terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Peugeot patrocina exposição "Simplesmente Doisneau"

Marca é a patrocinadora exclusiva da mostra que comemora o centenário do renomado fotógrafo francês Robert Doisneau. Inédita, a exposição reúne 152 imagens produzidas pelo artista, que poderão ser vistas a partir de 08/03 no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
A Peugeot aproveita o importante evento para mostrar ao público seu mais novo modelo, o hatchback médio 308, que começa a ser comercializado oficialmente na mesma data de abertura da exposição.
A partir do dia 08 de março a Peugeot proporciona aos brasileiros a oportunidade de conhecer as mais ilustres obras do francês Robert Doisneau, um dos mais importantes nomes da fotografia mundial. Denominada “Simplesmente Doisneau”, a exposição é trazida ao país pela Aliança Francesa para comemorar o centenário de nascimento do fotógrafo, cujos retratos – como o célebre "O Beijo do Hotel de Ville" (“Le baiser de l´Hôtel de Ville”), de 1950 – foram eternizados como postais e até hoje estão presentes na vida dos franceses.
“Robert Doisneau tinha um talento ímpar para imortalizar em suas fotos o cotidiano da sociedade, com uma imensa capacidade de transmitir emoção e movimento por meio de uma imagem estática, impressa em papel”, comenta Frédéric Drouin, Presidente da Peugeot do Brasil.
“Esse também é o efeito que a Peugeot procura transmitir com seus automóveis – não por acaso a assinatura da Marca é ‘Motion & Emotion’, por isso tivemos tanto orgulho em incentivar a iniciativa”, completa o executivo.
Inédita, a mostra reúne 152 retratos emblemáticos produzidos pelo fotógrafo, dispostas no Centro Cultural Justiça federal, no Rio de Janeiro. Dividida em 12 tópicos, a exposição aborda temas como os subúrbios parisienses, a vida noturna de Paris e, como não poderia faltar, os casais apaixonados que, de todas as séries de fotografias, foi a que se tornou mais popular. A exposição conta, ainda, com a exibição do documentário “Robert Doisneau: Tout Simplement”, de Patrick Jeudy.
Para celebrar a abertura da mostra, a Peugeot promoverá um coquetel de inauguração na noite de 07 de março e aproveitará o evento para mostrar ao público seu mais novo produto, o Peugeot 308, que terá duas unidades expostas na entrada do local. A ambientação conta ainda com banners e vídeos do modelo, que será vendido em todas as concessionárias Peugeot do país a partir de 08/03.

Sobre Robert Doisneau

Nascido na cidade de Gentilly (em 14/4/1912), Robert Doisneau, desde o início da carreira, se mostrou apaixonado pelas ruas. Influenciado pelos trabalhos de Henri Cartier-Bresson, Eugène Atget e André Kertész, ganhou fama por fotografar a vida social de Paris e dos arredores, sem distinção de classe social: uma visão da fragilidade humana e das contradições da vida.
Ao longo da carreira, o trabalho de Doisneau foi publicado em mais de 20 livros. Foi tema de cerca de nove filmes, incluindo o curta-metragem "Le Paris de Robert Doisneau" (1973) e “Bonjour Monsieur Doisneau” (1992), realizado pela atriz Sabine Azéma. Entre os prêmios, destacam-se o Grand Prix National de la Photographie (1983), o prêmio Kodak (1947), o prêmio de Balzac em 1986 (Honoré de Balzac) e o Prêmio Niépce em 1956 (Nicéphore Niépce). Robert Doisneau morreu em 1994.

SERVIÇO:

Exposição “Simplesmente Doisneau”
Curadora: Agnès de Gouvion Saint-Cyr
Data: 08/03 a 17/06/2012
Horário: 12h às 19h (terça a domingo)
ENTRADA GRATUITA
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário