Durante o Salão do Automóvel de Pequim, a Volkswagen apresentou as novidades do "Projeto Carro do Povo" (PCP), como o "Hover Car" (carro flutuante), o "Music Car" (carro musical) e a "Smart Key" (chave inteligente). São três conceitos tecnológicos criados por usuários de uma plataforma online e posteriormente desenvolvidos pela Volkswagen.
Com o "Hover Car" (foto), um automóvel urbano ecológico de dois lugares que flutua sobre o solo, a Volkswagen está apresentando o estudo de um veículo sem emissões que poderá, no futuro, trafegar por uma rede de caminhos eletromagnéticos. "As ideias criativas do 'Projeto Carro do Povo' nos possibilitaram uma valiosa visão dos desejos dos motoristas chineses", afirma Simon Loasby, chefe de Design do Grupo Volkswagen na China. "A tendência favorece carros seguros que possam navegar com facilidade em vias superlotadas e tenham um design pessoal, emocionante e empolgante."
O "Music Car" (foto) expressa o desejo de muitos chineses por um design automotivo personalizado . Equipado com diodos emissores de luz (LED) orgânicos, o veículo modifica sua cor externa de acordo com a escolha de músicas feita pelo motorista. Mais do que nunca, o carro torna-se assim uma forma de expressão e manifestação para condutores jovens.
A "Smart Key" (foto), também desenvolvida dentro do projeto e atualmente exibida no Salão de Pequim, conduz a uma forte integração das tecnologias online nos veículos. A fina chave, com nove milímetros, tem uma tela de toque com alta resolução que mantém o motorista a par do nível do tanque de combustível, das condições climáticas e da segurança do veículo por meio da rede 3G. Também é possível monitorar o veículo de uma perspectiva aérea, através de transmissão por satélite em tempo real.
"O 'Projeto Carro do Povo' na China marca o início de uma nova era do design automotivo", comentou Luca de Meo, diretor de Marketing do Grupo Volkswagen. "Nós não estamos mais apenas construindo carros para os clientes, mas junto com eles. Ao mesmo tempo, iniciamos um diálogo nacional que nos dá uma visão mais profunda das preferências de design, necessidades e exigências dos consumidores chineses", disse Luca de Meo.
Devido à grande demanda e à qualidade excepcional das contribuições recebidas, o PCP, originalmente previsto para durar um ano, foi estendido por prazo indefinido. Além disso, uma nova fase do projeto será lançada nos próximos meses, quando os usuários poderão não apenas enviar suas ideias sobre design, personalização e conectividade para a mobilidade no futuro, mas também oferecer sugestões sobre o meio-ambiente. As propostas serão avaliadas inicialmente por toda a comunidade de usuários. Em um segundo passo, especialistas irão analisar as ideias e premiar os vencedores.
"As descobertas do 'Projeto Carro do Povo' irão influenciar, a longo prazo, a estratégia de produtos da Volkswagen", explicou de Meo. "O design de nossos modelos, porém, vai continuar a refletir as tradições da marca Volkswagen. Se, em algum momento do futuro, produzirmos um veículo do 'Projeto Carro do Povo', ele irá combinar as opiniões dos clientes com a tradição da marca", acrescentou.
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