Post originalmente publicado no Blog do Play dia 23/02/2011
A Dacia, subsidiária da Renault soltou nota "comemorando" as três estrelas obtidas no EuroNCAP, entidade independente de segurança viária. Alegou que os objetivos do projeto foram conseguidos com sucesso ao usar o know-how da matriz francesa. Mas para os detratores, o "Lada" romeno não foi bem o suficiente já que tirar cinco estrelas não é uma vitória, mas sim uma obrigação, mas perto de alguns chineses que foram avaliados no passado foi um resultado exemplar. Resumo: depende do ponto de vista.
Segundo o relatório da entidade, as portas não abriram durante os impactos e quando o carro estava parado foram abertas sem problemas para facilitar o trabalho dos socorristas. Para os ocupantes adultos a proteção chega a 74% e para as crianças chega a 78%. O problema é quando ocorre um atropelamento, já que só conseguiu 29% de aprovação. E para arrancar mais uma estrelinha, não havia controle de estabilidade no veículo avaliado, mas opcional no modelo vendido ao público. A pergunta do título que abre esse post é porque brasileiro é um povo muito exigente quanto a avaliações internacionais, mas que quer preços chineses, uma equação difícil de se resolver.
Célula de sobrevivência reforçada e bancos com limitadores de movimento garantiram algumas estrelas.
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