O projeto que começou a ser implantado em meados do ano passado em Cali, na Colômbia, por intermédio da empresa de ônibus Unimetro faz parte do plano de implementação do sistema BRT ― Bus Rapid Transit ou Trânsito Rápido de Ônibus ― na cidade. A exemplo dos corredores da capital Bogotá, onde já rodam os articulados automáticos, em Cali também já estão circulando os novos modelos com transmissão automática. A diferença é estão sendo utilizados ônibus da versão Padron em uma combinação da mecânica International com as transmissões automáticas Allison da Série B300 R.
Quando esse primeiro lote de 51 unidades começou a operar no corredor rápido da cidade ainda não existia um parâmetro definitivo de operacionalidade e eficiência. Uma equipe de técnicos brasileiros se deslocou para a Cali para acompanhar, juntamente com o distribuidor local Allison, o funcionamento dos conjuntos. As transmissões, por exemplo, estavam programadas para proporcionar maior desempenho, o que de certa forma não privilegiava o consumo de combustível. No decorrer da implantação dessa primeira fase foram experimentadas quatro diferentes programações eletrônicas de funcionamento das transmissões e, gradativamente, os objetivos pretendidos foram sendo alcançados.
Além dos ajustes nos ‘pacotes’ de mudanças de marchas das transmissões, a entrada do sistema de acionamento do retarder foi outro ponto em que os técnicos brasileiros se concentraram para obter um melhor rendimento do conjunto. Todo o sistema de acionamento do retarder passou a funcionar em função do sistema de freio e não do acelerador. Toda vez que o pedal de freio é acionado o retardador entra em funcionamento, de forma modulada, em três fases de potência: 33%, 66% e 100%. Todas estas medidas resultaram em uma melhoria do consumo de combustível da ordem de 15%. Ou seja, toda a aplicação foi minuciosamente analisada e as calibragens foram sendo ajustadas até se obter um ponto ótimo na equação desempenho/consumo de combustível.
A Unimetro é uma empresa jovem, mas já é líder no transporte de passageiros pelo sistema BRT. Desde o início desse projeto a empresa colombiana se propôs a ter veículos de ponta, pessoal altamente qualificado e grande respeito com o meio ambiente. Suas metas são ambiciosas, e pretendem ser líderes em âmbito nacional do sistema BRT de transporte de passageiros. A empresa, no momento, conta com uma frota composta por modelos articulados, versões Padron ― todos com transmissões Allison ―, e microônibus.
Segundo Fernando Gonzalez, da área de manutenção da empresa, “O trabalho de manutenção ficou visivelmente facilitado, com menor número de intervenções e intervalos sensivelmente aumentados em termos de trocas de fluidos lubrificantes e filtros. Apesar da calibragem voltada para economia os percursos continuam sendo cumpridos dentro dos padrões estabelecidos, e a percepção dos motoristas nos indicam uma pronta capacidade de resposta às acelerações e a facilidade operacional”.
Esta parceria com a Unimetro é importante para a Allison por que se trata da primeira venda das transmissões automáticas da marca para o sistema BRT na Colômbia. É o início da implantação de um projeto de envolve números de transmissões e valores bastante significativos. Nos últimos cinco anos, tanto em Bogotá quanto em várias cidades da Colômbia, vêm sendo instituído o sistema de BRT como um dos principais sistemas de transportes.
Na capital colombiana a grande concentração demográfica justifica o uso das versões articuladas, que naturalmente usam transmissões automáticas. Nas cidades menores, da mesma forma vem sendo implantado o sistema BRT. Porém, com os modelos Padron, já que o menor volume de passageiros não justifica a presença de articulados. É importante salientar que por uma diretriz governamental os modelos Padron que circulam pelos corredores também têm, necessariamente, que se utilizar de transmissões automáticas. Esse é o prenúncio de que as atuais atividades da Allison na Colômbia são, apenas, o início de uma longa e profícua parceria.
De acordo com João Renda, gerente da Allison Transmission para os Países Andinos, América Central e Caribe, essa experiência na Colômbia tem sido recompensadora. “Além dos progressos obtidos no funcionamento das nossas transmissões e da satisfação do cliente estamos consolidando nossa posição no País por meio do nosso representante local. Apesar da operação com a Unimetro em Cali estar em pleno desenvolvimento, os planos das autoridades colombianas apontam para a modernização e a racionalização dos transportes em todo o País. Isso inclui aproximadamente mais duas mil unidades de ônibus na versão Padron e o mesmo número de transmissões automáticas”.
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