terça-feira, 2 de agosto de 2011

19° Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2 CV bate recorde de público e participação

Em Salbris (FR), no 19º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2 CV, a contagem indica quase 7 000 CITROËN 2 CV e derivados (Ami 6 ou 8, Dyane, Méhari...) vindos do mundo inteiro! Recorde absoluto para essa manifestação, cuja precedente edição, realizada há dois anos - em Most, República Tcheca -, reuniu 3.300 veículos. Nem precisa dizer que o trânsito ficou ligeiramente congestionado, com até 80 km de engarrafamentos nos arredores da área do evento (de pouco mais de 60 hectares). A cidade de 6.000 habitantes mobilizou 350 voluntários para receber os quase 20.000 “deuchistas” participantes, além dos milhares de visitantes e apaixonados pelo modelo.

Vindos da Nova Zelândia, de Gana, do Brasil, do Japão…

Entre os modelos clássicos marcaram presença centenas de “Deudeuches”, um mais criativo que o outro, como um 2 CV transformado em mesa de camping rodante, outro inteiramente coberto com carpete, ou ainda, uma unidade transformada em escultura “2 CV Galo”. Muitos estrangeiros também participaram, com apaixonados vindos de toda a Europa, da Nova Zelândia, Gana, Brasil e Japão. É o caso de Atsumi Terasawa, que mora em Tóquio, que chegou do arquipélago japonês com seu 2 CV Charleston de 1985, uma unidade que já rodou 202 832 km.
Além das apresentações musicais, muitas animações foram oferecidas ao público, tais como cursos de mecânica, mercado de troca de peças e uma competição inusitada de montagem-desmontagem de um 2 CV ao vivo! Um museu temporário expôs também os cinco protótipos do 2 CV do período anterior a Segunda Guerra Mundial (quatro Citroën e um Michelin), reunidos em um mesmo local pela primeira vez. Foi também uma oportunidade para os visitantes descobrirem o concept-car REVOLTe, reinterpretação luxuosa e tecnológica do 2 CV, e o show-car DS3 WRC.

CITROËN parceira da ACI

O 19º Encontro Mundial dos Amigos do 2 CV foi co-organizado pela Associação 2 CV França 2011 (presidida por Christian Courte) e a Amicale Citroën Internacional (ACI), dirigida por Didier Parjadis. Esta última reúne hoje 50 000 colecionadores do mundo inteiro (Japão, Estados Unidos etc.), com mais de 100.000 veículos CITROËN envolvidos - e que faz da Citroën uma das marcas de automóveis mais colecionadas do planeta! Somente na França, são registrados mais de 150 clubes de apaixonados pelo 2 CV. A ACI é a representante oficial dos clubes de “citroënistas” junto à marca na Europa. Ela financiou, com auxilio da CITROËN, o 19° Encontro Mundial dos Amigos do CITROËN 2 CV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário