quinta-feira, 31 de março de 2011

Nova família de suspensões customiza soluções e reduz peso

Mais do que um conceito inovador, as novas suspensões da Família Modular desenvolvidas pela Suspensys ampliam o potencial de atendimento aos clientes nas aplicações em veículos comerciais até então não contempladas no seu mix de produtos.
A decisão de inovar surgiu da análise do mercado, que cada vez mais exige o produto certo para aquilo que será transportado. Desta forma, o dimensionamento do produto impõe grande flexibilidade dos fabricantes, rompendo com paradigmas até então aceitos.
A nova família de suspensões pode ser aplicada em veículos com suspensões mecânicas com feixes de molas parabólicas e trapezoidais, mas também pode ser utilizada em suspensões pneumáticas com dois ou quatro balões por eixo, ou mesmo, trocando as molas é possível usar o produto em veículos plataformas (rígidos). Ou seja, o conceito modular abrange diversas versões: 6x4, 6x2 e 4x2 gerando, através de suas variações, pelo menos 10 (dez) configurações diferentes.
Vantagens para o cliente:
- Flexibilidade na mudança do mix
- Diminuição do inventário de peças
- Agilidade na montagem dos itens
- Peso entre 25 a 30% menor
Este salto tecnológico, inédito, trouxe outra significativa vantagem que é a redução de peso da suspensão entre 25 a 30%. E tudo isso já é realidade desde o final do ano passado, quando a Suspensys iniciou o fornecimento da primeira suspensão modular para a MAN. Trata-se da suspensão 6x4 que está sendo aplicado em cavalos mecânicos.
De acordo com o gerente da Engenharia, Valter Vargas, entre as grandes mudanças ocorridas nas versões mecânicas está o pivotamento da mola que, por estar mais próxima ao chassi, passou a exigir menos esforços deste, permitindo o uso de componentes menos robustos. Vargas enfatiza que a família de suspensões modulares foi uma resposta de customização da suspensão para os veículos comerciais e, também, uma antecipação às tendências futuras. “Estamos preparados para a aplicação de produtos vocacionados, ou seja, estamos prontos para atender uma gama ainda maior de aplicações, dentro da realidade de cada cliente e produto”, informa. (Imagem: Suspensys)

Nenhum comentário:

Postar um comentário