Uma boa notícia para a Nissan que apesar de não ter sido afetada, direta ou indiretamente pelo terremoto seguido de tsunami, está sendo obrigada a medir a radiação em seus carros fabricados no Japão por causa do vazamento de materiais radioativos da usina nuclear de Fukushima.
Ao participar de uma licitação promovida pela TLC (The New York City Taxi and Limousine Commission) chamada de “Taxi of Tomorrow” (O Táxi de amanhã), a Nissan venceu as concorrentes Ford (com a Transit Connect, veja aqui) e a turca Karsan, para substituir as atuais viaturas compostas em sua maioria por Fords Crown Victoria a partir de 2013 com quesitos como durabilidade e maior espaço para as pernas.
A NV 200 Vannete ganhou a licitação pela facilidade de acesso de cadeirantes no interior do veículo sem precisar retirar o banco traseiro, que pode levar confortavelmente ainda mais 4 passageiros. O carro terá luzes de aviso para sinalizar a entrada e saída de cadeirante, feito por uma rampa enquanto os passageiros do banco traseiro acessam a cabine por meio de uma porta deslizante elétrica. A vantagem dessa porta é a facilidade de entrada e saída embaixo de chuva e lugares estreitos sem contar que ciclistas e motociclistas agradecem, já que esse tipo de porta não se torna um inesperado obstáculo podendo causar acidentes.
A motorização é um 2.4l preparado para enfrentar alguns milhares dos 800 milhões de quilômetros rodados pela frota atual que chega 13.200 táxis, sendo que somente 240 vêm com alguma adaptação para cadeirantes. Ainda sim muitos taxistas preferiam a versão da Karsan que previa rampas para cadeirantes nos dois lados do veículo ao contrário do veículo da Nissan cujo embarque é feito pela porta traseira e os empresários do setor preferiam a Transit Connect da Ford (veja aqui). A Nissan pretende vendê-lo com preços na casa dos 29 mil dólares e está prevista uma versão totalmente elétrica além de seis Leaf´s que estarão diponíveis para test-drive na cidade.
"O “Taxi of Tomorrow” da cidade é o Nissan NV200 - e esse vai ser o mais seguro, o mais confortável e mais conveniente a cidade já teve", disse o prefeito de Nova Iorque Michael Bloomberg. "Nós começamos esta licitação para alavancar o nosso poder de compra no setor de táxis para conseguir a mais alta qualidade que se pode se chegar e redefinir a imagem tradicional dos táxis de Nova York. Os táxis serão personalizados para atender às demandas específicas de transporte de 600.000 passageiros por dia no tráfego de Nova Iorque e o veículo cumpre as principais prioridades identificadas pelo público em nossa pesquisa on-line". Até 2013...
A boa posição de dirigir com banco regulável com ajuste lombar vem acompanhada com quadro de instrumentos que indica uma condução mais econômica e ecológica por parte do motorista.
A cabine confortável tem teto transparente panorâmico, ar condicionado independente para os passageiros e tomadas de força 12V e USB para recarregar eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário