terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cummins apresenta soluções completas às embarcações

A Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores Diesel, confirma sua participação no maior e mais importante evento da indústria naval e offshore da América Latina, a Navalshore – Feira e Conferência da Indústria e Offshore, em sua 8ª edição, acontece entre os dias 3 e 5 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ).
Além de contar com a mais atualizada e completa linha de motores - que vai desde o 2.0 litros até o 60 litros - e equipamentos para o mercado internacional de embarcações , a Cummins investe fortemente na capacidade de suporte e serviços de seus equipamentos instalados e operantes.
O investimento em suporte de serviços, como novos locais de atendimento, tem sido constante e está sendo realizado em todo o território nacional. Um exemplo é Macaé (RJ), onde a Cummins inaugurou, em outubro de 2009, um escritório avançado com engenheiros treinados e técnicos especializados, peças de reposição, ou seja, total suporte para manutenção da embarcação. Trata-se de um Distribuidor próprio da empresa, CVSMG - CumminsVendas e Serviços de Motores e Geradores.
Além disso, a multinacional criou para a América Latina um sistema denominado Time de Resposta Rápida (RRT – Regional Response Team). Trata-se de um programa de excelência nos processos de serviço, ou seja, a padronização e internacionalização do atendimento para melhor controle da atividade realizada diretamente pela Cummins Inc.
“Hoje as embarcações marítimas se movimentam ao redor do mundo, são migratórias e precisam de suporte adequado onde quer que seja. E o objetivo final deste processo é realizar, de forma coordenada, a melhor alternativa de serviço para a embarcação, visando reduzir ao máximo o tempo em que a embarcação permanece parada”, diz Waldemar Marchetti, gerente executivo de Negócios da Cummins Marine para América Latina.
No RRT todo o atendimento de serviço com caráter mais complexo é monitorado pelo time de resposta da Cummins, localizado em Houston, no Texas, e realizado por meio do Distribuidor local.
A Cummins também investiu na capacitação de profissionais para o desenvolvimento da proposta da embarcação. “Os engenheiros treinados pela própria Cummins auxiliam desde o conceito do projeto, durante o comissionamento e reuniões de integração com os demais fornecedores, até a prova final com a emissão de um relatório de conclusão da aplicação”, afirma Marchetti.
“Com a grande quantidade de barcos de clientes, ou seja, dotados de motores Cummins, que migraram para América Latina nos últimos tempos e mais as embarcações que estão sendo construídas, o investimento em serviço é fundamental”, ressalta o gerente executivo.
A Cummins Marine é pioneira no fornecimento de motores Diesel marítimos, sejam mecânicos e/ou eletrônicos que atendem às mais rigorosas normas internacionais de emissões vigentes – IMO Tier II – e com um excelente custo benefício.
Seu grande diferencial também é a diversidade de aplicações para as embarcações. “Qualquer que seja a demanda, a Cummins tem a solução. Conseguimos com nossa vasta gama de produtos fornecer todos os motores necessários para a embarcação: auxiliar de motobomba, gerador de energia e motores de propulsão”, garante Marchetti.
Ainda de acordo com gerente de Negócios, “nosso objetivo num evento como a Navalshore é mostrar que de fato estamos preparados para atender à demanda desse mercado com engenharia de ponta, suporte, peças e serviços” .
A vasta gama de produtos da Cummins para omercado marítimo inclui motores de propulsão que vão desde 4 cilindros de 100 cavalos de potência até motores de 60 litros que geram 1.700 cv. Podem equipar desde embarcações offshore como até barcos de pesca, empurradores de rio, entre outros.
Já os motores auxiliares que equipam barcos petroleiros, transporte de cabotagem e contêineres estão disponíveis a partir de 75 kw de 6 cilindros até 1.900 kw de 60 litros. O grupo gerador da Cummins tem potência que varia de 80 kw até 1.825 kw e pode ser utilizado em todas as aplicações que se fizerem necessárias.
Com alto conceito de engenharia, a Cumminstambém conta com uma gama excepcional de produtos para barcos de até 15 litros, oferecendo o sistema completo de propulsão, que vai desde o hélice ao timão.
No total são sete opções de motores eletrônicos (QSD 2.0, QSD 2.8, QSD 4.2, QSB 5.9, QSC8.3, QSL 9 275 e QSM 11), com potências que variam de 150 a 750cavalos, e atendem as normas vigentes Imo Tier II. Vale acrescentar que mais uma opção de motorização, desta vez, de 15 litros está em desenvolvimento e será lançada no ano que vem. Todos os motores podem ser utilizados nas aplicações motor de centro. Para o motor centro rabeta, a Cummins oferece quatro opções e são elas: 2.0; 2.8; 4.2; 5.9 de 230 cv.
“Conseguimos entregar a solução completa para o estaleiro. E o Brasil é o País do momento. Com a vinda de novos estaleiros, precisamos fortalecer nossa marca no mercado brasileiro já que somos referência de qualidade e tecnologia neste segmento”, afirma Eric Marini, gerente de Desenvolvimento de Negócios da CMD.
A Cummins está montada na Navalshore em umestande de 40 metros quadrados. Presente há 40 anos no mercado, a Cummins Brasil projeta, fabrica, distribui motores e serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, controles de tratamento de ar, filtragem, soluções para emissão e sistemas de geração de energia elétrica.
O segmento da Cummins Marine, por sua vez, tem se destacado no mercado desde 1996, quando definiu como estratégia manter uma unidade especificamente voltada para o desenvolvimento de produtos e soluções às embarcações comerciais e de suporte à plataformas de prospecção de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário