Tipos básicos de carrocerias
Vamos iniciar a série sobre carrocerias a fim de diminuir as dúvidas sobre qual categoria o seu veículo está. O mercado com o passar dos anos disponibilizou diversos tipos de carrocerias, que de certa forma transformou o automóvel de uma simples carruagem sem cavalos no que é hoje. Vamos começar pelos tipos de carrocerias e vamos dividi-las em três grupo básicos: conversíveis, semi-conversíveis e capota rígida. Vamos começar pelos últimos dividindo os tipos de carrocerias por volume.
Packaging
Antes uma pequena aula sobre packaging, isto é, sobre o empacotamento. O empacotamento consiste em planejar onde ficará cada item do futuro carro antes que se faça o desenho final. Então a disposição onde fica o motor, compartimento de carga e de passageiros altera para cada projeto. Exemplo: um superdesportivo exige prioridade na aerodinâmica e no espaço disponível para os componentes mecânicos, o que cria uma necessidade de se definir o quanto deve se tirar do espaço do condutor e passageiros e ás vezes eliminar o (pouco) espaço para bagagens. Um bom exemplo é o Ford GT40, cuja altura media 1,27, o que impossibilitava que pilotos maiores se acomodassem no carro com o mínimo de conforto. Em compensação, em um monovolume japonês na categoria key-jidosha, que acomoda 6 passageiros em um espaço de 3,20 metros por 1,5, os componentes mecânicos foram espremidos na dianteira do veículo, que também teve o seu teto aumentado e ainda ganhou um espaço suficiente para pequenas compras. Então cada forma de carroceria determina a proposta do veículo, como um familiar, um esportivo ou de carga, só como exemplo.
São veículos cujo desenho acomoda todos os compartimentos do veículo em um único pacote, sem divisões. São divididos em várias categorias como as vans e furgões e familiares.
Vans
São veículos destinados ao transporte de passageiros, e também de carga, a maioria entra na categoria dos monovolumes. Alguns modelos chegam a transportar até 16 passageiros em versões micro-ônibus. Um dos exemplos é a highlander (só pode restar um...) Kombi que iniciou a sua fabricação em 1957 aqui no Brasil e só deixará de ser fabricada por força de decreto.
São vans com laterais fechadas para o transporte de cargas e mercadorias e começaram a surgir no pós-guerra (1945 em diante) como uma alternativa barata para transportar produtos e mercadorias.
Familiares: são veículos destinados ao transporte de famílias e usam e abusam do bom espaço para carga e passageiros. Costumam ter cabines modulares e levam até sete passageiros. Algumas chegam até a inverter a posição dos bancos do meio e colocar uma mesa no meio do habitáculo, transformando-a em uma sala de estar.
Semana que vem voltamos com a segunda parte da biografia automobilística de Carrol Shelby, inté.
Nenhum comentário:
Postar um comentário