No último mês de março o revendedor Iveco de Verona, Itália, e a Allison Transmission apresentaram o resultado da sua mais recente parceria, os novos caminhões movidos a CNG (Compressed Natural Gas - Gás Natural Comprimido), os mais ecológicos do mercado. O evento, que aconteceu em Verona nas dependências do novo escritório da Officine Brennero, reuniu 60 clientes além de representantes de empresas das mais diversas atividades vindos de várias regiões do norte de Itália, incluindo: Vêneto, Trentino, Emília-Romanha, Lombardia e Friuli-Venezia Giulia.
Dois veículos movidos a CNG e equipados com transmissões Allison estavam disponíveis para o Ride & Drive: um Iveco Stralis voltado para a coleta de lixo, fornecido pela Amia, empresa de serviços ambientais de Verona, e um Iveco Eurocargo, também desenvolvido para aplicações urbanas como a distribuição de produtos e o recolhimento de lixo. Um furgão Iveco Daily a CNG e um Daily elétrico, que despertaram grande interesse e curiosidade dos presentes, também estavam disponíveis para demonstração.
Federico Gaiazzi, diretor executivo da Officine Brennero, abriu o evento enfatizando o compromisso da Iveco com o meio ambiente, um sentimento que já é compartilhado pela Allison Transmission e pela Fiat Industrial. Dentro deste quadro de sustentabilidade, a Iveco tem ampliado sua preferência por usar motores a gás que contam com a certificação EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle - Veículos Ecológicos Avançados) em seus modelos, que se situam entre os mais ecológicos do mercado.
As transmissões Allison totalmente automáticas compõem a combinação perfeita para esses motores movidos a gás. Isso, porque elas multiplicam o torque do motor nas arrancadas e proporcionam uma transferência suave e contínua de potência para as rodas, garantindo melhor desempenho e excelente produtividade. Estes benefícios são ainda mais sensíveis quando uma transmissão Allison é utilizada em combinação com motores movidos por gás natural. A transmissão compensa a característica de menor torque nas baixas rotações existente nesses propulsores, aumentando o desempenho global do veículo.
O evento incluiu um seminário com informações sobre a concepção das transmissões totalmente automáticas, incluindo a ajuda visual proporcionada por um modelo de transmissão em corte, que ajudou a ilustrar a forma como o conversor de torque e as engrenagens planetárias trabalham. Na sequência, os convidados tiveram a oportunidade de dirigir os veículos e testemunhar as reais vantagens das transmissões automáticas Allison nos modelos Iveco. Ao final do dia, os participantes elogiaram o funcionamento silencioso e a excelente manobrabilidade dos veículos, mesmo em velocidades muito baixas. Muitos fizeram comentários favoráveis sobre a grande motricidade dos modelos equipados com as transmissões Allison.
Empresas de todos os segmentos que atuam no norte da Itália, muitas das quais já são clientes Allison, participaram do evento. Massimo Carini, por exemplo, é gerente de manutenção da Iren Piacenza, que gerencia uma rede de distribuição de gás ao longo de mais de 5.600 quilômetros, além de realizar serviços ambientais para 112 municípios. Carini comentou sobre os investimentos que sua empresa vem fazendo nas transmissões automáticas.
"Temos vários caminhões Eurocargo e Stralis equipados com transmissões Allison. Compramos os primeiros em 2000 e o retorno do investimento foi acima das nossas expectativas. Os motoristas estão menos cansados no final do dia, e pelo fato de não ter que se preocupar com as mudanças de marchas são significativamente mais produtivos. Além disso, não tenho que me preocupar com avarias de embreagem, o que é comum de acontecer a cada 50 mil ou 60 mil quilômetros em veículos equipados com caixas de câmbios manuais".
"As transmissões Allison, por causa da sua facilidade de operação, dispensam um treinamento muito rigoroso na formação do nosso quadro de motoristas. Já as transmissões manuais requerem motoristas com grande experiência" continua Carini. "Isso é melhor para os municípios, proprietários e gestores de frotas, já que os veículos equipados com transmissões automáticas permitem uma maior flexibilidade de horários de trabalho e de disponibilidade de veículos e funcionários".
Mirco Mazzon, proprietário do Grupo Veritas, de Veneza, comenta: "Há vinte anos, estávamos entre os primeiros a idealizar que o lixo fosse recolhido lateralmente nos caminhões. E achávamos que esta modernidade tinha de ser acompanhada da tecnologia mais avançada no mercado, ou seja, transmissões totalmente automáticas Allison, montadas sobre caminhões Iveco. Os resultados obtidos nos deram razão. Os primeiros quatro caminhões, quase protótipos na época, nos proporcionaram grande satisfação e ainda estão funcionando perfeitamente. Além disso, foram utilizados como uma plataforma experimental por outros municípios de Barcelona, na Espanha. Eles vieram a Veneza para estudar como os nossos veículos trabalhavam para, a seguir, adotá-los na Catalunha.
Depois de dirigir o caminhão Stralis, Pierluigi Marchetti, da Servizi Comunali SpA, tinha muito a dizer. Encarregado dos serviços ambientais de 52 municípios ao redor da cidade de Bérgamo, Marchetti admite: "Temos vários caminhões Iveco Stralis em nossa frota, e gostamos deles. E também estamos muito interessados na opção com transmissão automática Allison. Recentemente adquirimos um Stralis de três eixos equipados com uma transmissão Allison. Quando o operador não está disponível, eu preciso sair do escritório e substituí-lo. Confesso que sempre escolho o Stralis equipado com a transmissão Allison. É mais fácil de conduzir e manobrar. No que diz respeito aos custos, eles foram checados cuidadosamente. Com as caixas de câmbio com mudanças manuais todos os anos temos que substituir embreagens, e a cada dois anos substituímos a caixa de câmbio completa. Esta, sem dúvida, é uma despesa bastante alta para nós".
Sergio Camolese, gerente da Allison Transmission para o sul da Europa, concorda: "A Allison atua nesse setor há mais de 40 anos, e nossas transmissões se tornaram quase um símbolo, como testemunham muitas empresas em todo o mundo. Em cidades europeias como Turim, Milão, Roma, Paris, Madri, Londres e Berlim, o recolhimento de lixo é feito principalmente com veículos equipados com transmissões Allison".
Eurocargo ML 120EL20/P CNG
O Eurocargo é um caminhão extremamente versátil. Desde que chegou ao mercado, há quase 20 anos, mais de meio milhão de clientes escolheram este veículo devido às suas múltiplas aplicações. E quase todas as versões estão disponíveis com transmissão Allison totalmente automática.
O Eurocargo CNG da Officine Brennero é movido por um motor Tector com 200 cv de potência e torque de 66,28 kgfm a 1.250 rpm. O veículo não só satisfaz as normas antipoluição Euro 5 da comunidade Europeia, mas também as mais rigorosas exigências de emissões EEV. Equipado com uma transmissão Allison da Série 2500, o CNG Eurocargo é capaz de reduzir sensivelmente os custos relacionados com combustível, quando se considera a eficiência da transmissão automática e o preço do gás natural. Ideal para tarefas nos centros urbanos, como as aplicações de distribuição e o recolhimento de lixo, o silencioso motor a gás permite sua utilização nas cidades, mesmo durante o período noturno.
Stralis AD-N260S27Y CNG
O Stralis (foto) é um caminhão Iveco perfeitamente adequado para receber equipamentos voltados para o recolhimento de lixo. A versão a gás, disponibilizada pela Amia para o Ride & Drive, é altamente ecológica e tem baixíssimos níveis de emissão de gases de escapamento e de ruídos. É alimentado por um motor FPT Cursor 8 de 7,8 litros que produz 272 cv de potência e torque de 112,16 kgfm a 1.735 rpm. A transmissão é uma Allison da Série 3500 com seis marchas à frente.
As vantagens das transmissões automáticas são extremamente evidentes no Stralis CNG: maior conforto para o operador e facilidade de manobras em baixa velocidade com redução significativa da fadiga do condutor. Menores custos com manutenção e melhor aproveitamento do combustível, permitem reduzir os custos operacionais. Como as transmissões Allison proporcionam uma contínua transmissão de potência para as rodas, mesmo durante mudanças de marchas, o caminhão faz melhor uso do combustível. O conversor de torque multiplica o torque do motor assegurando um elevado nível de desempenho do veículo. Com acelerações mais efetivas e velocidades médias mais elevadas, os caminhões são capazes de atingir um equilíbrio ótimo entre consumo de combustível e produtividade.
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