quinta-feira, 15 de março de 2012

Chinês com sobrenome europeu

A importação de autopeças da China para o Brasil triplicou de 2009 a 2011, representando um salto de US$ 467 milhões para R$ 1,25 bilhão no período. Apesar da qualidade dos produtos, ainda há um preconceito quanto a origem do produto chinês, o que diminui a chance dos consumidores ao menos conhecerem o que há de bom no mercado. Em virtude disso, indústrias chinesas estão se aprimorando e buscando certificações internacionais para atestar a qualidade do produto que é exportado, garantindo ao consumidor final a aquisição de algo com garantia de segurança.
No caso de itens automotivos, por exemplo, nove já são regulamentados pelo Inmetro, entre eles os pneus, e até o primeiro semestre deste ano mais seis peças importantes como sistemas de direção e componentes deverão ser regulamentadas tecnicamente, segundo informações do Instituto.
“Há uma entrada muito grande de autopeças no Brasil de origem duvidosa e de má qualidade que oferecem risco ao cidadão, por isso é fundamental que o consumidor fique atento não somente a origem do produto, mas, principalmente, ao processo de fabricação pelo qual ele foi submetido e as certificações de qualidade que ele oferece”, aconselha o empresário Gustavo Locks de Pauli, da GP Imports.
Recentemente, a importadora trouxe para o Brasil as marcas de pneus chineses Delinte e Landsail, ambas fabricadas pelo grupo Sentaida Group CO LTD. Segundo Gustavo, no processo de pesquisa para representação, todas as características foram levadas em consideração. Por exemplo, esta empresa produz pneus para aeronaves e dispõe de equipamentos de ponta para produção, tendo como referência maquinários europeus, alemães, italianos e holandeses. Além disso, já possui certificado do INMETRO e certificados internacionais de credibilidade, como o E-mark (Europeu), CCC, ISSO/TS 16949:2009 e o norte americano DOT, um dos órgãos mais exigentes de certificação. “Ainda há preconceito com pneu chinês, mas é fundamental analisar as características e saber o que produto dispõe em termos de tecnologia. Nos pneus de alta performance, as funções de transmitir a potência, oferecer respostas eficientes nas freadas e acelerações e garantir a dirigibilidade do veículo são fundamentais, e isso é atestado pelo DOT Quality Grates, que garante que estes itens serão cumpridos nos pneus Landsail e Delinte”, explica.

Garantia de quem confia

Thiago Robeto Francki, diretor da tradicional loja de acessórios automotivos de São Paulo, a Colonial Racing, adquiriu recentemente os pneus Delinte e Landsail para vender na loja. “Estamos tendo um feedback totalmente positivo com relação a qualidade e satisfação do cliente! Infelizmente ainda existe o preconceito com produtos chineses, mas nós lojistas ficamos muito mais tranquilos e confiantes quando estes produtos são representados por uma empresa com credibilidade como a GP. O que ocorre é que temos muitos aventureiros trazendo pneus chineses que nem sempre tem uma boa qualidade. A questão é saber em quem confiar”, diz Francki, que é cliente da GP Imports há cerca de seis anos. Mais informações: http://www.gpimports.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário