André Citroën sonhava, na França do começo do século passado, substituir as carroças da zona rural pelo seu 2 CV que na época estava ainda em fase de protótipo. Quando foi lançado, os vendedores colocavam uma caixa de ovos no banco traseiro e davam voltas nas estradinhas de terra que hoje deixariam muita estrada federal com inveja com sua falta de buracos e também de asfalto. Os ovos sempre voltavam intactos e o 2 Cv virou o carro queridinho dos franceses.
80 anos depois Ratan Tata sonha em substituir as onipresentes motos e triciclos pela dupla Magic Iris (veja aqui), com quatro lugares e três portas, e Ace Zip, a picapinha, lançada ontem na Índia.
Quem ama duas rodas a princípio não entenderia a obsessão do senhor Tata em substituir os veículos de duas rodas por seus produtos até ver o que os hindus fazem com eles. Inclusive o Nano já foi até "vítima" da "criatividade" de seus usuário, já que apareceu no You Tube um deles transportando uma vaca. Transporte em excesso de carga e passageiros está na ordem do dia e o trânsito confuso e inseguro provoca algumas vítimas.
A dupla entra na categoria Ultra Low Cost com preços na casa dos R$ 6.800,00 sem impostos. Se fossem fabricados aqui, ficariam na casa dos R$ 14.000 no mínimo, o que daria para comprar um bom médio com 10 anos de uso. Em tempo, a garantia é de um ano ou 36 mil quilômetro, ou o que chegar primeiro.
A motorização é mínima, que consiste em um motor diesel monocilíndrico de 611 cc que gera irrisórios 11 cv com torque de 3,16 kgm/f. Um Mille tem 6 vezes a potência, e o triplo do torque e do preço.
A capacidade é de 600 kg e a autonomia deve ser razoável com o tanque com capacidade de minimalistas 10 litros de combustível. O raio de curva é de 3,5 metros de ponta a ponta o que agiliza na cidade.
O Magic Iris compartilha a mecânica com o Ace como os pneus radiais de 12 polegadas. A missão dessa peruinha é substituir os tuc-tucs (auto-riquixá) que fazem o serviço de moto-táxi em alguns países asiáticos.
As janelas laterais e traseiras são substituídas por lonas com plástico transparente enroláveis e o acesso ao compartimento traseiro é feito por uma porta adicional ao ao lado da porta do passageiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário