quinta-feira, 3 de maio de 2012

Turbo Garrett garante à Honeywell o Prêmio Pace pelo segundo ano consecutivo

O turbo Garrett Ball Bearing VNT, que associa as tecnologias de rotor com rolamento e aletas de geometria variável, proporcionou à Honeywell Turbo Tecnologies o Prêmio Pace, considerado o mais importante reconhecimento internacional às mais inovadoras tecnologias desenvolvidas pela indústria automobilística.
Esta é a segunda vez seguida que a Honeywell conquista essa distinção e, para o presidente da empresa, Alex Ismail, confirma a liderança mundial da marca em tecnologia de turboalimentação de motores. No ano passado, a Honeywell foi premiada pela concepção do turbo Dual Boost VNT, aplicado com êxito no motor Power Stroke 6.7L V8, de pick-ups produzidas pela Ford, dos Estados Unidos.
Instituído pela editora Automotive News, de Detroit, Estados Unidos, o Prêmio Pace completou, este ano, a 18ª. edição destinada ao reconhecimento às inovações de engenharia e aos processos de produção desenvolvidos pelas empresas fornecedoras da indústria automobilística. O prêmio envolveu 32 projetos de inovação (24 de produtos, 6 de processo de manufatura e 2 de tecnologia da informação) e os resultados foram anunciados no último dia 23, em solenidade realizada no Max M. Fischer Music Center, em Detroit, Estados Unidos.
A tecnologia de geometria variável é criação da Honeywell Turbo Technologies e, atualmente, aplicada nos turbos fornecidos à GM e à Volkswagen, do Brasil, para a nova pick-up S-10 e para a versão de cabine simples da Amarok, com motores que atendem às normas do Proconve 7 (Euro 5). Outras pick-ups de tamanho médio a serem lançadas ainda este ano no mercado brasileiro também serão equipadas com turbos de geometria variável.

Ball Bearing VNT

O turbo Ball Bearing VNT envolve a união de duas avançadas tecnologias da sobrealimentação de motores a diesel e foi lançado no ano passado em automóveis Mercedes-Benz das Classes C, E, R e S, além de outros veículos. Combina a aplicação de rolamento de esferas para o rotor e de aletas que se abrem e fecham de acordo com o regime de rotação do motor.
Essa combinação resulta em melhor desempenho, economia de combustível e redução de emissão de poluentes, exatamente o que as fábricas de automóveis almejam para enfrentar os desafios dos próximos anos para atender às regulamentações ambientais estabelecidas para os mercados dos Estados Unidos e da Europa.

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