terça-feira, 30 de novembro de 2010

KTM 1190 RC8 R 2011

Bluetooth de série para o Convert III da NZI

100% elétrico, Nissan Leaf é eleito o carro europeu do ano - 2011

Um momento histórico para a Nissan Co. Ltd. e veículos de emissão zero, o 100% elétrico Nissan LEAF foi eleito o carro europeu do ano - 2011. O primeiro veículo de emissão zero produzido em larga escala no mundo desbancou 40 competidores ao vencer a mais importante premiação automotiva da Europa. Esta é a primeira vez na história de 47 anos da competição anual que o prêmio foi dado a um veículo elétrico. Os rivais do Nissan LEAF eram veículos como Alfa Romeo, Citroën, Dacia, Ford, Opel/Vauxhall e Volvo. O júri foi composto por 57 jornalistas automotivos de 23 países europeus. “O júri reconheceu hoje que Nissan LEAF é uma descoberta para carros elétricos. O Nissan LEAF é o primeiro carro elétrico que pode competir com carros convencionais em vários aspectos,” disse Hakan Matson, presidente do júri da Competição Carro do Ano. O presidente e diretor geral da Nissan Motors Co. Ltd. Carlos Ghosn disse que “esta premiação reconhece o pioneirismo do Nissan LEAF e seu conceito de emissão zero, que compete com carros convencionais em termos de segurança, desempenho, tamanho e condução”. “A premiação reflete também a posição de Nissan como uma marca inovadora e entusiasmada com uma visão clara do futuro do transporte, que nós chamamos mobilidade sustentável. O LEAF representa o primeiro passo significativo para um futuro de emissões zero”, complementa Ghosn. O Nissan LEAF é alimentado com baterias laminadas de íon-lítio e tem um motor que oferece 80 kW/280 Nm. Isso garante uma direção com boas respostas, mantendo o que os consumidores esperam de automóveis tradicionais movidos a gasolina. Com uma aceleração vigorosa e atingindo 145 quilômetros por hora, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Pesquisas revelam que esta autonomia é adequada às necessidades diárias da maioria dos motoristas. As entregas no Japão e nos Estados Unidos começam em dezembro deste ano. Na Europa, ocorrem em princípios de 2011 para Portugal, Irlanda, Reino Unido e Holanda. O carro com zero de emissão está sendo fabricado atualmente no Japão, mas será produzido também nos Estados Unidos e na Europa, com a abertura de novas fábricas entre o final de 2012 e início de 2013.

Millyard Viper V10: Superlativa

O engenheiro britânico Allen Millyard tem como hobby fazer as mais diversas e absurdas alterações em motos da japonesa Kawasaki. A última delas deu às caras no não menos bizarro Salão de Essen, na Alemanha. Espécie de SEMA européia, essa e outras preparações que beiram o absurdo picam o cartão todo ano por lá. Voltando à moto do nosso amigo engenheiro, ele simplesmente instalou uma moto em um motor V-10 usado no Viper e em alguns modelos da inglesa Bristol. O resultado é que a moto é bem mais manobrável que a pioneira Tomahawk da própria Chrysler, apesar do seus 640 quilos. E esteticamente deve agradar em cheio os fãs de motos naked como a boa e velha CB400 apesar de não ser tão exagerada quando a Amazonas, que usava um modesto motor 1.600 da Volks que rendia somente 64 cv...
O V-10 rende 500 cv mas o engenheiro deve ter amansado a fera para poder pilotá-la nas ruas.
Dois feitos: chegar a 331 km/h na pista e ter licença para ser usada normalmente no trânsito.

