segunda-feira, 21 de maio de 2012

Chrysler 300C 2012: A volta de quem não foi

Após mais de dois anos, o Chrysler 300C retorna ao mercado brasileiro melhor do que nunca, mostrando porque é um símbolo da recuperação da marca e do Grupo Chrysler. O design marcante do modelo foi todo refeito, por dentro e por fora, ganhando mais elegância e melhor acabamento. A nova dose de requinte é reforçada por muita tecnologia embarcada, tanto nos itens de conforto e segurança quanto na mecânica.
O objetivo principal dessa reformulação foi garantir que o 300C 2012 represente não apenas a posição de topo de linha da Chrysler. A renovação do sedã de luxo trouxe mais sofisticação e refinamento. Além do inconfundível e forte estilo norte-americano, marca registrada do carro desde sempre e apenas um dos aspectos pelos quais se pode reconhecer toda a excelência e a tradição da indústria automobilística de Detroit, nos Estados Unidos.

Pentastar V6: eficiência

A mudança já começa no trem de força, a alma do novo Chrysler 300C. O sedã de luxo agora é oferecido com um novo V6, o premiado e versátil Pentastar, de 3,6 litros e 286 cv, que equipa desde um off-roader autêntico, como o Jeep Wrangler, até um veículo familiar, a exemplo do Chrysler Town & Country, passando ainda por Dodge Journey e Jeep Grand Cherokee, o primeiro produto do Grupo Chrysler a receber o propulsor.
Com ele, há 37 cv a mais do que no V6 anterior, 3.5. Feito de alumínio e com 24 válvulas controladas por dois comandos variáveis na admissão e no escape, o Pentastar por si só já seria um salto significativo. Mas a evolução do powertrain foi ainda maior com a troca da transmissão automática de cinco marchas pelo moderno câmbio E-Shift de oito marchas, produzido pela ZF.
Dessa forma, o novo Chrysler 300C é capaz de proporcionar ótimo rendimento, não só com acelerações e retomadas velozes, como também economia de combustível incomum para seu porte. Em uso urbano, o consumo pode chegar a 8 km/l e, na estrada, superar 12 km/l (medições feitas por revistas especializadas). Números impressionantes para um três-volumes grande, que mede mais de 5 m de comprimento e pesa quase duas toneladas.
A modernidade do conjunto mecânico se reflete ainda na suavidade das trocas de marchas, praticamente imperceptíveis no modo automático. Tudo isso, somado ao extensivo tratamento acústico, faz do Chrysler 300C um automóvel extremamente silencioso e de rodar incrivelmente confortável, no nível de concorrentes com preços bem superiores.
Mérito ainda da suspensão independente nas quatro rodas, com dispositivo nivelador. A configuração de dois braços em “A” na frente e de cinco braços (five-link) atrás colabora também para o prazer de dirigir deste sedã de personalidade incomparável. Outro fator importante é a ótima distribuição de peso de 52% sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro, responsável pela tração.
Fabricado em Brampton, no Canadá, o Chrysler 300C 2012 já está à venda em todas as concessionárias Chrysler pelo preço sugerido de R$ 179.900, para a região Sul e os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No Espírito Santo e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o valor sugerido é de R$ 176.298.

Design

O Chrysler 300C 2012 exibe as conhecidas e admiradas proporções bem definidas e imponentes com o acréscimo de traços mais contemporâneos e elegantes. Na dianteira, a nova grade apresenta sete lâminas cromadas que expressam precisão e remetem ao novo logotipo da Chrysler. Um de muitos detalhes que lembram o que de melhor Detroit pode fazer.
Para iluminar a estrada à frente foram criados faróis com desenho marcante e formados por refletores bi-xenônio adaptativos e LEDs em forma de “C”, dando uma identidade própria ao sedã. O para-brisa foi inclinado para trás em 7,5 cm, melhorando a aerodinâmica, enquanto a visibilidade aumentou em 15% com as colunas “A” mais finas.
Igualmente marcante é o perfil do novo 300C, com as linhas fortes do para-lama dianteiro que sobem do capô esculpido até a traseira, descendo às resenhadas lanternas traseiras verticais. O resultado é uma inconfundível silhueta, uma das assinaturas do modelo.
Seguido o exemplo do conjunto ótico dianteiro, o de trás também conta com LEDs para reforçar o tratamento de joia à peça e dar uma presença noturna atraente. O visual traseiro é completado com toques mais agressivos, a exemplo do defletor integrado à tampa do porta-malas e às duas ponteiras ovais de escapamento.
No interior, tudo foi redesenhado, ganhando estilo mais sofisticado e acabamento sensivelmente melhor. Além do revestimento de couro natural e perfurado, foram empregadas superfícies suaves ao toque. A iluminação azul-safira dos mostradores do novo quadro de instrumentos é uma atração à parte. Completa o conjunto o LCD de 3,5” polegadas do computador de bordo, com dezenas de funções do veículo.

Tecnologia multimídia

Para onde quer que se olhe no Chrysler 300C 2012 percebe-se alguma amostra do alto conteúdo tecnológico colocado nele. No centro do painel, se destaca a enorme tela multimídia sensível ao toque, de 8,4”. Por meio dela, é possível controlar o sistema Uconnect™ Touch, compatível com CD, DVD e MP3. O monitor também mostra as imagens do navegador GPS integrado, da renomada marca Garmin. O áudio ecoa limpo e potente na cabine por meio de um sistema da Alpine com amplificador de 506 W e dez alto-falantes, já incluindo um subwoofer.
A conectividade é garantida por vários meios. Qualquer dispositivo com tecnologia Bluetooth pode ser pareado pelo sistema de comunicação Uconnect, que oferece comandos de voz. A entrada USB permite controle total de aparelhos como iPod, iPhone e iPad. O 300C oferece ainda uma entrada auxiliar analógica.

Comodidade

O nível de equipamentos do novo Chrysler 300C surpreende até quem já era íntimo das versões anteriores do carro.
Entre os destaques há auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado “dual-zone” automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, incluindo apoio lombar, ventilação e aquecimento, bancos traseiros aquecidos, computador de bordo com dezenas de funções e informações sobre o funcionamento do carro, coluna de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade, controles do sistema de áudio no volante, controle de velocidade de cruzeiro integrado ao volante, espelhos retrovisores com luzes direcionais integradas, rebatíveis eletricamente, aquecidos, memorizados e antiofuscantes, limpadores de para-brisa com sensor de chuva, memória para os ajustes do banco do motorista, retrovisores e rádio, pedais reguláveis eletricamente, com memória, persiana traseira com acionamento elétrico, porta-copos dianteiros climatizados, sistema de entrada e partida sem chaves Enter’N GO, teto solar panorâmico duplo frente/traseira e volante revestido de couro e madeira com aquecimento.

Segurança

O Chrysler 300C 2012 entrega mais de 70 itens relacionados à segurança ativa e passiva, mostrando a costumeira preocupação do Grupo Chrysler nessa área sempre prioritária.
Alguns desses recursos são: air bags dianteiros de múltiplos estágios, laterais dianteiros e traseiros tipo cortina, air bags suplementares laterais montados nos bancos dianteiros com apoios de cabeça ativos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios a disco nas quatro com rodas com ABS e monitoramento da pressão dos pneus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário