sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fiat no 64° Salão Internacional de Frankfurt

A Fiat apresenta importantes novidades no 64° Salão Internacional de Frankfurt. O protagonista da marca italiana é o novo Panda (foto) - a evolução de um carro urbano de muito sucesso, que em 31 anos de vida sempre foi sinônimo de design funcional, manobrabilidade, espaço, confiabilidade e conforto.
O Fiat Panda foi o primeiro carro compacto, com um comprimento inferior a 4 metros, em introduzir uma motorização diesel (1986); o primeiro a trazer a tração integral (1983) e também em oferecer uma linha de motores preocupada com o meio ambiente e o consumo (1990 foi comercializado o Panda Elettra, um dos primeiros veículos elétricos); o primeiro city-car 4x4 a chegar ao campo base avançado do Everest a 5.200 metros (2004).
O pavilhão da Fiat dedica-se em grande parte ao novo Panda, exibindo 7 unidades que representam uma amostra significativa da linha em termos de cores, opcionais disponíveis e accessórios. Também destacando a forte relação existente com a primeira geração, desfila na passarela alemã um Fiat Panda de 1980.
Partindo do conceito de que cada um de nós tem necessidades diferentes, o novo Panda tira o máximo de proveito de seu espaço interno. Mesmo sendo ainda um carro muito compacto, ele aumentou uns poucos centímetros para conseguir um dos mais elevados padrões de segurança e melhorar ainda mais a generosa habitabilidade e capacidade do porta-malas. Com 365 cm de comprimento, 164 cm de largura e 155 cm de altura, o novo Panda pode transportar confortavelmente até cinco passageiros, além de ter um porta-malas entre os mais espaçosos do segmento. Sua modularidade do espaço aumentou por meio de numerosos porta-objetos e pelas diversas configurações dos bancos dianteiros e traseiros.
No lançamento, o novo modelo estará disponível com tração dianteira – depois debutará também o Panda 4x4 - e oferecerá uma linha composta por quatro motores (0.9 TwinAir Turbo de 85 cv, 0.9 TwinAir Aspirado de 65 cv, 1.2 Fire de 69 cv e 1.3 Multijet de 75 cv), 10 cores de carroceria, 3 versões e quatro ambientes internos, com um total de mais de 600 combinações. Entre os novos conteúdos se destaca o “Blue&Me TomTom LIVE”, que reúne as vantagens de um sistema de info-diversão integrado e conectado e também de um navegador móvel, abrindo as portas para a conectividade. Desde seu lançamento, já estará disponível como opcional um inovador sistema de freio que, a velocidades inferiores a 30 km/h, é capaz de detectar obstáculos a distâncias muito próximas e frear automaticamente.
Ao lado do novo Panda estarão presentes um Freemont de tração integral (AWD) e um exclusivo Fiat “500C by Gucci”, o novo Cabriolet personalizado por Frida Giannini, diretor de criação da Gucci em colaboração com o Centro Stilo Fiat. A exibição destes dois carros, representa, idealmente o novo rumo traçado pela marca Fiat com parceria entre os Grupos Fiat e Chrysler. Somente basta observar estes dois modelos para descobrir como, geralmente, os opostos se atraem e se fundem em harmonia: pequeno/grande, estético/prático, emocional/racional... 500/Freemont.
Se o Fiat 500 é o carro que, desde Europa tem cruzado o oceano para vir até a América, se transformando em um ícone de estilo e em um dos símbolos da nova aliança industrial, o Freemont tem feito a viagem oposta: da América a Europa, com a contribuição da tecnologia e o estilo Fiat. E não apenas isso. O Fiat 500 encarna o DNA italiano: os valores de estilo, simpatia, características que o mundo todo reconhece na marca. Em troca, Fiat Freemont tem um DNA global: nasce nos EUA, cresce na Itália, alcança o sucesso na Europa.
Todos estes carros são embaixadores de “Air Technologies”, a nova marca que reúne todas as tecnologias de baixo impacto, capazes de reunir respeito pelo meio ambiente e prazer de conduzir, e expressa a atitude com que a Fiat convida às pessoas para viver seu próprio carro: com otimismo, diversão, economia e respeito.
Dos motores aos combustíveis alternativos, dos sistemas de gestão de câmbio e da tração ao Start&Stop, às soluções técnicas pensadas para aumentar o rendimento dinâmico do carro, Air Technologies traduz a filosofia Fiat de transformar as necessidades das pessoas em soluções reais, disponíveis hoje, para todos.
O Fiat Freemont de tração integral (AWD) será comercializado a partir de outubro na Europa com as motorizações 2.0 Multijet de 170 cv e 3.6 gasolina V6 de 280 cv, ambas com câmbio automático de 6 marchas. Trata-se de um sistema tecnicamente sofisticado, porém simples de usar, que permite controlar o carro, com total segurança, inclusive em condições extremas.
