quarta-feira, 31 de março de 2010

Aprilia Tuareg Enduro 2010. Sangue marrom

Linha 2011 do Fiat Ducato MultiJet Economy chega com novidades

O Fiat Ducato MultiJet Economy chega ao mercado com novidades em sua linha 2011. Além de todas as características que fizeram do Ducato líder de seu segmento, em sete dos últimos oito anos no mercado brasileiro, como: versatilidade, baixo custo de operação, robustez, mecânica confiável, preço competitivo e economia de combustível, agora, o modelo chega ainda mais bonito, com seu visual renovado. Agora, em seu exterior, todos os modelos recebem novos frisos laterais emborrachados, dando um visual mais sofisticado ao modelo. Para as versões passageiros foram inseridos adesivos nas colunas dos vidros e o brake-light passou a ser de série nas versões Minibus, Multi e Combinato. Além disso, no interior, foram inseridos novos tecidos em todas as versões e o veludo passa a ser opcional para as versões de passageiros, a chave tipo canivete ganhou o logotipo da Fiat. O Ducato é equipado com o já conhecido motor MultiJet Economy – desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies - traz alta tecnologia, ótimo desempenho, com baixo consumo e índices de emissões reduzidos, o que caracteriza o moderno conceito de downsizing. Trata-se de um propulsor moderno cross flow e que possui um sistema de injeção common rail de alta pressão (1.600bar). Ao substituir o anterior, oferece o mesmo desempenho, com menos consumo de combustível e menor índice de emissões. Ele oferece 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 Kgfm a 1.800 rpm. Por ter uma curva de torque praticamente plana entre 1800 rpm e 2800 rpm, o motor trabalha a maior parte do tempo na faixa de eficiência máxima. Ideal para o transporte de passageiros, com todo o conforto e segurança, ou para cargas, o Fiat Ducato tem na sua ampla gama outro ponto de destaque. São oito versões para atender qualquer necessidade: Cargo 7,5m3, Cargo L 9,0m3, Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Multi Teto Alto (específica pra transformação), Maxi Cargo 10m3 e Maxi Cargo 12 m³. A versatilidade de uso é um dos pontos fortes do Ducato. O furgão da Fiat pode ser transformado para atender diversas necessidades em veículos comerciais, como Delegacia Móvel, Ambulância Remoção, Baú Frigorificado, Transporte de portadores de necessidades especiais ou o que o cliente necessitar. O Novo Fiat Ducato apresenta garantia total de um ano sem limite de quilometragem e de um ano contra corrosão da carroceria. Para garantir o bom atendimento, o modelo conta ainda com mais de 220 concessionárias especializadas, com assistência 24 horas por meio do Confiat, que presta socorro em qualquer ponto do território nacional. O cliente Fiat sempre poderá contar com um ponto de assistência equipado com ferramental específico adequado as necessidades de reparação e pessoal treinado pela Fiat para atendê-lo.

6 de abril, no Ipê Golf Club, a Goodyear apresenta lançamentos em Ribeirão Preto‏

Honda convoca donos dos modelos NXR 150 Bros e XRE 300 para recall

A Moto Honda da Amazônia convoca os proprietários das motocicletas NXR 150 Bros (modelos 2009 e 2010, a gasolina) e XRE 300 (modelo 2010), com os chassis abaixo relacionados, a comparecerem a uma concessionária Honda a partir de 05 de abril de 2010 para a substituição gratuita do corpo do acelerador de sua motocicleta. Algumas unidades podem apresentar um retorno lento do acelerador, podendo levar à perda de controle da motocicleta, com eventual queda. Para a comodidade de seus clientes e visando ao pronto atendimento, a Honda sugere o agendamento prévio com a concessionária de preferência do proprietário. Os endereços e telefones podem ser obtidos pelo telefone 0800 77 05 125 ou pela internet, no site http://www.honda.com.br/. Esta campanha se estenderá até 05 de outubro 2010.

Honeywell fornecerá turbos para 70% da produção de veículos comerciais a diesel

A Honeywell Transportation Systems anunciou que será a responsável pelo fornecimento de 70% dos motores do segmento de veículos comerciais leves produzidos pela indústria automobilística dos Estados Unidos a partir do ano que vem. Para esse projeto, aliado ao programa norte-americano de redução de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, a Honeywell desenvolveu um novo sistema de sobrealimentação Garrett para o motor Ford Power Stroke 6,7 litros dos modelos F-250 e F-350 voltados para aplicações severas. Além da Ford, a Honeywell também ampliará o seu volume de fornecimento de turbos para os motores a diesel dos veículos comerciais da General Motors. O novo motor Ford Power Stroke, com 6,7 litros, será alimentado por um turbo VNT Dual Boost com rotores de geometria variável e duplo compressor montado sobre o mesmo eixo. Essa configuração permite rápido enchimento das câmaras de combustão e, além de ampliar o desempenho em qualquer regime de rotação, reduz o consumo de gasolina e a emissão de gases poluentes. Outro recurso adotado pela Honeywell no novo turbo Dual Boost é o sistema EGR (recirculação dos gases de escapamento) que reconduz parte dos gases da exaustão ao coletor de admissão e, pela redução da temperatura de combustão, limita a emissão de poluentes, especialmente o NOx (dióxido de nitrogênio) que, ao reagir com a luz solar, produz uma névoa fotoquímica. O presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, Alex Ismail, informou que a parceria com a Ford para a introdução da nova tecnologia Dual Boost no motor Power Stroke demonstra a habilidade da engenharia da empresa em desenvolver soluções de turboalimentação customizada para os mais diferentes tipos de aplicação. Acrescentou também que a Honeywell fornece sistema de sobrealimentação de geometria variável para a General Motors desde 2003, quando desenvolveu um turbo Garrett para a família de motores Duramax, mantido em permanente processo de desenvolvimento. De acordo com Ismail, os novos modelos de turbos para os motores Duramax proporcionam 18% de acréscimo de potência e, basicamente, o mesmo percentual em economia de combustível e de emissão de gases.

Renovado, Volvo C30 2010 chega ao Brasil a partir de R$ 79.990

A nova frente é uma das principais novidades do hatchback compacto da marca sueca, que está disponível agora em cinco versões para o mercado brasileiro. Apresentado em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt, o novo Volvo C30 desembarca com novidades no Brasil. Disponível em cinco versões para o mercado brasileiro, o C30 tem preço inicial de R$ 79.900 para a versão de entrada, a 2.0 com câmbio manual. Já o modelo turbo T5 automático de 230 cv conta agora com a versão Top, que custa R$ 119.990,00. Produzido em Ghent, na Bélgica, o hatchback compacto ganhou facelift no exterior e novidades no interior, que conferem uma aparência ainda mais esportiva e instigante ao modelo que liderou as vendas da marca no Brasil em 2007 e 2008 e ficou atrás apenas do XC60 em 2009. A primeira mudança que chama a atenção está na frente do veículo, destacada agora por uma exclusiva grade “colméia” em formato trapezoidal. O Iron Mark da Volvo estampado no centro da grade é maior em relação ao da versão anterior, reforçando a nova identidade visual da marca. As entradas de ar e os faróis também são maiores, remetendo à frente do XC60. Na traseira, o C30 2010 traz contornos mais ondulados, que conferem ao modelo um design mais dinâmico, com novo formato da tampa do porta-malas e aerofólio pintado na cor do veículo. Novos detalhes em alumínio ao longo da carroceria realçam o aspecto esportivo e refinado do carro. "Desde o seu lançamento em 2006, o C30 é apreciado por sua aparência única, particularmente da traseira. Com a nova frente, sentimos que a personalidade do veículo foi elevada a um novo patamar”, diz Daniel Backman, Gerente de Produto do Volvo C30. “O novo exterior é também uma boa combinação dos principais atributos da personalidade do C30 – desafiadora, direta e cheia de atitude”. A Volvo oferece o C30 em 13 cores de pintura da carroceria, além de cinco cores para o spoiler inferior, que resultam em 49 combinações diferentes. O modelo conta também uma opção inédita de roda na cor branca. No interior, a principal novidade é a combinação de cores “Expresso/Blond” do revestimento dos bancos e das portas, que misturam tons de gelo e ferrugem. O console central está disponível agora também na versão “Oyster Burst Déco”, inspirada nas nuances de cores das clássicas guitarras suecas Hägstrom, popularizadas nos anos 50 por Elvis Presley. Em relação à motorização, as versões comercializadas são as mesmas que a Volvo já vinha importando para o Brasil. O modelo de entrada é o 2.0 manual de 145 cv, com câmbio manual de cinco velocidades, que chega com preço de R$ 79.990. Há também a versão 2.0 manual S, que traz mais equipamentos e acessórios em relação ao modelo de entrada, por R$ 86.990. O C30 com motor de dois litros é oferecido também com câmbio automático de seis velocidades Powershift (dupla embreagem) pelo preço de R$ 91.990. O C30 2.5 turbo T5, que gera 230 cv e vem equipado com transmissão automática de cinco velocidades Geartronic, está disponível agora por R$ 109.990, e conta também com uma versão completa Top de R$ 119.990. Com cinco versões diferentes importadas para o Brasil, a Volvo Cars adotou a estratégia de partir de uma versão de entrada equipada com um pacote completo de equipamentos e itens de série. As demais versões vão ganhando acessórios e itens de conforto, criando alternativas aos clientes na hora de escolher a versão com a melhor relação custo-benefício. Todas as versões contam com Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração (DSTC), Dynamic Chassis e sistema de freios ABS e EBA, além do pacote de equipamentos da Volvo voltados para segurança dos ocupantes, que inclui o Sistema de Proteção Contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), Sistema Inteligente de Informação (IDIS), air bag (motorista/passageiro), Air Bag de Proteção Contra Impactos Laterais (SIPS) e cortinas infláveis e pré-tensores dos cintos de segurança. Completam a lista de itens de segurança de série do C30 o controle remoto com alarme e travamento central, brake light, faróis de neblina, iluminação auxiliar temporizada, iluminação lateral, Isofix, luzes de aproximação, sensor de movimento e vidros elétricos com sistema antiesmagamento. A carroceria do hatchback conta com espelhos retrovisores externos retráteis na cor do veículo e spoiler dianteiro standard. No interior, o C30 traz também climatizador eletrônico, filtro de pólen, Sistema Interno de Qualidade de Ar Multi-ativo (IAQS), computador de bordo com instruções no painel e áudio em Português, controle de áudio no volante, descança braço dianteiro, freio de mão com revestimento em couro, porta-copos, porta-luvas com trava, porta-objetos nas portas dianteiras e no console central. A versão T5 Top vem equipada com Sistema de Informação do Ponto Cego (BLIS), Sistema Keyless Drive, bluetooth, sensor de umidade, assento com regulagem elétrica para motorista e passageiro com memória, assentos dianteiros com aquecimento, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, faróis bi xenon ativos com ajuste automático, lavador de faróis e cobertura para bagagem com tampa rígida. O spoiler traseiro está presente nas duas versões T5. Os detalhes do interior em alumínio do C30 T5 estão disponíveis também na versão 2.0 automático, enquanto as versões 2.0 manual trazem detalhes em bauxita. O C30 2.0 automático tem o mesmo volante revestido em couro e alumínio que equipa as versões turbo. Todas as versões contam com assentos com revestimento em couro e sistema de áudio High Performance de oito alto falantes de 40W, com exceção do C30 2.0 manual de entrada, que traz os bancos revestidos em Kalix e quatro alto falantes de 20W. Outra diferença entre os modelos 2.0 e T5 está na rodas. As versões do C30 2.0 são equipadas com três modelos diferentes de rodas de aro 16", enquanto as versões turbo tem rodas de aro17”. Tabela de preços do Volvo C30 C30 2.0 man. R$ 79.990,00 C30 2.0 man. S R$ 86.990,00 C30 2.0 aut. R$ 91.990,00 C30 T5 aut. R$ 109.990,00 C30 T5 aut Top R$ 119.990,00

terça-feira, 30 de março de 2010

Estrangeiros podem dirigir no Brasil sem burocracia

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução 345/10 que retira a obrigação de motoristas estrangeiros apresentarem a tradução juramentada da carteira original de habilitação para dirigir no Brasil. Essa resolução vale para as habilitações em que a origem for um dos países que estão na lista de signatários da Convenção de Viena, ou tiver um tratado de reciprocidade com o Brasil, se não for o caso, o condutor não estará habilitado a dirigir no país. De acordo com a publicação feita no Diário Oficial da União o turista que vier para o Brasil, e quiser conduzir um veículo, deve apresentar a carteira de habilitação de seu país, dentro do prazo de validade, e um documento de identidade, que pode ser o próprio passaporte. A medida deve impulsionar o setor de locação de veículos, pois mais turistas estrangeiros podem alugar automóveis em territorial brasileiro. O diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, acredita que a decisão pode ser um fator importante para uma expansão ainda maior no setor. “Agora os turistas que vierem de fora poderão alugar os carros com mais tranquilidade e facilidade, deixando de lado a burocracia brasileira”, afirma o diretor. O momento é ideal, uma vez que o Brasil irá receber muitos turistas internacionais devido a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Estrangeiros já tem uma cultura de alugar automóveis muito maior que os brasileiros, agora, com essa medida, acredito que os números de locação irão aumentar e fazer o setor crescer ainda mais”, completa Raimundo. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) somente o Brasil mantinha a imposição da carteira de habilitação não juramentada, entre dezenas de outras nações consultadas durante a última assembleia da Câmara Interamericana de Transportes (CIT), que aconteceu em novembro na sede da Organização dos Estados Americanos, em Washington. O estrangeiro que permanecer no Brasil por mais de 180 dias devem procurar o DETRAN estadual para realizar as ações necessárias para obter a habilitação brasileira.

BMW Z13: Urbano de três lugares

Volvo V60 sem camuflagem

Alta Roda nº 570 — Fernando Calmon — 30/3/10

ALTERNATIVA AOS MENORES

Habilitação de menores de 18 anos para dirigir sempre atraiu discussões. Projetos de lei não avançam e esbarram em impedimentos legais sobre a imputabilidade de menores de idade, como se as cadeias brasileiras estivessem repletas de maiores condenados por crimes de trânsito. No entanto, existe uma alternativa adotada em larga escala em países europeus e nos EUA: os jovens podem dirigir acompanhados por uma pessoa habilitada, sob regras rígidas, e fazendo parte do processo de preparação para obter a carteira de motorista. Interessante observar que a Espanha somente agora se prepara para alterar a lei e permitir o início do aprendizado a partir dos 17 anos. É possível que antes de 2012 a autorização entre em vigor. O assunto levou o jornal El País a fazer um levantamento sobre os resultados obtidos em outros países e apoiar em manchete: “Dirigir antes é dirigir melhor”. De fato, antecipar o acesso ao volante reduz riscos futuros e, por consequência, os acidentes, segundo as estatísticas. O jornal espanhol concluiu que os benefícios ocorrem porque o treinamento é mais intenso, embora gradual. Suécia, França, Noruega, Bélgica e Grã-Bretanha alcançaram redução de sinistralidade entre 20% e 40%. Autorizam começar o aprendizado aos 16 anos, mas a licença de conduzir comum só aos 18, com as restrições de praxe. A referência são os Estados Unidos, onde se pode iniciar a aprender aos 15 anos. No estado do Alaska, um adulto tutela o jovem a partir de 14 anos, que deve dirigir pelo menos 40 horas em seis meses, sendo no mínimo 10 horas à noite ou com tempo ruim. Aos 16 anos, pode conduzir sob restrições: os primeiros seis meses sem transportar passageiros e nunca de madrugada. Na França, o sistema chamado Aprendizado Antecipado de Condução existe há mais de 20 anos. É bastante rigoroso e burocrático. Primeiro, o jovem de 16 anos recebe aulas teóricas e precisa ser aprovado; depois, 20 horas ao volante com um instrutor de autoescola; finalmente, dirigir acompanhado de pessoa habilitada, por pelo menos 3.000 quilômetros em um ano, anotando todos os trajetos percorridos. Deve passar, ainda, por três avaliações – inicial, intermediária e final – na autoescola. Só depois vai ao exame prático oficial para obter a licença tradicional. Há grau de exigência também para quem acompanha o menor: pelo menos cinco anos de carteira expedida, saldo de pontos intacto (lá as infrações são debitadas e não somadas como aqui) e nunca ter recebido multa muito grave ou grave. Controlar tudo isso não é nada fácil, mas os resultados em termos de acidentes evitados no futuro valem a pena. As companhias de seguro estão a favor do projeto espanhol, mas querem examinar os dados com maior profundidade. Motoristas jovens, proporcionalmente, continuam a se envolver mais em acidentes por conta inclusive de fatores psicológicos, a exemplo de má percepção de riscos, excesso de entusiasmo, exibicionismo. Entretanto, estudos apontam que a inexperiência pesa mais que a juventude, na maioria dos casos. A maturidade também se alcança por meio de milhares de horas e quilômetros ao volante. Quem sabe os exemplos do exterior inspirem os nossos legisladores. RODA VIVA DECISÃO do Grupo Souza Ramos em produzir o médio-compacto Lancer na fábrica de Catalão (GO) foi longamente amadurecida. Quando entrou na Stock Car, em 2005, já visava descolar a imagem da Mitsubishi ligada demais aos veículos 4x4 e fora de estrada. Pode soar estranho ter saído da categoria, mas houve razões financeiras, entre outras. INVESTIMENTO de R$ 1,4 bilhão da PSA Peugeot Citroën não foi pormenorizado por Philippe Varin, presidente mundial do grupo francês. Declinou de informar o percentual entre novos produtos e expansão de instalações, embora tenha previsto aumento de 50% na produção. Enigmático, ainda estuda como atender o difícil segmento de entrada (“populares”). JETTA Variant atualizou-se antes do sedã que lhe dá origem (arquitetura do Golf). Essa inédita inversão de prioridade se dá pela demanda por stations na Europa, em especial na Alemanha. A nova versão, importada do México sem imposto, ganhou em estética e preço. Parte de R$ 84.000,00, com mais conteúdo de série. Sonoridade do motor 5-cilindros ainda encanta. CONFIRMADA a venda da Volvo à chinesa Geely por US$ 1,8 bilhão. Processo só termina no segundo semestre. A Ford havia pagado US$ 6,45 bilhões, em 1999, pelo controle acionário. A marca sueca anunciou recentemente que dentro de uma década espera dispor de sistemas de segurança e anticolisão para atingir a meta de nenhuma morte no interior dos seus automóveis. BLOQUEADORES remotos por GPS serão obrigatórios, ainda este ano, depois de briga judicial por razões de privacidade. Denatran teve que aceitar inibir o modo de rastreamento. A compra do serviço é opcional, mas todos os carros vão encarecer, mesmo nas cidades em que furtos e roubos são baixos. Ainda há dúvidas sobre eficácia da medida. ____________________________________ fernando@calmon.jor.br

Transmissão ZF é eleita a melhor de 2010 na Europa

A ZF foi eleita, pela 5ª vez consecutiva, pelos leitores da publicação especializada em veículos automotores Auto Motor Und Sport, a melhor transmissão para automóveis de 2010. Desde que o prêmio foi criado, a fabricante alemã venceu todas as edições. As modernas transmissões com 6, 7 e 8 velocidades podem proporcionar até 11% de economia de combustível (modelo de 8 marchas com sistema Liga/desliga incorporado) em relação aos modelos automáticos convencionais. "Ficamos satisfeitos ao saber que os consumidores reconhecem a qualidade das transmissões ZF. Normalmente, produtos como a transmissão não estão entre os itens mais lembrados entre os proprietários de automóveis. Por isso que estamos tão orgulhosos de ter recebido este prêmio mais uma vez", afirma o Dr. Gerhard Wagner, do Grupo Executivo da Divisão de Transmissões para Carros de Passeio do Grupo ZF. Durante os últimos 34 anos, o Auto Motor Und Sport pede aos seus leitores sua opinião sobre os melhores carros, imagem de fabricantes e modelos de veículos individuais. Nos últimos cinco anos, os eleitores também passaram a eleger quais os fornecedores oferecem os melhores componentes. Na votação para "Melhor Marca 2010", a ZF chegou ao topo na categoria Transmissões, pela quinta vez consecutiva. Há muitas razões para os fabricantes e proprietários de automóveis escolherem as transmissões ZF: a tecnologia de acionamento alia conforto, dinâmica de condução e economia. A melhor prova são as transmissões automáticas ZF. Com o equipamento opcional Liga/desliga do Hydraulic Impulse Oil Storage HIS®, a nova transmissão automática de 8 velocidades é até 11% mais econômica que os modelos de 6 velocidades mais avançados. Comparada com a transmissão automática de 5 velocidades, ainda muito comum, representa economia de combustível de cerca de 20%. Na versão de híbrido leve, a transmissão ainda economiza outros 15% de combustível. A ZF também combina a dinâmica de condução, conforto e melhora do consumo de combustível em carros esportivos. A transmissão de 7 velocidades ZF de dupla embreagem, que equipa os modelos Porsche Panamera, 911, Boxster e Cayman, proporciona mudanças de marcha quase instantâneas, sem qualquer interrupção de tração. Graças à sua excelente eficiência, esses modelos esportivos têm melhor aceleração e economia de combustível do que os equipados com transmissão manual.

Novo Ford Fiesta 2011. Os brasileiros desfrutarão de tal modelo?

Motos Dafra são equipadas com baterias Heliar

As motocicletas da Dafra, a mais nova montadora nacional, são equipadas, desde o início de fevereiro, com a bateria Heliar produzida pela Johnson Controls, maior fabricante mundial. O modelo possui tecnologia AGM selada, que proporciona melhor desempenho elétrico e uma aplicação segura porque não precisa de manuseio de ácido para ativação. A bateria Heliar para motocicleta atende a todos os requisitos técnicos e de qualidade exigidos pela Dafra. Para fornecimento às montadoras de motocicletas é exigido que o produto atenda 100% das especificações da norma JIS (padrão japonês). A Heliar atende com sobra aos requisitos da norma devido ao seu exclusivo processo de fabricação. Os modelos de motocicletas Speed, Apache e Super 100 são equipadas com as baterias HTZ7L, HTZ7 e o HTZ6L, respectivamente. Os produtos têm etiqueta Heliar diferenciada da linha vendida na reposição e a bateria com polaridade invertida possui caixa preta – as normais são cinza – para ser facilmente identificada. O volume previsto para o fornecimento é de 5.000 unidades por mês o que representa a cobertura de 100% da produção destes modelos Dafra. O novo fornecimento envolveu estreita parceria entre a Johnson Controls e a Dafra, principalmente no suporte técnico para os testes elétricos nas motocicletas. As baterias serão enviadas de Sorocaba, onde está localizada a fábrica da Johnson Controls, para Manaus, onde a Dafra tem sua unidade de produção.

Swarovski Kymco Scooter. É só brilhar

Harley-Davidson mais brilhante com produtos H-D

Ducati Martini para Valentino Rossi. Em 2011, desejo de muitos

BMW Vision Efficient Dynamics chegará ao mercado com motor V8

Honda terá versão de série do HSV-010 em 2012

segunda-feira, 29 de março de 2010

OMIL homologa graxa da SKF

A OMIL, empresa brasileira que fabrica máquinas para madeira, homologou a graxa LGLT2 da SKF, que passa a ser o lubrificante oficial e exclusivo de todos os fusos das máquinas produzidas e comercializadas pela companhia. A homologação por conta da OMIL acontece quatro anos após a empresa aprovar a utilização da LGLT2 da SKF junto a graxas de outras marcas em seu processo de produção. “Durante esse período os resultados foram expressivos e, como consequência, obtivemos essa importante conquista”, afirma José Roberto Aguiar, engenheiro de aplicação da SKF do Brasil. Segundo Aguiar, além de se tornar fornecedora de graxas exclusivas para a OMIL, a SKF também marcará presença dentro dos clientes finais da fabricante de máquinas de madeira. Pois a graxa LGLT2 será recomendada como oficial para as lubrificações de manutenção dos equipamentos. “A OMIL tem hoje cerca de 1.950 clientes no Brasil e mais 50 na América Latina. Nosso objetivo é fazer com que a LGLT2 seja utilizada em pelos menos 90% destas plantas fabris”, explica o Aguiar. A graxa LGLT2 é composta por óleo base integralmente sintético que emprega sabão de lítio. Proporciona um excelente desempenho de lubrificação em baixas temperaturas, velocidades extremamente elevadas e comportamento operacional silencioso. Também garante alto grau de estabilidade contra oxidação e resistência à água. O produto permite o bom funcionamento dos equipamentos mesmo em situações extremas - temperaturas que podem variar de 50º C negativos até 110º C positivos –, evitando corrosão e mantendo intacta a vida útil do rolamento e do fuso.

Porsche revelará o primeiro híbrido de produção em Nova York

A Porsche apresentará a nova geração do SUV Cayenne, incluindo a versão híbrida a gasolina e elétrica, ao mercado norte-americano no dia 31 de março, durante uma conferência para a imprensa na Exposição Internacional de Automóveis de Nova York. Liderados por um modelo híbrido de tecnologia avançada, todos os modelos da linha Cayenne oferecem mais desempenho, porém com menor consumo de combustível e produzindo menos emissões. A linha Cayenne terá quatro modelos: Cayenne, Cayenne S, Cayenne Turbo e Cayenne S Hybrid. Os modelos S e Turbo começarão a ser vendidos em junho; Cayenne e Cayenne S Hybrid estarão nas concessionárias a partir do mês de setembro. Todos os novos Cayenne incorporam a filosofia de desempenho inteligente da Porsche. “A filosofia de desempenho inteligente da Porsche é mais do que um simples slogan. Ela é nada menos do que a Porsche se mantendo atualizada com o ambiente automotivo atual, ao reduzir dramaticamente as emissões, se tornando mais ecológica e economizando combustível”, explicou Detlev von Platen, Presidente e Diretor Executivo da Porsche Cars North America. “Isto será realizado através de tecnologia e ideias inovadoras, do mesmo modo que temos feito por toda a história da nossa empresa, mostrando que na Porsche o desempenho e a eficiência elevados não são termos contraditórios”. O exterior do Cayenne não deixa qualquer dúvida que ele faz parte da família Porsche. Suas características esportivas ficam evidentes por todos os ângulos, e seu formato e destaques Porsche são ainda mais distinguíveis. Ele tem aproximadamente 9 cm de comprimento a mais que o modelo anterior, enquanto a distância entreeixos cresceu 4 cm, assegurando mais espaço interno e maior versatilidade. Mesmo assim, apesar de seu exterior ser maior, este Cayenne de nova geração parece ainda mais compacto e dinâmico. Graças a uma combinação especial de materiais, bem como mudanças no conceito geral do veículo, como um sistema de tração nas quatro rodas completamente novo, o peso de todos os modelos foi reduzido. Apesar de contar com padrão ainda mais elevado nas características de segurança, o Cayenne S, por exemplo, pesa quase 180 kg menos, o que não apenas melhora o consumo de combustível e reduz as emissões, como também reforça o desempenho, agilidade e manuseio do carro. Por dentro, o interior luxuoso conta com um console central que, assim como no Panamera, se inclina de modo a ir de encontro ao centro do painel de instrumentos e inclui uma interface com tela sensível ao toque para informações e entretenimento. O conjunto tradicional de cinco instrumentos circulares da Porsche no painel de instrumentos inclui uma tela TFT circular de alta resolução à direita do conta-giros. Ela pode ser usada para mudar as estações de rádio, os ajustes do veículo, para acessar o sistema de navegação ou para visualizar o mapa. Houve também melhora no conforto dos bancos de trás: o banco desliza 16 cm para frente e para trás e o encosto do banco pode ser ajustado. O Cayenne S Hybrid de alta tecnologia que está sendo lançado na exposição em Nova York conta com um sofisticado sistema híbrido integral em paralelo. Com uma potência combinada de 380 cv gerada pelo motor a combustão V6 com supercompressor e um motor elétrico, o Cayenne S Hybrid combina o desempenho de um motor V8 com a economia de um V6. Através de interação contínua entre o motor V6 de 3,0 litros com supercompressor e o motor elétrico, o Cayenne S Hybrid se concentra em obter eficiência máxima. Dependendo das condições de direção, qualquer um dos motores pode operar independentemente ou em conjunto. O motor elétrico com 47 cv de potência é o parceiro ideal para o motor de 333 cv de potência, que produz um torque elevado com baixas velocidades do motor. Com um torque máximo de 580 Nm a apenas 1.000 rpm, o desempenho do Cayenne S Hybrid está no mesmo nível que um Cayenne S com motor V8. Os dois motores do Cayenne S Hybrid estão conectados por uma embreagem de desengate. Um controle do sistema híbrido coordena constantemente a interação complexa entre os dois motores, e o gerenciamento inteligente da embreagem faz com que a transição ente os dois modos de direção seja feita de maneira imperceptível. Assim como muitos veículos híbridos, o Cayenne S Hybrid pode cobrir distâncias curtas usando apenas eletricidade, sem emissões e barulho até alcançar uma velocidade de 60 km/h. Para uma aceleração agressiva, o motor proporciona um reforço adicional ao motor a gasolina. O Cayenne de nova geração elevou os padrões de eficiência e desempenho. Comparado com os modelos anteriores, o consumo de combustível teve uma redução de 23%, de acordo com o novo ciclo de direção europeu (NEDC), além de redução nas emissões de CO2. Os valores reais de economia de combustível certificados pela agência norte-americana de proteção ambiental (EPA) estarão disponíveis quando os carros forem colocados à venda na América do Norte no mês de julho. A nova transmissão automática Tiptronic S de oito marchas com uma ampla gama de relações de marcha e a função Automatic Start Stop (apresentada pela primeira vez no Panamera) contribuem para com esses aperfeiçoamentos, bem como o gerenciamento térmico eficiente dos circuitos de resfriamento do motor e da transmissão, recuperação da rede elétrica a bordo, interrupção variável da injeção de combustível quando da desaceleração e a construção inteligente de baixo peso do Cayenne. O Cayenne conta com motor V6 de 3,6 litros com 300 cv de potência. Quando combinado com o novo Tiptronic S de oito marchas, consome 20% menos combustível em comparação ao modelo anterior. O consumo de combustível teve também uma redução significativa no Cayenne S. Seu motor V8 de 4,8 litros produz uma potência de 400 cv, 15 cv a mais que antes. O Cayenne Turbo, com seu motor V8 de 4,8 litros com turbocompressor duplo, desenvolve 500 cv de potência e também consome menos combustível que antes, mesmo contando com melhor desempenho e aceleração. Três novos modelos da Porsche também serão lançados em Nova York. Um deles é o roadster Boxster Spyder, um carro ágil, leve e dinâmico e com características mais puras de um roadster da Porsche, pesando apenas 1273,3 kg – o mais leve Porsche vendido ao público. O 911 Turbo Cabriolet 2011, com motor de 3,8 litros e 500 cv de potência, também será mostrado, sendo esta a primeira vez que o 911 Turbo conta com um motor completamente novo desde que foi lançado há 35 anos. O novo Porsche Panamera, o primeiro Gran Turismo de quatro portas da empresa, também será mostrado em Nova York.

Última forma do novo BMW X3

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Audi A1 e-tron

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Dias 5 e 6 de abril, acontece em São Paulo, a apresentação do Chevrolet Classic 2011

Apache RTR 150 chega às concessionárias DAFRA

A Apache RTR 150 (Racing Trottle Response), fruto da parceria com a TVS Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, chega às concessionárias DAFRA Motos com preço público sugerido à vista de R$ 6.290,00. O novo modelo também pode ser financiado em até 48 vezes ou adquirido pelo Consórcio Nacional DAFRA diretamente na rede, presente em 200 cidades do Brasil. “Assim que recebemos as primeiras unidades colocamos a Apache em exposição na vitrine durante a noite e, na manhã seguinte, já recebemos visitas de consumidores em busca de informações sobre o modelo, antes mesmo de iniciarmos o trabalho de marketing planejado”, explica Cristiano Ikert, gerente da Diamante Motos, em Chapecó (SC). A partir desta semana, além de expor com destaque a novidade na loja, a concessionária está promovendo uma exposição itinerante da motocicleta pelas cidades da região oeste do Estado. Para Rodolfo Britto, gerente geral da DAFRA Box Motos, em Salvador (BA), novos produtos de excelência garantem a evolução da empresa no mercado. “A Apache é apenas mais uma demonstração do desenvolvimento da DAFRA”, diz. “Já vendemos algumas unidades da Apache antes mesmo do modelo entrar em exposição na loja”. Felipe Giannetti, sócio-proprietário da rede DAFRA Fatex Motos, na região de Campinas, diz que todas as unidades da Apache RTR 150 recebidas foram vendidas na primeira semana. “Nosso estoque se esgotou logo nos primeiros dias e temos mais clientes à procura do modelo. Alguns deles viram matérias publicadas sobre o lançamento e procuraram a concessionária para obter mais detalhes”. De acordo com Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos, o interesse pelo lançamento é fruto da dedicação da empresa em oferecer ao consumidor brasileiro produtos de qualidade e tecnologia a um preço acessível. “Nós estamos empenhados em disponibilizar motocicletas que atendam de forma completa o exigente mercado nacional. As parcerias globais que fechamos recentemente são apenas parte da estratégia, que envolve também o aprimoramento constante das nossas equipes de engenharia e produção, o aperfeiçoamento de nossa infraestrutura na fábrica, o diálogo próximo com a rede de concessionárias e a atenção total às demandas de nossos clientes”. Segundo ele, a Apache tem potencial para agradar o consumidor. “As primeiras unidades do novo modelo acabaram de chegar às concessionárias e já estamos recebendo um retorno positivo do público e da imprensa”.

Novo pneu da Goodyear estreou na primeira corrida da Stock Car 2010‏

Pelo terceiro ano consecutivo, a Goodyear é patrocinadora oficial da Stock Car e estreou novo pneu desenvolvido para um carro mais potente que será utilizado na categoria em 2010. A primeira corrida do ano aconteceu domingo, dia 28 de março, em Interlagos, na cidade de São Paulo. O vencedor foi o piloto Max Wilson. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Inovação da Goodyear, localizado em Akron, Estados Unidos (onde também são produzidos os pneus usados na Nascar, principal categoria automobilística dos Estados Unidos), o novo pneu foi produzido para o carro da Stock Car 2010, que possui um aumento na potência do motor em mais 30 cavalos. O novo pneu é resultado de uma parceria envolvendo profissionais da Goodyear, da Vicar (organizadora da competição), de chefes das equipes da Stock Car, da JL (fabricante do chassi), e do piloto de testes oficial da competição Felipe Giaffone. A principal diferença com relação ao pneu utilizado nos anos anteriores é a melhoria na performance para atender ao aumento da velocidade e exigência do carro, além da preocupação com o desgaste da banda de rodagem. “Com um trabalho conjunto envolvendo diversos profissionais, a Goodyear desenvolveu um pneu de acordo com as novas exigências para um carro mais potente e que oferece as melhores condições técnicas. O novo pneu só vem agregar para tornar o campeonato ainda mais disputado, como já conferimos nos treinos oficiais” explica Vinicius Rezende Sá, Coordenador de Marketing Eventos Esportivos da Goodyear.

