Nas décadas de 1960 a 1990 a Volvo foi conhecida por seus modelos robustos, seguros e quadrados. E o termo "quadrado" tinha duplo sentido, já que além do formato retilíneo de seus carros, o desenho deles era muito "certinho", sem nenhuma emoção ou ousadia. No final dos nos 1990 a Volvo lançou o S80, que quebrou o design, até então "coxinha" da marca, com algumas ousadias, como o desenho recortado da lanterna traseira e a grade protuberante que foram copiados no "Emme" lançado em 1996, dois anos antes do S80 (A polêmica história do pretenso esportivo nacional pode ser conferida aqui no conceituado site BCWS). Os dois foram baseados no concept Volvo ECC mostrado no Salão de Paris de 1992.
Bem, polêmicas a parte, a Volvo voltou ao desenho quadrado, pelo menos na dianteira no seu novo concept Universe que segundo a marca pretende ser um divisor de águas entre os modelos de alto-padrão pelo seu desenho humanocentrista. "O Concept Universe oferece ao mundo uma antevisão do que as pessoas podem esperar do nosso próximo sedan topo de gama", diz Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation.
"O Concept Universe é excepcionalmente refinado, mas com todos os atrativos simplistas que fazem dos Volvo´s os campeões da descomplicação. Há um crescente reconhecimento por esta engenhosa mistura de design e tecnologia entre compradores de carros modernos de luxo. Esta tendência abre o caminho para nosso sucesso. Estamos convencidos de que a nossa marca especial de luxo tem um grande futuro", conclui Peter.
"Assim como bens de luxo bem, este design com "feeling" artesanal e durável é o suficiente para resistir ao teste do tempo ", afirma Peter Horbury, vice-presidente de design da Volvo. "Vamos competir com os melhores com o melhor do nosso design escandinavo. Ele é incomparável na performance e tecnologia, mas sem superficialidade ou complicação. "
E para mostrar que o conceito não foi feito somente para os chineses, que inclusive são proprietários da marca, a marca pretende mostrar em outros salões mundo afora, e quem sabe, originar uma divisão de alto luxo como a Maybach, ou ressuscitar a aclamada linha de carros top da marca Amazon:
"Nosso objetivo é ser a marca que melhor entende o que os compradores de carros de luxo moderno querem. Estamos ansiosos para ouvir o que os mais exigentes clientes chineses pensam a respeito deste conceito de luxo. Mais tarde, vamos mostrar o projeto na Europa e nos Estados Unidos, a fim de trazê-lo no contexto global que estamos buscando com todos os nossos modelos de carros", diz Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation.
Interior tem desenho simples e informações e sistema de configurações do carro, de entretenimento e de localização é feito por dois displays destacáveis. Clique para ampliar a foto e veja na foto central esquerda detalhes na alavanca do câmbio que lembram as delicadas flores pintadas em vasos de porcelana chinesa.
Detalhes da lateral com desenho minimalista com poucos cromados sendo a base das janelas a linha de caráter da carroceria. A grade abusa dos elementos concêntricos cortados em diagonal pela tradicional "barra de apoio" do escudo da marca. Na foto abaixo detalhe do retrovisor que é uma escultura à parte do carro.
As luzes das lanternas traseiras são, pra variar compostas por LED´s, e abusam dos formatos tridimensionais aproveitando a flexibilidade de formas que esse componente permite, já que o único limite é a criatividade. Foi a parte do desenho mais feliz conseguido pelos designers escandinavos.
A dianteira é a parte menos feliz do desenho e esperamos que seja revista assim que passar nos EUA e Europa. O chanfro no capô que une as linhas de caráter e faz um contorno e a grade quadrada relembra os populares e tradicionais carros da marca PV-444 apresentado em 1944. Faróis em LED´s acompanham a grade no elementos concêntricos.
Apesar de ser um sedan notchback com portas de abertura invertida, o porta-malas curto dá a impressão de um coupé. As grandes rodas raiadas são abrigadas por para-lamas alargados que junto com o vinco da "estribeira" dão um caráter mais musculoso e esportivo ao sedan. Os poucos cromados dão elegância à carroceria.
As lanternas traseiras em forma de ponta de flexa são interligadas por um refletor iluminado. A janela traseira ganha dois vincos nas laterais o que confere um terceiro volume ao porta-malas. As saídas de escape ganham saídas cromadas que incorporam também o extrator traseiro abaixo do para-choque.
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