sábado, 5 de maio de 2012

Autoplay – Tudo o que você queria saber sobre automóveis e tinha vergonha de perguntar

Tipos básicos de carrocerias
Vamos iniciar a série sobre carrocerias a fim de diminuir as dúvidas sobre qual categoria o seu veículo está. O mercado com o passar dos anos disponibilizou diversos tipos de carrocerias, que de certa forma transformou o automóvel de uma simples carruagem sem cavalos no que é hoje. Vamos começar pelos tipos de carrocerias e vamos dividi-las em três grupo básicos: conversíveis, semi-conversíveis e capota rígida. Vamos começar pelos últimos dividindo os tipos de carrocerias por volume.

Packaging

Antes uma pequena aula sobre packaging, isto é, sobre o empacotamento. O empacotamento consiste em planejar onde ficará cada item do futuro carro  antes que se faça o desenho final. Então a disposição onde fica o motor, compartimento de carga e de passageiros altera para cada projeto. Exemplo: um superdesportivo exige prioridade na aerodinâmica e no espaço disponível para os componentes mecânicos, o que cria uma necessidade de se definir o quanto deve se tirar do espaço do condutor e passageiros e ás vezes eliminar o (pouco) espaço para bagagens. Um bom exemplo é o Ford GT40, cuja altura media 1,27, o que impossibilitava que pilotos maiores se acomodassem no carro com o mínimo de conforto. Em compensação, em um monovolume japonês na categoria key-jidosha, que acomoda 6 passageiros em um espaço de 3,20 metros por 1,5, os componentes mecânicos foram espremidos na dianteira do veículo, que também teve o seu teto aumentado e ainda ganhou um espaço suficiente para pequenas compras. Então cada forma de carroceria determina a proposta do veículo, como um familiar, um esportivo ou de carga, só como exemplo.
Renault R5: para transformar um pacato hachtback compacto em um esportivo veloz foi sacrificado o espaço para os passageiros de trás, que cedeu seu espaço para um V6 em posição central-traseira melhorando o equilíbrio dinâmico do carro. A tração que antes era dianteira foi para o eixo traseiro com ganhos na esportividade.
Monovolumes:
São veículos cujo desenho acomoda todos os compartimentos do veículo em um único pacote, sem divisões. São divididos em várias categorias como as vans e furgões e familiares.

Vans
São veículos destinados ao transporte de passageiros, e também de carga, a maioria entra na categoria dos monovolumes. Alguns modelos chegam a transportar até 16 passageiros em versões micro-ônibus. Um dos exemplos é a highlander (só pode restar um...) Kombi que iniciou a sua fabricação em 1957 aqui no Brasil e só deixará de ser fabricada por força de decreto. 
Stout Scarab: uma das primeiras propostas de vans para o transporte de passageiros, na década de 30, não encontrou  interessados devido ao desenho avançado demais para os clientes conservadores da época e o seu preço elevado, equivalente à três carros de luxo contemporêneos. Tinha um motor V8 de 100 cv e filtro de cabine contra poeira e insetos.
Furgões
São vans com laterais fechadas para o transporte de cargas e mercadorias e começaram a surgir no pós-guerra (1945 em diante) como uma alternativa barata para transportar produtos e mercadorias.
Kombi, uma das primeiras vans lançadas no mercado em foto de catálogo de 1953 em versão para passageiros, picape e furgão (foto). A Kombi mantinha o  motor boxer do Fusca em posição traseira sacrificando um pouco a praticidade. Em compensação a carga de uma tonelada no máxiomo ficava entre os eixos do veículo melhorando a distribuição de peso.

Renault Master européia que também é vendida com o nome Movano sob as bandeiras Opel (Europa) e Vauxhall (Reino Unido). O motor e tração dianteiros libera espaço para as portas traseiras e rebaixa o piso facilitando a carga e descarga de mercadorias em versões que podem carregar até 2,5 toneladas. Há versões para passageiros em outros mercados.
Familiares: são veículos destinados ao transporte de famílias e usam e abusam do bom espaço para carga e passageiros. Costumam ter cabines modulares e levam até sete passageiros. Algumas chegam até a inverter a posição dos bancos do meio e colocar uma mesa no meio do habitáculo, transformando-a em uma sala de estar.
Lancia Megagama: Conceito familiar desenhado por Giorgetto Giugiaro no final da década de 70 inspirou nos  anos 80 três minivans familiares em três continentes diferentes: A asiática Nissan Prairie, a americana Dodge Caravan e a européia Renault Space.
Chrysler Town: Versão luxuosa da Dodge Caravan que conta com até uma mesinha de centro e inúmeros porta -objetos além de abertura elétrica das portas. Ironicamente na Europa começou a ser vendida como modelo da Lancia na Europa após a compra do Grupo Chrysler pela Fiat após a crise de 2008.
Semana que vem voltamos com a segunda parte da biografia automobilística de Carrol Shelby, inté.

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