Novo Ford Ka oferece kit opcional da Keko

O novo Ford Ka oferece, a partir de março de 2010, um exclusivo kit opcional para incrementar e personalizar o automóvel. Desenvolvido pela Keko Acessórios, o Kit Trail é um conjunto de acessórios composto de protetor dianteiro e traseiro, bagageiro e adesivos. Disponível diretamente nas concessionárias autorizadas Ford, a intenção é possibilitar a transformação do novo Ford Ka em uma versão aventureira do modelo. A Keko já produz um mix de produtos para a Ford, criado especialmente para os modelos Fiesta, Ranger, Courier, F-250 e EcoSport. Líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, além da Ford, a empresa também é fornecedora da Fiat, General Motors, Mitsubishi, Nissan, Renault, Volkswagen, Toyota e Peugeot.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Michelin lança Pilot Sport 3

A Michelin lança o Michelin Pilot Sport 3, primeiro pneu que combina máximo desempenho e controle da direção na estrada com características ecológicas jamais vistas na categoria. O novo pneu é chamado de “Amplificador de Sensações” devido à maior aderência e às respostas mais precisas na direção, características fundamentais para quem dirige esportivamente, principal público deste produto. Além disso, é o único deste segmento que contribui na redução no consumo de combustível e na emissão de CO2, criando assim o que a Michelin chama de direção esportiva responsável. Segundo um teste realizado pelo Centro de Testes Independente TÜV SÜD Automotive, o Michelin Pilot Sport 3 oferece melhor estabilidade nas curvas e menor distância de frenagem: 3 metros a menos se comparado ao seu antecessor. Ainda em relação ao Pilot Sport 2, este novo pneu possui uma vida útil 10% superior. Essas características do Michelin Pilot Sport 3 estão baseadas em três áreas de tecnologia: materiais utilizados, forma e arquitetura do pneu. Com relação aos insumos, a empresa desenvolveu um composto inédito de borracha - o Green Power Compound – que possui três elementos inovadores, integrados pela primeira vez em um pneu desta categoria: o Wet Grip Elastomer, borracha que adere ao asfalto, mesmo quando molhado; o Long Lasting Elastomer, determinante na durabilidade; e a sílica, componente indispensável para reduzir o consumo de combustível. O Wet Grip Elastomer da Michelin pertence à família dos polímeros, com alta densidade e flexibilidade ao mesmo tempo. Essas propriedades permitem à banda de rodagem atravessar a superfície da água e aderir à parte seca, por menor que ela seja. O Wet Grip Elastomer tem função essencial na frenagem em pista molhada. Já o polímero Long Lasting Elastomer, também utilizado no composto de borracha, possui grande resistência e é elemento determinante na durabilidade do pneu. A cada giro da roda, o componente estica-se ao limite, sem nunca quebrar, mantendo a integridade da mistura da borracha. O novo Michelin Pilot Sport 3 aceitou o desafio de fornecer mais segurança e com menor consumo de combustível do veículo. A sílica na mistura de borracha permite reduzir o aumento da temperatura. Assim, é possível diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2. Outra inovação do Pilot Sport 3 é o Anti Surf System, forma arredondada do ombro do pneu, que aumenta a capacidade de escoamento da água, o que reduz o risco de aquaplanagem. Se comparado a uma mesma quantidade de borracha em contato com o solo de um pneu tradicional, o Pilot Sport 3 mantém os ombros fora da água. A Michelin desenvolveu ainda um sistema de arquitetura de pneus com deformação programada (Programmed Distorsion Tire). Um bom nível de dirigibilidade e de precisão na direção depende da temperatura da borracha e das deformações resultantes. O Michelin Pilot Sport 3 possui uma tecnologia de alto nível que permite manter uma temperatura ideal da banda de rodagem em qualquer circunstância. Em baixa velocidade, a temperatura aumenta rapidamente, proporcionando mais flexibilidade e, consequentemente, melhor aderência. Em alta velocidade, a banda fica mais rígida, impedindo o aumento excessivo de temperatura. O novo pneu Michelin Pilot Sport 3 proporciona ao motorista segurança, prazer em dirigir e alta performance com cuidado ambiental. Ao reunir essas três características, a Michelin atendeu às necessidades dos usuários de veículos esportivos. Em 2008, o Instituto TNS Sofres fez uma pesquisa em três países europeus (Alemanha, Reino Unido e Itália) com proprietários de veículos esportivos, resultando nas três principais expectativas em relação aos pneus: prazer na direção, sem renunciar à segurança e sem ter que trocar os pneus com muita frequência. O Michelin Pilot Sport 3 é voltado para os pequenos veículos esportivos, para as versões esportivas de veículos de outros segmentos e também para os grandes e potentes sedãs de luxo. O Pilot Sport 3 possui um vasto "campo de ação", o que o torna um pneu realmente “mundial”. O produto está sendo lançado nos mercados de reposição em todos os continentes: na América, Ásia, Europa, África e Oceania. Com esse novo pneu, a Michelin espera manter o percentual de participação de 10% em um mercado de cerca de 1.000.000 pneus, que cresce aproximadamente 3%. Carros como o Audi A4 & A5 e o novo Mercedes-Benz E63 AMG já saem originalmente equipados com o novo Michelin Pilot Sport 3.

Honda é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Sustentabilidade

Alinhada com as questões de preservação ambiental desde sua fundação, em 1948, no Japão, a Honda é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Sustentabilidade, que discutirá a sustentabilidade econômica, ambiental e social para a Amazônia nos dias 26 e 27 de março, em Manaus (AM). Realizado pela Seminars e promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o fórum terá a participação de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, líder mundial e prêmio Nobel da Paz; de James Cameron, diretor dos filmes “Avatar” e “Titanic”; de Thomas Lovejoy, cientista e ecólogo norte-americano, pioneiro na pesquisa da Amazônia; e de Eduardo Braga, governador do Amazonas, entre outros. O evento deve reunir aproximadamente 300 dos principais empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil. Seus objetivos são difundir a prática e os mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia e demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e para o mundo.

terça-feira, 23 de março de 2010

Turbos BorgWarner no Carro Europeu do Ano e no Carro Ecológico do Ano

A BorgWarner, fornecedora de turbocompressores e outros produtos para o Volkswagen Polo (foto) e o Audi A3 TDi Clean Diesel, respectivamente eleitos em 2010 como o Carro Europeu do Ano e o Carro Ecológico do Ano, sente-se gratificada por sua participação nos feitos de seus clientes. O Carro Europeu do Ano é organizado por sete revistas do Velho Mundo (Auto, Auto Car, Autopista, Autovisie, L’Automobile Magazine, Vibilagare e Stern) e, neste ano, contou com um corpo de jurados formado por 59 jornalistas representando 29 países. O VW Polo vencedor recebeu 347 pontos, seguido do Toyota iQ, com 337, e do novo Opel Astra, com 221 pontos. Para este Polo, a BorgWarner fornece um turbocompressor VTG, velas aquecedoras Beru, módulos de controle, componentes do sistema de sincronização e válvulas de três vias. Já o Carro Ecológico do Ano, o “Green Card of The Year”, é um evento organizado por uma revista americana, a Green Card Oficial, fundada em 1922 e focada em veículos que utilizam energias e tecnologias ecologicamente corretas. Dos onze jurados do Carro Ecológico do Ano, destaque para o ex-piloto de Fórmula-1 e Fórmula-Indy, Mário Andretti; Jean-Michel Cousteau (Ocean Futures Society) e Christopher Flavin (World Watch Institute). O turbocompressor BorgWarner para o Audi A3 TDi Clean Diesel, assim como no VW Polo, é um VTG (turbina de geometria variável). Outros produtos fornecidos: velas aquecedoras com sensores de pressão, módulos de controles do processo de combustão, controle DualTronic e módulos de embreagem dupla.

Honda Accord 2010: elegância, luxo e alto desempenho

A linha 2010 do Honda Accord chega às concessionárias este mês com uma novidade: o sedan de luxo importado do Japão terá a versão EX 2.0, que substituirá a LX. É mais equipada que a anterior e se soma à já conhecida EX V6, top de linha da oitava geração do veículo. A nova versão terá ar-condicionado Dual Zone, que permite que motorista e passageiro escolham temperaturas diferentes de forma independente, painel black-out com indicador de temperatura externa, e um sistema de som, de última geração, com 160 watts --radio AM/FM e CD Changer 6 discos MP3/WMA com sistema RDS (Radio Data System) -- sistema de transmissão de dados em formato digital que exibe no display diversas informações ao usuário, como tipo de programação, nome da música-- e tomada auxiliar P2 para MP3 Player no console central. Como novidade, a versão também traz bancos de couro com regulagem elétrica. Além de portas laterais, volante e manopla de transmissão revestidos em couro. O Honda Accord contabiliza mais de 16 mil unidades emplacadas entre 1992, início de sua importação, até o final do ano passado. O número retrata o sucesso do modelo que ganhou a confiabilidade do consumidor e possui atributos tão almejados pelo aficionado por automóveis: elegância, luxo e alto desempenho. O seu design externo possui contornos que realçam sua beleza. Além disso, conta com faróis com lentes de perfis acentuados e lanternas modernas com lâmpada única, além da ponteira do escapamento cromada (uma saída para a versão EX e duas para a EX V6) que resalta a esportividade o modelo. Entre outros detalhes, a versão EX V6 dispõe de teto solar elétrico e sensor de chuva que aciona automaticamente os limpadores de para-brisa. Os atrativos não param por aí. A versão top de linha conta com o sistema HID (High Intensity Discharge) com faróis de xenônio (que possuem lavadores externos), regulagem automática de altura e luminosidade que acendem ao anoitecer, sem prejudicar a visão de outros motoristas. Os retrovisores externos possuem luzes indicadoras de direção na versão EX V6 e nos para-lamas dianteiros na nova versão EX 2.0. As duas versões possuem rodas de liga leve de desenho marcante e imponente: 16” (EX 2.0) e 17” (EX V6).

Porsche celebra 60 anos de produção em Stuttgart-Zuffenhausen

A sede da atual Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, em Stuttgart, tem uma palavra muito especial para o mundo automotivo: Zuffenhausen. Ali é, na realidade, muito mais do que “apenas” uma fábrica rica em tradições para a Porsche AG, uma vez que é nesse local que o coração da empresa bate até hoje. Zuffenhausen tem sido o endereço da sede da Porsche por mais de 70 anos – mais de um milhão de carros esportivos da Porsche foram construídos em Stuttgart desde 1950. O escritório de projeto e construção da Porsche se mudou da Kronenstrasse 24, no centro da cidade de Stuttgart, para o novo grupo de edifícios no Distrito de Zuffenhausen em junho de 1938. Capítulos importantes na história automotiva foram escritos na fábrica da sede da Porsche desde o início: ali, foi construída em 1938 a primeira série de carros que seria o futuro Volkswagen Fusca. No ano seguinte, surgiu ali o Type 64, o bisavô de todos os carros esportivos da Porsche que seriam fabricados nos outros anos. Originalmente planejado para disputar a corrida de longa distância entre Berlim e Roma, este carro esportivo aerodinâmico e extremamente ágil se tornou o ponto de referência para todos os outros modelos Porsche que viriam em seguida. As primeiras unidades do Porsche 356 foram construídas na cidade austríaca de Gmünd, em 1948. A Porsche retornou a Stuttgart no final do ano de 1949 pelo fato de ela ser uma verdadeira “cidade automotiva”. Como naquela época a fábrica da Porsche em Zuffenhausen ainda estava sendo ocupada pelo exército norte-americano, a Porsche alugou um galpão de produção dentro das instalações da Reutter & Co, situada próxima à fábrica da Porsche. A fábrica da GmbH Coachbuilding and Body Construction começou a preparar sua produção no início dos anos 1950. O primeiro Type 356 foi finalizado em Stuttgart, no dia 6 de abril de 1950, e a produção até o final daquele ano totalizou 369 unidades. O sucesso dos carros esportivos da Porsche foi claramente demonstrado não apenas pelo total de vendas da empresa, mas também por uma expansão ainda maior das instalações de produção em Zuffenhausen. A construção dos edifícios que formam a Fábrica 2 da Porsche, projetados pelo famoso arquiteto Rolf Gutbrod, foi terminada em 1952. Em 1956, o 10.000º Porsche 356 deixou a fábrica, que tem sido consistentemente ampliada e atualizada com o decorrer dos anos. A Fábrica 3 da Porsche foi inaugurada em 1960, e também abriga os departamentos de vendas e de assistência ao cliente. Imediatamente após a introdução do Porsche 911, a Porsche KG, como era chamada a empresa naquela época, assumiu a Reutter Coachbuilding and Body Construction em 1964, com sua equipe de aproximadamente 1.000 funcionários. Hoje, todas as versões do 911 e do Boxster e todos os motores da Porsche são construídos em Zuffenhausen. A fábrica está dividida em oficinas de carroceria, pintura, montagem de veículos, estofamento, montagem de motor e teste de dinamômetros. Com o objetivo de assegurar uma produção flexível em uma área confinada, a Porsche desenvolveu soluções especiais, incluindo produção em múltiplos andares nas oficinas de carroceria e montagem de veículos. Outra característica especial é que os modelos de série da Porsche são construídos junto com as versões para corrida, em uma mesma linha de produção. Uma nova oficina de pintura, particularmente ecológica, será inaugurada em 2011 e está sendo construída ao lado das Fábricas 1 e 5, nas antigas instalações da Dürr AG, adquirida pela Porsche no começo de 2008. O novo Porsche Museum foi inaugurado em janeiro de 2009 como outra homenagem a Zuffenhausen. Localizado virtualmente dentro da empresa, o museu expõe cerca de 80 carros clássicos. Mostras sobre a história da empresa são apresentados em uma área de exposições de 5.600 m². Como o projeto de construção mais espetacular já encomendado pela Porsche, o Porsche Museum não apenas entrou para a história da empresa, como também enriquece toda a região de Stuttgart como um destaque na cultura e arquitetura. O Porsche Museum está homenageando o 60º aniversário da Porsche em Zuffenhausen com uma mostra especial. O início e o desenvolvimento da produção em Zuffenhausen estão sendo apresentados através de uma série de fotografias nesta mostra que vai de 20 de março a 09 de maio de 2010. Outro destaque é o primeiro Porsche 356 Coupê construído em Zuffenhausen, mostrado pela primeira vez no museu depois de um minucioso processo de restauração. O Porsche Museum fica aberto de terça a domingo, das 09h às 18h. Visite o site na internet www.porsche.com/museum para mais informações.