Honeywell inicia fornecimento de turbo com mancal de rolamento para montadoras

A Honeywell Turbo Technologies começou a fornecer para as montadoras europeias turbocompressores equipados com mancais de rolamento (tecnologia Ball Bearing) para automóveis premium movidos a diesel. A tecnologia amplia o desempenho dos motores, reduz o consumo de combustível e proporciona maior conforto e segurança. O turbo Ball Bearing já equipa o motor V6 3.0L a diesel, da Mercedes-Benz, disponível para veículos das Classes C, E, R e S. "Comparado ao mecanismo de deslizamento do mancal convencional, a tecnologia de rolamento Ball Bearing possibilita o aumento da eficiência global do turbo", diz Craig Balis, vice-presidente de Engenharia da Honeywell Turbo Technologies. A tecnologia do turbo Ball Bearing consiste na utilização de rolamentos em vez do sistema de mancais convencionais flutuantes em filmes de óleo, o que resulta em uma aceleração entre 20% a 70% mais rápida, melhora na condição de operação na partida a frio e maior economia de combustível em relação ao mancal convencional. Esse ganho colabora para que as montadoras atinjam os novos níveis de emissões de poluentes. A experiência dos engenheiros da Honeywel na fabricação de turbos Ball Bearing para aplicações em veículos de corridas e comerciais leves e pesados foi fundamental para vencer os desafios da adoção dessa tecnologia nos mais modernos automóveis movidos a diesel. Entre as características dessa tecnologia estão as dimensões compactas, a operação com temperatura mais elevada e a maior velocidade de rotação. Por trabalhar em regimes de rotação superiores a 200.000 rpm, por exemplo, a carga mecânica sustentada é muito alta. Para garantir a sua durabilidade, a Honeywell dedicou especial atenção à seleção das matérias-primas certas e de design otimizado. Outro aspecto importante para os engenheiros da Honeywell na concepção do Ball Bearing foi o seu reduzido tamanho, em razão do cada vez menor espaço disponível no compartimento do motor dos veículos. “A especialização e a sofisticação aplicadas ao turbo Honeywell não estão apenas na concepção do componente, mas também envolvem os profissionais responsáveis pela sua produção. A montagem e o balanceamento do mecanismo Ball Bearing têm que ser precisos, com exata medida e nível de tolerância. Isto é possível graças à estreita colaboração entre os especialistas de engenharia e de fabricação da Honeywell”, salienta Balis. "Com a contínua busca pela economia de combustível, o Ball Bearing será uma tecnologia essencial para ajudar as montadoras a desenvolver motores menores, que mantenham o mesmo padrão de desempenho e de conforto ao condutor. Esperamos que essa tecnologia seja adotada, em breve, também em motores menores de 4 cilindros", diz David Paja, vice-presidente de Marketing da Honeywell Turbo Technologies.

Alta Roda nº 605 — Alta Roda nº 605 — Fernando Calmon — 30/11/10

BRAVO EM BOA HORA
A cada novo lançamento os carros produzidos no Brasil avançam e se aproximam da oferta existente em países maduros, com o seu grande poder aquisitivo, além de escala de produção e vendas até cinco vezes maiores que respondem por custos competitivos. Esse equilíbrio sutil entre qualidade, nível de segurança e preço não se revoga por nenhum voluntarismo por mais racional e justo que pareça. Questão de bom senso. O segmento de médios-compactos (chamado de M1) domina na Europa Ocidental salvo em anos recessivos ou de campanhas de renovação de frotas, quando os compactos sobressaem por serem mais acessíveis. Enquanto por lá quase todos os M1 são hatches, aqui os sedãs têm muito boa aceitação, embora os hatches desse segmento representem 6% de todos os automóveis de passageiros vendidos, mais de 150.000 unidades/ano. Hatches de maior porte vêm sofrendo por falta de atualização e o limitado poder aquisitivo dos brasileiros que, ainda bem, tende a mudar e se ampliar nos próximos anos. Nesse contexto, a chegada do Fiat Bravo deixa o nosso mercado praticamente alinhado com o europeu, como já ocorre com o Ford Focus e o importado Hyundai i30, por exemplo. O modelo italiano foi apresentado no Salão de Genebra, em março de 2007, e estava previsto para o Brasil no final do ano passado. O atraso decorreu da crise financeira mundial de 2008 e a instabilidade cambial que elevou seus custos. Isso superado, o Bravo toma o lugar do Stilo cujas vendas ficaram abaixo do esperado. Apesar de dividirem a mesma arquitetura básica, o novo hatch é bem mais bonito, tem interior refinado, porta-malas de 400 litros (5% maior), motores mais atuais e potentes, além de uma gama de recursos e acessórios bastante completa. Vem com airbag duplo de série, direção elétrica de assistência regulável e faróis de neblina com função adaptativa em curvas, entre outros mimos, desde a versão básica Essence de R$ 55.200,00 com ABS opcional. Sensores de pressão dos pneus e de distância também no para-choque dianteiro, retrovisores rebatíveis eletricamente, navegador integrado na central multimídia com tela de 6,5 pol são alguns dos equipamentos. Versão Absolute, com ABS de série, começa em R$ 62.250. A esportiva T-Jet só no primeiro trimestre de 2011, a R$ 67.700,00. Kit de segurança, sempre disponível, inclui outros cinco airbags, inclusive de joelho para o motorista. Ao volante, mesmo antes de partir, causam boa impressão o painel em parte revestido por espuma texturizada e o console central discretamente orientado para o motorista. O novo motor E.TorQ de 1,75 litro/132 cv (etanol) apresenta boas respostas, enquanto o câmbio robotizado Dualogic (previsto em 50% da produção) permite trocas automáticas já aceitáveis para esse sistema de apenas uma embreagem. Espaço para pernas no banco traseiro é um pouco menor do que no Stilo, que era mais alto e tinha menos inclinação nas colunas dianteiras. Como a distância entre-eixos manteve-se igual, os bancos dianteiros recuaram ligeiramente. Suspensões em piso irregular transmitem algum desconforto e ruídos no habitáculo, reflexo da baixa qualidade e falta de manutenção do pavimento, usuais e vergonhosas no Brasil. RODA VIVA RUMORES dão conta de que seis novos fabricantes (chineses incluídos) vêm sondando fornecedores e entidades do setor para produzir no Brasil. Mazda parece a mais interessada. A marca já foi representada aqui nos anos 1990. Apesar dos vínculos técnicos com a Ford, a participação desta no capital da japonesa acaba de cair para 3%. Sinal livre para avançar? EXISTEM poucas dúvidas de que a Honda fabricará aqui um modelo compacto mais acessível, como a Toyota com o Etios. O protótipo, de linhas modernas e ousadas, estreia agora em um salão na Tailândia e se chamará Brio. No entanto, o nome foi usado e registrado pela Fiat e hoje pertence à Ford. Apenas um pormenor, pois o Fit se chama Jazz na Europa. Projeto para 2012. CAMARO em apenas uma versão (cupê SS, de 6,2 litros/406 cv) surpreendeu pela procura inicial acima do esperado. Em parte pelo seu preço razoável de R$ 185.000,00. Demanda potencial estimada entre 50 e 100 unidades/mês era reprimida por falta de importação oficial. O ritmo atual de 200 unidades/mês talvez não se sustente com o passar do tempo. SEGUNDO o Denatran, a falta de uso do cinto de segurança é a terceira infração mais cometida fora do estado de emplacamento do veículo, entre janeiro de 2004 e julho de 2010. Perde por pouco para circular na contramão e, por muito, para excesso de velocidade. Como depende de fiscalização constante, estima-se que muitos nem sejam multados. AUMENTO de procura e cotação do dólar em baixa têm feito cair de forma constante o preço dos navegadores GPS portáteis. É possível encontrar modelos básicos por R$ 200,00. Uma das vantagens: trânsito flui mais rápido porque o motorista para menos para perguntar sobre a rota ou diminui muito a velocidade tentando se reorientar. ___________________________________ fernando@calmon.jor.br

