sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Novo Fiat Uno Economy. Consumo de 1.0 com desempenho de 1.4

Sucesso de vendas em todo o Brasil, o Novo Fiat Uno acaba de ganhar mais uma interessante versão. Batizada de Economy, graças a enorme redução no consumo de combustível, seja com gasolina ou etanol, ela é fruto de um profundo trabalho de engenharia, originando um veículo com ótimos valores de consumo de combustível.
O grande desafio no nascimento do Economy foi melhorar o que já era bom. E a Fiat conseguiu. O Novo Uno Economy é o carro mais econômico do segmento, justificando seu nome e apelo. Baseado na mecânica da versão Attractive 1.4, reconhecida pelo baixo consumo de combustível, o novo Uno Economy eleva este patamar de economia, sem perder a agilidade e o prazer ao dirigir, adjetivos elogiados do motor 1.4 Evo.
O motor Fiat Powertrain 1.4 Evo já traz uma plataforma moderna. Usa coletor de admissão em plástico, melhorando as trocas térmicas e a fluidinâmica de entrada do ar, bobinas seqüenciais (economizam energia, comandando somente a vela do cilindro que estiver na fase de explosão), bloco do motor com circulação de água tipo U Circulation (mesma tecnologia empregada nos motores turbinados T-Jet, que garante um arrefecimento uniforme em todos os cilindros) e variador de fase no comando de válvulas com tecnologia CVCP (Continuously Variable Cam Phaser), que melhora os índices de torque e dirigibilidade.

Ainda mais Econômico

Na nova versão, a central eletrônica Magneti Marelli 7G do motor 1.4 Evo recebeu uma nova calibração. Nela, patamares como curva do pedal do acelerador, estratégias de CUT-off e outros cenários que convergem em um motor mais econômico foram adotadas sem comprometer o desempenho ou as respostas de aceleração. Entenda melhor estas estratégias:

Novo Gerenciamento

Em motores modernos, como o Evo 1.4, o comando da aceleração imposto pelo condutor através do pedal é interpretada pela central eletrônica que, através de cálculos matemáticos e programações, determina uma resposta alinhada à exigência do motorista no momento em que ele pressionou o pedal do acelerador. Apertar o acelerador não é tão somente abrir a borboleta de aceleração, como nos primeiros motores equipados com injeção eletrônica, mas sim assumir novas posturas de avanço de ignição, posição ideal do variador de fase do comando, do tempo de injeção e, também, da posição de borboleta do coletor de admissão. No novo Uno Economy estas estratégias foram aprimoradas visando uma redução no consumo.

CUT-off

Toda vez que o carro está em desaceleração, com marcha engatada, o gerenciamento do motor corta a injeção de combustível. Dentro desta calibração, o novo Uno Economy percorre uma estratégia mais rápida deste corte de combustível, sem comprometer a dirigibilidade. Em resumo, no anda e pára das grandes cidades, a nova calibração do CUT-off do motor Evo garante um corte de combustível nas desacelerações de maneira ainda mais eficiente.

Novas relações de marchas

Fora a estratégia de redução de consumo na calibração do motor 1.4 Evo, o Uno Economy traz também novas relações de marchas visando menor rotação do motor e, por consequência, mais economia de combustível e menos ruído interno. A grande diferença do câmbio do novo Uno Economy, em relação a versão Attractive, é a adoção de uma nova coroa e pinhão determinando uma relação de diferencial cerca de 9% mais longa, passando de 4,067:1 para 3,714:1. Para manter a elogiada agilidade da versão Attractive, o Economy adota a relação de 5ª marcha do Uno Sporting, mais curta, passando de 0,838:1 para 0.872:1.
A nova calibração do motor, aliada à relação mais longa do diferencial já garantiu uma redução significativa no consumo. Mas a Fiat foi além. Buscando melhorar ainda mais este valor, a engenharia trabalhou também no conjunto de rodagem, visando um menor consumo de energia do motor com o carro em velocidade. Para tanto, uma nova pressão de pneus foi adotada, passando de 28 libras da versão Attractive para 35 libras no Novo Uno Economy.
Para garantir o conforto nesta nova configuração de pressão de pneus, molas e amortecedores foram recalibrados, garantindo o mesmo nível de conforto e estabilidade. Além disso, e aproveitando a troca das molas, o novo Uno Economy teve sua altura em relação ao solo reduzido em 10 mm, melhorando também, o escoamento do ar pela parte inferior da carroceria. Estas modificações garantiram uma redução na força resistiva (torque que o motor tem de desempenhar apenas para manter a velocidade do carro). E fazendo menos força, o motor consome menos combustível.

O mais econômico

O novo Uno Economy torna-se o carro mais econômico de seu segmento no Brasil e um dos mais econômicos do mundo com motores 1.4 litro, garantindo a mesma agilidade e prazer ao dirigir da versão Attractive.
Prova disso é que aceleração do Novo Uno Economy não foi prejudicada em relação à versão Attractive, perfazendo o zero a 100 km/h no mesmo tempo (11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos quando abastecido de etanol), assim como a velocidade máxima (170/172 km/h, gasolina/etanol respectivamente).
Mantendo o mesmo conceito fun to drive da versão Attractive, o Novo Uno Economy conquista uma invejável redução no consumo de combustível. Com gasolina, os valores de 14,7 km/litro e 19,4 km/litro atingidos em uso urbano e estrada, passaram para 16,3 km/litro e impressionantes 21,5 km/litro na estrada. Com álcool, o ganho também foi significativo, pulando de 10,3 km/litro e 12,8 km/litro para 11,3 km/litro e 14,7 km/litro nas mesmas condições, uma redução no consumo de combustível de 10 a 15%.
No interior, a versão se destaca pelo uso do Econômetro em conjunto com o conta-giros, uma exclusividade desta nova versão, assim como a nova moldura do painel de instrumentos – Insert Molding e os demais itens de acabamento da versão Vivace. Por fora, o Novo Uno Economy traz para-choques, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, rodas aro 14” e pneus 175/65 com baixa resistência à rolagem e revestimento externo na coluna central das portas, além de um exclusivo logotipo com fundo verde, fazendo alusão à sua economia de combustível e respeito ao meio ambiente. A nova versão ainda pode ser equipada com novo kit de personalização externa de fábrica – Kit Ecology.
A economia do Novo Uno Economy não se traduz apenas na hora de abastecer. Posicionado na gama de oferta entre as versões equipadas com motor 1.0 e 1.4, o Economy é o 1.4 mais barato do mercado. A versão duas portas tem preço sugerido de R$ 28.120, enquanto a quatro portas será comercializada por R$ 29.950.

Um comentário: