terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Palmeiras acerta patrocínio master com a Kia Motors

A Kia Motors do Brasil e a Sociedade Esportiva Palmeiras têm a honra em convidá-lo(a) a participar da conferência de imprensa, oportunidade em que será anunciado o acordo de patrocínio master à equipe profissional de futebol do Palmeiras.
O evento, com a presença do presidente do clube, Arnaldo Tirone, e do presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, acontece amanhã, dia 1º de fevereiro de 2012, às 11h, na sede da concessionária Kia Comart, à Av. Brig. Faria Lima, 3.244, Jardim Paulistano, em São Paulo.

Novo Fiat Strada chega ao mercado Europeu

O Novo Fiat Strada acaba de chegar aos concessionários europeus. Produzido em Betim, MG, ele seguirá os passos do veículo de transporte líder na América do Sul, com aproximadamente 127.800 veículos vendidos em todo o mundo. Na Europa, a picape Strada chega equipada com o motor MultiJet 1.3 16V de 95 cv de potência. Ela será vendida em três versões (Working, Trekking, Adventure) e com três tipos de cabine (Simples, Estendida, Dupla), totalizando seis versões diferentes. Com essa gama bem variada, o modelo atenderá desde profissionais que estão procurando um veículo puramente comercial, como para uso misto ou só para lazer.

Volkswagen do Brasil registra recorde de produção em 2011

A Volkswagen do Brasil consolida a posição de maior fabricante de veículos do País e comemora o recorde histórico de 828.444 unidades produzidas em 2011, entre automóveis e comerciais leves, superando o recorde anterior de 825.821 unidades registradas em 2010.
Do total de unidades produzidas, 178 mil foram destinadas à exportação, para cerca de 10 países, o que também torna a Volkswagen a maior exportadora do setor, com mais que o dobro de unidades na comparação com a 2ª colocada.
"Estar no posto de maior fabricante de veículos do Brasil é um orgulho para a marca e seus colaboradores e, principalmente reforça nosso compromisso com o País e nos motiva – cada vez mais – a buscar inovações para desenvolver, produzir e vender veículos que atendam as expectativas do nosso público", destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Evolução de Produção Volkswagen (2007-2011)

Com uma produção diária superior a 3 mil unidades, a Volkswagen conta com três fábricas de automóveis e comercias leves e um exclusivamente para produção de motores.

Fábrica Anchieta – São Bernardo do Campo (SP)

Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a fábrica do ABC paulista foi a primeira da marca fora da Alemanha. É considerada um complexo industrial por abrigar ali atividades como Estamparia, Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.
Em outubro de 2011, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, apresentou o novo Volkswagen Design Center, na unidade Anchieta, com a ampliação da área, responsável por reunir todo o processo de criação de novos projetos juntando as áreas de Package & Strak, Design Shape e Serviços, em um total de 2.360 m². O novo Design Center também vai abrigar o Centro de Realidade Virtual (VRC – 3D Virtual Reality Center), inaugurado em 2008, com investimentos de R$ 4,2 milhões, permitindo simular virtualmente os novos projetos, por meio da inovadora tecnologia 3D, com a cooperação simultânea do Grupo Volkswagen em nível mundial.
Atualmente, a fábrica Anchieta reúne o maior números de trabalhadores da indústria automobilística do Brasil (cerca de 14 mil), produzindo os modelos mais vendidos do mercado: Gol, Parati, Saveiro, e Kombi, que também são exportados para diversos países no mundo.

Fábrica de Taubaté (SP)

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou 36 anos de operação, no último dia 14. A unidade emprega 1.300 dia atualmente mais de 5 mil pessoas, que são responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade produziu mais 5,6 milhões de automóveis.
Inaugurada em 1976, a fábrica está com as obras da nova unidade de pintura em fase avançada e, com a plena utilização das instalações, elevará a sua capacidade produtiva, que atualmente é de cerca de 250 mil veículos por ano. Para isso, estão sendo investidos aproximadamente R$ 360 milhões nessa nova unidade, que será referência em tecnologia, automação e proteção ambiental.

Fábrica de São José dos Pinhais (PR)

Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), é uma das maiores indústrias empregadoras do Estado e uma referência em qualidade para o setor automotivo.
Desde a inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 1,8 milhão de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos direstos e indiretos.
Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz atualmente os modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. O complexo, que responde por mais de 21% da produção da Volkswagen do Brasil, já conquistou o marco histórico de mais de 1 milhão de Fox e de meio milhão de Golf produzidos.

Fábrica de São Carlos (SP)

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil - em São Carlos - iniciou suas atividades em outubro de 1996 e produz 42 modelos diferentes de motores 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf.
A unidade é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen, atrás somente de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria. Conta com 818 empregados diretos e já produziu mais de 6 milhões de motores desde a sua inauguaração.
Para o mercado brasileiro, produz 100% dos motores com a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo, produz motores a gasolina, que equipam os veículos para exportação e também motores parciais que equipam a Spacefox fabricada na Argentina.

Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil, com a maior linha de produtos do Pais, 22 modelos entre nacionais e importados, entra na fase da "Globalização Tecnológica". Em 2011, novos investimentos foram anunciados pelo presidente mundial do Grupo, Martin Winterkorn. Serão R$ 8,7 bilhões até 2016, que serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos e ampliação da capaciade de produção.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Volkswagen convoca proprietários de SpaceFox

A Volkswagen convoca os proprietários do modelo SpaceFox, denominado Suran na Argentina, identificado abaixo pelas numerações de chassis/ano modelo, a comparecerem a uma concessionária da marca, para inspeção e eventual substituição dos cintos de segurança laterais do banco traseiro.
Em testes laboratoriais, a empresa constatou a possibilidade da ocorrência, em algumas unidades, de microfissuras no terminal inferior de fixação dos cintos laterais do banco traseiro.
Em caso de forte impacto frontal pode ocorrer falha na retenção dos ocupantes laterais do banco traseiro, podendo afetar a sua proteção. Esta campanha afeta um total de 6.731 unidades no Brasil.
A Volkswagen adota esta medida preventiva para garantir a segurança e a satisfação de seus clientes. O serviço será gratuito.
Para melhor informar e atender aos seus clientes no Brasil, a Volkswagen também está enviando cartas aos proprietários dos veículos envolvidos nesta ação. Além disso, coloca à disposição para qualquer dúvida a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800 019 5775. O site da empresa www.vw.com.br também dispõe de informações e esclarecimentos sobre o assunto.

MODELO
SpaceFox 2012 CA 500 000 a CA 521 803
C4 017 407 a C4 072 594

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Abeiva reitera bom senso do governo

“As montadoras nacionais enviam ao exterior US$ 5,58 bilhões faturados no Brasil em 2011. Os dados foram divulgados pelo Banco Central na última terça-feira (24): a indústria automotiva no Brasil foi o setor que mais remeteu dinheiro ao exterior no ano passado, à frente até de bancos e empresas de telecomunicações, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ao mesmo tempo o setor de carros importados foi penalizado com alíquota de IPI 30 pontos percentuais”. Esta apuração é do jornalista Pedro Kutney, na matéria publicada na última terça-feira, no site Automotive Business.
Diante dessa constatação, José Luiz Gandini, presidente da Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, reitera o pedido, já formalizado ao Ministério da Fazenda, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Ministério da Ciência e Tecnologia, de bom senso no sentido de rever o Decreto 7.567, que penaliza os carros importados com alta de 30 pontos porcentuais (428% de aumento para os carros com motorização de 1.0 litro – de 7% para 37%) na alíquota do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, até o dia 31 de dezembro de 2012.
Gandini argumenta ainda que, no início de dezembro último, a Abeiva protocolou – nos três ministérios – carta da entidade com proposta de importações autorizadas até o limite de 200 mil unidades por ano, com igual alíquota de IPI em relação aos carros montados localmente. “Esse volume significa apenas 5,6% do mercado brasileiro, levando em consideração a projeção inicial de 3,52 milhões de unidades em 2012. Com a participação dos veículos importados, é possível inibir inclusive essa remessa exorbitante de lucros às matrizes das montadoras, forçando à pratica no Brasil de preços balizados pelos preços praticados internacionalmente, pelas marcas ainda sem fábrica no país, já penalizadas com a alíquota máxima de imposto de importação, que é de 35%”, avalia o presidente da Abeiva, para que a medida servirá também para proporcionar sobrevida ao setor que possui rede autorizada de 920 concessionárias e emprega cerca de 35 mil brasileiros, além de garantir o pós-venda dos veículos já comercializados.

SUV Audi Q3, amanhã na Eurobike de Ribeirão Preto-SP

Recém lançado no mercado europeu, o Audi Q3 2.0 TFSI quattro já poderá ser conhecido e até adquirido pelos consumidores brasileiros a partir de fevereiro, quando haverá um modelo para demonstração em cada uma das 25 concessionárias Audi no país. O novo SUV começará a ser distribuído aos clientes da marca alemã em maio no Brasil, mas a partir do próximo mês os interessados já poderão garantir a sua reserva no próprio revendedor.
Depois dos Audi Q5 e Q7, o Q3 2.0 TFSI quattro chega ao Brasil com atributos de sobra para conquistar o consumidor mais exigente, como mais espaço interno do que a concorrência, tecnologia de ponta e motores potentes e econômicos.
Produzido na fábrica de Martorell, na Espanha, o SUV vem equipado com o premiado motor 2.0 turbo FSI gasolina com duas versões de potência: a de 170 cv, que pela primeira vez está disponível em um veículo da marca no Brasil e a de 211 cv, que já equipa com total sucesso modelos como o A4, A5, Q5 e até os esportivos TT coupé e roadster.
Com a opção de entrada de 170 cv, o Audi Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h. O torque máximo de 280 Nm está disponível entre 1.700 e 4.200 rpm. Com a versão de maior potência, de 211 cv, o novo modelo passa a ser o mais rápido e veloz entre todos os modelos SUVs compactos oferecidos no mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atingindo velocidade máxima de 230 km/h. O torque máximo de 300 Nm está disponível em uma faixa de 1.800 a 4.900 rpm. Assim, as duas versões de Q3 garantem muita agilidade no trânsito e total segurança nas ultrapassagens na estrada. O consumo combinado (cidade e estrada) é de 12,98 km/litro na versão mais potente e de 13 km/litro na de 170 cv.
Além de números expressivos de performance, os dois motores combinam tecnologias poderosas de efiência da Audi como: injeção direta de combustível, turbocharging e sistema de recuperação de energia (KERS). A tração integral permanente quattro também está disponível nas duas versões de motorização. Seu elemento chave é uma embreagem multiplatô controlada eletro hidraulicamente, que redistribui a força, em milésimos de segundos, a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário. Há ainda a capacidade de acionamento permanente do eixo traseiro. O sistema quattro garante mais prazer ao dirigir, tração e segurança ao motorista.
O novo Q3 vem equipado com o câmbio de dupla embreagem e sete velocidades S tronic, que combina esportividade e eficiência da transmissão manual com os benefícios de uma transmissão automática, permitindo trocas de marcha em 0,2 segundos. O novo SUV tem a opção de mudança de marchas também por meio de shift paddles no volante,

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MICHELIN Commander II: para ir ainda mais longe!

A Michelin apresenta no 2º Salão Bike Show, que acontece de 26 a 29 de janeiro, no Riocentro, o novo pneu para motocicletas MICHELIN Commander II, com vida útil inigualável. Comprovado em testes independentes realizados nos Estados Unidos, o pneu para eixo traseiro é capaz de durar mais de 40.000 quilômetros* - Isso representa quase o dobro da distância percorrida por seus concorrentes diretos, e a durabilidade do pneu dianteiro é ainda maior.
Com exclusiva arquitetura, o MICHELIN Commander II oferece ao mesmo tempo melhor dirigibilidade e maior estabilidade. O pneu mais rígido e a carcaça de alta densidade proporcionam melhor dirigibilidade, enquanto que os cabos de aramida no topo da banda de rodagem dos pneus traseiros aumentam a resistência e leveza para uma estabilidade impecável, mesmo em altas velocidades.
A carcaça desse novo pneu radial é associada com a Silica Rain Technology (SRT), desenvolvida pelos engenheiros do Centro de Tecnologia Michelin, em Ladoux (França), que incorpora a sílica na banda de rodagem, projetada para evitar todas as formas de desgaste irregular.
“O objetivo foi responder um dos principais problemas encontrados pelos pilotos de motocicletas custom: a vida útil do pneu, principalmente no eixo traseiro”, explica Maria Luiza de Carvalho, diretora de marketing e vendas da Michelin América do Sul.
O novo pneu possui ainda numerosos sulcos longitudinais da nova banda de rodagem, que otimizam a dispersão de água para excelente aderência em piso molhado.
O MICHELIN Commander II cria um novo padrão de durabilidade. Esse equilíbrio de performances reforça a filosofia de pesquisa e desenvolvimento da Michelin: nenhum ganho de desempenho deve ser alcançado em detrimento de outro.

Alta Roda nº 665 — Fernando Calmon — 24/1/12

VENCEDORES E VENCIDOS

Houve apenas duas mudanças no ranking de modelos preferidos de 2011 em relação aos de 2010. O Fusion recuperou a liderança perdida para o Azera por uma margem apertada de dois pontos percentuais. Mas a marca sul-coreana conseguiu, graças ao preço baixo do Veloster, se acomodar no primeiro lugar entre os carros esporte/esportivos, apesar do seu desempenho sofrível (promete mudar com o motor de 200 cv).
Segmentos que mais cresceram foram os de automóveis grandes e de topo, mais em razão da base comparativa baixa. Médios-grandes, no entanto, subiram as vendas em 51% (muito acima do mercado, 3%) e os motores de 1 litro caíram para 45%, nível semelhante ao de 1995. Estes dois resultados refletem o claro aumento de poder aquisitivo dos compradores.
O critério da coluna – também muito usado no exterior – é somar hatches e sedãs de mesma arquitetura, mesmo que tenham nomes diferentes. Também somam-se gerações anteriores que convivem com as atuais, casos de Mille/Uno, Gol G4/G5 e Tucson/ix35, entre outros. Assim, Gol e Voyage formam uma dupla muito difícil de ser batida. Separando-se as versões, o Gol continuou na frente do Mille e o Siena supera o Voyage.
Briga indefinida pela liderança continua entre Palio Weekend/SpaceFox e Fit/Idea. Nos dois segmentos mais importantes (compactos e médios-compactos) há diferenças mínimas em disputa nas posições secundárias. Entre os SUVs pequenos a relação entre distância entreeixos (até 2,70 m) e comprimento é o fator de classificação formal, deixando o Captiva na fronteira inferior dos SUVs médios.
Os resultados abaixo, compilados por Paulo Garbossa, da ADK, incluem apenas modelos mais representativos. Classificação completa em www.twitter.com/fernandocalmon.
Compactos: Gol/Voyage, 19%; Uno/Mille, 13%; Celta/Prisma, 9,8%; Palio/Siena, 9,6%; Corsa/Classic, 8%; Fiesta hatch/sedã, 7%; Fox/CrossFox, 6%; Logan/Sandero, 6%; Agile, 3,6%; Ka, 3,1%; 207 hatch/sedã, 2,7%; Punto/Linea, 2,4%; C3, 1,8%; Clio/Symbol, 1,6%; City, 1,2%; Polo hatch/sedã, 1,1%. Gol/Voyage parecem consolidados.
Médios-compactos: Corolla, 16%; Focus hatch/sedã, 11,3%; i30, 11,2%; Golf/Jetta, 9%; Astra hatch/sedã, 7,7%; Civic, 7,2%; Cerato, 6%; C4/Pallas, 5,7%; Vectra hatch/sedã, 5,6%; Bravo, 4%. Corolla resistiu, Focus reagiu.
Médios-grandes: Fusion, 19%; Azera, 17%; Sonata, 15%; Mercedes C, 13%. Fusion virou o jogo.
Grandes: Cadenza, 26%; Mercedes E/CLS, 24%; Omega, 22%; BMW 5/6, 21%. Cadenza ainda líder.
Topo: Panamera, 51%; BMW 7, 17%; Mercedes S/CL, 14%. Fácil para o Panamera.
Stations pequenas: Palio Weekend, 43%; SpaceFox, 42%; Parati, 9%. Liderança por um fio.
Stations medias/grandes: Mégane Grand Tour, 40%; i30 SW, 19%; Freemont, 4%. Grand Tour sem preocupação.
Monovolumes pequenos: Fit, 22%; Idea, 20%; Meriva, 17%. Fit já sob ameaça.
Monovolumes médios: Picasso Xsara/C4, 44%; Zafira, 35%; J6, 11%. Líder menos folgado.
Picapes pequenas: Strada, 48%; Saveiro, 29%; Montana, 18%. Nada mudou para a Strada.
Picapes médias: S10, 31%; Hilux, 24%; L200/Triton, 16%. Difícil encostar na S10.
Utilitários esporte pequenos: EcoSport, 23%; Tucson/ix35, 19%; CR-V, 10%. EcoSport enfraqueceu.
Utilitários esporte médios: Captiva, 24%; Sorento, 19%; Hilux, 16%. Captiva segurou a liderança.
Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 39%; Discovery, 18%; Veracruz, 15%. Pajero ampliou.
Esporte/Esportivo: Veloster, 47%; Camaro, 21%; Mercedes SLK, 8%. Veloster se garante com preço.

RODA VIVA

NA EUROPA, os dez automóveis mais vendidos em 2011: Golf, Polo, Fiesta, Corsa, Clio, Astra, Focus, 207, Mégane e Passat (único médio-grande da lista). Nos últimos 12 anos, o Golf liderou seis. Médios-grandes japoneses dominam o mercado americano: Camry, Altima, Accord, Fusion, Corolla/Matrix, Cruze, Sonata, Civic, Malibu e Elantra.
FONTES argentinas destacam que antigas instalações reformadas da Chrysler, em Córdoba, poderão fabricar a nova Dakota. Esta picape média (já produzida aqui) saiu de linha em 2010 e agora teria estrutura monobloco, se o projeto se confirmar nos EUA. Jeeps Cherokee e Grand Cherokee foram produzidos no país vizinho, entre 1997 e 2000.
CITROËN decidiu montar espaço-conceito na mais sofisticada rua da capital paulista, a Oscar Freire, frequentada também por muitos visitantes de outros Estados. Ideia diferente porque não venderá carros, nem será vitrine. Funcionamento, de fevereiro a dezembro, focará em atividades culturais: exposições, cursos, pequenos shows, música e gastronomia.
ATÉ OUTUBRO de 2014, todos os automóveis e comercais leves vendidos na Europa deverão sair de fábrica com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, em inglês), que atua em conjunto com os freios ABS, corrigindo automaticamente a trajetória na iminência de derrapagem. O sistema existe desde 1995 e, portanto, passaram-se quase 20 anos até sua adoção obrigatória.
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GM e Chevrolet completam 87 anos no Brasil

A General Motors do Brasil e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no País, em 26 de janeiro de 1925, completaram, nesta quinta-feira (26/01/2012), 87 anos de uma história de sucesso no Brasil. Neste ano de 2012 a empresa conclui o programa quinquenal de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, iniciado em 2008 e que prevê a modernização e a ampliação industrial, além da chegada, no período de fevereiro a dezembro deste ano, de sete modelos totalmente novos ao mercado brasileiro, no maior programa em um único ano de lançamentos já ocorrido em quase nove décadas nas atividades da empresa no país.
"Após cumprirmos os principais objetivos em 2011, vivenciamos agora em 2012 um ano especialíssimo, no qual vamos concluir o nosso planejamento iniciado em 2008. Lançaremos sete veículos totalmente novos ao consumidor brasileiro e isto nos possibilita uma excelente oportunidade de crescimento nas nossas vendas e nos nossos negócios", destaca Grace Lieblein, que assumiu a presidência da GM do Brasil no início de junho de 2011. Ela revela também que atualmente a empresa avalia o próximo programa de investimentos para o qüinquênio 2013-2017.
O atual programa de investimentos inclui as expansões nas fábricas da GM em São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo, e Gravataí (RS), além da construção de uma nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), cujo cronograma prevê o início de suas atividades até o final de 2012.
Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que o atual programa de investimentos já contou com o lançamento de vários modelos nos últimos três anos, a exemplo do Agile, nova picape Montana, Celta, Prisma e Classic reestilizados, Captiva com novos motores, os importados Malibu, Camaro e Omega Fittipaldi, e, no final do segundo semestre de 2012, os carros globais Cruze e Cobalt. "Temos e continuaremos a oferecer o maior portifólio de modelos do mercado brasileiro", assegura o executivo.
Segundo Marcos Munhoz, "a empresa aposta no futuro e a maior prova disso é o investimento em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável".
Para ele, "a companhia demonstra de forma inequívoca seu compromisso com o futuro do país. Nos últimos 87 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica em todo o país, além de oferecer a maior linha de veículos 100% flex". Em 2011 a Chevrolet vendeu no mercado brasileiro 632.219 veículos.
A operação da GM do Brasil é a terceira maior da GM mundial, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos. Já a marca Chevrolet manteve-se em segundo lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A GM do Brasil fechou o ano de 2011 com um efetivo de 24.075 empregados diretos em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados para os veículos descontinuados e atuais e conjuntos e subconjuntos para os veículos atuais), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).

Peugeot lança 408 turbo no Brasil

Sedã médio da Marca recebe o elogiado powertrain do 3008 (SUV do ano pela revista Autoesporte) e do cupê esportivo RCZ (esportivo do ano da Autopress): motor THP (Turbo High Pressure) de 165 cavalos de potência acoplado à transmissão automática sequencial de seis velocidades.
Com essa nova oferta, a Peugeot estende em sua linha a tendência mundial de downsizing de motores; 408 Griffe THP chega ao mercado por R$ 81.490, trazendo novas rodas e volante com design esportivo.

Sensores de chuva e crepuscular: tecnologia em prol da segurança

A Volkswagen vem desenvolvendo vários recursos tecnológicos que, além de ajudar o motorista na tarefa diária de dirigir, aumentam a segurança no trânsito. Em tempos de férias escolares, muitas pessoas aproveitam esse período para viajar. E, dentro do portfólio de veículos da Volkswagen, há recursos tecnológicos que contribuem para garantir uma viagem tranquila.
Entre os itens de conforto e conveniência, destacam-se os sensores de chuva (foto) e crepuscular, disponíveis para os modelos modelos Polo, Golf e família Fox com sistema coming / leaving home, além da família Jetta e de toda a linha premium (Passat, Passat Variant, Passat CC, Tiguan e Touareg).
Esses sensores ficam instalados na parte superior do para-brisa dianteiro, na base de fixação do retrovisor interno no vidro. Esta é uma posição-chave para os sensores detectarem se há pouca luz ambiente, capaz de acionar o sensor crepuscular, ou se há chuva, que ativa o sensor do limpador de para-brisa. Ambos os sistemas aumentam não só o conforto dos ocupantes mas também a segurança a bordo.
O sensor crepuscular é um sistema óptico que opera com dois receptores de luz. Quanto menor a quantidade de luz sobre o componente, maior é a resistência do material semi-condutor (e menos corrente passará por ele). Quando a iluminância sobre o sensor atinge um valor abaixo de aproximadamente 2.800 lux (local escuro), é enviada uma mensagem para o sistema acionar os faróis e luzes de posição. Quando há um valor acima de cerca de 4.500 lux (local claro), é enviada uma mensagem para desligar os faróis. Para a ativação do sistema, o comando de chave de luzes deve estar na posição "auto".
Também é possível acionar os faróis remotamente por meio do sistema coming leaving home. Após destravar o veículo em local escuro, os sensores identificam a baixa luminosidade e acionam os faróis baixo e as luzes de posição, por aproximadamente 30 segundos, iluminando a área ao redor do veículo. Se o local estiver claro, a iluminação externa não será ativada sem necessidade.

Melhor visibilidade

O sensor crepuscular está integrado ao sensor de chuva. Ele opera na frequência de onda infravermelha e usa, como princípio ativador do sistema, a refração de luz, que incide sobre o sensor instalado na base do retrovisor interno.
O limpador de para-brisa é acionado quando há incidência de água sobre esse sensor. LEDs (diodos emissores de luz) no sensor projetam feixes infravermelhos para detectar se há reflexão ou refração da luz através das gotículas d'água, acionando os limpadores de para-brisa.
O sistema dispõe de quatro níveis de sensibilidade, modulando a frequência e a velocidade com que as palhetas serão acionadas para limpar o vidro. Para sua ativação, é necessário que o comando do limpador do para-brisa esteja em posição de temporizador.

MINI Brasil informa clientes sobre recall. Não tão mini assim.

O BMW Group Brasil, por meio de sua marca de compactos Premium MINI, convoca os proprietários dos modelos MINI Cooper S, Cooper S Cabrio, Cooper S John Cooper Works, Cooper S Clubman, Countrymann Cooper S e Countrymann Cooper S ALL 4 com data de fabricação entre março de 2006 e janeiro de 2011 a procurar uma concessionária autorizada MINI para agendar a substituição da bomba de água suplementar do turbocompressor.
A medida foi tomada por haver a possibilidade de superaquecimento da placa de circuitos da bomba de água, que pode ocasionar o derretimento de seus conectores e, em casos extremos, princípio de incêndio no compartimento do motor, podendo gerar danos aos ocupantes do veículo.
As equipes de Pós Vendas da rede credenciada de concessionárias MINI irá atender os clientes gratuitamente. Os serviços serão realizados a partir de 6 de fevereiro de 2012 e o tempo gasto na realização é de aproximadamente 1 (uma) hora, sendo que esta ação não trará nenhum custo para o cliente.

Os chassis envolvidos são:

Cooper S John Cooper Works

TX01277
TX42383

Cooper S

T063357
T063358
TU91691
TU94992
TZ31405
TZ99285

Cooper S Cabrio

TG07711
TG07713
TY06501
TY66880

Cooper S Clubman

TN71884
TN73242

Countrymann Cooper S

WH96525
WH98999

Countrymann Cooper S ALL 4

WK61700
WK94121

Mais informações podem ser adquiridas por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 707 0578), de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas, ou através do site www.minibrasil.com .

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Museu e o Arquivo Técnico da Ducati foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Italiano

O ministério do Patrimônio Cultural e Eventos italiano, através de sua seção regional Emilia Romana, oficializou o Arquivo Técnico e o Museu da Ducati como Patrimônio Histórico. Rico em documentação técnica e unidades muito bem preservadas tanto de motores como de motocicletas, além de um completo registro da empresa, o museu é também parte importante da história industrial italiana de 1946 até hoje, quando a Ducati começou a produção de motores a combustão e motocicletas. O reconhecimento oficial reforça a sua condição de marca icônica italiana.
Os visitantes do Museu Ducati acompanham os principais momentos da longa história da empresa, percebendo que a Ducati sempre teve uma paixão pela inovação, filosofia que ainda hoje norteia a companhia. A história vai desde o início em 4 de julho de 1926 pelos irmãos Adriano, Bruno e Cavalieri Marcello Ducati e seu humilde início como produtores de componentes de rádio, para o estabelecimento da atual fábrica em Borgo Panigale. Que foi construída no início da Segunda Guerra Mundial e destruída durante um bombardeio aéreo em 12 de outubro de 1944.
Mas os irmãos Ducati nunca desistiram. E depois de reconstruída, a fábica entrou finalmente na era da produção de motocicletas. E já em 1946 começou a produzir o Cucciolo, um motor auxiliar para bicicletas, que foi um sucesso de produção em massa, em uma Itália pós-guerra desesperada para o transporte acessível.
Ao lado dos irmãos, a história da empresa se passa também com Giuseppe Montano, que entre 1952 e 1968 orquestrou a ação da Ducati nas corridas de moto, com a raça vencedora das soluções técnicas mais tarde usadas nos modelos de produção. Como é até hoje. E ao trabalho de Giuseppe Montano se somou o do lendário engenheiro Fabio Taglioni. A história da Ducati foi moldada pela carreira deste notável engenheiro, de inovadores projetos. Entre suas tantas obras primas estão o sistema Desmodrômico de comando de válvulas e a configuração do motor L-twin, o bicilíndrico a 90º.
Em 1954 o mundo viu a chegada da Sport Ducati Gran 100, conhecida como a Marianna. Vieram também eventos como o A Volta da Itália e outras corridas de longa distância como a Milão-Taranto. E então em 1956 a primeira vitória internacional da Ducati, na Suécia, com a 125 Gran Prix Desmo. E no início dos anos 1960 vieram motocicletas de rua e estrada, como a Ducati 175 e Scrambler, um enorme sucesso no mercado norte-americano.
Em 1972 a Ducati venceu as 200 Milhas de Imola com a Desmo 750, um marco que introduziu a produção comercial da linha 750 Super Sport, mais tarde seguida pela Super Sport 900, uma versão de corrida da que foi montada para a vitória no Tourist Trophy em 1978, pilotada por ninguém menos que Mike Hailwood, um dos maiores campeões mundiais de moto – e depois de carro.
O modelo Pantah 500 de 1979 e a chegada de Claudio e Gianfranco Castiglioni - os donos da Cagiva, que assumiu a empresa - pavimentaram o caminho para a nova era das Superbike e da família Monster, de modelos em linha até hoje.
Em 1996, a Ducati foi comprada pela Texas Pacific Group e, mais tarde era operada na bolsa de valores como a Ducati Motor Holding. Hoje, a Ducati é de propriedade da família Bonomi e seu patrimônio histórico e cultural é cultuado em nome das pessoas dedicatas a este fabricante único, que continua a produzir modelos icônicos e cada vez mais especiais de motocicletas.

Renault do Brasil anuncia recall para 10.578 unidades dos modelos Sandero, Sandero Stepway e Logan

A Renault do Brasil está convocando os proprietários dos modelos Sandero, Sandero Stepway e Logan para uma verificação da caixa de direção hidráulica. A convocação aplica-se a 10.578 unidades, conforme grupos de chassis detalhados abaixo.
Esta campanha de recall tem como objetivo a verificação e, se necessária, a substituição da caixa de direção hidráulica eliminando assim a possibilidade de travamento da direção, o que pode ocasionar, em casos extremos, eventuais acidentes.
A Renault inicia amanhã (25/01/2012) uma ampla campanha em televisão, rádios e jornais de grande circulação. Além de tomar conhecimento pela imprensa, todos os clientes envolvidos nesta convocação, receberão uma comunicação da empresa, convidando-os a comparecer a uma concessionária da Renault.
A empresa também coloca à disposição de seus clientes o telefone e o e-mail do Serviço de Atendimento ao Cliente - 0800-0555615 (ligação gratuita) e sac.brasil@renault.com -, além do endereço da Renault do Brasil na Internet http://www.renault.com.br.

A relação completa dos veículos envolvidos nesta campanha é a seguinte:

Modelo: Sandero
Ano/Modelo: 2012
Final de Chassis: CJ840383 a CJ932550

Modelo: Sandero Stepway
Ano/Modelo: 2012
Final de Chassis: CJ856414 a CJ917170

Modelo: Logan
Ano/Modelo: 2012
Final de Chassis: CJ893124 a CJ 937030

Audi apresenta sua mais nova atração, o SUV Q3

Recém lançado no mercado europeu, o Audi Q3 2.0 TFSI quattro já poderá ser conhecido e até adquirido pelos consumidores brasileiros a partir de fevereiro, quando haverá um modelo para demonstração em cada uma das 25 concessionárias Audi no país. O novo SUV começará a ser distribuído aos clientes da marca alemã em maio no Brasil, mas a partir do próximo mês os interessados já poderão garantir a sua reserva no próprio revendedor.
Depois dos Audi Q5 e Q7, o Q3 2.0 TFSI quattro chega ao Brasil com atributos de sobra para conquistar o consumidor mais exigente, como mais espaço interno do que a concorrência, tecnologia de ponta e motores potentes e econômicos.
Produzido na fábrica de Martorell, na Espanha, o SUV vem equipado com o premiado motor 2.0 turbo FSI gasolina com duas versões de potência: a de 170 cv, que pela primeira vez está disponível em um veículo da marca no Brasil e a de 211 cv, que já equipa com total sucesso modelos como o A4, A5, Q5 e até os esportivos TT coupé e roadster.
Com a opção de entrada de 170 cv, o Audi Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h. O torque máximo de 280 Nm está disponível entre 1.700 e 4.200 rpm. Com a versão de maior potência, de 211 cv, o novo modelo passa a ser o mais rápido e veloz entre todos os modelos SUVs compactos oferecidos no mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atingindo velocidade máxima de 230 km/h. O torque máximo de 300 Nm está disponível em uma faixa de 1.800 a 4.900 rpm. Assim, as duas versões de Q3 garantem muita agilidade no trânsito e total segurança nas ultrapassagens na estrada. O consumo combinado (cidade e estrada) é de 12,98 km/litro na versão mais potente e de 13 km/litro na de 170 cv.
Além de números expressivos de performance, os dois motores combinam tecnologias poderosas de efiência da Audi como: injeção direta de combustível, turbocharging e sistema de recuperação de energia (KERS). A tração integral permanente quattro também está disponível nas duas versões de motorização. Seu elemento chave é uma embreagem multiplatô controlada eletro hidraulicamente, que redistribui a força, em milésimos de segundos, a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário. Há ainda a capacidade de acionamento permanente do eixo traseiro. O sistema quattro garante mais prazer ao dirigir, tração e segurança ao motorista.
O novo Q3 vem equipado com o câmbio de dupla embreagem e sete velocidades S tronic, que combina esportividade e eficiência da transmissão manual com os benefícios de uma transmissão automática, permitindo trocas de marcha em 0,2 segundos. O novo SUV tem a opção de mudança de marchas também por meio de shift paddles no volante,

Chassi

Modelo mais esportivo neste segmento, o Audi Q3 tem um chassi que combina segurança e conforto: a suspensão traseira four-link trabalha com as forças longitudinais e laterais separadamente; a direção assistida eletromecânica funciona de maneira precisa e de forma muito eficiente; e o freio de estacionamento eletromecânico aumenta a conveniência.
O sistema Audi Drive Select, que está disponível na versão de 211 cv, acessa o acelerador, a direção, o câmbio S tronic, o controle eletrônico de amortecimento, o ar-condicionado e o sistema de piloto-automático de acordo com a opção escolhida pelo motorista – nos modos Conforto, Auto, Dinâmico ou Eficiência. Quando o motorista seleciona o modo de Eficiência, o câmbio S tronic desengata a embreagem enquanto o SUV segue por inércia e permite que o modelo rode livremente - o que reforça ainda mais a eficiência no consumo de combustível. Adicionalmente, o ar-condicionado e o controle de cruzeiro também operam com o objetivo específico de economia de combustível. Para o Modo Roda Livre há algumas exigências como: acelerador não pressionado, grau de inclinação da pista menor que 12% e velocidade acima de 20 km/hora.
O Audi Q3 de 170 cv vem de série com rodas de 17 polegadas em liga leve e opcionalmente pode vir equipado com rodas mais esportivas de 18 polegadas, que são de série no modelo de 211 cv. Todos os pneus são distinguidos pela baixa resistência ao rolamento e os freios são resistentes, estáveis​ e ventilados na dianteira. Graças à sua distância do solo, de generosos 17 centímetros, o Audi Q3 também pode enfrentar terrenos acidentados.
No SUV compacto premium da Audi, o programa de estabilização eletrônica (ESP) inclui o bloqueio eletrônico do diferencial, que nas curvas mais acentuadas regula a distribuição de torque às rodas com menor tração, com vetorização do torque. Parte superior do formulário

Design e carroceria

Com o projeto mais esportivo do segmento, o novo Audi Q3 carrega as características que o identificam com a marca dos quatro anéis, como a grade dianteira, os faróis xenon plus com LED para luzes diurnas, e o visual robusto e elegante. Na dianteira, os faróis em forma de cunha e a grade single-frame com seus cantos superiores cônicos enfatizam o estilo Audi, com contorno estendido pela curva do capô do motor.
Lateralmente, o Q3 mantém as semelhancas com o design clássico Audi, como a linha descendente do teto na coluna C e a proporção de dois terços de metal para um terço de vidro.
Apesar do estilo semelhante a um coupé, o Audi Q3 é claramente reconhecido como um membro da família Q. A tampa traseira envolvente é similar em design a dos “irmãos” maiores, o Q5 e Q7. Em conjunto com os faróis de xenon plus, tiras de LED também equipam as lanternas traseiras.
Com mais espaço interno que os concorrentes diretos, o novo Audi Q3 tem 4,39 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, e 1,60 metros de altura (barras de teto incluídas). O bom nível de capacidade do porta-malas varia de 460 a 1365 litros. O modelo possui coeficiente de arrasto de 0,32, ótimo para o segmento, e carenagem do tipo underbody, que facilita o fluxo de ar ideal – inclusive sob o veículo também.
A carroceira do novo SUV compacto é muito rígida e resistente ao impacto, mas extremamente silenciosa na estrada e leve – pesa apenas 303 kg. A célula da carroceria possui aproximadamente 4.400 pontos de solda e 74 metros de adesivos especiais. O capô e a tampa traseira são em alumínio e o restante do corpo em aço de ultra-resistência e folhas de carbono. Os componentes, bastante finos, reduzem o peso do veículo para 1510 kg (com motor de 170 cv) e 1565 kg (motor de 211 cv).

Novidades para o interior: mais luxo, conforto e segurança

Com o novo Audi Q3, a montadora alemã reafirma seu papel de liderança em design automotivo também quando se trata da utilização de cores e materiais internos. O SUV compacto premium oferece uma longa lista de produtos inovadores, como novos acabamentos e detalhes em alumínio.
No interior da versão de 211 cv sobressai os apliques em alumínio 3D com visual prata transparente. O material é construído a partir de dois componentes: uma superfície de alumínio finamente escovado estampada em um padrão de favo de mel, onde cada um dos hexágonos tem um diâmetro de apenas 2,5 milímetros; e embaixo dela, uma superfície holográfica branca com aparência tridimensional.
Ainda do lado interno, muitos detalhes produzem um estilo único como os controles com acabamento em alumínio, o câmbio e volante em couro – este último com três raios e desenvolvido especificamente para o Audi Q3.
Outro destaque é o pacote de luzes interiores com minúsculos LEDs, usados ​​para fornecer iluminação interior e de leitura com baixo consumo de energia. O sistema de som Bose, opcional, oferece 14 alto-falantes de neodímio, e iluminação indireta dos alto-falantes dianteiros.
Em termos de segurança, o modelo vem equipado com air bags frontais, laterais e para cabeça; cinto dianteiros com pré-tensionadores; e trava elétrica para crianças, em conjunto com o banco do passageiro Isofix.

Tecnologia de ponta nos equipamentos

O novo Audi Q3 é o modelo mais equipado do segmento SUV compacto premium. Entre os equipamentos disponíveis estão computador de bordo com programa de eficiência, teto solar panorâmico em vidro, tecla de conveniência para entrar no veículo e ligar o motor com o toque de um botão, e ar-condicionado automático de última geração.
O AudiQ3 tem um porta-malas que oferece muito espaço para equipamentos de lazer e esportes, com capacidade de 460 litros que pode chegar a 1.365 litros com os bancos traseiros rebatidos. O track no teto é de série.

Mais conexão e entretenimento

A gama de tecnologias de informação e entretenimento do novo Audi Q3 é completa, a começar pelo pacote de conectividade que inclui a interface Audi Music Interface (AMI), que integra tocadores de mídia portáteis e mídias USB ao sistema de entretenimento do veículo (Infotainment ou MMI). Através dos controles do MMI ou no volante multifuncional é possível selecionar artistas, álbuns, músicas ou gêneros.
Além de integrar os diversos dispositivos móveis, o sistema possibilita a reprodução de uma interface de GPS. O ponto alto da tecnologia de informação é o MMI Plus: sistema de navegação com tela colorida de sete polegadas, que exibe imagens 3D de alta resolução e que pode ser operado através de comando de voz.

Sistemas de assistência ao motorista

O novo Audi Q3 oferece excelente segurança e conforto graças à disponibilidade de sistemas que auxiliam o motorista, como o Audi Side Assist (que utiliza radar para ajudar o motoristas a mudar de pista, com velocidade superior a 30 km/hora) e o de assistência ao estacionamento, que esterça a direção quando o veículo está manobrando. Os doze sensores ultra-sônicos detectam obstáculos, tais como pilares de concreto, memorizam e alertam o motorista sobre os riscos de colisão.

Ribeirão Preto recebe concessionária da IROS Motos

A Toninho Motos, de Ribeirão Preto (SP), passa a vender motocicletas da IROS Motos, empresa do Grupo Microservice, com 45 anos de mercado. A concessionária, que tem quatro anos de funcionamento no ramo, foi reestruturada recentemente para receber os modelos da IROS.
Para o gerente da Toninho Motos, Silvio Sardinha, o mercado de Ribeirão Preto está aquecido e a concorrência favorece as marcas com boa relação custo-benefício, como o caso das oferecidas pela IROS. “Temos uma demanda grande na região, especialmente por motocicletas como a One 125. Os jovens, principal público desse modelo, são exigentes, já que trata-se de um dos principais meios de locomoção para trabalho e lazer” afirma o gerente.
A Toninho Motos venderá toda a linha de motocicletas e acessórios da IROS, além de prestar serviços de assistência técnica e consórcio. A concessionária está localizada na Avenida Francisco Junqueira, 1294, no Centro de Ribeirão Preto.

Sobre a IROS Motos

Empresa do Grupo Microservice, com fábrica no polo industrial de Manaus e sede administrativa e comercial em Tamboré – Alphaville – SP. Visite o site www.iros.com.br. Com uma linha de produtos com design direcionado ao público brasileiro, a IROS oferece motos, motonetas, scooters e quads, atendendo a diversos perfis de público.

Volkswagen tem novo site mais interativo e intuitivo

A Volkswagen do Brasil acaba de colocar no ar seu novo site (www.volkswagen.com.br), estreitando ainda mais o relacionamento da marca com os clientes, que no ano passado registraram média mensal de 1,3 milhão de acessos ao endereço eletrônico da empresa. Mais interativo e intuitivo, o novo site traz um volume ainda maior de informações, novo layout que segue os padrões da matriz, na Alemanha, e maior área útil, melhorando a visualização dos vídeos e fotos dos veículos, além de ferramentas exclusivas. O conteúdo é abrangente e revela o alto potencial de inovação da Volkswagen do Brasil, sua visão de futuro, compromisso com a sustentabilidade e diferenciais tecnológicos dos produtos.
Na seção 'Serviços', o usuário recebe informações sobre peças, acessórios, plantões, garantia e conhece a 'Revisão Noturna', uma opção inovadora de horário para obter os serviços do plano de manutenção. É só agendar com o concessionário, levar o veículo e retirar na manhã seguinte. A Volkswagen trabalha em seu carro enquanto você descansa. A seção também dá acesso ao 'Programa Volkswagen Premium', um canal com benefícios exclusivos para clientes dos veículos importados da marca.
Em 'Vendas e Finanças', o configurador 'Monte o seu' permite simular como será seu próximo veículo Volkswagen, com preços e equipamentos de modelos nacionais e importados. Em 'Banco Volkswagen', é possível conferir opções de financiamento, consórcio nacional e seguros. Na opção 'Ofertas', o usuário digita o CEP para conhecer as promoções disponíveis em sua região.

Sustentabilidade

Na seção 'Institucional', a Volkswagen apresenta seu compromisso com a sustentabilidade. Entre os destaques está a tecnologia 'BlueMotion', que reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes dos veículos da marca, sempre mantendo a ótima performance e respeitando a natureza. Outros programas de responsabilidade ambiental da empresa também estão disponíveis, como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pintura à base de água, reaproveitamento da água industrial, entre outros.
O novo site ainda traz projetos de responsabilidade social da Volkswagen do Brasil com foco em temas como saúde, inclusão social e educação, entre os quais, programas educativos da Fundação Volkswagen, que já beneficiaram 1 milhão de alunos, em nove anos de atuação. São eles: 'Estudar pra Valer!', destinado à formação continuada de professores da rede pública, com foco no desenvolvimento da leitura e da produção de textos; 'Brincar', voltado aos profissionais da Educação Infantil para o aprimoramento de atividades lúdicas e recreativas; 'Entre na Roda', de formação de orientadores de leitura; 'Pró-Educar Brasil', que oferece formação universitária a professores em parceria com a rede de concessionárias, e 'Aprender com a Pinacoteca', para ampliação do conhecimento dos professores de artes.
Outros programas da Fundação Volkswagen, como o concurso de projetos sociais 'Volkswagen na Comunidade', que em sua quarta edição, em 2011, somou R$ 1 milhãos em prêmios para ONGs indicadas pelos funcionários da Volkswagen, também estão presentes. O novo site oferece link para o endereço da Fundação Volkswagen na internet.

Inovação, entretenimento e informação

O novo site da Volkswagen do Brasil também traz a seção 'Planeta Volkswagen', um canal de inovação, entretenimento e informação. Em 'Volkswagen 2028', a empresa divulga sua visão de futuro e ideias inovadoras para a indústria automotiva, com foco no crescimento consciente e ambientalmente responsável.
Em 'Redes sociais', o usuário confere notícias sobre a Volkswagen e promoções destacadas nos canais. No Facebook, a Volkswagen contabiliza 223.423 fãs desde junho de 2010, sendo a primeira entre as quatro maiores montadoras atuantes no País. No Twitter, são 14.312 seguidores da marca, que é líder no Orkut, com 45.739 membros em sua principal comunidade. No YouTube, a Volkswagen é uma das montadoras do País com maior número de visualizações: são 14.911.608, desde 2008.
A 'Revista V', também disponível, é um produto jornalístico de alta qualidade que aborda temas como tendências, cultura, entretenimento, comportamento, estilo de vida, moda, viagens, tecnologia, esportes e ecologia, além de automóveis. Em 'Games', o internauta se diverte com o 'Autopolis', um game 3D que faz parte do projeto 'Jogo da Vida em Trânsito', da Fundação Volkswagen, para formar condutores conscientes. Também estão disponíveis os games 'Bora Autorace', 'CrossFox Ágil', 'Super Trunfo Volkswagen', 'Goleada Volkswagen' e 'Gol é nosso'.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Você sabe qual o momento certo de trocar os pneus de seu carro?

A troca dos pneus é sempre um momento de dúvidas para os motoristas. Muitos não sabem se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acreditam que é possível recauchutar pneus velhos. E há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. O que se pode dizer é que existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus.
José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil, explica que a vida útil de um pneu depende de vários fatores. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e muitos outros aspectos”, salienta.
Desta maneira, o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator). “São ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito”, explica Quadrelli.
Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que este verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais. Por isso, é necessário ficar atento. Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, acarretando em prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança do motorista e de seus passageiros. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.
Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. “O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo”, recomenda Quadrelli.
No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. “O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, distância dos componentes, altura do veículo, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes”, diz Quadrelli. Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.
Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.
A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.
Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Segundo Quadrelli, este tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões, ônibus) que já são fabricados para esta finalidade.
O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Existem hoje no mercado marcas variadas e diversos níveis de qualidade. Por isso é importante que sejam levados em consideração na hora da compra alguns fatores, tais como a garantia do produto – a lei determina três meses de garantia e a Bridgestone oferece cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação; a qualidade da matéria prima empregada; o suporte oferecido antes, durante e após a compra; e a coleta e destino adequados dados aos pneus descartados.

Voyage chega a 1 milhão de unidades produzidas no Brasil

O Voyage acaba de atingir a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Projetado e desenvolvido no País, o modelo, que teve sua primeira geração lançada há 30 anos, conta com mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países em sua história. Figurando no ranking dos oito carros mais vendidos do mercado brasileiro, o Voyage registrou 87.225 unidades comercializadas em 2011 (5,46% a mais com relação a 2010).
Atualmente, o Voyage está disponível em cinco versões: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 I-Motion, Voyage Comfortline e Voyage Comfortline 1.6 I-Motion. A produção do modelo começou na unidade Anchieta, que fabricou 340.891 unidades do Voyage em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Novo Gol.
Para receber os dois produtos, a fábrica foi ampliada e modernizada com a implantação de 308 novos robôs. Dentre as inovações tecnológicas, um dos maiores destaques é o Sistema Framer de armação da carroceria, com sensores a laser, que posiciona e solda laterais e teto ao assoalho do veículo. Patenteado pelo Grupo Volkswagen, o sistema garante aos modelos ajustes com precisão de décimos de milímetro.
Fazendo referência ao seu nome, que significa viagem em francês e traz conotação de charme e beleza, o Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas. Nas clínicas realizadas pela Volkswagen durante a concepção do modelo, os consumidores destacaram como principais atributos do Voyage a excelente posição de dirigir, praticidade e funcionalidade do espaço interno, conforto e design.

Satisfação dos clientes

Um estudo inédito da J.D. Power no Brasil (empresa global de serviços de informação de marketing), realizado em 2011, apontou o Voyage como um dos automóveis com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como "compactos", ficando na lista dos três primeiros colocados nesta categoria.
Entre os aspectos considerados na pesquisa, que foi realizada com cerca de 5 mil consumidores que possuem carros há dois anos, em média, estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.
Outros importantes prêmios conquistados pelo Voyage recentemente foram o de "Melhor Compra", na categoria sedãs de R$ 25 mil a R$ 35 mil, da revista Quatro Rodas – em que foram eleitos os carros com melhor custo/benefício – e o prêmio "Os Melhores do Brasil", na categoria sedã 1.1 a 1.6 litro, incluindo o preço, a oferta de itens de série e opcionais, a mecânica, entre outros, como critérios para a escolha.

Voyage atravessa fronteiras e marca presença no exterior

Atualmente o Voyage é exportado para 15 países, mas seus principais mercados externos são a Argentina e o México, que no histórico de exportações respondem juntos por cerca de 27% dos embarques.
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o modelo somente é comercializado com este nome na Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Já no mercado norte-americano, o modelo conhecido como Fox, durante o período de sete anos (de 1987 a 1993) somou mais 202 mil unidades exportadas.
Dentre os 58 países onde o Voyage foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.

A italiana Ducati é marca reconhecida pelo governo britânico

Em cerimônia no Palazzo Mezzanotte, sede da bolsa de ações em Milão, a Ducati recebeu o Prêmio de Reconhecimento de Marca do Governo do Reino Unido. A cobiçada menção veio na mesma semana em que a Ducati britânica anunciou significativo crescimento dos seus negócios em 2011, registrando níveis não alcançados desde 2003, no mercado de motocicletas acima de 500cc. Enquanto a companhia aumentou na Itália o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a divisão britânica se empenhou nas ações esportivas baseadas no circuito de Silverstone, para ser a marca de motocicletas que mais cresce no Reino Unido.
O UK Trade & Investiment é o departamento do governo britânico que ajuda empresas lá instaladas a ter sucesso na economia global. Atua junto a grandes companhias internacionais em seus investimentos de alta qualidade na economia do Reino Unido e seu reconhecimento como melhor lugar da Europa para sucesso no negócio global. Oferece conhecimento e contatos através de sua extensa rede de especialistas britânicos e em suas embaixadas e outras representações diplomáticas ao redor do mundo, oferecendo às empresas o que precisam para ser competitivas no cenário mundial.

Resultados nas pistas e agora nos negócios britânicos

Falando pela marca italiana, o presidente e CEO da Ducati Motor Holding, Gabriele Del Torchio (E), se disse "muito orgulhoso de recolher este prestigioso prêmio em nome da Ducati, um prêmio que tem claramente reconhecido o valor de uma marca que é tão amada e respeitada no Reino Unido como o é em todo o mundo. " E ao apresentar o prêmio, Annels Vic, Cônsul Geral e Diretor de Comércio e Indústria do Reino Unido disse que "estamos encantados por apresentar Ducati com o Prêmio de Reconhecimento da Marca e igualmente encantados que tal emocionante e inovadora marca optou por investir ainda mais em sua operação no Reino Unido". (...) A Ducati tem no Reino Unido uma rica história de sucesso nas pistas, e agora estamos satisfeitos em vê-la refletida em seus negócios também", completou.

sábado, 21 de janeiro de 2012

100.000° Cayenne da nova geração virá para o Brasil

Carro foi montado na fábrica de Leipzig em 20 de janeiro e será embarcado em breve para o País, onde será entregue a seu proprietário.
O 100.000° Porsche Cayenne da atual geração será enviado para o Brasil em breve. O carro, versão S com motor V8 e pintado de branco, foi montado na fábrica de Leipzig neste 20 de janeiro e nos próximos dias será colocado no navio para chegar ao País para ser entregue a seu comprador. "Trata-se de uma coincidência muito feliz", comemora Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil. "O fato de esse carro ser destinado ao mercado brasileiro dá uma conotação especial ao trabalho desenvolvido pela Stuttgart Sportcar."
Atualmente, o Cayenne está à venda em 124 mercados. No Brasil, ele é oferecido nas versões V6 (motor com 300 cv de potência), S (motor V8 com 400 cv) e Turbo (motor V8 biturbo com 500 cv). Lançado em 2002 (como modelo 2003), o Cayenne teve 360.000 unidades produzidas antes de mudar para sua segunda geração em 2010.
"Devido à demanda consistentemente alta pelo Cayenne e pelo Panamera, um terceiro turno de trabalho será introduzido em Leipzig no final de janeiro. Com isso, a produção média diária chegará a 500 veículos", acrescenta Lemgruber. A introdução do terceiro turno em Leipzig será apenas um dos desafios da Porsche para o futuro imediato. Estão em andamento as obras para a ampliação da fábrica, em um terreno de 17 hectares. Entre as novas instalações, estarão os setores de pintura e linha de montagem para a nova linha de modelos Cajun, que entrará em produção no final de 2013. O investimento total é de € 500 milhões e resultará na criação de mais de mil postos de trabalho.
A produção do 100.000° Cayenne da atual geração coincide com o décimo ano de existência da fábrica da Porsche em Leipzig. "Um local onde não havia nada e hoje está entre as mais modernas plantas de produção de automóveis do mundo", afirma Wolfgang Leimgruber, membro do Comitê Executivo de Produção e Logística da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG. "Além do Cayenne, a Porsche produz em Leipzig o bem sucedido Panamera. Cerca de 93.800 veículos saíram da fábrica da Porsche em Leipzig em 2011. É mais do que foi alcançado em qualquer outro ano."
Siegfried Bülow, presidente e CEO da Porsche, finaliza: "O ano de 2012 será marcante sob vários aspectos. Estaremos recebendo muitos novos funcionários, organizando cerimônias no novo terreno, celebrando o 500.000 Porsche ‘made in Leipzig’ e, por último mas não menos importante, o décimo aniversário de produção da fábrica".

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Toyota anuncia a construção de nova fábrica na Tailândia

A Toyota anunciou a construção de uma nova fábrica para produção de veículos na Tailândia, para atender à crescente demanda naquele país. Com investimentos de aproximadamente 16,9 bilhões de ienes, a nova unidade, localizada em Gateway City, deve iniciar sua produção em meados de 2013, com uma capacidade anual aproximada de 70 mil unidades. Esse volume, somado ao da outra planta que a Toyota já possui naquela cidade, irá resultar em uma capacidade anual de produção combinada na ordem de 290 mil unidades.
Além disso, por meio de um investimento adicional de aproximadamente 2,9 bilhões de ienes, a Thai Auto Works Co. irá retomar sua produção – temporariamente interrompida desde maio de 2010 – no fim de 2012, com uma capacidade anual de cerca de 20 mil unidades. A Thai Auto Works Co. é uma joint venture entre a Toyota Motor Thailand Co., Toyota Auto Body Co. e outras empresas.
Os dois projetos acima resultarão em um investimento adicional de 19,8 bilhões de ienes na Tailândia, além do aumento da capacidade total de produção anual naquele país para 760 mil unidades em meados de 2013.
Em seu documento Toyota Global Vision, a Toyota posicionou os mercados emergentes como prioridade. Este ano, a Toyota celebra 50 anos de operações na Tailândia, onde a montadora pretende expandir suas atividades com foco na comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento do mercado automotivo tailandês e da economia da região.

BMW Motorrad conquista o melhor resultado de vendas da sua história

A BMW Motorrad vendeu mais motocicletas em 2011 do que nunca em sua história de quase 90 anos tendo entregue um total de 104.286 unidades a clientes (ano anterior: 98.047 unidades). Este é um aumento de 6,4% em relação ao resultado do ano anterior, que já havia sido surpreendente. Por 12 meses em sucessão, no ano de 2011 foram vendidas mais motocicletas do que em 2010.
Isso coloca o resultado de vendas de 2011 bem acima da maior alta vivida anteriormente, que aconteceu no ano de 2007 (102.467 unidades). No segmento relevante de categorias de capacidade acima de 500 cc, a BMW pôde expandir a sua participação mundial no mercado para mais de 12%, praticamente dobrando-a dentro de apenas quatro anos.
Hendrik von Kuenheim, Diretor Geral da BMW Motorrad, diz: "Esse impressionante resultado de vendas mostra que estamos no caminho certo com os nossos produtos e a nossa estratégia de mercado. Já alcançamos outro recorde de vendas em um ambiente de mercado persistentemente desafiador. Ao mesmo tempo podemos assumir a liderança de mercado e fortalecer nossa posição em mais de 15 países. Em termos de desempenho de negócios, prevemos a maior alta de todos os tempos no exercício de 2011 para movimentação e rendimento. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer nossos clientes do mundo todo principalmente pela confiança na BMW Motorrad."

Aditivo ajuda a manter injetores e carburadores funcionando perfeitamente

Poucos sabem, mas o acúmulo de resíduos provenientes da gasolina nos injetores e ou carburadores elevam o consumo de combustível e provocam a perda de potência dos motores. Portanto, o motorista deve ficar atento e manter a manutenção preventiva do automóvel com certa frequência.
Pensando nisso, a DRAFT disponibiliza no mercado automotivo o Limpador de Injetores e Carburadores. O aditivo mantém limpas as partes internas e sistema de alimentação, permitindo melhor dirigibilidade e vida útil para o motor. O produto elimina resíduos indesejados e permite que o motor trabalhe otimizando o fluxo de combustível, prevenindo falhas e dificuldades na partida.
O Limpador de Injetores e Carburadores DRAFT proporciona o melhor desempenho, economia de combustível e menor emissão de poluentes. Ele foi desenvolvido especialmente para o tratamento direto da gasolina no tanque do veículo, atuando também nas partes mais sensíveis do motor, nas válvulas de admissão e no controle de depósitos na câmara de combustão.

Audi é a empresa mais admirada da Alemanha

A Audi é a empresa mais admirada da Alemanha, segundo a pesquisa independente "Imageprofile" realizada pela manager magazin. A revista anunciou que a marca dos quatro anéis prevaleceu no levantamento realizado contra 170 empresas de dez diferentes setores. Sua sustentável construção de imagem garantiu à Audi o primeiro lugar junto aos cerca de 4050 diretores e executivos entrevistados.
Rupert Stadler, presidente mundial da AUDI AG, recebeu o prêmio em Hamburgo: "A vitória neste respeitado estudo homenageia todos os funcionários da Audi”, disse ele a 200 convidados. Stadler complementou ainda que eles se dedicam à empresa durante muitos anos e com grande entusiasmo.
E o seu esforço foi compensado: seja em inovação, qualidade, gestão e foco no cliente, estabilidade financeira ou sustentabilidade - A Audi recebeu notas excelentes em todos os critérios de avaliação.
Em seu discurso, Dr. Arno Balzer, editor-chefe da manager magazin, disse: "O triunfo da Audi mostra que vale a pena batalhar por melhores produtos. A imagem extraordinária desta empresa não é resultado de um Marketing “da moda”, mas sim do trabalho árduo dos engenheiros e designers. Vorsprung durch Technik - este slogan é claramente o mantra certo para Audi".
Para a análise "Imageprofile", a manager magazin entrevistou ​​4.050 presidentes, diretores e altos executivos de diferentes empresas. A pesquisa é realizada a cada dois anos e é considerada “os jogos olímpicos do mundo corporativo”. Neste ano, o estudo foi realizado pela 16ª vez.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Alta Roda nº 664 — Fernando Calmon — 17/1/12

A MODA MUDA

O Salão do Automóvel de Detroit (14 a 22 de janeiro) ainda não recuperou todo o espaço ocupado anteriormente nos tempos de opulência em razão da desistência de algumas marcas europeias e japonesas. No entanto, marcou tendências interessantes e consolidou o avanço em direção de automóveis um pouco menores e motores mais econômicos.
Exemplo vem do novo Fusion. Além de se unificar com o Mondeo europeu, a Ford fez a troca definitiva do motor V-6 de aspiração normal por um 4-cilindros turbo de 2 litros, com potência semelhante, maior torque e mais autonomia em km/litro. Esse médio-grande terá comercialização nos EUA e no Brasil quase simultânea, mas aqui também será oferecido um motor flex de 4 cilindros e 2,5 litros.
A Chrysler respondeu com o sedã Dart – nada a ver com o modelo que foi fabricado no Brasil –, aproveitando a mesma arquitetura do Alfa Romeo Giulietta/Fiat Bravo e motores de origem Fiat e Chrysler. Na realidade, é o sucessor natural do Neon, de tração dianteira, vendido também aqui. Como será produzido nos EUA não tem preço competitivo para ser importado.
Surpresa bem escondida pela GM foi o Buick Encore. Trata-se de um SUV compacto, com futura versão mais em conta da Chevrolet (menor que o Captiva) para brigar nos EUA com o Ford Escape. Sua arquitetura é a mesma do veículo pequeno global que deu origem ao Cobalt e, portanto, deve ser feito no Brasil para focar o novo EcoSport e o Renault Duster.
Em termos de estilo, parece que a moda dos faróis de grandes dimensões e formatos exóticos começa a perder força, resgatando a sua tradicional função de bem iluminar os caminhos. No Lincoln MKZ, no próprio Fusion e em outros, continuam como importantes elementos estéticos, porém sem exageros.
Dois carros-conceito da Chevrolet chamaram atenção. O Code 130 R, de tração traseira, compartilha a arquitetura do ATS, modelo com o qual a Cadillac decidiu dar combate aos Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C. Já o Tru 140S é um exercício de desenho do que poderia ser o Cruze cupê.
Jornalistas brasileiros puderam testar os Sonics hatch e sedã. Na prática, isso confirma sua importação no segundo semestre, quando começará a fabricação no México. Como acontece com modelos argentinos, estará livre dos ônus de importados de outras origens, embora a GM continue a falar em “estudos”. O Sonic virá nas versões completas, mirando o novo Fiesta (em torno dos R$ 50 mil). Tem a seu favor bom espaço interno, quadro de instrumentos criativo, estilo atual (sem arrebatar) e dirigibilidade agradável. Unidade avaliada possuía motor de 1,8 litro, igual ao do Cruze, com 6 cv a menos, mas é provável que a fábrica opte por um de 1,6 litro.
A Mercedes-Benz fez o lançamento mundial do novo conversível SL, 140 kg mais leve que o anterior. De olho nos endinheirados da Califórnia, o carro tem presença marcante, apesar de pragmáticos desejarem algo mais. A Hyundai agora dispõe de um motor turbo para o cupê de três portas Veloster (1,6 l/201 cv) que lhe garante desempenho compatível ao seu estilo audacioso.
A Volkswagen, por sua vez, lançou o Jetta híbrido que se destaca como referência em consumo frente ao Prius, pioneiro de mercado e, até agora, pouco incomodado.

RODA VIVA

TOYOTA faz suas apostas no Prius c, apresentado em Detroit. Esse híbrido tem porte menor (ainda mais econômico no consumo de gasolina) e preço acessível. A marca japonesa pretende atrair a faixa de entrada do mercado americano, abaixo dos US$ 20 mil (R$ 36 mil). Reúne condições de chegar ao Brasil a preço mais atraente do que o Prius convencional.
NOVO Ka, em desenvolvimento em Camaçari (BA), não ficará igual ao que será fabricado na Europa. J. Mays, vice-presidente mundial de Design da Ford, admitiu, durante conversa em Detroit: “Mercados de entrada são bastante diferentes entre países emergentes e europeus”. Ou seja, desenho único em todos os mercados da Ford pode ter uma exceção...
CHRYSLER sabe que precisa construir fábrica no Mercosul para conseguir preços competitivos nos produtos importados do México pelo acordo bilateral de comércio. Brasil seria candidato natural e favorito. Mas, os argentinos também estão no páreo e apontam a marca Jeep como escolhida no lado de lá da fronteira. Decisão não deve demorar muito.
SPORTAGE, agora com motor flex de 2 litros e até 178 cv (etanol), confirma que os sul-coreanos estão sendo mais audazes do que outras marcas instalados há décadas no Brasil e com experiência acumulada no combustível vegetal. O Kia tem potência 7,3% superior em comparação à gasolina (mais 12 cv). Há motores flex no Brasil com diferença de apenas 1 cv.
FENÔMENO incômodo acontece quando o para-brisa embaça pelo lado de fora. O limpador ajuda a remover a condensação observada. Melhor maneira, entretanto, é ligar o ar quente, direcionando-o para a base do para-brisa. Causa algum desconforto no habitáculo pelo aumento da temperatura. Vale a pena, pois o embaçamento demora a retornar.
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