domingo, 31 de julho de 2011

JAC J6 será apresentado dia 3 de agosto no Brasil

sábado, 30 de julho de 2011

Reposição: TDM/Cobreq lança pastilhas dianteiras para 16 modelos da Fiat

A TMD Friction do Brasil – parte do grupo que é o maior fabricante mundial de pastilhas e lonas de freio – fechou o mês de julho com o lançamento, no mercado de reposição, de pastilhas de freio dianteiras Cobreq para 16 modelos da Fiat, montadora da qual é fornecedora de produtos originais.
São pastilhas para os freios dianteiros de várias motorizações dos Fiat modelos Punto, Idea, Palio, Palio Weekend, Siena, Strada, Doblò, Stilo, Uno Mille Economy, Uno Mille Economy Way, Fiorino, Bravo Essence, Bravo Essence Dualogic e Bravo Absolute.

Veículos e produtos

Estes são os veículos Fiat que, produzidos a partir de determinado ano, contam com as pastilhas Cobreq no mercado de reposição:
- Punto (todos) – a partir (>) de julho de 2009
- Idea 1.4 – > julho de 2009
- Idea 1.8 - > maio de 2010
- Palio 1.8 - > julho de 2009
- Palio Weekend 1.8 - > julho de 2009
- Siena 1.8 - > julho de 2009
- Strada 1.8 (foto) - > julho de 2009
- Doblò - > novembro de 2009
- Stilo 1.8 - > fevereiro de 2010
- Uno Mille Economy - > outubro de 2010
- Uno Mille Economy Way - > agosto de 2010
- Fiorino - > julho de 2010
- Bravo Essence 1.8 16V - > dezembro de 2010
- Bravo Essence 1.8 16V Dualogic – > dezembro de 2010
- Bravo Absolute 1.8 16V - > dezembro de 2010

Garantia de tecnologia e qualidade

Fornecedora de pastilhas e lonas de freio originais das mais conceituadas montadoras do mundo, os produtos TMD Friction, com a marca Cobreq no mercado brasileiro, são uma garantia de tecnologia e qualidade.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

JAC vai produzir no Brasil

Ford Fiesta comemora 15 milhões de unidades produzidas no mundo

Hyundai é eleita a marca mais leal nos Estados Unidos

Segundo o site especializado em vendas de veículos Kelley Blue Book, a Hyundai foi a marca que mais despertou lealdade na opinião dos motoristas americanos. Preferência do público reflete nas vendas mundiais.
A qualidade, o conforto e a tecnologia dos carros da Hyundai foram fatores essenciais para que a marca fosse escolhida como a mais leal na opinião dos motoristas americanos. A informação foi divulgada por meio do importante site especializado em veículos “Kelley Blue Book” (KBB).
A Hyundai já havia sido líder nesse quesito em fevereiro, todavia esta é a primeira vez que a marca assumiu esse posto durante todo um trimestre, ultrapassando marcas de grande representação no mercado norte americano por todo esse período.

Reconhecimento

A importância e o prestígio dessa avaliação são devido à representatividade e influência que o site Kelley Blue Book tem nos Estados Unidos. A página, que reúne informações sobre veículos novos e usados é também uma das principais ferramentas para determinar o preço de automóveis de segunda mão no país.
Segundo o KBB, a fidelidade que a Hyundai conseguiu durante o segundo trimestre do ano foi de 52,3%. O KBB avalia a lealdade de uma marca verificando se quem está adquirindo um veículo optou por um modelo da mesma montadora que seu veículo anterior.

Sucesso no Brasil

Além da preferência dos consumidores norte americanos, os veículos da Hyundai vem se fortalecendo cada vez mais no mercado brasileiro. A marca ocupou a sexta posição mês a mês desde abril desse ano, e ainda consolidou o sexto lugar no acumulado do ano. De janeiro a junho de 2011, as vendas somaram 54.464 unidades o que representa um market share de 3,33% do mercado nacional.

Volkswagen divulga campanha interativa na internet sobre o Rock in Rio 2011

A Volkswagen do Brasil está lançando uma campanha na internet que permite ao internauta vivenciar a experiência de tocar bateria sem sair da frente do computador. Quem acessar a home do UOL nesta sexta-feira, dia 29 de julho, poderá interagir usando uma webcam ou o teclado, simulando o uso do instrumento. A ação faz parte de campanha da empresa como Patrocinadora Oficial do Rock in Rio 2011, que ocorre entre os dias 23 de setembro a 2 de outubro.
Na campanha, criada pela AlmapBBDO, o internauta pode tocar o instrumento fazendo movimentos com as mãos ou com a cabeça ou ainda por meio de atalhos no teclado. Esta peça compõe a primeira parte de uma campanha que será dividida em três fases, incluindo um anúncio divulgado em revistas com uma bateria em forma de carro que também terá versões interativas para iPad e na internet.
A segunda etapa, que começa em agosto, será divulgada na TV aberta e paga, mídia impressa, rádio e internet. Também serão realizadas ações e promoções nas redes sociais, como Facebook e Twitter, com a distribuição de convites para o evento. Na terceira fase, serão realizadas outras veiculações que deverão ser apresentadas ao público até o encerramento do Rock in Rio 2011, no início de outubro.

Edições especiais

Os modelos Gol e Fox ganharam uma série especial inédita desenvolvida pela Volkswagen para comemorar a décima edição do Rock in Rio. Além de contarem com acabamento customizado inspirado no festival, os modelos voltados para o público jovem estão disponíveis em tonalidades que fazem alusão às cores do evento e trazem de série uma ampla variedade de equipamentos que os tornam ainda mais atraentes.
O Gol Rock in Rio possui motor 1,0 Total Flex, com 76 cv, enquanto o Fox Rock in Rio é impulsionado pelo motor 1,6 Total Flex, com 104 cv. No exterior, o destaque maior está no adesivo que corre ao longo das duas portas laterais, exibindo o logotipo Rock in Rio e uma inédita cena em silhueta, típica de um show de rock.
A série especial Rock in Rio será oferecida durante apenas três meses, a partir de julho, e terá produção limitada. Outro diferencial é que os compradores dos modelos Gol e Fox Rock in Rio terão o benefício de fazer downloads das músicas do catálogo de toda a história do festival por meio do cadastramento do chassi do carro no hotsite (www.vw.com.br/euvoudevolkswagen) a partir do dia 11 de agosto

Toyota desenvolve janela touchscreen interativa

Na última mostra “A Mobilidade do Futuro” promovida pela Associação Europeia dos Fabricantes de Veículos Automotores, no Museu Automotivo de Bruxelas, Bélgica, a Toyota apresentou o novo conceito “Janela para o Mundo Toyota”, janela de automóvel que funciona como uma tela touchscreen interativa.
O conceito foi criado partindo da idéia do que seria mover-se dentro de um veículo num futuro próximo, oferecendo cinco funções básicas para a janela touchscreen:
1. Desenho em Movimento – os passageiros podem desenhar na janela do veículo usando os dedos.
2. Zoom – os passageiros podem registrar uma cena por onde passam e ampliar a imagem captada.
3. Tradutor – passageiros podem escolher elementos da paisagem e receber tradução em seu idioma em tempo real.
4. Distância – um marcador identifica as distâncias do deslocamento do veículo.
5. Constelação Virtual – oferece informações das formações que estão no céu no exato momento.
O projeto foi desenvolvido pela Divisão Kansei de Design da Toyota na Europa e o Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), um dos mais consagrados centros de excelência em design, tecnologia e desenvolvimento de protótipos no mundo.
A Divisão Kansei de Design foi criada em 2004 como um dos pilares da Toyota na Europa. A nova metodologia de criação e desenvolvimento irá influenciar e guiar, a médio e longo prazos, a visão de futuro dos modelos da Toyota e da Lexus.

