sexta-feira, 24 de setembro de 2010

100 Anos da Renault na Champs-Élysées

Primeira marca de automóveis a se instalar na avenida mais charmosa do mundo, em 1910, a Renault comemora 100 anos de presença na Avenida Champs-Élysées, em Paris. Do primeiro showroom do início do século até o Atelier Renault de hoje, a história da primeira marca de automóveis francesa está ligada à da Champs-Élysées. Traçando a história de um século de sonho e aventura automobilística, a exposição recém inaugurada estará aberta ao público até 14 de novembro, no Atelier Renault, em Paris. Após 10 anos de existência e aproximadamente 25 milhões de visitantes, em janeiro de 2011 o Atelier Renault fechará temporariamente suas portas durante seis meses, para passar por obras de melhorias. De 1910 a 1959: showroom da Renault, a primeira marca de automóveis na Champs-Élysées Primeira montadora a se instalar na Avenida Champs-Élysées, a alguns metros onde, desde 1901, era realizado o Salão do Automóvel de Paris, a Renault se instalou mais próxima do evento para criar a primeira vitrine de automóveis da avenida. O dia 23 de maio de 1910 marcou a primeira etapa da sua implantação naquele endereço. Símbolo do prestígio da marca, o showroom recebia visitantes ilustres, executivos, industriais e artistas. Muitos turistas também aproveitavam a viagem a Paris para encomendar um carro Renault, que era entregue ao cliente no exterior. A localização e o prestígio do showroom na Champs-Élysées fizeram com que naturalmente se tornasse um endereço estratégico. De 1962 a 1999: o Pub Renault Meio século após a criação do showroom da Champs-Élysées, a Renault buscou um novo conceito de espaço dedicado à marca. Foi então inaugurado o Pub Renault, aberto em 3 de outubro de 1962, data da abertura do Salão do Automóvel de Paris, então instalado no parque de exposições da Porta de Versailles. Além da exposição dos modelos Renault, foi criado um restaurante que acabou servindo como um local de encontro dos visitantes do Pub, sendo regularmente freqüentado a qualquer hora do dia ou da noite. A partir de 2000: Atelier Renault, destino imperdível da Champs-Élysées O Atelier Renault nasceu no dia 13 de novembro de 2000. Trinta anos depois da inauguração do Pub, o espaço evoluiu mais uma vez para transformar-se no que hoje é o Atelier Renault. A ação fazia parte da estratégia de lançamento da então imagem de marca: “Renault, Criadora de Automóveis”. O local devia expressar a abertura da Renault para o mundo e sua diversidade. O espaço feito de transparências e fluidez foi construído a partir de elementos aéreos. Com uma média anual de 2,5 milhões de visitantes, ou seja, três vezes mais que o Pub, a visitação do Atelier Renault vem batendo recordes de exposição. Em dez anos, aproximadamente 50 exposições foram oferecidas ao público em geral, com uma centena de veículos apresentados a cada ano. O Atelier Renault também é um local para eventos onde são realizadas grandes festas, como a dos 25 anos de parceria com o Festival de Cannes, em 2008, ou ainda a Noite ZE, em 2009, dedicada à gama de veículos 100% elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário