A partir de outubro, os postos da Rede Shell em Recife e Goiânia começam a vender o Shell V-Power Etanol, único etanol aditivado do mercado, desenvolvido especialmente para o veículos flex. Desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, o combustível é resultado do foco em inovação e do intenso trabalho de pesquisas da Shell no Brasil e no exterior. O produto utiliza toda a tecnologia da família V-Power, com uma fórmula que contribui para a melhoria da resposta do motor. Desde o seu lançamento, em 2010, já foram comercializados 200 milhões de litros, o que equivale a 5 milhões de tanques cheios. O investimento total da companhia chega a R$ 20,4 milhões e a expectativa é que as vendas do biocombustível correspondam a mais de um terço das vendas totais de etanol nas praças.
Atualmente, mais de 500 postos, em quatro estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro e as regiões metropolitanas de Curitiba e Salvador –, já contam com o produto, que a partir de 2012 será o combustível oficial da Stock Car e abastecerá todos os carros da principal categoria do automobilismo nacional.
A ampliação da distribuição do V-Power Etanol acontece em um momento amplamente favorável do setor, que conta com o crescimento contínuo do mercado de carros flex. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), de 2010, apontam que do total de automóveis licenciados no país, 87% possuem motor flex. “Isso mostra que o consumidor está cada vez mais atento às opções disponíveis no mercado. Por isto, acreditamos que Shell V-Power Etanol atenderá de maneira ideal às necessidades de um consumidor bem informado e que exige o melhor para o seu veículo”, diz Gilberto Pose, Coordenador de Combustíveis da Raízen, empresa resultante da joint venture entre Shell e Cosan.
Sobre o Shell V-Power Etanol
O Shell V-Power Etanol foi formulado para oferecer uma capacidade extra de limpeza do sistema de alimentação de combustível, como bomba, injetores e válvulas. Componentes como o Friction Modification Technology (FMT) conferem uma maior lubricidade às partes internas do motor, que entram em contato com o combustível, ajudando a manter as características de um motor novo por mais tempo.
Testes no Instituto Mauá de Tecnologia (SP) apontaram potencial de limpeza 46% superior em relação ao etanol comum. Ao aumentar a proteção do motor contra depósitos acumulados pela queima do combustível, o novo etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão.
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