sábado, 25 de dezembro de 2010

Zil Concept: Relembrando os bons tempos da cortina de ferro

Na época da Cortina de Ferro o governo russo tinha à disposição as limousines ZIS e ZIL que serviam os membros do Partido Comunista. Muitas foram destruídas quando deixavam de servir aos altos dirigentes do partido para que não caíssem nas mãos de camponeses e operários. Hoje 12 anos depois da queda do Muro de Berlim, em tempos agora democráticos, o governo russo serve ao seus altos dirigentes com as Mercedes S600, mas apesar dos bons serviços que o modelo presta, um carro de fabricação nacional cairia muito bem.
Por isso foi aberta uma licitação pra escolher um projeto para a nova limousine ZIS, sigla que vem de Zavod imeni Likhachova uma fabricante de armas da antiga URSS ainda em atividade, e que irá fabricar o veículo. Um dos projetos apresentados é do escritório de designer industrial Slava Saakyan com colaboração de Andrey Chirkov que tenta dar imponência e sobriedade o novo meio de transporte oficial russo. Mas o que acabou resultando é uma mistura de limousines feitas a partir dos Lincoln Town Car dos anos 80 com carruagens do século XVII. Causa estranheza a ausência do vidro traseiro, mas as portas são amplas. Mais simples seria comprar o chinês Faw Hongqi, mas ele tem dois problemas: o preço acima dos 500 mil dólares e o fato e se parecer com o Mercedes Classe S que eles estão tentando substituir...
Não foram divulgados dados técnicos, mas o motor deverá ser um diesel de caminhão com bom torque e potência. O motivo é a blindagem pesada que deverá ser do nível 6, o que faria essa limousine passar fácil das 3 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário