quarta-feira, 4 de julho de 2012

Portaria nº 301 do Inmetro: KS já com processo de certificação em andamento

Os produtos KS, da Divisão Motor Service da KSPG Automotive Brazil, já estão com seus processos de certificação – referente à Portaria nº 301 de 21/07/2011 do Inmetro – em andamento, por meio do órgão certificador IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).
O edital do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) estabelece os “requisitos de avaliação da conformidade para componentes automotivos”, com a imposição de rigorosas normas de segurança para peças e acessórios automotivos, em conformidade com o Artigo 113 do Código de Trânsito Brasileiro.
A Portaria nº 301 determina a certificação destes componentes automotivos destinados ao mercado de reposição (inclusive concessionárias): amortecedores, bomba de combustível elétrica, buzinas, pistões/pinos/travas, anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas.
No mercado de reposição brasileiro, esta portaria visa que haja somente componentes com requisitos mínimos de segurança, além da inclusão dos componentes automotivos no sistema nacional de conformidade e etiquetagem, e, ainda, a de criar restrição técnica a produtos de baixa qualidade.
O não cumprimento das diretrizes da Portaria nº 301, que entrará em vigor dia 21 de janeiro de 2013 e obrigará a apresentação do selo de certificação do Inmetro, implicará nestas penalidades: retirada do produto do mercado, proibição de importação e demais penalidades inerentes à Portaria nº 361.
A KS encontra-se fielmente dentro do cronograma de adequação para fabricantes de pistões, pinos de pistão, anel trava (circlip), anéis de pistão, bronzinas, arruelas de encosto e bomba combustível, que são seus produtos em processo de certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário