quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Qualidade sem aumento de custo

As empresas do aftermarket automotivo estão em constante evolução, acompanhando as tendências de mercado principalmente quando o assunto envolve legislações ambientais. À exemplo da cidade de São Paulo, que desde 2008 tem um programa ativo de inspeção ambiental veicular, outras regiões do Estado de São de Paulo e também outros Estados brasileiros começam a desenhar os projetos de verificação de emissões de gases poluentes emitidos por veículos automotores.
Esta é uma situação que vai mexer com o mercado como um todo, da oficina ao fabricante de autopeças e também de ferramentas e equipamentos automotivos, e o caminho é se preparar para a nova demanda de serviços. E nada melhor do que a Certificação IQA para saber se o negócio está rentável ou não, oferecendo serviços de qualidade para que o cliente saia satisfeito, sem necessidade de retorno de garantia.
Recentemente estive em uma oficina que entrou em contato conosco, pois queria começar o trabalho de pré-inspeção veicular. Em algumas localidades as empresas de reparação e comércio de autopeças estão formando grupos para se fortalecer e oferecer aos clientes um diferencial de mercado.
Muitos estão entendendo que agir em grupo é mais fácil do que individualmente, pois conseguem ratear custos, trocar informações e às vezes até partilhar o uso de alguns equipamentos de custo elevado. Existem formas de buscar qualidade total sem aumentar os custos do negócio, pois algumas entidades oferecem subsídios para as empresas que querem evoluir. Mas, para isso, é preciso estar preparado e ter em mente que mudanças devem ser feitas.
Ao formar um grupo, os líderes buscam consultores que avaliam o quanto as empresas participantes precisam investir para conquistar o mesmo nível organizacional e técnico a partir de um padrão, um nível básico que deve ser o ponto de partida. Uma dica é utilizar a Certificação IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), pois esta é a proposta da certificação de serviços: um padrão básico de atendimento, para oferecer ao cliente um serviço de qualidade assegurada.
Uma prática do IQA é a não indicação de consultores, e nem a realização de consultorias, para que isso não prejudique o processo de auditoria e certificação. Porém, realizamos o treinamento de consultores, a partir das exigências da certificação, que passam a ser especialistas no assunto e, assim, podem orientar os participantes dos grupos sobre as práticas que ditam a certificação.
Dessa forma, se você já participa de algum grupo de oficinas ou lojas varejistas e atacados, e busca um diferencial no mercado, saiba que pode contar com o know-how do IQA, bastando para isso fazer contato e solicitar mais informações. Tal atitude fará você surpreender seus clientes cada vez que eles forem ao seu estabelecimento, pois nos dias de hoje, atender bem e com qualidade já não é mais um diferencial e sim uma obrigação, ultrapassando suas expectativas. (José Palacio é auditor técnico do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva)

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