Fiat Ducato celebra 10 anos de produção no Brasil

O Fiat Ducato comemora 10 anos de fabricação no Brasil com a liderança do mercado de furgões grandes no país. Nesta primeira década, o veículo já passou das 55 mil unidades emplacadas, com oito anos de liderança no segmento de furgões grandes. Atualmente o Fiat Ducato possui hoje participação de 36% no mercado em seu segmento. Em 2000, depois de dois anos como produto importado, o Fiat Ducato começou sua produção no Brasil, na época a participação era de apenas 6,7%, com 1.860 unidades vendidas naquele ano. Já em 2010, mais de 11 mil unidades devem ser emplacadas no país. Ideal para o transporte de passageiros, com todo o conforto e segurança, ou para cargas, o Fiat Ducato tem na sua ampla gama outro ponto de destaque. São oito versões para atender qualquer necessidade: Cargo 7,5m3, Cargo L 9,0m3, Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Multi Teto Alto (específica pra transformação), Maxi Cargo 10m3 e Maxi Cargo 12 m³. Equipado com itens como Airbag e ABS ( Kit HSD ), ar condicionado , freio a disco nas 4 rodas , direção hidráulica, trava e vidros com acionamento elétrico, entre outros disponíveis, prima pela segurança e conforto dos motoristas , passageiros e cargas transportadas. A versatilidade de uso é um dos pontos fortes do Ducato. O furgão da Fiat pode ser transformado para atender diversas necessidades em veículos comerciais, como Veículos executivos, escolares, Delegacias Móveis, Ambulâncias, Unidades de resgate,veículos Frigorificados, Transporte de portadores de necessidades especiais ou o que o cliente necessitar. O Ducato é equipado com o já conhecido e econômico motor MultiJet Economy – desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies - traz alta tecnologia, ótimo desempenho, com baixo consumo e índices de emissões reduzidos, o que caracteriza o moderno conceito de downsizing. Ele oferece 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 Kgfm a 1.800 rpm. Para garantir o bom atendimento os clientes sempre poderão contar com um ponto de assistência equipado com ferramentas específicas e peças genuínas adequadas às necessidades de reparação e pessoal treinado pela Fiat para atendê-lo, afinal trata-se da maior rede de atendimento no segmento, são mais de 230 pontos no Brasil, além da assistência 24 horas por meio do Confiat, que presta socorro em qualquer ponto do território nacional.

TV Heliar, primeiro canal corporativo do Brasil para o segmento de baterias

Com o objetivo de modernizar a comunicação com a sua rede de distribuição e de serviços, a Baterias Heliar lançou a TV Heliar, primeiro canal de TV corporativa para o segmento de baterias da América do Sul. A TV Heliar foi anunciada por José Ranieri, gerente de marketing da empresa para a América do Sul. “A transmissão inaugural da TV Heliar coincidiu com o lançamento, no mercado sul-americano, da linha de baterias Heliar com tecnologia PowerFrame. As ações reforçam a liderança da marca em todo o continente e esse canal representa um recurso pioneiro para estreitar ainda mais o relacionamento da empresa com toda a cadeia de vendas”, informou Ranieri. Com a tecnologia de comunicação de duas vias, a TV Heliar permitirá à empresa realizar videoconferências com representantes da rede em tempo real e simultaneamente, sem intermediários. A TV Heliar dispõe de recursos para a realização de treinamentos e reuniões corporativas o que, na opinião de Ranieri, permitirá dinamizar o fluxo de informações e aperfeiçoar e tornar muito mais rápido o serviço prestado aos consumidores. A TV Heliar tem gestão da RTA – Rede Técnica Automotiva – com tecnologia de sinal digital e transmissão de vídeo e áudio feita por intermédio do satélite Star One C1, que abrange toda a América do Sul, além de canal de voz e de texto em linhas dedicadas para interação com os pontos de recepção. O canal envolve todos os distribuidores da marca, com salas de videoconferências em conexão direta pelo estúdio localizado em Alphaville, SP.

Freio traseiro do Citroën Aircross é 100% TDM Friction

É da TMD Friction do Brasil - fabricante de pastilhas e lonas de freio com a marca Cobreq - a totalidade do fornecimento das lonas do freio traseiro original do Citroën Aircross, a nova minivan com apelo off-road lançada recentemente no mercado e que já caiu no gosto do brasileiro, conforme atestam suas vendas. Fabricado na cidade fluminense de Porto Real, o Citroën Aircross tem garantia de três anos, motor flex de 1.600 cm³ de cilindrada, 113 cv (álcool) a 5.800 rpm, injeção eletrônica multiponto, transmissão mecânica de 5 marchas, freio a disco na dianteira e a tambor de 9 polegadas na traseira. As lonas do freio a tambor desta minivan são moldadas integralmente na sapata metálica, tecnologia patenteada pela TMD que confere maior estabilidade e resistência estrutural. Elas são produzidas na planta da TMD Friction em Indaiatuba, interior de São Paulo, com material de atrito de última geração e de elevada resistência mecânica a temperaturas altas. O programa de testes para a PSA, fabricante do Citroën Aircross, foi um dos mais extensos e exigentes dos já realizados pela TMD no país. O que demonstra a preocupação da montadora em certificar que o produto realmente atende às mais severas condições de aplicação. Este produto também conta com a reconhecida tecnologia do Grupo TMD Friction, fornecedor de lonas e pastilhas de freio para as principais montadoras do mundo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uchi Subaru apresenta o Impreza XV em inauguração

A Uchi Subaru inaugura nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, na cidade de Maringá uma nova filial da concessionária. Instalada na Avenida Colombo, 4063, a nova loja apresenta em sua abertura, em primeira mão aos maringaenses, o Impreza XV. Dispondo de um espaço de aproximadamente 700 metros quadrados com ampla organização, a Uchi de Maringá traz o lançamento da Subaru que foi projetado com conceito que une beleza e potência em um único veículo. Com visual aventureiro, o Impreza XV traz um design diferenciado e vão livre de 20cm, quatro centímetros a mais de altura em relação ao solo se comparado aos outros modelos do Impreza e conta com uma nova grade de para-choque frontal, rack no teto e um spoiler e difusor no para-choque da traseira . Mantendo as características de todos os modelos da Subaru, o novo Impreza pode ser utilizado tanto para estradas de terra quanto de asfalto, pois vem equipado com tração inteligente integral permanente nas quatro rodas 4x4 (SAWD). Nesta versão, o veículo apresenta motorização 2.0 16V boxer a gasolina de 160 CV e 196 Nm e bloco e cabeçotes em alumínio. O tempo de aceleração de 0 a 100km é 9,6 segundos. Ele pode ser equipado com câmbio manual de cinco marchas ou automático (sportshift) de quatro velocidades. Para oferecer aos passageiros e ao condutor mais segurança e proteção, o Impreza XV teve sua estrutura reforçada em pontos chaves para diminuir o impacto e evitar que os choques de uma colisão cheguem à cabine. A frente está equipada com airbags SRS (Sistema de Restrição Suplementar), airbags de cortina SRS e cintos de segurança de três pontas que ajudam a proteger os ocupantes. Além disso, o veículo traz uma âncora (ISO-FIX) que permite a instalação segura de assentos de segurança para crianças. O modelo tem faróis dianteiros multifoco, brake light incorporado ao aerofólio traseiro, lanternas traseiras tipo cristal com Leads. A carroceria é tipo hatchback de 5 portas. As rodas em alumínio 16” com pneus (205/60). Com base no hatch Impreza de cinco portas, o Crossover XV apresenta medidas de 4.430 milímetros de comprimento, 1,770 milímetros de largura e 1,570 milímetros, superior ao Impreza tradicional, que tem 4415/1740/1475mm. A distância entre os eixos é a mesma nos dois modelos, a 2.620milímetros. A suspensão do Impreza XV foi ajustada para aumentar a distância com relação ao solo, com modificações nos estabilizadores, taxas de mola e a força de amortecimento. Esse modelo apresenta bancos esportivos em couro e tem como opcional o teto solar. Como os demais modelos da marca Subaru, o Impreza XV está em conformidade com o PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), pois possui um dos menores índices de poluição entre todos e também indicação em suas partes plásticas para futura reciclagem. Serviço: Inauguração da Uchi Subaru em Maringá Quando: 1º de dezembro - (quarta-feira) Local: Avenida Colombo, 4063 – Zona Sete - Maringá Site: www.subarumaringa.com.br

Porsche confirma o Crossover Cajun, o mini Cayenne

Pesquisa da Pósitron aponta funcionalidades mais valorizadas no som automotivo

A Pósitron, marca da PST Electronics, acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa realizada com os proprietários de lojas de som e acessórios da capital paulista e grande São Paulo sobre as funções preferidas pelos consumidores em um som automotivo. A conexão USB foi apontada pelos entrevistados como indispensável em um autorrádio. Outras características como reprodução de DVDs, Bluetooth e cartão de memória SD Card também apareceram em posição de destaque. “Nosso objetivo era conhecer a preferência dos brasileiros pelas funcionalidades que compõem os aparelhos de som automotivo. Com isso, percebemos que a linha de som da Pósitron apresenta modelos completos, atendendo a todos os gostos e públicos. Nossos autorrádios possuem de conexão USB com até 32 GB, DVDs a tecnologia Bluetooth”, explica Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics. Além das características mais valorizadas, o estudo mostrou que algumas das siglas das funcionalidades disponíveis nos autorrádios não são completamente conhecidas. Atenta a essa necessidade, a Pósitron criou um glossário para explicar o significado de cada uma. Confira abaixo algumas explicações: USB (Universal Serial Bus) – Permite a conexão de equipamentos e transferência de dados sem a necessidade de desligá-los ou do uso de programas adicionais. Nos equipamentos de som automotivo, a USB possibilita ao usuário a utilização de dispositivos de memória (pen drives) como mídia, ou seja, os arquivos MP3 e WMA que antes eram gravados em CDs agora podem ser armazenados nos pen drives e reproduzidos por meio dos CDs e DVDs players que possuem essa conexão. DVD - Digital Video Disc ou Disco de Vídeo Digital compacto de tecnologia de leitura por meio de feixes de laser. Essa tecnologia permite a gravação e reprodução de vídeos com mais qualidade. Bluetooth – Tecnologia que possibilita a conexão entre dispositivos sem a necessidade de cabos – wireless. Nos equipamentos de som automotivo, sua utilização mais comum é para o viva-voz. Celulares com esta tecnologia embarcada podem ser emparelhados com o autorrádio, permitindo ao usuário receber e realizar chamadas enquanto dirige, com mais segurança e com as mãos no volante. Outra função muita usada é para sincronizar o celular e reproduzir músicas armazenadas no aparelho sem a necessidade de fios. RCA - Tipo de conector utilizado em equipamentos de áudio e vídeo. Esse nome deriva de “Radio Corporation of America” que foi a empresa responsável por introduzir este conector no mercado, em meados dos anos 40. Também são conhecidos como conectores cinch ou banana e suas cores definem os sinais que serão utilizados. Radio Data System – Sistema de recepção de dados via rádio utilizando o canal piloto do FM. A frequência utilizada é de 57 KHz a uma taxa de transferência de 1.187,5 bps (menos de 1,2 Kbps). Os autorrádios que possuem em seu sintonizador esta tecnologia podem receber dados originados das emissoras como nome da música, artista e álbum que está sendo transmitindo, além de informações de contato com a emissora e promoções. SD/SDHC (Secure Digital High-Capacity) - Cartão de memória de alta capacidade. Variam de 4 GB a 32 GB e a velocidade de transferência de dados também é maior. Subwoofer – Alto-falante responsável pela reprodução de sons mais graves ou de baixas frequências. O subwoofer sempre é instalado em caixas acústicas e necessitará de um amplificador auxiliar (externo). Saída Subwoofer – Saída pré-amplificada com um sinal de áudio, em baixa frequência, específico para ser ligado a um subwoofer. Saída pré-amplificada – Sinal de áudio disponível nos autorrádios que permite ao usuário a instalação de amplificadores auxiliares (externos). As terminologias também são desconhecidas do público. A Pósitron esclarece as principais delas: MP3 – Extensão de arquivos de áudio compactado mais conhecido e utilizado. Permite três níveis de compressão e recebeu este nome por utilizar a camada três e que possibilita uma taxa de compressão do arquivo original em até 12 vezes. A taxa mais comum para MP3 é a de 128Kbps. Assim o usuário poderá ter toda sua “biblioteca” de músicas armazenada em um espaço menor. Pré-equalização – São curvas de áudio pré-gravadas na memória do autorrádio com o intuito de auxiliar o usuário nas configurações de áudio do equipamento. São batizadas com nomes de estilos musicais devido às características marcantes que possuem, alguns mais graves e outros mais agudos. JPG ou JPEG – Joint Photografic Experts Group ou, em português, Junta de Especialistas em Fotografia. Tipo de compressão utilizado para diminuir o tamanho de imagens ou fotos em até 1/5 do tamanho original com perdas praticamente imperceptíveis. WMA – Windows Media Audio ou Mídia de Áudio para ser reproduzida no programa Windows Media Player. Quando se converte uma faixa de áudio para WMA, consegue-se comprimir o arquivo em mais de 10 vezes do seu tamanho original, ou seja, na extensão original (WAV) uma música de quatro minutos ocupa aproximadamente 42 MB e, em WMA, pouco menos de 4 MB. Som Pósitron: do USB a TV digital A linha de som da Pósitron é uma das mais completas do mercado. O grande destaque é o primeiro som do Brasil com sintonizador de TV Digital integrado. Aparelho inédito no País, o SP4550 DTV permite assistir aos programas de TV aberta, com imagem e som em uma tela de 3”. O modelo possui ainda outras características exclusivas de mercado como conexão USB de até 32 GB e leitor de cartão SD/SDHC para até 32 GB. O som também apresenta entrada para câmera de ré, que possibilita a visualização de imagens do carro em marcha ré, identificando possíveis obstáculos e facilitando as manobras na hora de estacionar. Além desse aparelho de som e multimídia, a empresa comercializa os modelos SP6110 AV, SP4120 AV, SP3430 BT e o SP3110. Os modelos SP6110 AV e SP4120 AV são equipados com reprodutores de CDs e DVDs para exibição de imagens de alta resolução. O SP6110 AV possui tela touch screen retrátil, conexão USB traseira, com tamanho de 7”. Já o SP4120 AV apresenta display de 3” e entrada para câmera de ré. A Pósitron oferece ainda para o público os modelos SP3430 BT e SP3110 com CD player, entrada USB frontal e leitor de SD Card. O diferencial do SP3430 BT é a tecnologia Bluetooth, que permite atender o telefone e realizar chamadas em segurança no viva-voz, enquanto dirige. Com visual moderno, os aparelhos foram desenvolvidos com display funcional e acabamento em black piano e em prata (para o modelo SP4550 DTV). Todos os modelos possuem controle remoto, conexão USB de até 32 GB e entrada auxiliar frontal. Além disso, os produtos são equipados com sintonizador AM e FM, saídas pré-amplificadas, saída subwoofer (nos modelos SP3430 BT, SP4120 AV e SP4550 DTV), loudness, reprodução de arquivos MP3 e WMA, em todos os modelos, e DVD, DVD-R, DVD-RW, MPEG-2, VCD e JPG, nos SP6110 AV, SP4550 DTV e SP4120 AV. O modelo SP6110 AV possui 10 pré-equalizações e os demais aparelhos apresentam quatro pré-equalizações. A linha de aparelhos tem um ano de garantia. Os rádios podem ser encontrados em lojas de som e acessórios como também em redes de varejo físicas e online no Brasil. Os preços sugeridos ao público variam de R$ 259,00 para as versões com CD player e USB, a até R$ 849,00 para os modelos mais completos.

14º Salão do Automóvel de Curitiba movimentou mais de R$ 33 milhões em negócios

O 14º Salão do Automóvel de Curitiba, realizado entre os dias 20 e 28 de novembro, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, movimentou durante os nove dias de evento mais de R$ 33 milhões em negócios. Reunindo os lançamentos mundiais das maiores marcas do mundo como Chevrolet, Mercedes-Benz Smart, Volvo, Land Rover, Lifan, Peugeot, Toyota, Effa, Jac, Mitsubishi, Chery, Volkswagen, Mini, BMW, Kia, Suzuki, Fiat, Ford e Citroen, o Salão expôs ao todo 200 veículos diferentes e atingiu o gosto de todos os públicos. Desde os populares até os mais sofisticados, o evento contou com a presença de carros bem diversificados com design arrojados, tecnologia de ponta, requintes e veículos com custo-benefício. Além disso, o público presenciou a invasão das marcas chinesas, que ficou entre os destaques desta edição. Promovido pela JA Promoções e Eventos em parceria com a Acavipar – Associação das Concessionárias Autorizadas de Veículos Importados do Paraná, o Salão de Curitiba reuniu cerca de 48 mil pessoas dos estados do Paraná e Santa Catarina. Quem esteve no Salão pôde conferir, além dos lançamentos da marcas, os veículos modificados como Tuning, de competição, motos, novidades na área de náutica, os Hot Roads e os fora-de-série, esses últimos chamaram a atenção do público pelos estilos arrojados. Segundo Joe Flávio Araújo, essa edição superou as expectativas em volume de negócios, que tinha projeção de R$ 30 milhões, alémdisso, os expositores devem presenciar um término e início de mês bastante movimentado. "Eles devem realizar bons negócios logo após a realização do Salão em virtude dos contatos gerados e da concretização de vendas iniciadas no evento. O volume de vendas resultantes destes contatos deve ser igual ou até maior do que o realizado no período do Salão", comenta Joe. O resultado dessa edição agradou todos os expositores, que segundo Araújo foi o melhor realizado até hoje, em número de negócios e principalmente no valor médio dos veículos comercializados. "O evento também foi muito elogiado pelo público, pois eles ficaram encantado com o formato, lançamentos e novidades, além das atrações com veículos hot-roads e fora-de-série", finaliza. (foto: Priscila Fiedler)

Novos Subaru Impreza e Outback na Avallon

A Avallon já oferece o serviço de blindagem para os novos Subaru Impreza e Outback, mostrados durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Tanto para o hatch quanto para a perua, a blindagem é nível 3A, que suporta até disparos de pistolas 9mm e Magnum 44, o mais potente armamento de mão no país. A proteção extra tem um custo de R$ 49 mil, para o hatch, e R$ 55 mil, para perua e o pagamento pode ser feito em até seis parcelas. O prazo de entrega varia entre 35 a 40 dias úteis. A blindagem realizada pela Avallon, credenciada pela Caoa, importadora oficial da marca japonesa, tem garantia de quatro anos e não compromete a cobertura de fábrica dos dois modelos, que é de cinco anos. Todas as revisões da blindagem são feitas juntamente com as do veículo, o que facilita a vida do consumidor. O novo Impreza está disponível na versão 2.0 (de 160 cv), com câmbio automático e tração nas quatro rodas. Já a Outback é oferecida com motor 3.6 (boxer) de 280 cv, câmbio automático e tração 4x4. A tabela do hatch parte de R$ 69 mil e a da perua, de R$ 150 mil.

Scania fornecerá 50 ônibus a etanol para a cidade de São Paulo

A Scania do Brasil acaba de fechar a venda de 50 ônibus a etanol para uma das operadoras do sistema de transportes da cidade de São Paulo, a Viação Metropolitana. No protocolo de intenções para a compra dos modelos, assinado nesta nesta semana, no gabinete da Prefeitura de São Paulo, a montadora também será responsável por garantir a manutenção preventiva dos veículos até 120 mil quilômetros rodados por unidade. "Hoje a Scania, Viação Metropolitana, Única, COSAN e a Prefeitura da cidade de São Paulo dão um passo extremamente importante em sustentabilidade que garante um futuro mais saudável à população. O Etanol é, no momento, a solução mais viável no Brasil dentre os combustíveis renováveis por apresentar a melhor relação custo x eficiência em níveis de emissões e disponibilidade", afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil. Os novos ônibus sustentáveis K 270 4x2 da Scania, com entrega prevista em lotes a partir de maio de 2011, possuem motor de 9 litros de 270 cavalos de potência e serão abastecidos com etanol, adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição. Esse combustível renovável é capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 90%. A alta tecnologia dos modelos já atende às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e a Euro V, que só entrará em vigor no País em 2012, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Européia. A iniciativa da compra dos 50 veículos pela cidade de São Paulo coloca a Scania como a única fornecedora de ônibus a etanol, confirmando o pioneirismo e tradição em ser provedora de soluções sustentáveis em transportes, oferecendo produtos que causem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Por acreditar no ônibus a etanol, a Scania adquiriu ao longo dos anos uma enorme experiência no segmento. "Há 20 anos comercializamos o produto na Europa. Agora saímos na frente na disputa pelo mercado brasileiro, especialmente em São Paulo, se considerarmos que para cumprir as metas de política ambiental, todo o município paulista terá de ter uma frota de ônibus composta por veículos movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018", afirma o executivo. Antes da venda para a Viação Metropolitana, a Scania já havia cedido para a cidade de São Paulo dois veículos movidos pelo combustível que foram usados durante três anos em operação de tráfego normal. A primeira unidade foi entregue em 2007 e a segunda em 2009. Os ônibus a etanol da Scania Série K comprovaram que são uma excelente alternativa para o transporte urbano. A disponibilidade do produto já gerou interesse de alguns órgãos gestores e a montadora apresentará os esclarecimentos técnicos solicitados em diferentes capitais brasileiras.

