sábado, 16 de junho de 2012

Tudo o que você queria saber sobre automóveis e tinha vergonha de perguntar
Ford Mondeo europeu ganha na atual versão na Europa essa carroceria com jeitão fastback, mas é um elegante liftback: elegância de um sedã levemente esportivo com a praticidade de uma perua.
 Tipos básicos de carrocerias IV: Liftbacks
Nessa série sobre tipos e formatos de carrocerias vamos abordar uma das categorias mais nebulosas: Os liftbacks. Situados no meio termo entre hachtbacks e três volumes, esses fastbacks com jeitão de perua é preferência de muitos consumidores europeus, especialmente os súditos da rainha. Sim, a mesma que comemorou recentemente o jubileu de 60 anos de reinado. Aqui esse tipo de carroceria não faz sucesso, devido ao fato de exigir alguma manutenção na terceira ou quinta porta sob pena de conviver com grilos e rangidos. Nem mesmo a praticidade
Surgido nos anos 70, um dos primeiros ilustres representantes no mercado nacional foi o Passat que foi lançado em 1974 em versão fastback, que já tinha no mercado o Dodge 1800 que depois viraria Polara e o  Corcell II que seria lançado no mesmo ano em que ganhou a terceira porta, em 76. 
Confuso? Se o leitor ler em algum site automotivo que determinado veículo é um "hatchback sedan", pode ter certeza de que estão se referindo a um carro com carroceria liftback. 
Nos anos 90 ameaçaram um tímido retorno mas o consumidor brasileiro, extremamente conservador, rejeitou-os novamente. Duas ofertas mais conhecidas são o Mondeo da Ford que veio em três versões, sedã, perua de cinco portas e o liftback que apesar do bom desenho não foi o suficiente para convencer o consumidor. Quando ganhou o polêmico design "ovalizado" da Ford, que fez também como vítima o Taurus, somente foram oferecidos os dois primeiros modelos. A Toyota trouxe o Carine E aproveitando o boom de importação dos anos 90, mas o modelo com desenho apagado como a maioria dos concorrentes de sua terra natal passou desapercebido. Atualmente temos poucas ofertas desse tipo de carro no mercado nacional. Bons exemplos atuais são o Chevrolet Cruze Sport e o Mitsubishi Lancer Raliart que apesar de se assemelharem muito com hatches, são denunciados pelo balanço traseiro mais comprido e o bom volume do porta-malas sem o sacrifício dos passageiros dos bancos traseiro. Daqui a duas semanas vou abordar mais uma carroceria "nebulosa", a notchback e a tradicional "três volumes". Inté.
VW Passat. A opção de terceira porta durou pouco nesse modelo acusada injustamente de ser causadora de ruídos. Suspensão de calibragem mais rígida que a do modelo europeu e o piso ruim eram a causa.
Alfa Romeo Alfetta GTV6 1980: Uma carroceria liftback dava o toque de esportividade de um hatch mas o conforto de um sedã para até cinco passageiros.
Ford Mondeo 2008 com os bancos traseiros rebatidos mostra a praticidade típica de uma perua, mas sem a carroceria ás vezes desengonçada dessa última.
Opel Vectra: na segunda geração que chocou o mercado de médios brasileiro havia essa interessante opção de cinco potas. Escaldada com o fracasso do Monza hacth, nem houve cogitação de trazê-la para cá.

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