A tração integral AWD está dotada de um controle eletrônico que, mediante sensores de movimentação, detecta a aderência das quatro rodas e decide quando transmitir tração ao eixo traseiro. As possibilidades de atuação foram previstas para casos de rodar em pisos escorregadios (lama, neve, gelo...) para assegurar uma maior tração sem limitar os caminhos, ou em caso de pisos asfaltados, para assegurar tração adicional e maior segurança ao fazer uma curva.
Particularmente, o sistema eletrônico modula a transferência de torque do eixo dianteiro para o traseiro através do uso da junta de controle eletrônico ECC (Electronically Controlled Coupling). O sistema contribui para uma boa redução do consumo de combustível, agindo somente quando é ativado, minimizando assim as perdas mecânicas de uma transmissão 4x4 convencional. Ainda, a junta de controle eletrônico no sistema AWD é mais flexível e mais precisa que uma junta viscosa ou um sistema Torsen.
Trata-se de um modelo projetado para responder às diferentes necessidades das famílias modernas e daqueles que procuram um carro espaçoso, confortável e versátil para a movimentada vida diária ou o tempo livre durante o final de semana.
No pavilhão estão expostas duas unidades do Fiat Freemont equipadas com o 2.0 Multijet de 170 cv, uma de tração dianteira e a outra de tração integral AWD com câmbio automático. Ambos os carros oferecem interiores muito amplos que incluem sete lugares, câmara traseira, navegador por satélite com tela sensível ao toque de 8,4", rodas de liga leve de 19 polegadas, climatizador automático de três zonas, sensores de estacionamento traseiro, teto solar e Pack Video (inclui DVD no teto).
O Salão de Frankfurt também será a ocasião para descobrir o novo Punto. Além da atualização estética debutará o motor de 2 cilindros TwinAir turbo de 85 cv que, recentemente, tem conquistado o prestigioso título de "Motor Internacional do Ano 2011". Equipado assim, o veiculo se firma como síntese perfeita entre respeito pelo meio ambiente e o prazer de dirigir (85 cv de potência a 5.500 rpm e 145 Nm de torque a 2.000 rpm).
O público poderá admirar uma versão do novo Punto com equipamento “TwinAir”, que distingue-se pela exclusiva cor de lançamento Verde Lima combinada com o teto “pianoblack” negro brilhante. Também desfila um Fiat Punto equipado com a evolução do motor 1.3 16V Multijet de 85 cv que, graças à introdução de duas novas tecnologias (Intelligent Alternator e Intelligent Flow), permitem alcançar um nivel invejado de consumo e emissões.
A nova oferta responde à extraordinária opinião mostrada pela imprensa internacional e o grande público. De fato, atualmente, um de cada três 500 vendidos na Europa está equipado com o 0.9 TwinAir. Graças aos 85 cv deste extraordinário propulsor, o 500 TwinAir assegura a máxima “diversão ao conduzir”, consumos menores e o nível de emissões de CO2 mais baixo do mundo para um motor a gasolina e um agradável ronco retro que lembra os primeiros e míticos 500.
Para destacar o espírito dinâmico e esportivo do 500 TwinAir, a Fiat também tem feito o novo “Pack byAbarth”. Desenvolvido em estreita cooperação com a Abarth e disponível desde outubro, o kit de personalização inclui rodas de ligas específicas “Total Black” de 16” com peças Abarth, saias, spoiler traseiro, configuração racing no capô e pedais esportivos. O novo “Pack byAbarth” será proposto como opcional em combinação com as cores externas Vermelho Atrevido e Preto Provocante.
Em Frankfurt também debutará o novo Fiat Qubo Trekking que destaca a caracterização “Outdoor” do seu exterior, oferecendo de série faróis reluzentes, novo para-lamas em duas cores preto/alumínio e novo escudo de proteção para o para-choques traseiro. A estas novidades somam-se às características estéticas e técnicas da versão anterior: para-choques dianteiro específico com escudo de proteção, sistema de controle da tração Traction+ e alinhamento elevado, além de uma proteção para o cárter poder enfrentar com segurança os caminhos sobre superfícies em mal estado, barras longitudinais no teto, vidros traseiros pintados e rodas de liga com pneus específicos tamanho 85/65 R15 M+S. A partir de setembro será vendido o novo Kit Nitro, desenvolvido em colaboração com a empresa americana Nitro (produtora mundial de pranchas de snowboard); o kit responde às necessidades dos clientes mais esportivos que desejam um carro funcional para poder praticar qualquer tipo de esporte ao ar livre (graças ao cargo box e a uma prancha Nitro “Haze”), porém sem renunciar a detalhes de estilo como as reluzentes rodas de liga leve de 15 polegadas, os adesivos externos e os protetores internos para os bancos personalizados “Nitro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário