quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dakar, mais um da família Pajero

O Pajero Dakar é um SUV inteiramente novo, não se trata da evolução de um modelo já existente no universo Mitsubishi. Ele é um "cab on" chassis para sete lugares que absorve melhor os impactos e oferece excelente índice de NVH (nível de vibração) para seus ocupantes. O novo Mitsubishi Pajero Dakar é muito mais que um off-road, ele representa uma nova filosofia de vida, um modo de comportamento. O nome Dakar foi a forma encontrada pela marca para consagrar definitivamente o DNA 4x4 da marca e homenagear os admiradores do cada vez maior e mais representativo mundo off-road.
Design
As linhas arredondadas acentuam o autêntico estilo 4x4 e revelam detalhes bem cuidados de acabamento como, por exemplo, as molduras cromadas da grade. As luzes de neblina ganharam moldura na cor grafite e contorno cromado, enquanto o conjunto ótico com lentes transparentes e os faróis integrados ao pára-choque complementam o design harmonioso que leva o luxo ao encontro do off-road. Os espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. E as suas linhas laterais, suaves e bem delineadas, são complementadas por estribos de fácil acesso ao seu interior. As portas estão protegidas por frisos pintados na cor da carroceria. Tanto os pára-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem pára-barro para preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas. Na sua parte traseira as lanternas têm desenho arrojado e eficiente. O porta malas de fácil acesso permite abertura da tampa com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro, além de conter dois amortecedores a gás para abertura com menor esforço. Fica evidente a preocupação da marca com a versatilidade do carro nos terrenos difíceis, por isso os pára-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior, para o caso de encostar-se a elevações no momento de superar terrenos acidentados. Para complementar, o Dakar vem equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos pára-lamas dianteiros. As rodas de liga leve receberam desenho exclusivo, tem aro de 17 polegadas de diâmetro e usam pneus 265/65 R 17.
Motor
Chega ao Brasil equipado com motorização de quatro cilindros em linha, a diesel de 16 válvulas e 3,2 litros. Além disso, possui sistema de alimentação por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler e desenvolve potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm. Toda essa tecnologia oferece alto desempenho, economia de combustível, excelentes índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes.
Câmbios
Estará disponível com duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática INVECS-II de quatro velocidades. Conduzir o Pajero Dakar com transmissão automática é tarefa das mais simples e agradáveis. A potência do motor pode ser melhor aproveitada com o sofisticado câmbio seqüencial. O INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de dirigir. Para garantir a excelência no desempenho em diversos terrenos, o modelo conta com o sistema de Tração Super Select 4WD, que permite a escolha de quatro modos distintos de tração. Em três deles, a troca pode acontecer a velocidades de até 100 km/h. Além disso, o veículo também oferece a alternativa de tração 4x4 reduzida, que garante ainda mais força em terrenos acidentados.
Segurança
Vem equipado com airbag duplo frontal e freios a disco ventilados nas rodas dianteiras com pistões duplos , e a tambor nas traseiras. A segurança das frenagens é garantida pela presença do sistema ABS (antitravamento) nas quatro rodas e EBD (sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem). O EBD equilibra a força de frenagem entre o eixo dianteiro ou traseiro para reduzir as distâncias de frenagens em qualquer situação: carregado ou vazio.Além disso, conta com imobilizador, sistema Keyless para travamento das portas, barras laterais de proteção e sensor de estacionamento.
Suspensões
Tão importante quanto serem eficientes, confortáveis e permitir um rodar suave, as suspensões dos modelos off-roads tem que ser resistentes. O Pajero Dakar possui conjunto dianteiro composto por braços duplos, amortecedores telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, o SUV vem equipado com suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Esse conjunto permite o máximo de absorção das irregularidades do solo e muito conforto para os usuários. Outro ponto que deve ser destacado é a sua grande capacidade e versatilidade em subidas e descidas íngremes, característica de destaque para sua vocação off-road. Possui ângulo de ataque de 36º, ângulo de saída de 25º, capacidade máxima de subida de 35º e, finalmente, possibilidade de inclinação lateral de até 45°. Um detalhe importante tanto para o off-road quanto para o dia a dia das cidades é a capacidade de manobra do veículo. O raio de giro é de 5,6 metros que pode facilitar a sua saída de uma dificuldade off-road e, também, o seu estacionamento em vagas apertadas.
Interior
Um dos destaques do novo modelo é o excelente aproveitamento do espaço interno, o que proporcionou a possibilidade de acomodar com total conforto para sete passageiros ou 1920 litros, quando os bancos estiverem rebatidos. Em parte isso se tornou possível graças às medidas da sua carroceria: 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.800 mm de altura e entre eixos de 2.800 mm. Com o sistema Double Action Folding, os bancos da terceira fileira são rebatíveis e ficam acomodados sobre o assoalho, deixando livre o espaço de bagagem quando não estão em uso. Para garantir ainda mais comodidade aos passageiros, a terceira fileira de bancos também possui comando de ar-condicionado independente. A forração de couro do interior vem como item de série na versão automática e está disponível nas cores cinza ou bege (apenas para os carros com cor exterior preto ou platinum bege). Todos os itens do interior do Dakar foram pensados de forma a melhor acolher seus usuários, tanto em sofisticação quanto na qualidade do acabamento. As portas, além do revestimento de couro, receberam detalhes cromados e na cor prata, e a moldura dos interruptores de acionamento dos vidros tem acabamento semelhante ao alumínio fosco. O painel de instrumentos com design ergonômico traz instrumentos na cor vermelha que criam um visual mais atrativo, moderno, de fácil leitura e maior visibilidade e o volante de três raios e acabamento metálico permite o ajuste da coluna de direção e abriga os comandos de áudio e piloto automático. Os itens de conveniência ainda incluem ar-condicionado automático, computador de bordo com onze funções exibidas em um display de LCD e Power Sound System que vem com amplificador de 420W, CD, MP3 Player e rádio AM/FM, e está ligado a 4 alto-falantes tipo "woofer” e 4 tweeters posicionados estrategicamente no interior do veículo para oferecer a ambientação ideal. Além disso, ele ainda vem equipado com prático kit viva-voz Bluetooth, que permite atender às ligações do seu celular sem tirar as mãos do volante ou conectar algum fio.
As luzes de cortesia estão distribuídas nas quatro portas e o porta-luvas possui iluminação independente e chave para maior visibilidade e segurança. Outros destaques são os 14 portas-objeto que estão espalhados no veículo, oferecendo ainda mais conforto. Começa a ser vendido a partir do mês de agosto em toda a rede de concessionários da marca, nas cores preta, prata, branco perolizado, platinum bege e cinza.

3 comentários:

  1. Família Pajero, essa cresce mais que família de retireiro...

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  2. Pelo menos não é a frente Souza-Ramos...

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  3. E daqui a pouco o "segundo V6 flex do mundo..."

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