamento diferenciado. Os bancos com figurino do tipo concha vêm com tecidos exclusivos em dois tons (preto e cinza), com o logotipo Sport bordado nos encostos dianteiros.
O volante é esportivo na versão sem airbag. O rádio MyConnection também faz parte dos itens de série. Os mostradores do painel trazem um grafismo exclusivo.
"Criamos um efeito especial no Ford Ka Sport e acentuamos os padrões de qualidade das versões 1.0 que, sem dúvida, são características muito elogiadas pelos nossos clientes. Aliás, criatividade e qualidade são marcas registradas do Novo Ka 2012", afirma o designer chefe da Ford.
Dirigibilidade aperfeiçoada
Fator determinante de compra do Ford Ka, por oferecer padrões acima da média do segmento, a linha 2012 teve revisados todos os seus atributos de engenharia para receber o novo design. Testes virtuais e dinâmicos no Campo de Provas da empresa em Tatuí, São Paulo, modularam a resposta dos freios, o funcionamento do motor, o funcionamento da transmissão e reavaliaram os bancos e silêncio interno.
Como resultado prático, foi modificada a suspensão traseira, que passou a adotar um conceito de isolamento similar ao encontrado no Focus, um veículo Ford de alto prestígio por sua dirigibilidade. O novo conceito consistiu na aplicação de borrachas no batente superior do equipamento, proporcionando um funcionamento ainda mais suave e menor ruído de rolagem.
O novo design externo, mais aerodinâmico, e a suspensão modificada deram também um ganho de desempenho e eficiência dos motores RoCam, tanto no Flex 1.0 como no Flex 1.6.
No modelo 1.0, o coeficiente aerodinâmico passou para 0,374. Com isso, além de reduzir relativamente o consumo de combustível na estrada, a velocidade máxima foi aumentada para 162 km/h (etanol) e 160 km/h (gasolina).
No modelo 1.6, o ganho aerodinâmico, acentuado pelos itens especiais e a relação peso-potência do motor e do veículo, a velocidade máxima chega a 181 km/h (etanol) e 178 km/h (gasolina).
No Novo Ford Ka Sport, as rodas de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 são outro fator que contribui para melhorar a estabilidade e a dirigibilidade. Ele ficou mais rápido tanto em pista seca como molhada, além de ter reduzido o espaço de frenagem.
Valor agregado
Tanto no preço de aquisição como no de posse do veículo, o Novo Ford Ka 2012 traz vantagens consideráveis frente a seus competidores. "Entendemos que nossos clientes, em particular nessa faixa de preço, precisam ter uma proposta de negócio acessível na compra e transparente e vantajosa na vida útil do veículo", afirma Eduardo Basso.
Com preço de lista a partir de R$ 24.500,00, as versões são formadas por onze opções de conteúdo. Elas foram estudadas de forma a oferecer o maior valor agregado para os modelos. Dessa forma, a primeira opção de catálogo do Novo Ford Ka 2012 é o hatch três portas de seu segmento mais barato do Brasil.
A versão Fly oferece de série travas e vidros elétricos, além da direção hidráulica como opcional. Já a Pulse conta de série com o kit Class (ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas), e opcionalmente rodas de liga leve, som MyConnection e airbags. O Ka Sport é completo. A única opção é o airbag.
Também no valor agregado a manutenção econômica é outro item muito importante. O Novo Ford Ka 2012 é o mais barato do segmento, seja no valor das revisões e peças como no seguro. Tanto na motorização 1.0 como na 1.6, ele conta com as cestas de peças de menor custo do segmento.
A Ford criou também um seguro especial para o Ka Sport 2012, por meio dos Seguros Ford, com uma série de vantagens: plano sem perfil do consumidor e com taxa promocional igual ao Ka 1.6 2011, além de uma central de atendimento exclusiva e garantia de serviços feitos com peças originais. O modelo 1.0 já possui o seguro mais barato do mercado.
Mercado competitivo
O Ford Ka é líder do segmento de veículos de três portas no mercado brasileiro. A sua participação nesse segmento chega a cerca de 30%. Ele também é responsável por mais de 19% das vendas da Ford no Brasil. "O segmento de veículos compactos mantém-se ainda como o principal do mercado brasileiro e possui alta competitividade. O Ka atua numa faixa formada em grande parte por jovens. Também tem papel importante entre os que sonham com a compra do primeiro carro novo, uma parcela encontrada no crescimento da classe C", enfatiza Mark Kaufman, diretor de Marketing da Ford.
Nesse sentido, o Novo Ka 2012 reforça a proposta de carro acessível, ágil e de qualidade, sem abrir mão do design, conteúdo e inovação. “É um produto que oferece mais por menos. Nele cabe tudo o que o cliente precisa para o seu dia a dia," completa Eduardo Basso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário