O Grupo TMD Friction recebeu, do Ministério de Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi), um fundo para ser investido no projeto denominado “transporte ferroviário com ruído reduzido por meio de inovadora sapata de freio produzida à base de materiais compostos” - também conhecidos como compósitos.
Estes materiais são frutos do desenvolvimento da TMD com seus parceiros fornecedores e são, ainda, utilizados nas aplicações automotivas, principalmente as de alta performance. E durante os próximos quatro anos, o valor total em pesquisas e desenvolvimento poderá chegar a 1,74 milhão de euros.
Assim, a TMD Friction, juntamente com outras quatro empresas, já está pesquisando, em nome do BMWi, o desenvolvimento de sapatas de freio à base de compósitos, as quais poderão ser facilmente instaladas em todos os vagões de carga novos ou em utilização – o que contribui para a redução imediata dos impactos sonoros causados pelos veículos ferroviários, principalmente quando em circulação por áreas urbanas.
A grande vantagem das sapatas de freio à base de compósitos é que estes materiais reduzem o nível de ruído em até 10 decibéis, se comparados com as tradicionais sapatas de ferro fundido, ou seja: metade da poluição sonora produzida pelas sapatas de ferro fundido.
Enquanto as sapatas feitas à base de materiais compósitos já são usadas em vagões novos, a instalação em vagões antigos demanda tempo e alto custo. Mas o que a TMD Friction objetiva é comprovar a eficiência econômica destas sapatas, sem esquecer o efeito positivo no meio ambiente com a redução de ruídos.
O Grupo TMD Friction, líder na produção de materiais de atrito para aplicações automobilísticas e industriais, novamente destaca sua liderança no desenvolvimento de novas formulações de materiais de atrito também no segmento ferroviário.
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