Novo Fiat Uno circula camuflado pelo Brasil

Ação de consumo exige recall de Honda Civic

Corre na 9ª Vara Cível de Curitiba uma Ação Coletiva de Consumo movida pelo Ministério Público do Paraná contra a Honda Automóveis do Brasil. A ação foi motivada pelo caso da condutora Maria Consuelo Guimarães, que sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus no antebraço, pulso e mão esquerda, após acionamento do airbag do veículo New Civic, modelo 2007, de sua propriedade, numa colisão com outro carro em março de 2007, em Curitiba. Conforme perícia realizada pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), a motorista foi submetida a temperaturas acima de 250º C no volante, depois de inflado o equipamento. Em sua defesa no processo, a concessionária da Honda Nipon Sul argumenta que não foi detectada qualquer anomalia no funcionamento do airbag e que as lesões foram provocadas por abrasão – “atrito do equipamento disparado em alta velocidade”. O MP do Paraná exige que seja realizado recall para troca do equipamento dos modelos New Civic 2007, fabricação 2006. A ação coletiva foi enviada à 9ª Vara Cível de Curitiba poucos meses antes do recall realizado pela montadora em fevereiro deste ano nos EUA, justamente para troca de airbags de três modelos de veículos -- entre eles o Civic, com fabricação em 2001 e 2002. A empresa constatou, até julho de 2009, 12 casos em que o dispositivo se rompeu depois de acionado. No entanto, a convocação não atingiu o Brasil. Para o recall, foram chamados os proprietários de mais de 378 mil veículos, fora os 444 mil convocados no ano passado.

“Fidelidade Mecânico Dayco” comemora 2 anos

O programa de vendas “Fidelidade Mecânico Dayco”, completa dois anos de seu lançamento no próximo mês de abril. E com um sucesso inédito no setor de autopeças: nada menos de 30.000 mecânicos estão cadastrados e representam todos os estados brasileiros. Sua fórmula é simples e objetiva. Após preencher o formulário de adesão e se cadastrar – no site www.mecanicodayco.com.br ou pelo 0300-101-0050 ou, ainda, escrevendo para a Rua Santa Justina 660, SP/SP -, o mecânico deve registrar, num destes mesmos endereços, os códigos encontrados nas raspadinhas existentes nas embalagens de todos os produtos Dayco. Depois é só acumular pontos e resgatar os prêmios disponíveis. Destaque-se que a data final para o resgate dos prêmios cadastrados no início da campanha foi prorrogada e termina neste mês de abril. O importante é que o resgate do prêmio poderá acontecer a qualquer momento dentro do prazo estipulado. No segmento de promoção de vendas do setor, não existe uma forma mais fácil para o aplicador ser premiado e ganhar centenas de prêmios. O objetivo principal da campanha é o de conquistar um estreito relacionamento com os aplicadores que escolhem a marca Dayco no momento da compra. Nestes dois anos de duração, a promoção de vendas “Fidelidade Mecânico Dayco”, programa que não tem data prevista de encerramento, também inovou com promoções especiais no Dia dos Pais, Dias das Crianças, Natal, pontos contados em dobro na linha de tensionadores e outros. Com o envolvimento de aplicadores das principais cidades do País, em São Paulo (capital/ABC) atualmente concentra-se o maior número de participantes do programa, com 24,5%, seguindo-se o interior paulista com 11,7% e a região do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, que acumula 9,6%. Minas Gerais tem 8,5% de participação, o Paraná 7,1% e o Rio Grande do Sul 6,2%. Seguem-se vários estados na faixa de 5%, sendo que o Rio de Janeiro, em comparação com março de 2009, foi o que mais cresceu em cadastros e freqüências de acesso ao site: 162%. Outros significativos crescimentos ocorreram no Paraná (85%) e interior de São Paulo (71%). Esta vitoriosa promoção de vendas mostra uma freqüência média de acesso de 72% dos cadastrados, o que representa que, além de acessar o site para ganhar prêmios, os aplicadores também usam esta ferramenta como consulta de suas dúvidas técnicas. Os cupons cadastrados ainda confirmam a liderança da Dayco Power Transmission no mercado de correias automotivas (o produto campeão de cadastramento é o de correias dentadas, seguindo-se as correias Poly-V). No total do mercado nacional de correias, a Dayco detém 30%, sendo que na linha de correias dentadas sua participação é de 42%.

DRAFT lança aditivo para injetores e carburadores

O acúmulo de resíduos proveniente da própria destilação da gasolina pode danificar os componentes do veículo. Pensando na manutenção preventiva do seu automóvel a DRAFT apresenta o Limpador de Injetores e Carburadores. O aditivo mantém limpas as partes internas do motor e sistema de alimentação, permitindo melhor dirigibilidade e vida útil para o motor. O Limpador de Injetores e Carburadores DRAFT proporciona o melhor desempenho, economia de combustível e menor emissão de poluentes. O produto elimina resíduos indesejados e permite que o motor trabalhe otimizando o fluxo de combustível. Ele foi desenvolvido especialmente para o tratamento direto da gasolina no tanque do veículo, atuando também nas válvulas de admissão e no controle de depósitos na câmara de combustão. O aditivo DRAFT para injetores e carburadores é indicado para motores a gasolina e não danifica os catalisadores.

Porsche é o mais confiável, segundo J.D. Power

Os veículos produzidos pela Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, sediada em Stuttgart, continuam a atender os mais elevados padrões de qualidade nos EUA, o maior mercado de exportação da empresa. Esta conclusão foi tirada a partir do resultado da mais recente pesquisa de opinião denominada “estudo de confiabilidade de veículos”, conduzido pela empresa norte-americana de pesquisa de mercado J.D. Power, anunciado no dia de ontem. No estudo, a Porsche ficou em primeiro lugar. Mais de 52.000 respostas enviadas por proprietários originais de veículos foram avaliadas. Na prestigiada pesquisa de marcas, os proprietários originais de carros com três anos de idade responderam à pesquisa relacionada à confiabilidade durante os últimos doze meses. Michael Macht, Presidente e Diretor Executivo da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG declarou: “Estamos muito satisfeitos por termos ficado em primeiro lugar no quesito confiabilidade no prestigioso estudo de confiabilidade de veículos conduzido pela J.D. Power. Essa classificação ocorreu devido à consistente alta qualidade em nosso trabalho e ao nosso enfoque ao cliente, e ela é uma prova do trabalho árduo pelos funcionários da Porsche nos últimos anos. Este prêmio mostra que nossa estratégia de sustentabilidade está rendendo frutos. O desafio não é alcançar um alto padrão de qualidade em curto prazo, mas sim assegurar a continuidade dessa qualidade no decorrer de muitos anos. O fato de que recebemos esse prêmio reflete a satisfação dos clientes da Porsche com a qualidade do veiculo usado, e temos muito orgulho disso”.