Post originalmente publicado no Blog do Play dia 05/05/2011
Depois do fim do acordo Daimler-Chrysler a Dodge, e depois a RAM ficaram sem um furgão que a representasse na categoria. Enquanto a Fiat não libera a Ducato a Dodge improvisava um veículo comercial com a Grand Caravan na versão cargo. Acredito que ver uma versão dessas deve ser o pior pesadelo para os brasileiros que fazem a ponte aérea São Paulo/Rio - Miami ou São Paulo/Rio - Nova Iorque, já que a maioria sonha em ter uma dessas na garagem, na versão de passageiros claro, para humilhar o vizinho que se contenta com uma Livina.
Esse ano a Grand Caravan Cargo deixa de ser Dodge e entra na nova divisão de utilitários do grupo Chrysler RAM, além de perder o nome pomposo para ser chamada simplesmente de "Cargo Van". Vem com itens de série como para-choques na cor do veículo, rodas de 16 polegadas, alternador de 160 ampéres, suspensão reforçada para uso comercial, faróis duplos halógenos. Na cabine luxos inimagináveis por aqui herdados da minivan de passeio como um ar condicionado dual zone, bom para o caso do "chapa" ser gaúcho e o motorista amazonense, tomadas 12 v e 127 volts, transmissão automática auto stick, espelhos fotocrômicos e de compartimento de carga, trava e vidros elétricos, controles do sistema de áudio no volante, lâmpadas de cortesias sem contar os porta-trecos. E ainda tem a sopa de letrinhas nos quesitos de segurança ativa e passiva. Os europeus devem ficar loucos se dirigirem uma dessas e depois voltar para a cabine franciscana dos veículos comerciais vendidos por lá...
"Vemos um crescimento no mercado de veículos da classe comerciais leves", disse Fred Diaz,
Presidente e CEO - Ram linha de caminhões e utilitários e executivo líder de vendas para os EUA da Chrysler Group LLC. "Com a sua capacidade líder da classe e um menor custo total para o proprietário, o altamente versátil Ram Cargo Van é uma escolha do veículo ideal para pequenas empresas e frotas comerciais. "
A van suporta até 800 kg de carga e pode rebocar até 1.800 kg, e o assoalho recebe revestimento de alumínio.
O tanque tem capacidade para 75l de combustível e o consumo rodoviário fica em alto (para os nosso padrões) 8,5 km/l.
O motor é o V-6 Pentastar de 3.6l que rende 283 cv e 36 kgm/f de torque o que explica o consumo "econômico" mostrado anteriormente.
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