Câmbios semiautomáticos
Caixa de dupla embreagem que equipa o VW Golf alemão |
Câmbios sem embreagem
São câmbios que dispensam o pedal de embreagem, substituído por contra-pesos que são acionados pela força centrífuga vindo do motor acoplando a embreagem. Após a “saída” um coletor de vácuo no motor desacopla a embreagem e permite a troca ou redução de marchas. Esses sistemas eram comuns na Europa nos anos 50 e 60 e aqui no Brasil equiparam veículos da DKW (Saxomatic). Posteriormente esse sistema mecânico foi substituído por uma central eletrônica e atuadores hidráulicos e aqui equipou o Palio (versão Citymatic) e o injustiçado Mercedes Benz Classe A (como opcional) nos anos 90.
Câmbios robotizados
Também conhecido por automatizado. São câmbios mecânicos em que a alavanca de câmbio e o pedal de embreagem são substituídos por atuadores hidráulicos controlados por uma central eletrônica que fazem todo o trabalho de troca de marchas. Tem as vantagens do câmbio automático por realizar sozinho a troca das marchas com opção de seleção manual caso o motorista queira assumir o controle.
Outras características são o preço baixo em relação a uma caixa automática comum e o fato do consumo de combustível ser o mesmo que de uma caixa totalmente manual. Uma reclamação constante desses câmbios e que os fabricantes se esforçam para eliminá-la é o “soluço” ou “cabeçada” quando o câmbio está em modo automático, como se fosse um motorista inexperiente dirigindo.
Representação esquemática do câmbio de dupla embreagem do Audi Q5. Para visualizar melhor clique para aumentar. |
Câmbios de dupla embreagem
Como o nome diz, são câmbios com uma embreagem dupla, cada uma delas responsável por um grupo de marchas (pares e ímpares por exemplo). Usa um sistema hidráulico ou eletrônico para efetuar as trocas, tanto no modo manual, por alavanca no console, quanto por “borboletas” atrás do volante. A vantagem é a rapidez nas trocas de marchas de alguns milissegundos, mas as desvantagens são o alto custo e as “cabeçadas” em modo automático que podem ser reduzidas com uma boa afinação do fabricante. Costuma equipar carros de luxo ou superdesportivos devido á rapidez das trocas e sem perdas de energia como ocorre com câmbios automáticos.
Caros, peço desculpas pelo atraso da coluna. Semana que vem encerro essa série e começo outra mais longa que abrange os tipos de carrocerias, fora uma surpresa especial que verão em breve. Aguardem...
ResponderExcluirPlay, não tem atraso algum. Tá muito legal a informação. Obrigado amigo.
ResponderExcluirSemana que vem vai sair uma coluninha extra, mas não posso dizer o que é senão estraga a surpresa...
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