Randon participa da Intermodal em Belo Horizonte

A Randon S.A, de Caxias do Sul (RS), participa do 12ª Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, que ocorre de 03 a 05 de agosto, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG), organizado anualmente pela ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga) com foco na intermodalidade do transporte de carga. Os visitantes serão recebidos no estande da empresa por representantes da fábrica e pela Centro-Oeste Implementos para Transportes Ltda, distribuidor Randon localizado em Contagem (MG).
A empresa apresenta no evento o Semirreboque Basculante com Caixa de Carga Deslizante, produzido em aço de alta resistência, que permite atingir 16m de comprimento mínimo na composição cavalo mecânico mais semirreboque, requisito para atingir um PBTC maior pela legislação brasileira. A solução desenvolvida e com patente requerida pela Randon permite distribuição de carga ideal no transporte e a descarga através do deslizamento da caixa de carga para a extremidade traseira que proporciona basculamento mais seguro. O acionamento da caixa de carga se dá por controle remoto e a movimentação é realizada por um cilindro hidráulico. Outra inovação do produto é a placa de deslizamento que não necessita de lubrificação. A pintura da caixa de carga é poliuretânica para garantir maior durabilidade. A Randon possui mais de 700 unidades deste modelo comercializadas, apresentando excelente resultado na operação.

Heliar comemora 80 anos com campanha de desenvolvimento para aplicadores e vendedores

Em comemoração aos 80 anos de sua presença no mercado brasileiro, a Baterias Heliar anuncia o lançamento da campanha nacional de desenvolvimento para os modelos Heliar Free 12+6 e Heliar Racing 18+6, as únicas do mercado com garantia de 18 e 24 meses, respectivamente.
Denominada “Acelere nas vendas e comemore os 80 anos da Heliar no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1”, a campanha vai premiar no total os 60 profissionais que mais se destacarem, em pontos obtidos por baterias instaladas e participação no “Quiz” (questionário sobre conhecimentos técnicos dos participantes). A campanha teve início no último dia 20 de junho, se estenderá até 20 de setembro e os vencedores vão assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro, em área Vip do Autódromo de Interlagos, e visitar a fábrica da Heliar, em Sorocaba, SP.
Além de reconhecer os que mais instalarem as baterias Heliar a campanha também tem o propósito de estimular os profissionais a demonstrar os conhecimentos adquiridos nos programas de treinamentos promovidos pela fabricante. Os participantes podem se cadastrar por intermédio de acesso ao site da campanha www.campanhaheliar.com.br, inserir o código do cupom de cada bateria instalada e obter pontos extras por responder corretamente as perguntas do “Quiz”.
Também com o objetivo de intensificar o relacionamento entre as empresas e os seus empregados, os vencedores terão o direito de ser acompanhados pelo proprietário das lojas ou oficinas em que trabalham.

Dana conquista prêmio Melhores do Setor Automotivo nas categorias Gestão e Empreendedorismo

A Dana, uma das principais fabricantes mundiais de sistemas e componentes para a indústria automobilística, conquistou o Prêmio Melhores do Setor Automotivo 2011, nas categorias Gestão e Empreendedorismo. Concedido pela AutoData Editora, a premiação ocorreu no dia 27 de julho, e contou com a presença dos principais executivos da indústria automotiva.
A fabricante foi escolhida, na categoria Gestão, pelo modelo de negócio inédito realizado com a Sifco para produção e fornecimento na América do Sul de eixos dianteiros não tracionados. A Dana investiu US$ 150 milhões, o maior aporte da companhia em uma operação fora dos Estados Unidos.
Na categoria Empreendedorismo, a premiação se deu pelo investimento para produção de uma nova família completa de eixos dianteiros na fábrica de Sorocaba, que transforma a empresa no único fornecedor de sistemas completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda a América do Sul.
Segundo Harro Burmann, presidente da Dana para a América do Sul, o prêmio representa o importante reconhecimento à iniciativa pioneira da empresa, a primeira a colocar à disposição das montadoras uma solução completa de driveline na região. “Somos os únicos na América do Sul a oferecer um conjunto completo e um dos nossos diferenciais mais importantes que é ter produção verticalizada e local, para atender pronta e rapidamente aos nossos clientes”, enfatiza o executivo.

Olimpus: Novo design e nova tecnologia para os alarmes Padlock

Os primeiros reflexos da total incorporação da Olimpus Automotive pelo Grupo Kathrein, no final do ano passado, poderão ser percebidos com a apresentação da nova linha de alarmes Padlock, que foi totalmente reformulada para melhor atender aos anseios do usuário. A linha Padlock passa a estar representada pelos modelos PadLock Start, Padlock Plus e Padlock Dual Tech, na ordem, da versão mais simples à mais completa e sofisticada.
Na linha de alarmes a reformulação começou desde o controle remoto. Com design desenvolvido pela Shutt, reconhecidamente a principal empresa de criação e design em acessórios de estética automotiva, ele incorpora novas peças em plástico injetado e partes de aço inoxidável. Independente das inovações de funcionalidade o controle remoto passou a ser uma peça extremamente sofisticada e de bom gosto. Tecnicamente ele traz uma nova criptografia para o sistema anticlonagem de última geração, o que garante que ele seja muitas vezes mais eficiente e seguro do que os modelos atuais existentes no mercado.
Outra novidade da linha de alarmes Padlock é o sistema de conexão Serial, que permite a comunicação direta do módulo do alarme com os sistemas de conforto de diversos veículos da Fiat e Volkswagen. A conexão Serial, como foi denominada pela Olimpus, oferece muita facilidade para o instalador e muita segurança para o consumidor, já que não são necessárias grandes intervenções para a sua instalação. Com a conexão de apenas um fio do sistema de alarme é possível comandar eletricamente o travamento e abertura das portas, levantamento e abertura dos vidros e, em alguns casos, a abertura do porta-malas. Anteriormente, era necessária a conexão de pelo menos cinco fios, além de módulos ou relés auxiliares para as mesmas funcionalidades.
Portanto, a instalação do alarme é muito mais simples e rápida, e muito mais segura e confiável. Essa inovação só foi possível devido à experiência desenvolvida pela Olimpus no desenvolvimento e na fabricação de módulos de conforto para a linha de montagem de diversos veículos. A conexão serial interage com o módulo de conforto original dos veículos Volkswagen da família Novo Gol, Voyage e Saveiro, e com o Novo Fox. Na linha Fiat, realiza a subida dos vidros em veículos a partir de 2008.
Padlock Start - O alarme Padlock Start funciona por acionamento manual (convencional), é simples na instalação e de fácil manuseio. Aciona travas e vidros elétricos.
Padlock Plus - O alarme Padlock Plus funciona por acionamento manual (convencional), porém, dá liberdade de acrescentar a qualquer momento a função antiassalto de acionamento por presença, adquirindo o controle remoto com sensor de presença;
Padlock Dual Tech - O Padlock Dual Tech oferece o dobro da segurança em um só produto. Função antiassalto com acionamento manual ou presença. Ou seja, as funções de modo "convencional" e o modo "presença" estão reunidas em um dos controles remotos do alarme. O modo "convencional" tem acionamento voluntário por intermédio do controle remoto. No caso do modo de acionamento por "presença", o sistema é acionado automaticamente pelo afastamento do controle a uma determinada distância do veículo.
Todos os modelos contam com recursos de checagem de instalação do alarme e de alcance do controle remoto. Isso garante que sempre que o sistema é ativado, todos os sensores ligados ao alarme ― chave de ignição, portas, capô, porta-malas, etc ― passem por uma checagem. Ou seja, se a porta, por exemplo, estiver mal fechada o alarme emite um som de alerta.
Entre os avanços tecnológicos disponíveis, um dos mais significativos é o diagnóstico de disparo. Assim que o usuário se aproxima do veículo ele pode identificar se o alarme foi disparado na sua ausência: um LED posicionado no pára-brisas aponta se houve algum tipo de violação do veículo.
Os modelos da linha Padlock, possuem tecnologia anticlonagem do controle remoto ― impossibilita a cópia dos controles ― e senha digital personalizada, para desativação do alarme em caso de perda do controle remoto, dispensando o uso da antiga chave geral.

Inmetro: peças e acessórios automotivos terão certificação obrigatória

O Inmetro dá continuidade ao Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos e publica, no Diário Oficial, a portaria 301, que estabelece os requisitos mínimos de segurança para peças e acessórios automotivos. Fabricantes e importadores terão até janeiro de 2013 para se adequar às novas normas. Já o comércio terá até julho de 2014 para disponibilizar no varejo os itens em conformidade.
O grande potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos de segurança, foi o principal motivo para que o Inmetro decidisse por iniciar um programa para avaliar a qualidade das autopeças. Na decisão pesou também um pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), representante legítimo dos fabricantes de autopeças no País, que demonstrava preocupação com a qualidade de alguns artigos encontrados no mercado. A obrigatoriedade deverá inibir o comércio ilegal de peças e acessórios falsificados.
A portaria contempla sete componentes automotivos: amortecedores da suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo otto, buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), aneis de pistão, bronzinas, e lâmpadas para veículos automotivos, destinados ao mercado de reposição. Vidros de segurança de para-brisas (temperado e laminado), pneus e rodas automotivas já são produtos regulamentados.
“O objetivo é tornar obrigatório o atendimento a requisitos mínimos de segurança para as autopeças usadas no mercado de reposição, já que as utilizadas nos veículos novos são submetidas a um processo de qualificação dos fornecedores, feito pelas montadoras”, diz Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.
A medida, apesar de novidade no Brasil, já é uma realidade em países como União Europeia, Estados Unidos e Austrália. Atualmente, segundo o Sindipeças, a indústria brasileira de fabricação de autopeças exporta para mais de 60 países e é considerada a sétima em volume de negócios no País. O Inmetro se baseou nas normas americanas e europeias de certificação de autopeças para elaborar a versão brasileira da obrigatoriedade.

New Fiesta é líder em economia e sstisfação do cliente

O Ford New Fiesta é o líder do segmento em satisfação do consumidor quanto ao design, conteúdo e desempenho, segundo o estudo divulgado hoje pelo renomado instituto J.D. Power, intitulado "2011 Automotive Performance, Execution and Layout" (APEAL).
O novo modelo global da Ford, também vendido no Brasil com as mesmas características, se destacou em vários atributos, principalmente economia de combustível, na pesquisa feita com consumidores dos Estados Unidos após três meses de uso do veículo. Entre os itens avaliados estão também segurança, espaço para carga, espaço na cabine e estilo.
Os motores Sigma 1.6 que equipam a linha nas Américas são produzidos no Brasil, com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio. Entre outros avanços, têm 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa, bielas sinterizadas em peça única, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio, que contribuem para o seu funcionamento suave e silencioso.
"Os consumidores valorizam cada vez mais a economia de combustível e todos os veículos da nova geração global Ford apresentam índices de eficiência acima da média do segmento", diz Bennie Fowler, vice-presidente de Qualidade Global e Lançamento de Novos Modelos da Ford.

Líderes em economia

A Ford está entre as montadoras líderes no desenvolvimento de veículos voltados para a economia de combustível. "Os nossos consumidores estão satisfeitos com os índices de eficiência que estamos entregando nos novos modelos. Estamos absolutamente comprometidos com a máxima qualidade, entregando produtos evoluídos, que atendam e agradem os clientes", diz o executivo.
Segundo a Agência de Proteção Ambiental americana, a Ford tem hoje 12 veículos líderes em economia de combustível nos respectivos segmentos, incluindo quatro modelos certificados com consumo na faixa de 17 km/l ou mais, marca que nenhum outro fabricante consegue igualar. Além disso, a Ford vai lançar cinco novos veículos elétricos na América do Norte até o fim do ano que vem.
"Os carros da Ford estão conquistando cada vez mais clientes ao longo do tempo", diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global. "E uma das razões, eles dizem, é a nossa liderança em economia de combustível".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

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Goodyear é eleita “Uma das Melhores em Inovação Tecnológica” pela Autodata

A Goodyear (www.goodyear.com.br) foi reconhecida como “Uma das Melhores do Setor Automotivo 2011” na categoria Inovação Tecnológica pela equipe de jornalistas da Agência AutoData, uma das mais importantes publicações do segmento no país. O reconhecimento é resultado do trabalho da companhia relacionado à exclusiva tecnologia RFID (Radio Frequency Identification - Identificação por Radiofrequência) para a gestão de pneus.
Essa tecnologia, interligada à plataforma proprietária Tire IQ da Goodyear, permite que as frotas comerciais tenham acesso a dados importantes, como quilometragem, posição, calibragem e profundidade da banda de rodagem, associados a cada pneu individual. Em combinação com a RFID, essa plataforma permite que as frotas acompanhem e monitorem os pneus pela Internet durante todo o ciclo de vida dos pneus, incluindo as recauchutagens.
A Goodyear, neste ano, vai integrar os chips RFID durante o processo de produção dos pneus, representando uma evolução sobre a atual solução, que instala os chips manualmente nos pneus acabados. Os pneus com RFID de fábrica estarão disponíveis nos modelos 295/80R22.5 G658.
"A Goodyear inova constantemente e desenvolve produtos e soluções melhores que oferecem benefícios tangíveis aos nossos clientes e consumidores. Essa nova tecnologia faz parte do programa Latin America Total Life Cycle da Goodyear, que traz vantagens significativas em termos de gerenciamento de custos que resultam em economia para as frotas", afirma Marco Decenzi, diretor de marketing comercial para a América Latina.
O chip RFID nos pneus, combinado com o sistema Tire IQ, reduz as despesas de frotas, fornecendo acesso fácil às informações sobre desgaste e desempenho. Os clientes podem usar um simples dispositivo para consultar rapidamente os dados dos pneus, ajudando os frotistas a tomarem decisões mais precisas em relação à manutenção preventiva.
A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo, empregando aproximadamente 72 mil pessoas, com 55 fábricas em 22 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio (EUA) e em Colmar-Berg (Luxemburgo) se destacam por desenvolver produtos e serviços avançados que definem padrões de tecnologia e desempenho no setor.

Alta Roda nº 639 — Fernando Calmon — 26/7/11

PACTO QUE SE ARRASTA

A burocracia e a lentidão são as características de quem cuida do trânsito no Brasil. Em certas decisões o impacto direto na vida dos cidadãos motorizados passa longe de qualquer traço de respeito. Todos sabem que a indisciplina campeia entre motoristas e pedestres, mas o bom exemplo deve vir de cima. Ausência de racionalidade ou exigências estapafúrdias são o caminho certo para mais problemas do que soluções. Multas injustas, por exemplo, alimentam as críticas sobre o interesse maior em arrecadar do que melhorar a segurança.
Uma das maiores incongruências ocorreu quando o Contran regulamentou as informações que devem constar nos autos de infração, deixando omisso a obrigatoriedade de indicar modelo e cor. Marcas mais tradicionais podem ter 20 ou mais modelos entre os atuais e os que já saíram de produção. A regulamentação foi feita depois de denúncias de que multas eram aplicadas apenas com a anotação da placa e as demais características simplesmente copiadas do registro do veículo.
Em São Paulo uma decisão judicial recente, já em segunda instância, garante ao motorista acesso à cópia do auto de infração em tempo hábil para que possa fazer a sua defesa. Mas, em outras cidades em que o agente só anotou placa e marca, como fica? A ordem é receber a multa, não interessa de quem.
Esconder radares atrás de muretas, saídas de túneis, debaixo de viadutos e passarelas ainda continua, apesar de a lei proibir. Outra decisão judicial obrigou o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo a anular mais de 40 mil multas depois de uma mudança repentina de velocidade de 60 km/h para 50 km/h. Se o risco fosse mesmo real, melhor seria o totem de controle eletrônico.
A obrigatoriedade de ir ao cartório – e pagar – para o reconhecimento de firmas, tanto do proprietário como do real infrator, válida a partir de outubro próximo é outra dessas exigências descabidas. A alternativa de ir aos postos dos Detrans seria ainda mais caótica do que os cartórios. Locadoras, que respondem por cerca de 10% das vendas, veem problemas pela frente com turistas estrangeiros, sem contar empresas de transporte de carga ou que alugam veículos para seus funcionários. Sem a indicação do condutor em tempo hábil a multa dobra de valor, dando força à fúria arrecadadora.
Alfredo Peres da Silva, presidente do Contran e diretor do Denatran até dezembro passado, tentou colocar um pouco de ordem e assinou 186 resoluções em cinco anos, resolvendo falhas e omissões que se perpetuavam. Com a influência política negativa e sem autonomia de uma autarquia com recursos próprios é difícil o Denatran funcionar como órgão máximo executivo de trânsito. Isso leva a programas mal formulados, como os de controle da frota e bloqueadores remotos de veículos furtados ou roubados.
Peres tem uma preocupação maior. “O Pacto Nacional para Redução dos Acidentes faz parte de um compromisso internacional que o Brasil assumiu por uma década até 2020 e está devagar.” Para ele, é preciso acelerar as atitudes em prol da segurança do trânsito e ir além do conforto do controle eletrônico, como a unificação de fiscalização em ruas e estradas, hoje dividida e pouco ostensiva.

RODA VIVA

APENAS dois Estados – Minas Gerais e Santa Catarina – ainda mantêm o Departamento Estadual de Trânsito na órbita administrativa policial. São Paulo mudou o sistema há quatro meses e espera bem mais eficiência e respeito ao usuário. Afinal, policiamento pode e deve fiscalizar o trânsito nas ruas e estradas. Administração funciona melhor com especialistas.
RETOQUES em grade, para-choques, faróis e interior marcam o ano-modelo 2012 e meio do Polo, pois o 2012 já havia sido lançado só quatro meses atrás. Apesar de a versão de entrada subir cerca de 6% para R$ 44.390,00, na realidade, com a inclusão de itens como freios ABS e airbags, antes opcionais, o preço encolheu 3%. Segue tendência de melhor relação preço-benefício.
MOTOR de 2.0 l/211 cv chega a “sobrar” no novo Jetta TSI (R$ 89.520). Acelera mais que qualquer outro concorrente dentro do segmento de médios-compactos anabolizados, esses com maior espaço interno e recheados de equipamentos. Câmbio robotizado de duas embreagens faz o par perfeito dentro da grande evolução técnica e conceitual do modelo.
INVESTIMENTO de US$ 100 milhões da Renault, na Argentina, será suficiente apenas para leve atualização do Clio hatch. Um novo modelo exigiria montante bem superior e não chegaria ao mercado em meados de 2012. Naquele total se incluem melhorias nas instalações industriais de Córdoba e início do terceiro turno de produção.
NOVO navegador TomTom, série Via, inova ao eleger as rotas com base na velocidade real do trânsito medida pelo próprio aparelho. Propõe ao motorista o caminho mais rápido em função da hora do dia e do dia da semana. Este novo software foi desenvolvido, inicialmente, para as ruas do Rio de Janeiro e de São Paulo, cidades de trânsito mais congestionado.
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Com apoio da Fundação Toyota do Brasil Expedição Pantanal completa primeira etapa

A primeira rota da Hilux Expedição Pantanal terminou no último dia 23, duas semanas após o início, em 10 de julho. Para entender melhor o bioma pantaneiro e as práticas sustentáveis adotadas na região, a equipe da Expedição Pantanal, criada pela ONG SOS Pantanal e patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, percorreu as regiões de Aquidauana e Nhecolândia, com visita a diversas propriedades, como Fazenda Mangabal, Fazenda Sagrado, Fazenda Baia das Pedras, Fazenda Juazeiro, Fazenda São José, Fazenda São Sebastião e Fazenda São Roque.
Durante o trajeto, o grupo de estudiosos observou, dentre vários aspectos, o desenvolvimento da pecuária e do ecoturismo na região. “As primeiras impressões foram animadoras, o trabalho com a pecuária está sendo realizado com competência e seriedade, tanto em relação ao gado como aos cuidados com as terras”, afirma Lucila Egydio, coordenadora da Expedição Pantanal.
Em relação ao ecoturismo, a maioria das propriedades visitadas é administrada por famílias de antigos fazendeiros, o que demonstra uma mudança no estilo de vida dos moradores da região. O objetivo dos proprietários é o turismo de contemplação e científico.
O início da próxima rota da Expedição Pantanal está previsto para o dia 8 de agosto, na região de Miranda (MS). Nesta etapa, o grupo de estudiosos percorrerá institutos de pesquisa, órgãos governamentais, propriedades rurais, pousadas, hotéis-fazenda e pequenas associações, como a APAIM (Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda).

Hilux Expedição Pantanal

Este ano, o Pantanal Sul Mato-Grossense registrou a maior cheia dos últimos 20 anos, o que dificultou os trabalhos na primeira etapa do projeto. O roteiro só pôde ser realizado graças a capacidade off-road da Hilux 4x4 SRV, que combina performance, agilidade e resistência. “A Hilux apresentou um desempenho fantástico, todos ficamos impressionados com a força picape, que responde rápido quando precisamos do motor”, destaca Cesar Benites, expedicionário, que trabalha há 27 anos desbravando o Pantanal.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pela ONG SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorrerá o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.
A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.
No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Iveco Capital comemora três anos com carteira de R$ 1,5 bilhão

A Iveco Capital divisão de negócios do Banco Fidis S.A, braço financeiro da fabricante de caminhões da Iveco, completou três anos de atividades registrando 7.806 contratos ativos no varejo. Contabilizando uma carteira crescente de clientes, o aumento de negócios em relação ao primeiro ano de atividades da instituição financeira foi da ordem de 1.256%. A Iveco Capital atua no financiamento de veículos comerciais da marca aos clientes finais no varejo e a rede de concessionárias no atacado. Com suas atividades no varejo e atacado somadas, a carteira da Divisão Iveco Capital é da ordem de R$ 1,521 bilhão.
Com estes resultados, a Iveco Capital responde atualmente por 26,06% das vendas totais da fabricante. Quando consideradas apenas as vendas financiadas da montadora, a participação do banco sobre para 35,79% do total.
Nos primeiros seis meses de 2011 o volume financiado foi 42,13% maior que no mesmo período de 2010 totalizando cerca de R$ 316 milhões contra R$ 222,3 milhões do mesmo período do ano anterior. Em 2011 já foram financiadas 1.528 unidades, 32,52% veículos a mais que em igual período de 2010. Dentre os produtos mais financiados destacam-se a linha de caminhões pesados Stralis e de semipesados Tector.
De acordo com Jucivaldo Feitosa, diretor da Divisão Iveco Capital, o Finame é o principal produto do banco, uma vez que possui as menores taxas de mercado, seguidos pelo CDC e Leasing. “Neste mercado de veículos comerciais a maioria dos negócios são realizados via financiamento. O destaque fica para as micro, pequenas e médias empresas e para os transportadores autônomos, na modalidade ProCaminhoneiro, uma vez que somos um dos poucos bancos habilitados pelo BNDES a operar com esta linha e temos uma política que beneficia este segmento”, diz Feitosa.
Para Feitosa, o banco ainda tem muito espaço para crescer, especialmente nos negócios mais vultosos, que envolvem grandes quantidades de veículos e grandes clientes. Para tanto, a Iveco Capital reestruturou sua área de atendimento aos grandes frotistas do País. “Optamos por trabalhar com uma equipe de crédito e comercial especializada neste nicho como forma de melhor assessorar os clientes no sentido de escolherem soluções mais inteligentes e vantajosas de financiamento”.
Bom momento - A proximidade de grandes eventos no País como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, somado ao crescimento da indústria, necessidade de obras de infraestrutura e conseqüentemente, boom da construção civil, favoreceram a alavancagem do setor. Outro fator que colaborou para a expansão dos negócios foi a manutenção das taxas subsidiadas pelo Governo Federal para o segmento de caminhões.
Para Feitosa, a proximidade com o cliente é um dos principais diferenciais do banco, que trabalha diretamente ligado à rede de concessionárias da Iveco. “Nossos consultores de financiamentos estão em campo, por todo o Brasil, sempre junto com os concessionários e conhecendo a fundo os negócios de nossos clientes. Por isso conseguimos mais facilidade e agilidade na liberação de linhas de crédito”.

ATRAÇÕES DO PROGRAMA FULL MOTOR NESTE DOMINGO 31/07 NA TV BAND RIO

Neste domingo (31/07), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar o Ford Ka 2012, a Fiat no Salão de Buenos Aires, o novo Volkswagen Passat e as emoções da 3ª Etapa da Copa Brasil Spyder Race no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes.

Revista Motor Quatro chega às bancas por R$ 2,99

Custos pesam para os proprietários de novos veículos no Brasil, especialmente nos segmentos de compactos e subcompactos

Entre os proprietários de veículos no Brasil, os custos que envolvem a propriedade do automóvel representam o principal fator de insatisfação, sobretudo para donos de veículos de menor tamanho – os carros subcompactos e compactos - de acordo com o estudo sobre a satisfação dos proprietários de veículos no Brasil, o “2011 Brasil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM – VOSS”, realizado em 2011 pela J.D. Power do Brasil e divulgado hoje.
O estudo inaugural apresenta as avaliações dos proprietários em relação aos seus veículos e concessionárias, em quatro métricas de satisfação que, em ordem de importância, são: custo de propriedade (31%), incluindo o consumo de combustível, o valor do seguro e o custo de manutenção/ reparos; apelo do veículo (28%), que inclui desempenho, design, conforto e recursos; experiência com o serviço prestado pela concessionária (23%); bem como a qualidade e confiabilidade do veículo (17%). O índice de satisfação geral dos proprietários é expresso por meio de uma pontuação, em uma escala de 1.000 pontos, na qual a pontuação maior indica maior satisfação.
Em 2011, o índice de satisfação geral foi, em média, de 743 pontos, com os proprietários de veículos indicando maior satisfação com a qualidade e confiabilidade de seus veículos (780, em média) e menor satisfação em relação ao custo de propriedade (698). A satisfação com o custo de propriedade, entre os proprietários de modelos subcompactos e compactos, é o menor entre todos os segmentos de veículos examinados no estudo, obtendo média de 682 e 693 pontos, respectivamente. Em comparação, o índice médio de satisfação com o custo de propriedade nos segmentos de veículos de maior porte varia entre 713 e 747.
Uma proporção proprietários de veículos subcompactos e compactos indica que gastou mais do que esperava com os serviços realizados no veículo. Cerca de 20% dos proprietários de subcompactos e compactos declaram que os gastos com os serviços foram “muito maiores” do que o esperado e, neste sentido, a insatisfação com o custo dos serviços e do seguro foi acentuada.
“Os proprietários dos modelos subcompactos e compactos estão gastando uma proporção muito maior de seus rendimentos com todos os custos associados aos seus veículos - incluindo o custo do combustível, dos reparos e da manutenção - em comparação com os proprietários de veículos de maior porte”, informa Jon Sederstrom, diretor geral da J.D. Power do Brasil. “Coletivamente, os proprietários de carros subcompactos e compactos representam 61% do mercado brasileiro. Para as montadoras, a administração eficaz das expectativas destes proprietários será fundamental para elevar o índice de satisfação em todo o mercado”.
De acordo com a J.D. Power, o mercado brasileiro de carros novos deve continuar crescendo rapidamente nos próximos anos. As vendas de veículos leves estão previstas para atingirem aproximadamente 3,53 milhões de unidades em 2011, em comparação às vendas de 2,72 milhões de unidades em 2008 - representando uma taxa média de crescimento anual de 9%, nos últimos três anos. Em 2010, as vendas de novos veículos no Brasil ultrapassaram as da Alemanha, posicionando o País como o quarto maior mercado de veículos novos do mundo, apenas atrás da China, Estados Unidos e Japão. Até 2015, a venda de novos veículos leves deverá exceder a marca de 5 milhões de unidades e, para 2018, a previsão é atingir 6 milhões de unidades.
Este rápido crescimento está atraindo marcas da Ásia que investem agressivamente na capacidade de produção local e em redes de concessionárias, visando capitalizar o potencial do mercado brasileiro. Por este motivo, há uma mudança no cenário concorrencial, uma vez que os consumidores contam com um número maior e inédito de opções à sua escolha.
“Os proprietários de veículos no Brasil têm, atualmente, uma seleção de opções sem precedente e esta nova realidade representa tanto uma oportunidade como uma ameaça às montadoras já estabelecidas”, diz Sederstrom. “Prestar atenção às necessidades dos compradores de novos veículos e consistentemente atender estas expectativas, durante todo o período de propriedade, é uma pré-condição para fidelizar o cliente e maximizar a probabilidade de que estes proprietários recomendem os veículos adquiridos e a concessionária a seus familiares, amigos e colegas de trabalho”.
Segundo o estudo, os proprietários de veículos no Brasil que avaliaram a sua experiência geral como altamente satisfatória (notas 9 ou 10, em uma escala de 10 pontos), são muito mais propensos (mais de 2,5 vezes) a afirmarem que comprarão um veículo da mesma marca novamente, em comparação aos proprietários menos satisfeitos (notas iguais a 7 ou 8).
O “2011 Brasil Vehicle Ownership Satisfaction Study” classificou o índice de satisfação para os modelos de veículos em função do segmento, assim como as marcas automotivas em geral. A Volkswagen obteve a maior classificação em dois segmentos, para o Gol G5 (modelo subcompacto) e para o CrossFox (compacto). O Honda Civic (veículo de tamanho médio) também recebeu o prêmio do segmento em questão.
A Toyota é a marca com a melhor classificação geral em relação à satisfação com os veículos entre as marcas avaliadas, com pontuação geral de 821, além de apresentar desempenho particularmente positivo em todas as quatro principais métricas de avaliação. Na seqüência da Toyota, na classificação das marcas, está a Honda (806 pontos) e a Citroën (768 pontos).
O estudo se baseia nas avaliações de aproximadamente 5.000 entrevistas online, realizadas com proprietários de veículos no Brasil, após média de dois anos de propriedade dos veículos novos. O estudo foi realizado durante o mês de maio de 2011.

Randon envia 23 plataformas para a Bolívia

A Randon fornecerá 23 semirreboques plataformas para a Sociedad Boliviana de Cemento S.A - Soboce, da Bolívia. A entrega foi feita através da empresa Rodaria Ingenieria de Transporte Ltda, distribuidor exclusivo Randon em solo boliviano.
As plataformas visam fortalecer a frota da Soboce S.A. na operação de transporte do clínquer (matéria-prima para elaboração do cimento) de Viacha, a 35 quilômetros de La Paz, para as demais unidades produtivas da empresa instaladas em todo o País. Com 85 anos de atuação a empresa mantém uma produção de mais de 1 milhão de toneladas de cimento por ano.
A marca Randon consolidou-se naquele mercado pela sua trajetória de mais de 15 anos, baseada em uma sólida parceria exclusiva com a Rodaria, líder na distribuição e venda de semirreboques no mercado boliviano, especialmente nos modelos graneleiro, carga seca, basculante, tanque, carrega-tudo, frigorífico e base de container.

Valentino Rossi: A arte comemora o campeão

As obras escohidas foram criadas pelo talentoso polonês Kuleta Patryck, da Academia de Belas Ates em Lodz, na Polônia, que vive e trabalha em Varsóvia. O pintor dirigiu as pinturas num estilo ousado, em cores vivas, brilhantes, sob um olhar vibrante e elétrico, tal como é o espírito do campeoníssimo Valentino Rossi, e como anda o clima na Itália, com a sua volta ao guidon das lendárias Ducati, que ele não pilotava desde 1999. Nesse tempo levantou nada menos que 9 títulos mundiais nas principais categorias do motociclismo. Agora o filho pródigo torna à sua casa, pilotando o ícone italiano.
A coleção lançada pela Cultwork tem cinco obras e tão somente 46 cópias de cada uma delas estarão disponíveis. É a tradição, aludindo o número que Valentino usa nas motos de corrida. As pinturas irão marcar o feliz momento que a Itália vive, com o seu astro pilotando as guerreiras motos bolonhesas, que detêm nas pistas do mundo inteiro o símbolo de uma das maiores paixões italianas.
Esses quadros “permitem ao coleciondador um pedaço da história em suas paredes”, comentou Patrick Ashworth, CEO da Cultwork. Lembrando que limitadas a 46, apenas um punhado de felizardos as poderá ter, exclusivamente através do Ducatiarti.com. As cinco telas são a First Ride, The Fight, Front Runner, Perpetually Stronger e a 46 Reasons (foto).
A Cultwork produz elaboradas coleções de arte gráfica, sempre inspiradas em produtos e marcas necessariamente muito famosos no mundo. É um empreendimento internacional que cria, produz e vende arte autêntica e licenciada dos melhores artistas do mundo, para campanhas e grandes eventos de marcas conhecidas. Entre elas está a Ducati, uma empresa lendária, fundada em 1926, e que desde o final da guerra em 1946 produz motos esportivas e poderosas, com tecnologia própria e de vanguarda. São italianas como os funcionários da empresa bolonhesa fazem questão de sublinhar, motos vitoriosas nas pistas e desejadas pelos motociclistas no mundo inteiro. Também obras de arte.

Magneti Marelli investe 10 milhões de euros no Brasil

Aproveitando a presença do conselho de administração mundial da Fiat SpA no Brasil, a Magneti Marelli inaugura uma nova linha de produção – com investimento de € 10 milhões - em sua fábrica de Hortolândia, interior de São Paulo, para duplicar a capacidade de produção dos bicos injetores Pico Eco. A partir deste mês, a empresa estará capacitada para atingir a marca de 6,5 milhões de produto por ano.
O Pico Eco foi desenvolvido especialmente para funcionamento em motores bicombustíveis. Isto proporciona melhor pulverização do combustível no ato da injeção, melhorando a queima, o consumo e as emissões do motor. O produto é depois da centralina – componente responsável pelo gerenciamento de combustível nos motores bicombustíveis, o item que possui maior conteúdo tecnológico desenvolvido pela empresa e o que mais contribui na preparação da mistura ar-combustível nos novos motores.
“Adquirimos e instalamos uma nova linha de produção para poder atender ao aumento da demanda do mercado que aceitou positivamente nossa nova geração de injetores, lançada no início de 2009. É um prova de que devemos continuar investindo constantemente em produtos que evoluem junto com o segmento”, comenta Rogerio Lessa, diretor geral da unidade Powertrain do Grupo Magneti Marelli.
O injetor é batizado de Pico Eco devido às suas características de baixo impacto ambiental, pois contribui para a redução do consumo de combustível em até 3% e das emissões em até 20% nos veículos de passeio.
O apelo sustentável do Pico Eco não está restrito apenas a sua aplicação, pois a sua produção também segue padrões ecologicamente corretos. O “Galpão 5”, local da unidade Magneti Marelli onde é produzido, representa o primeiro ‘green building’ do setor automotivo brasileiro.
A fábrica, que foi construída sem a utilização de amianto, conta com uma série de itens que a transformou numa edificação sustentável, se comparada a outras unidades produtivas: economia de até 50% no consumo de energia; redução de 20% no consumo de água e de ar comprimido; reuso de água nos banheiros e sistema de aquecimento solar para o vestiário dos colaboradores.

Inovação Pioneira no DNA das Unidades Brasileiras da Magneti Marelli

A Magneti Marelli está presente no mercado automotivo brasileiro desde 1978. Inicialmente com uma participação na divisão de carburadores da DFV, operando com o nome Wecarbras. Com o passar dos anos, as operações evoluíram, com desenvolvimento de tecnologias e produtos pioneiros, como os carburadores eletrônicos, centralinas e o primeiro sistema de injeção eletrônica, introduzindo a marca Magneti Marelli no país.
A companhia adquiriu a maior e mais reconhecida fabricante de amortecedores do Brasil, a Cofap, incorporando também a fábrica de escapamentos Kadron, fortalecendo a marca e aumentando seu portfólio. Os sistemas de amortecimento, suspensões e de escapamentos desenvolvidos pela Magneti Marelli são benchmark no mercado nacional, como o Selectronic, um sistema de amortecimento eletrônico variável para suspensões veiculares, os amortecedores Power Shock e o coletor tubular estampado com conversor catalítico integrado.
No mercado de reposição, por meio de sua divisão Aftermarket, já comercializou mais de cinco milhões de amortecedores com a marca Cofap, garantindo a liderança absoluta nesse mercado específico, além de manter a maior cadeia de distribuição do país.
Com o lançamento do SFS (Software Flexfuel Sensor), no início dos anos 2000, que equipou o primeiro carro flexfuel do país, a empresa revolucionou mais uma vez o setor automotivo nacional. Hoje possui quase 50% de participação no mercado. Outras tecnologias derivativas do SFS também foram desenvolvidas, como o ECS (Ethanol Cold System), sistema de partida a frio que entrará em produção nos próximos anos, o Tetrafuel e o injetor Pico Eco. Estes desenvolvimentos renderam à empresa diversos prêmios nacionais e internacionais.
Ainda na área de powertrain, o Free Choice saiu dos bólidos de Fórmula 1 e chegou aos carros de passeio, proporcionando uma nova opção aos câmbios automático e manual: o sistema automatizado. Atualmente a Magneti Marelli fornece o equipamento para toda a linha Fiat Dualogic e para a série I-Motion da Volkswagen e é detentora de 90% do mercado de câmbios automatizados no Brasil.
O grupo italiano também foi o primeiro a apresentar para o mercado as primeiras lanternas a LED fabricados no país equipando o Fiat Idea, único modelo com a tecnologia no país.

Investimentos Constantes Corroboram em Tecnologias Pioneiras

Para garantir o constante desenvolvimento de inovações tecnológicas, a empresa investe pesado no setor. “Entre 15% e 20% de todo o orçamento para pesquisa, adaptação e desenvolvimento de produtos é destinado às inovações tecnológicas, ou seja, a produtos que não são solicitações de montadoras específicas, e sim desenvolvimentos inovadores da Magneti Marelli, trabalhados de forma transversal, podendo ser comercializados por qualquer montadora”, explica Virgilio Cerutti, presidente do Grupo Magneti Marelli no Mercosul.
Este aporte é destinado aos cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo).
No Brasil a Magneti Marelli é um dos três principais fornecedores automotivos. Depois da Itália, o Brasil é o segundo mercado em faturamento e número de colaboradores, além de contemplar todas as unidades de negócio do Grupo Marelli.
"Magneti Marelli mantem a filosofia de inovar localmente, estando cada vez mais próxima às montadoras para sentir as necessidades do mercado e desenvolver melhor seus produtos em alguns mercados estratégicos. A empresa investe no futuro, investindo em engenharia", afirma Eugenio Razelli, CEO da Magneti Marelli.
Em algumas linhas de negócio presentes no Brasil estes investimentos representam quase 7% sobre o faturamento.
Diante deste cenário, atualmente a sistemista “tier one” trabalha no desenvolvimento de novas tendências, que assim como os seus outros produtos de sucesso, tem como prioridade a redução de emissão de CO2. Aliando a este fato à realidade das frotas circulantes das grandes cidades, que clamam pela fluidez do tráfego, e às facilidades da telemática veicular infotainment – combinação entre eletrônica, informática e telecomunicação que resulta em serviços e recursos de entretenimento, navegação, diagnóstico de problemas, mensagens de alerta – nasceu a concepção do Eco Driving, ou Eco Navegação.
Além de avaliar a dirigibilidade do condutor, a tecnologia oferece a sugestão de correção, apontando soluções para as falhas detectadas, podendo alcançar até 20% da redução na emissão de CO2.
Já no âmbito híbrido-elétricos, a Magneti Marelli, aproveitando sua experiência adquirida na Formula 1 com o KERS (Kinetic Energy Recovery System) está desenvolvendo sistemas e componentes destinados a motores híbridos e elétricos de série, exemplos são geradores de motor, sistemas de controle eletrônico, inversores, controle de bateria, e etc. Em particular, foram desenvolvidos três protótipos de híbrido-elétrico de propulsão (motores geradores elétricos com inversores integrados) capaz de fornecer uma potência de 60, 120 e 180 quilowatts, com tamanho compacto (cerca de 320x240x220 mm) e baixo peso (entre 33-57 kg).

Grupo Magneti Marelli no Brasil

A Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978, contando com cerca de oito mil colaboradores.
Líder de mercado em amortecedores, sistemas de injeção eletrônica e escapamentos e atua também nos segmentos de faróis, painéis de instrumentos, telemática, navegadores GPS, lanternas, camisas de cilindro, sistemas de suspensão, pedaleiras e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos.
É dona de marcas consagradas no mercado, como Cofap, Kadron e Automotive Lighting. Possui 13 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo), além de escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).
Apresentou crescimento positivo, com suas unidades de negócio mostrando-se em expansão, e terminou 2010 com crescimento de 12% no faturamento alcançado ano anterior, chegando a R$ 2,4 bilhões.

Grupo Magneti Marelli no Mundo

A Magneti Marelli desenvolve e produz sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automotiva. Com 77 unidades produtivas, 11 centros de P&D e 26 centros de aplicações em 18 países, 32 mil colaboradores e faturamento de € 5,4 bilhões em 2010, o Grupo fornece para as principais montadoras na Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia.
Suas áreas de negócio são Powertrain, Iluminação, Sistemas Eletrônicos, Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Exaustão, Aftermarket (peças e serviços para o mercado de reposição), Componentes e Módulos Plásticos e Motorsport.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Facelift no Audi R8 chega ano que vem

Chevrolet deixou de produzir o Vectra no Brasil. Cruze entra em seu lugar, mas só em setembro

Chevrolet Cobalt chega ao Brasil em outubro

Fras-le Ásia conclui seu primeiro plano de expansão

Em apenas dois anos de operação, a Fras-le Asia, instalada na cidade de Pinghu, na Província de Zhejiang, na China, concluiu seu primeiro plano de expansão, que previa o início da produção local de pastilhas para freios para veículos comerciais, além das lonas já produzidas.
O presidente da Fras-le, Daniel Randon, acompanhado do presidente do Conselho de Administração e fundador das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, marcou a data, no dia 31 de maio, ocasião em que a fábrica agregou mais 4.000 m² de área física para abrigar almoxarifados, expedição de produtos e laboratório de controle de qualidade, além da área administrativa, totalizando 7.900 m². A expansão exigiu investimentos da ordem de US$ 2,5 milhões somente em maquinário. O evento contou também com a presença do diretor-geral da Fras-le Asia, Paulo Gomes, e de Zhou Di Ming, diretor da PEDZ - Pinghu Economic Development Zone .
A Fras-le já atuava no mercado chinês desde 2001, e a partir de 2006 passou a atendê-lo através de uma operação comercial fixada na China, até a instalação da fábrica em 2009. “Nossa presença na China é fundamental para o projeto de internacionalização da empresa”, diz o diretor-presidente da Fras-le, ao lembrar que integrada à cultura local, a empresa cada vez mais se credencia a ser fornecedor de primeira linha. Para o presidente do Conselho de Administração, Raul Anselmo Randon, é um orgulho ver a marca Fras-le estabelecida em um dos maiores mercados do mundo, como fruto de um trabalho sério e planejado.

Fiat SpA divulga resultados do segundo trimestre, que incluem Chrysler

O recentemente constituído Grupo Fiat-Chrysler, cujas demonstrações financeiras passaram a ser consolidadas a partir de 1º de junho de 2011, divulgou hoje o balanço do segundo trimestre do ano, registrando receitas de € 13,2 bilhões entre abril e junho e lucro comercial (trading profit) de € 525 milhões. O lucro líquido ascende a € 1,237 bilhão, em conseqüência de um fato excepcional, que resultou em ganho de € 1,058 bilhão relacionados com a aquisição de participação majoritária na Chrysler. A dívida líquida industrial totalizou € 3,4 bilhões.
Considerando a consolidação da Chrysler e o melhor desempenho de outras empresas da Fiat SpA, o Grupo está atualizando e ampliando suas projeções para o ano, prevendo receitas superiores a € 58 bilhões, lucro comercial de € 2,1 bilhões e lucro líquido de aproximadamente € 1,7 bilhão. A dívida industrial líquida está projetada entre € 5 bilhões e € 5,5 bilhões.
A Fiat, excluindo a Chrysler, registrou receitas de € 10 bilhões, com avanço de 6,5%, enquanto o lucro comercial cresceu 22,1%, para € 375 milhões, apesar de condições ainda desfavoráveis de negócios na Europa. A dívida industrial líquida está abaixo de € 1 bilhão, apesar de desembolsos de US$ 1,3 bilhão para a aquisição de uma participação incremental de 16% na Chrysler.
A Chrysler contribuiu fortemente para os resultados, aportando receitas de € 3,3 bilhões e lucro comercial de € 150 milhões.
A Fiat Group Automobiles (FGA) registrou receitas de € 7,6 bilhões ( com incremento de 2,7%), com 568,4 mil automóveis e comerciais leves comercializadas. Apesar de fraca demanda para automóveis de passageiros na maioria dos mercados europeus, o aumento foi decorrente de fatores como o contínuo sucesso da Alfa Romeo Giulietta, o forte desempenho de mercado no Brasil, além da contribuição da distribuição de veículos Chrysler Group na Europa. A área de componentes e sistemas de produção teve um faturamento de € 3,2 bilhões, com aumento de 10,2% em relação ao segundo trimestre de 2010. Os negócios da Magneti Marelli subiram 10%, com receitas de € 1,5 bilhão.

Eurobike test drive no Velopark

Audi, Land Rover, MINI e Volvo. Estas são as marcas que a Eurobike disponibilizará para seus convidados testarem no dia 30 de julho no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
Os convidados terão a oportunidade de dirigir os últimos lançamentos de cada marca, testar a performance e a alta tecnologia dos modelos e sentir a emoção e adrenalina de dirigir em um autódromo oficial, contando sempre com muita segurança.
“O último evento que fizemos com este formato no Velopark, foi apenas com a marca Volvo e foi um sucesso. Desta vez resolvemos reunir todas as marcas que comercializamos aqui no Sul e proporcionar uma experiência única aos nossos convidados, que poderão testar os lançamentos de grandes marcas em um mesmo dia.”, explica Aldo Biasetton, sócio-diretor do Grupo Eurobike.
Os modelos disponíveis são:
Audi: A1, A3, A4 e Q5
Land Rover: Freelander 2, Freelander 2 Diesel e Range Rover Sport
MINI: One, Cooper S e Countryman S
Volvo: C30 RD (foto), S60 T5, XC60 T5 e XC90 3.2

Programação:
9h – Café da manhã
9h45 – Briefing
10h – Test drive
13h – Almoço
15h – Encerramento
Contato: (51) 3273-2261

Ford: Sistema alerta motoristas com sono ao volante

Uma dessas inovações, que acaba de ser divulgada, é um sistema de alerta capaz de evitar milhares de acidentes causados por sono ao volante: o "Driver Alert".
Usando avançada tecnologia e algoritmos sofisticados, ele analisa o comportamento do motorista e dispara um aviso ao detectar sinais de sonolência ou direção irregular. "O cansaço do motorista é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa. Quando o motorista fica com sono e perde a concentração, tende a rodar fora da faixa, corrigindo depois bruscamente a direção. O sistema "Driver Alert" capta esses movimentos laterais irregulares", diz Margareta Nieh, engenheira da Ford.
Considerando que um em cada cinco acidentes graves de trânsito é causado por sono ao volante, esta é uma tecnologia que pode beneficiar todos os motoristas. "Este pode ser o despertar mais importante da sua vida", destaca a especialista.

Primeiras aplicações

A Ford já tornou essa tecnologia disponível nos modelos Focus, Mondeo, S-MAX e Galaxy, recentemente lançados na Europa. "O Sistema "Driver Alert" é mais uma tecnologia Ford que tende a se popularizar no futuro em vários produtos da marca no mundo, ampliando os padrões de segurança preventiva dos usuários", diz a engenheira.
O sistema "Driver Alert" é composto de uma pequena câmera frontal conectada a um computador de bordo. A câmera fica montada na parte de trás dos retrovisores e é programada para identificar as faixas de ambos os lados da pista. O computador monitora a estrada à frente e prevê onde o carro deveria estar posicionado em relação às faixas. Ele compara essa medida com a posição real do veículo e, se a diferença for grande, dispara um aviso.
"Vamos imaginar que o motorista está cansado, seu nível de concentração começa a cair e o veículo zanza de um lado para o outro", diz a engenheira. "O software detecta essa mudança e inicia um processo de alerta de dois estágios."
Primeiro, aparece uma mensagem de texto no painel de instrumentos, acompanhada de um alerta sonoro de 10 segundos. Se o motorista continua a mostrar comportamento inseguro, é ativado um aviso mais forte, que o motorista precisa responder apertando um botão.
"Se o motorista não responder ao sinal, o alerta só poderá ser desativado se ele parar o carro e abrir a porta do motorista", diz Margareta Nieh. "O sistema então reconhece que talvez o motorista tenha sido trocado, ou ele parou para descansar e pode seguir viagem."

Tecnologia inteligente

A câmera do "Driver Alert" é programada para rastrear as faixas de ambos os lados da estrada, mas também funciona se apenas um lado for detectado. O sistema pode ser desligado no painel de instrumentos. "A tecnologia é inteligente. Ela foi programada para reconhecer manobras intencionais de mudança de faixa e não dispara ao se fazer uma ultrapassagem, por exemplo", completa a especialista.
Ocasiões mais comuns de acidentes causados por sono ao volante:
• Viagens longas com estradas retas e monótonas.
• Entre as 2h00 e 6h00 da madrugada.
• Entre as 14h00 e 16h00, especialmente depois de comer ou tomar bebidas alcoólicas, mesmo que só uma dose.
• Depois de dormir menos que o normal.
• Depois de ingerir álcool.
• Depois de tomar remédios que provocam sonolência.
• Em viagens para casa depois do trabalho noturno.

1 X 0 PARA OS CHINESES

Com o lançamento da pedra fundamental da fábrica de automóveis Chery, em Jacareí, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, os chineses já estão com os dois pés no Brasil. Chegaram em silêncio, no melhor estilo mineiro, como quem não quer nada - já assisti a esse filme, não faz muito tempo, com Hyundai e Kia.
Enquanto a turma daqui fala muito, planeja isso e aquilo, eles entraram mudos e permanecem calados. Nada contra os orientais, muito pelo contrário. O momento nacional nunca esteve tão aberto e disponível como está agora para receber quem tem competência para se instalar e conhecer novos horizontes. Além disso, ninguém ignora, para o consumidor quanto maior for a concorrência, melhor!
Aliás, competência, em se tratando de automóveis, deve ser traduzida em preço atrativo, em relação custo/benefício que agrade a gregos, troianos e principalmente tupiniquins também. Neste quesito, diga-se de passagem, os carros chineses já engataram uma segunda marcha em relação aos ocidentais. A maioria, com preço normalmente abaixo de R$ 40 mil (incluindo impostos e custos de importação), é equipada com itens difíceis de encontrar em carros brasileiros. É aí que a porca começa a torcer o rabo.
Na contramão daquilo que é óbvio para brasileiros, europeus, americanos, coreanos e japoneses, os chineses não estão nem aí com o retorno dos investimentos. Lucro não é a prioridade, pelo menos agora. Antes, abrem os olhos para a conquista do mercado. Dizem que até 2030 eles querem responder nada mais, nada menos, por um terço das vendas globais de automóveis no Brasil. É carro prá mais de metro!
A guarda do flanco brasileiro ficou aberta quando algum capeta de plantão tanto fez que a galinha dos ovos de ouro da indústria automobilística brasileira - o carro popular, equipado com motor 1.0 – deixou de ser o desjejum preferido do consumidor, para dar lugar ao 1.4 e 1.6 graças a um bem bolado banho de financiamento em até 60 prestações, atrelado a uma ciranda de brindes sem precedentes promovida pelas concessionárias. Só faltou premiar o papagaio da família que comprava um 1.6 zero km.
Era a oportunidade que os chineses aguardavam ansiosamente e lambendo os beiços! Chegou o momento, eles não vacilaram. Agora, Inês é morta e já é longa a fila que começa a ser formada diante do caixão. Depois da Chery, aparecem Geely, JAC, Changan e Great Wall. Neste momento os chineses agradecem o capeta pelo bom trabalho e pelo placar de 1 x 0. Por enquanto...  (Percy Faro, jornalista profissional há 38 anos. Especializou-se no setor automotivo há 23 anos, período em que atuou em diversos veículos do segmento específico, entre eles as revistas 4x4, Moto, Oficina Mecânica, O Mecânico e Jornauto. Integrou a equipe que fundou a Revista Carro e foi produtor e apresentador do Programa Carro, da TV Gazeta - SP, e editor do Jornal Veículos, do Diário do Grande ABC. Atualmente escreve no site http://www.coisasdeagora.com.br/) percyfaro@gmail.com
Nas Bancas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Concessionárias DAFRA promovem ações especiais para o Dia do Motociclista

Nesta quarta-feira, 27 de julho, é comemorado o Dia do Motociclista e para celebrar a data, as concessionárias DAFRA Motos realizarão ações especiais para os apaixonados por duas rodas.
Na cidade de Franca, interior de São Paulo, a Tosin Motos vai receber os clientes durante todo o dia a partir do café da manhã. Quem comparecer à concessionária poderá ganhar diversos brindes, além de ter acesso a informações detalhadas sobre produtos, financiamento e a campanha “Apache Manutenção Zero”.
No Sul do País, quem comparecer com sua moto DAFRA nas concessionárias Autoban, em Passo Fundo, Motoban, em Santo Angelo, Kelt Motors, em Pelotas, todas no Rio Grande do Sul, e Andreazza Motos, Florianópolis (SC), ganhará um check-up completo gratuitamente.
Na região Centro-Oeste, a Cirin Motos, na cidade de Sorriso (MT), fará uma ação para atrair novos clientes e também aqueles que já adquiriram modelos DAFRA anteriormente. Ao mesmo tempo, a concessionária realizará sorteio de capacetes, combustível e capa de chuva para os motociclistas.
Já a Delfra Motos, de Santarém (PA), também fará um café da manhã para recepcionar os clientes. Além disso, promoverá descontos, promoções especiais e sorteio de brindes. Entre os destaques está a troca de óleo com preço especial de R$ 9, 99.
Nas concessionárias Rio Norte, em Natal, e Rio Norte 1, em Parnamirim, ambas no Rio Grande do Norte, serão sorteados prêmios aos clientes que visitarem a loja como revisões, troca de óleo, lavagem grátis, além de capacetes.

Peugeot 508 conquista nota máxima em teste do Euro NCAP

O Peugeot 508 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP e obteve cinco estrelas, a mais alta pontuação. Recentemente eleito “Veículo do Ano para Empresas” pela revista francesa L’Automobile & L’Entreprise, o modelo recebe agora uma nova motorização a diesel.
Mais recente lançamento da Peugeot no mercado europeu, o 508 foi coroado com a nota máxima de cinco estrelas em recente avaliação do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos.
Sob a ótica das normas do Euro NCAP, que a partir de 2009 passou a contar com critérios ainda mais rígidos e abrangentes, o Peugeot 508 obteve seu melhor resultado na análise dos sistemas de apoio à segurança, apresentando 97% de aprovação.
No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de colisões.
Com esse resultado, o 508 se posiciona no mesmo patamar que os modelos 3008, 5008 e 308 – ambos receberam nota máxima em 2010, garantindo ainda o prêmio Euro NCAP Advanced, por seu equipamento Premium de chamadas de emergência, denominado Peugeot Connect SOS (disponível como item opcional ou se série, de acordo com a versão do veículo).
O Peugeot 508 passa a ser disponibilizado na Europa com um motor 2.0 L HDI FAP de 163 CV, associado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades. Com essa motorização, as emissões de CO2 equivalem a 129 g/km (508 Sedan) e 130 g/km (508 SW).
O modelo recebeu, recentemente, o título de “Veículo do Ano para Empresas”, concedido pela revista francesa L’Automobile & L’Entreprise, especializada em gestão de frotas. O 508 sagrou-se vencedor na categoria “Veículos de Passeio”, após ser eleito por um júri formado por gestores de frotas, jornalistas especializados e membros da redação da revista.