sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ford Vertrec Concept: Sucessor do Ecosport será global

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 22/02/2011
Para quem estava curioso para saber como seria o carro que sucederá o já veterano Ecosport a resposta está aí. Apresentado no Salão de Detroit, mês passado, agora será a vez dos europeus conhecerem o sucessor do Kuga, um crossover do mesmo porte do nosso nacional.
O design será baseado na linguagem visual Kinetic que já estampa os novos carros da Ford como o nosso "velho" Focus (veja aqui), o "new" Fiesta (confira aqui) e o novo Focus apresentado na Europa (agora aqui). O foco será na economia de combustível e a redução de emissões, especialmente a que tira o sono dos europeus médios, a emissão de CO². Veja o que dizem os principais executivos da Ford sobre o novo conceito:
"O conceito Vertrek é uma solução sem concessões que, na nossa percepção, os clientes de utilitários esportivos vão aprovar em todo o mundo", disse Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "Ele é uma revolução em relação ao que normalmente se vê nesse segmento na América do Norte e uma evolução de estilo comparado com produtos de outras regiões do mundo. Seu novo design é mais suave e eficiente na economia de combustível e proporciona a capacidade que os clientes de todo o mundo desejam, tanto para os passageiros como para a bagagem."
“As exigências dos consumidores estão convergindo globalmente para um utilitário esportivo que ofereça estilo, prazer de dirigir e, ao mesmo tempo, o conteúdo, o desempenho, a tecnologia envolvente e a economia de combustível que eles esperam”, disse Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço Global. “O conceito Ford Vertrek nos permitirá ouvir diretamente desses consumidores as escolhas que eles estão preparados a fazer, na medida em que desenvolvemos um futuro modelo de produção para trazer à vida todos esses atributos.”
"Esse segmento é diversificado em todo o mundo", disse Farley. "Na América do Norte, eles são considerados carros pequenos, enquanto na Europa e outros mercados são classificados como médios. Não importa como se queira classificá-lo, o segmento é extremamente importante e apenas os fabricantes que demonstrarem liderança em design, tecnologia com foco no cliente, desempenho e economia de combustível serão bem sucedidos."
A nova geração deverá receber os motores Ecoboost de 1.6l que apesar de não terem a potência anunciada devem render bem mais que os 105 cv a etanol do motor atual Zetec RoCam que equipa o Ecosport, bem como os novos Duratorq a diesel 2.0. E a Ford pretende equipar todos os seus novos modelos com câmbios de seis marchas até 2013. Além da economia de combustível do novo motor, que será equipado também com sistema que recupera o calor perdido nas frenagens para recarregar as baterias e assim poupar mais combustível. Com ele, a Ford pretende substituir o Ecosport no Brasil e América do Sul, o Kuga na Europa e o Escape nos EUA além de algum modelo similar no mercado asiático.
Interior futurista deverá dar lugar a um mais convencional na versão de produção, mas adianta alguns elementos que serão usados no painel da versão de produção.
Mais detalhes do interior, como o console central flutuante com porta-objeto e os detalhes em vermelho. As barras metálicas nos bancos são apoios para a coluna do ocupante.
O console flutuante vai até o banco traseiro, ao lado o controle do multimídia e abaixo o porta-malas que repete os mesmos elementos gráficos dos bancos. Detalhes do conceito que usa clichês como câmera em lugar dos retrovisores e as enormes rodas que agradam designers e tuneiros.
A frente já adianta de como será a versão de produção do sucessor do Ford Kuga, no qual se inspira, e do Ecosport nacional.
As rodas grandes e os enormes contornos dos paralamas dão a impressão de robustez que os clientes anseiam em um crossover.
Faróis e lanternas recebem tratamento mais refinado, o que deve sumir na edição de produção que receberá unidades mais comuns.
O teto de cristal panorâmico que cobre parcialmente o teto do para-brisas à quinta porta, na altura do defletor que abriga também a luz elevada de freio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário