quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Kia Motors apresenta o primeiro veículo elétrico da Coreia

A Kia Motors apresentou o primeiro veículo elétrico da Coreia nesta quinta-feira. O novo Kia Ray EV é um carro urbano com zero emissão e ótimo desempenho, com alcance de até 139 km com uma única carga.
Criado exclusivamente para o mercado interno coreano, o Kia Ray EV é um parente próximo do Kia Ray 1.0 litro à gasolina, que começou a ser vendido na Coreia do Sul no mês passado. Ele compartilha as dimensões daquele modelo e, pela primeira vez na fabricação de um elétrico, pode compartilhar a linha de produção com carros convencionais com motor de combustão.
O Ray EV de tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de 50 kW e uma bateria de polímero de íons de lítio de alta capacidade de 16,4 kWh, projetada para um ciclo de vida de 10 anos e mantida sob o banco traseiro e o piso da cabine.
Embora o Ray EV pese 187 kg a mais que o modelo à gasolina, o torque generoso do motor elétrico – 167 Nm (um aumento de 77%) – garante um desempenho receptivo. A aceleração do EV é mais rápida que no modelo à gasolina (0 a 100 km/h em 15,9 segundos), enquanto a velocidade máxima é de 130 km/h. O tempo de recarga é de seis horas, utilizando uma fonte de 220 V, e de apenas 25 minutos no modo carga rápida.
Com o estilo exterior igual ao seu ‘primo’ à gasolina, o Kia Ray EV tem quatro pequenos pontos distintos. Uma aba na grade frontal cobre uma entrada de energia elétrica para uma fonte de 220 V de recarga lenta e uma outra entrada (para recarga rápida) está no mesmo local da entrada de combustível dos modelos regulares. Os decalques especiais em cada porta da frente mostram a mensagem "Zero Emissão EV" e as rodas de liga leve de 14’’ melhoram o desempenho aerodinâmico, minimizando o arrasto.
O Kia Ray EV incorpora inúmeras inovações. O motor elétrico atinge 93% de eficiência, o melhor em seu segmento. As células da bateria de polímero de íons de lítio são otimizadas e altamente integradas, o que permitiu que seu peso fosse reduzido em 13% e sua densidade de energia aumentada em 15% em relação aos sistemas concorrentes.
Durante 2012, a Kia planeja produzir 2.500 unidades do Ray EV, que serão fornecidas aos departamentos governamentais e órgãos públicos como parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo em condições reais para fornecer transporte ambientalmente amigável para os clientes Kia ao redor do mundo durante a próxima década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário