quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

2º Volkswagen Kite Tour tem final no Rio de Janeiro

O 2º Volkswagen Kite Tour, Campeonato Brasileiro de Kitesurf da ABK (Associação Brasileira de Kitesurf), terá sua 5ª e última etapa em um dos principais points do esporte no Brasil: o posto 3 da Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, de amanhã (15/12) até segunda-feira (19/12).
Considerada a maior competição nacional de kitesurf do mundo, o Volkswagen Kite Tour reúne os principais atletas da modalidade no País. Serão disputadas três categorias: Wave, que é o kitesurf sobre as ondas e se assemelha ao surfe; Regata, que é um circuito de corrida; e Freestyle (estilo livre), que exige acrobacias. Todas as categorias são representadas pelo masculino e feminino.
Na final do Volkswagen Kite Tour, apenas duas categorias estarão em disputa pelo ouro: a Wave e a Regata, ambas no masculino. Na Wave, o cearense Bruno Bordovsky, o carioca Filipe Ferreira e o catarinense Fábio Nunes tentarão o título. A categoria Regata será decidida entre o paraibano Wilson Bodete e o paulista Victor Adamo. A categoria Freestyle masculina foi vencida por Eudázio da Silva, do Ceará, que acumulou 3.000 pontos. A disputa da Freestyle será apenas pelo segundo e terceiro lugares.
Entre as mulheres, as vencedoras já foram definidas nas três categorias. Na Wave, a campeã foi Milla Ferreira, do Rio de Janeiro, com 3.000 pontos. Na Freestyle, a vencedora é Bruna Kajiya (SP), também com 3.000 pontos. A Regata foi conquistada por Nayara Licarião (PB), com 300 pontos. No feminino, a final do Volkswagen Kite Tour marcará a definição do segundo e do terceiro lugares.
Neste ano, o Volkswagen Kite Tour teve etapas no Ceará (agosto), Rio Grande do Norte (setembro), Santa Catarina (outubro) e Espírito Santo (novembro). Em setembro, a Volkswagen do Brasil também patrocinou a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Kitesurf da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), em Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte.
"A Volkswagen do Brasil reconhece a importância de investir no esporte para promover a qualidade de vida, a educação e o desenvolvimento social. O envolvimento da marca com atividades esportivas também reforça a proximidade com o consumidor brasileiro, que participa ou acompanha as competições. Como a Volkswagen investe em inovação, patrocinar o kitesurf é estratégico para a marca, uma vez que se trata de um esporte totalmente inovador e que vem ganhando visibilidade", disse o gerente executivo de Marketing – Comunicação, Artur Martins.
O kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma prancha, como suporte para os pés, e uma pipa presa à cintura do praticante. O vento impulsiona a pipa, fazendo com que o esportista deslize sobre o mar e realize saltos e manobras. É possível controlar o trajeto por meio de uma barra que a pessoa segura. Trata-se de um esporte com número crescente de praticantes no Brasil, os quais se destacam internacionalmente. Criado na década de 1980, o kitesurf conquistou popularidade a partir da década de 1990.

Serviço:

2º Volkswagen Kite Tour – Final
Local: Posto 3 - Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
Dias: 15 a 19 de dezembro
Horários: Serão definidos de acordo com o vento.
Mais informações: www.brasilkitetour.com.br

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