O automóvel dos brasileiros será mais interativo e oferecerá um leque ainda mais diversificado de opções de entretenimento. Com isso, a comunicação com o mundo exterior, que já existe, será mais desejada e utilizada pelo consumidor. A avaliação é de Pedro Pastorelli, diretor geral da DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, que atua desde 2008 no País. “É um processo irreversível. Cada vez mais, as pessoas vão utilizar o tempo dentro do seu carro para se entreter, trabalhar, monitorar sua casa ou escritório e também para se comunicar com outras pessoas”, explica o executivo. “As tecnologias que já existem e novos produtos que estão sendo lançados vão tornar mais fácil e barato este tipo de integração e interatividade”, acrescenta Pastorelli, que viaja esta semana para a China justamente em busca de novidades neste segmento para lançar no Brasil.
Na avaliação do executivo, o uso da Internet no automóvel abrirá um leque de oportunidades ainda pouco explorado pelo usuário. A DSW Automotive já desenvolve uma nova geração de centrais multimídias que serão equipadas também com computador, permitindo o acesso fácil à Internet. A empresa acaba de lançar uma linha completa com 40 modelos de centrais multimídia, com uma infinidade de recursos de última geração, como tela de LCD com sistema touch screen, leitor de DVD e CD, GPS, Rádio AM/FM, entradas para USB e SD Card, Bluetooth (que permite a conexão com o telefone celular), entradas AV e para câmera de ré, disqueteira virtual, controle remoto e TV digital integrada.
“Por volta de junho do próximo ano, as nossas centrais também contarão com o computador incorporado. A partir daí, o usuário poderá usar a tela de LCD do DVD player para navegar normalmente pela Internet ou mandar e-mails”, afirma Pastorelli. “Será possível, por exemplo, realizar uma chamada de vídeo pelo MSN de graça, como se o usuário estivesse em seu escritório”, destaca.
Outro exemplo de como a tecnologia voltada para o entretenimento vem evoluindo nos veículos é a TV digital, que chegou aos automóveis em 2009 e, alguns meses antes da Copa do Mundo de 2010, já era um enorme sucesso de vendas. A Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, deverá contribuir ainda mais para consolidar esta tendência. “Somente em São Paulo existem 8 milhões de veículos sem televisão. Este é o nosso mercado potencial, que vai crescer muito nos próximos dois anos. Em breve, boa parte dos carros vai contar com o recurso”, aposta o diretor. No início do próximo ano, outro salto tecnológico vai aumentar a procura pelo produto. A DSW Automotive já desenvolve um novo receptor de TV digital em alta definição, capaz de oferecer uma qualidade de imagem com muito mais qualidade. A novidade deve chegar às lojas ainda no primeiro trimestre de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário