terça-feira, 30 de junho de 2009

Irmão caçula do DB9

O que as marcas especializadas na fabricação de autos esportivos andam pensando dos urbanos? Elas estão achando que é um nicho de mercado que tem futuro e exemplo disso é o Smart. que a cada mês coloca 100 unidades nas ruas e avenidas brasileiras. O temperado MINI, um dos ícones indústria automotiva mundial, mesmo contando com um preço salgado, põe para ferver o já transbordante caldeirão dos urbanos aqui na terra dos Fusca. A Fiat, seguindo o mesmo caminho, anunciou outro dia a chegada do seu modelo 500, outra lenda automotiva. Porém, o que ninguém esperava era a inglesa Aston Martin, fabricante do espetaculoso DB9, equipado com motor V12, gerando 450 cv de potência, viesse a anunciar um acordo com a Toyota com a finalidade de fabricar o chamado Cygnet, construído tendo como base o Scion iQ. De acordo com a notícia, a empresa escolheu o iQ porque o modelo nipônico obteve a nota máxima no Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), instituto europeu que avalia a segurança dos veículos fabricados no velho continente. Segundo fontes, o carro da Aston Martin começou a ser produzido em 2008, sendo que em março do ano anterior, foi apresentado como conceito. O que chama atenção do irmão caçula do DB9, são suas dimensões: 3 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,50 de altura. O Kia Picanto, para termos de comparação tem 3,53 m de comprimento, 1,59 m de largura e 1,48 m de altura, enquanto que o Smart possui 2,60 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,54 m de altura. Logo, logo o iQ Aston Martin estará rodando pelos países da Europa e quem sabe, os brasileiros poderão usufrir de tanta versatilidade com um grande pitada de economia. Ninguém tem notícia sobre o motor que impulsionará o "bichinho". Fricção ou corda? Acredito que não.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

VICO, a motoneta elétrica da Traxx

Ideal para quem vai para o trabalho ou andar pequenos percursos como clubes, condomínios, ou a padaria do bairro, a VICO motoneta elétrica fabricada pela Traxx, promete uma boa economia com emissões zero. O selim leva apenas o piloto e o fabricante não informa o peso máximo que o veículo pode suportar. Quem precisa guardar ou levar pequenos objetos como capacete, comprinhas de emergência no supermercado ou farmácia pode contar com vários porta-trecos, um porta-capacete e todos com chave. E por falar em chave os amigos do alheio terão alguma dificuldade caso queiram levá-la embora. Além de um alarme que dispara a buzina e trava a roda traseira, e se mesmo assim você acha que não é o suficiente há ainda uma chave-geral para desligá-la.Com motor elétrico de 350 W no cubo da roda traseira, quase meio cavalo de potência e 0,71 KGM/F, não dá para se aventurar em avenidas de trânsito rápido ou estradas, mesmo as de terra. A velocidade máxima segundo o fabricante chega aos 35 km/h, mas a velocidade de cruzeiro é de 25 km/h e encara rampas de até 15 graus. Em compensação a manutenção é mínima, já que quase não usa óleos e lubrificantes e as lâmpadas são de 12 volts. E o custo por quilômetro rodado é de 0,035 centavos contra 0,063 de uma moto 100-125 cm³. A autonomia é de 80 km indicada por um manômetro no painel e garantida pelas quatro baterias ligadas em série somando 48 volts e que são recarregadas em 110 ou 220v e mais uma vez o fabricante não informa o tempo de recarga. Quem quiser uma dessas por causa da consciência ambiental pode ficar tranquilo que noventa por cento de nossa energia é gerada por hidrelétricas, o que praticamente zera o índice de carbono emitido durante a recarga da motoneta. Se isso não for suficiente, então vá de bicicleta ou a pé.

Ferrari F450. Sucessora da F430

Pelo que parece, já está tudo combinado, mas em se tratando da marca da Casa de Maranello, tudo pode acontecer. Os testes da nova Ferrari F450, sucessora da F430, estão no final e em flagrante do site worldcarfans.com, a que será, sem dúvida a vedete do Salão do Automóvel de Frankfurt, que acontece em setembro na Alemanha, andando pelas ruas da Europa. As linhas do novo modelo são mais curvas e com laterais mais salientes. Vem equipada com motor 4.5 litros de 500 cv de potência, câmbio de 7 marchas com dupla embreagem. A grande novidade, que ninguém confirma, mas que é bem certo de estrear na série é o KERS, o sistema de aproveitamento de energia das frenagens, item que marcou seu "debut" na F1 este ano. A Ferrari é mais ansiosa que seus admiradores e o lançamento do novo modelo pode ocorrer antes do salão alemão. Que ninguém duvide disso.

sábado, 27 de junho de 2009

Panamera: Porsche "for four"

Antes de ser lançada em 2009, o Cayenne, era o único Porsche que acomodava com conforto quatro passageiros ou mais. Os modelos tradicionais da marca de Stuttgart, Alemanha, são carros feitos para o motorista, com no máximo um passageiro e no banco traseiro, alguma bagagem que ficasse fora do pequeno porta-malas. De jeito algum, viajavam mais do que quatro pessoas num Porsche. Porém, com a chegada do Panamera, novo modelo quatro portas, apresentado em 2009 no Salão de Genebra, Suiça, resolveu o problema de conforto para mais dois ocupantes. Possui quatro lugares com espaço suficiente para o conforto dos passageiros e porta-malas com capacidade estimada em 450 litros. Ele é o que pode se chamar de "911 de Itu", cidade do interior de São Paulo, conhecida por sua mania de grandeza de seus objetos. O Panamera é concorrente direto do Mercedes-Benz CLS e do futuro Aston Martin Rapide. Seu motor, uma verdadeira "usina" de força é montado em sua dianteira. São três opções de motores disponíveis para o modelo quatro portas da Porsche. O primeiro fornecido pela conterrânea VW, de seis cilindros, 3.5 litros e potência beirando os 300 cv. As outras duas são "usinas" feitas na própria Porsche. Uma de 350 cv e outra, biturbinada, passando dos 560 cv. O Panamera não precisa acelerar muito para dar pau no Mercedes-Benz CLS 63 tratado pela AMG, que atualmente conta com 521 cv de potência. Se por um acaso a MB pensar em acelerar mais fundo e perturbar seu compatriota, a marca de Stuttgart tem no fundo da oficina, montadinho, um V10 de 710 cv, que atualmente equipa o Carrera GT. É só mexer.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

"The Speed Square"

Sábado passado, lá na reunião habitual da Eurobike,"the Speed Square" da cidade, um exemplar puro-sangue apareceu. Maserati GT automática, cor branca. Absurdo de automóvel, chamada de "Ferrari de Luxo" e bota luxo nisso. Um "foguete" de duas portas, 4 escapamentos para humilhar a freguesia que vem atrás, motor V8 de 440 hp, 4691 cc. E para os que gostam de sentir o fundilho molhado, 295 km/h de velocidade máxima. Precisa mais? Precisa: O documento no nome de quem está escrevendo e possivelmente, de quem está lendo. Brincadeirinha!!!

Fiat Strada Cabine Dupla

A picape Strada, líder de vendas em comerciais leves, quer manter a posição na tabela e por isso mesmo semana que vem, a Fiat apresenta o modelo Cabine Dupla. Após o lançamento, serão oito versões de acabamento (duas Fire, quatro Trekking e duas Adventure) e contando com dois tipos de motores (1.4 Flex e 1.8 Flex) e três opções de carrocerias, começando com a simples, passando pela estendida e chegando na dupla. Seu preço deve girar em torno de R$ 46.000,00, o modelo Adventure e chega para atender ainda mais o apelo dos que necessitam de versatilidade, tanto no uso do lazer, como para o urbano.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Who's bad?

O mundo pop está muito mais triste hoje. O cantor Michael Jackson morreu aos 50 anos, após uma parada cardíaca. Quem em algum momento da vida não fez um gesto de querer acompanhar algum sucesso do cantor? Muita gente em todos os cantos do mundo. Meio século vivendo entre o céu e o inferno e às vezes dava uma chegadinha na terra, onde deixava seus fãs e admiradores de boca aberta com a leveza de seus passos de dança e aquele gritinho inconfundível. Por isso ele era o "rei do pop" e eu não tinha a menor dúvida disso. Gosto de muitos tipos de música, mas a de Jackson era diferente de tudo. Era diferente de tudo e de todos. Se fez plástica, tentou ficar de outra cor, gostou de uma maneira diferente de crianças, isto tudo pouco importa. A figura do artista Michael Jackson ficará na retina e sua voz, nos tímpanos de todos nós. Se Elvis Presley até hoje não morreu, com Michael Jackson não será diferente. Quem sabe foi para a "Terra do Nunca", que desenhou, construiu e hoje curte sem a menor cerimônia. Descanse em paz.

A Indy na terra do etanol

Uma etapa da IRL de 2010 tá prestes a ser aprovada para acontecer em Ribeirão Preto. Esse pessoal da organização adora dinheiro, mas não tanto como "Mister Bernie", então qualquer trocado que pingar tá valendo. Gostaria de saber de alguém da administração municipal, onde será demarcado o circuito, já que será uma corrida de rua? Em quais ruas? Longe das enchentes? Longe dos buracos e das favelas? Muito bonito ter uma etapa da Indy na cidade, mas acredito que o cidadão normal precisa de coisa mais importante que isso. Eu gosto muito de corridas, mas o momento é de sanear a cidade. Já pensaram na estrutura para receber uma etapa da IRL que a cidade precisará dispor? Esse pessoal da velocidade tá acostumado com hotéis de mais de cinco estrelas e RP tem poucos, que se forem contados na mão esquerda do presidente Lula, não chegam a quatro. Fora outros detalhes que irão surgir. Vale lembrar que os postos de abastecimento, do jeito que a coisa caminha, vão ficar nervosos, vendo aquele etanol jorrando das válvulas de abastecimento dos F-Indy e o lucro deles escorrendo pelas "curvas de nível" do circuito. Milton Leite diria: "Que beleza!!!".

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Agile é o nome do novo Chevrolet

Já tá todo mundo sabendo o nome do compacto de 4 portas que dará origem a uma nova família de automóveis Chevrolet, até agora conhecido como projeto Viva. O novo modelo levará o nome de Agile, informação divulgada oficialmente pela General Motors. O novo veículo será fabricado pela GM em Rosário, Argentina, para todo o Mercosul e deve ser lançado no último trimestre de 2009 e em seu avesso deve vir escrito "echo a mano".

Pajero V6 Flex by SR ?

Tá na moda escrever, dizer e gritar "by". Vamos aproveitar enquanto tá valendo. Hoje, 24, foi lançado o novo Mitsubishi Pajero V6 bicombustível, 200 cv, 3.5 litros e 24 válvulas. Além do motor, recebeu um "tapa" no visual, o chamado face lift, sem aquela prestimosa colaboração da marca SR - leia-se Souza Ramos - que em época remota colocou no mercado alguns veículos feitos com o design levando a chancela do empresário paulista, usando fibra até onde não podia. Um exemplo que muitos vão lembrar, foi a van Ibiza, um misto de... com... Ainda bem que os Pajero ficaram livres das pranchetas dos desenhistas do "seu Eduardo". O mercado automotivo agradece e espera até agosto a chegada do novo Pajero nas revendas da marca.

BMW 120. Cabelos ao vento

Claro que não é para muitos, pois a incidência de homens desprovidos de cabelo é muito grande. Chegou na revenda da marca, a BMW 120 Conversível. Motor 2.0 e 150 cv de potência, proporcionando ao descapotável boa performance. A capota é de lona e logo mais chegará a de capota dura, o que é muito mais seguro nos dias em que estamos vivendo. Quanto aos cabelos ao vento, é aproveitar enquanto se tem. Depois...

O começo sempre é difícil, mas não impossível

É o começo e como nem tudo é perfeito, apanha-se um pouco, mas chega-se no lugar. os textos comentados até agora foram do blogueiro de primeira viagem, mas agora as coisas estão diferentes e graças ao Play (Sergio Luiz), colaborador do Jornal A Cidade, tudo está em seu devido lugar. Agora tá valendo. Vou zerar o cronômetro e abrir outra volta. A gente se vê na linha de chegada. Até lá.

Jaguar do Lord

No auge da conversa, na mesma Eurobike, no encontro de sábado, apareceu um exemplar raro de automóvel. Um Jaguar E Type V8 conversível, verde garrafa. Conservado é pouco. Mais original que a palavra original. Segundo o seu dono, sempre com aquela fleugma londrina que lhe é peculiar, é um dos automóveis que mais gosta de seu "pequeno" acervo. Pura modéstia.

Gasolina boa queimada!!!

No comentário que deveria ser postagem, falei de Maserati GT, Lamborghini, Ferrari 430, Porsche de tudo o que é modelo, dos mais aos menos bravos e os americanos Mustang que rasgam as avenidas e ruas da cidade, queimando gasolina da melhor qualidade. Ribeirão Preto é sem dúvida uma das cidades que tem mais carros importados pore metro quadrado.

O começo sempre é difícil, mas não impossível

É o começo e como nem tudo é perfeito, apanha-se um pouco, mas chega-se no lugar. os textos comentados até agora foram do blogueiro de primeira viagem, mas agora as coisas estão diferentes e graças ao Play (Sergio Luiz), colaborador do Jornal A Cidade, tudo está em seu devido lugar. Agora tá valendo. Vou zerar o cronômetro e abrir outra volta. A gente se vê na linha de chegada. Até lá.

Blog do Moquenco

A idéia foi do Play Mobil, lá do Jornal A Cidade. Perturbou para que eu criasse um espaço para escrever e ser escrito de um tudo. Tá na tela rapaziada, é só manda ver. Sucesso para todos nós.