A Amarok, nova pick-up média da VW, conquista prêmio AutoData 2010

A pick-up Amarok acaba de conquistar o Prêmio AutoData 2010 na categoria Veículo Comercial Leve. A cerimônia de premiação foi promovida ontem pela Editora AutoData e contou com mais de 700 representantes do setor automotivo no auditório da Universidade Senac, em São Paulo. Lançada mundialmente em 2010, a Amarok tornou-se referência no segmento por estabelecer novos parâmetros de tecnologia e segurança. O Prêmio AutoData é dividido em duas fases. Na primeira, os editores e repórteres da publicação selecionam os quatro indicados para cada categoria. Os escolhidos passam a disputar o voto popular dos leitores da revista, boletim e site da editora. Neste ano, as empresas e veículos concorrentes disputaram o voto de mais de 1.300 participantes – recorde para o prêmio. Todo o processo de votação foi auditado pela Prada Consultoria. Este é o segundo prêmio conquistado pela Amarok em novembro – a pick-up também foi eleita “Picape do Ano 2011”, uma das principais categorias da premiação “Carro do Ano”, promovida pela revista Autoesporte. Além da escolha do juri, a pick-up também foi a escolhida pelo público na votação do site da revista Autoesporte, com 62% dos votos.. “Os prêmios recebidos pela Amarok representam o reconhecimento da qualidade, segurança e inovação do modelo e comprovam a capacidade tecnológica da marca nesse segmento”, afirma Carlos Leite, gerente de Vendas e Marketing Amarok. A Amarok também ganhou, em setembro, a primeira edição do "International Pick-Up Of The Year 2011" durante o 63ª Salão Internacional de Veículos Utilitários de Hannover, na Alemanha. O prêmio é organizado pela associação que representa a indústria automotiva alemã, a VDA. O veículo diferencia-se pela tecnologia e segurança em seu segmento. Com preço inicial de R$ 102.990 na versão Trendline, o modelo traz de série itens como piloto automático e display multifuncional, ar-condicionado Climatic, direção hidráulica, espelhos retrovisores com acionamento elétrico e antena integrada e rádio CD/MP3 com entradas para SD Card, USB e Bluetooth. A outra opção da linha é a versão Highline, com preço a partir de R$119.490. “Por preços competitivos, os proprietários da Amarok contam com recursos tecnológicos on e off road inéditos no segmento, aliando a robustez de uma pick-up a um excelente conforto e dirigibilidade”, diz Carlos Leite. Volkswagen conquista sete prêmios de propaganda

Auto Trophy 2010: Peugeot 508 recebe seu primeiro prêmio, na Alemanha

O Peugeot 508 foi escolhido o melhor veículo importado pelos leitores da revista alemã Auto Zeitung, ante 18 modelos concorrentes. O Peugeot 508 conquistou o primeiro título antes mesmo de seu lançamento comercial. O prêmio, denominado Auto Trophy, há 23 anos é atribuído aos melhores veículos que circulam no mercado alemão, a partir da escolha dos leitores da revista bimensal Auto Zeitung, com tiragem de 200 milexemplares. Para os títulos de 2010, mais de 100 mil leitores elegeram os melhores de cada categoria, entre mais de 400 modelos – já comercializados ou em vias de lançamento. O 508, novo sedã de luxo da Marca, ganhou a classificação “Importados” na categoria “Mittelklasse” (classe média), entre 18 concorrentes, com 18,2% dos votos. Jean-Marc Gales, membro da Diretoria do Grupo PSA Peugeot Citroën (Diretor Geral das Marcas), recebeu o prêmio no dia 23 de novembro em Düsseldorf, na Alemanha. “O 508 marca o retorno da Peugeot ao segmento dos automóveis de grande porte. Seu estilo, seu alto nível de qualidade e suas tecnologias deúltima geração ilustram as ambições da Marca neste segmento de mercado. Os votos dos leitores da Auto Zeitung meses antes do lançamento nos deixam ainda mais otimistas quanto ao futuro êxito comercial do modelo”, declarou o executivo. Com o 508 a Peugeot reafirma sua presença e suas ambições em um de seusterritórios históricos, o dos grandes veículos com alta performance. O veículo será lançado no mercado europeu em fevereiro de 2011 nas carrocerias Sedan e SW, com oito opções de motores (de 112 a 204 CV) e níveis eficientes de respeito ao meio ambiente, incluindo uma versão e-HDi (sistema Stop & Start de última geração. Em 2012, a gama 508 será enriquecida com a tecnologia HYbrid4. A Peugeot dará continuidade a sua ofensiva comercial com a produção do 508 na China, a partir do segundo semestre do próximo ano.

Transmissões Allison mostram-se a melhor escolha para ônibus urbanos de 12 metros

Recentes testes realizados com ônibus urbanos de piso baixo, de até 12 metros, apontaram para uma grande economia de combustível quando equipados com o modelo de transmissão automática Allison T280R. A transmissão, que recebeu significativos incrementos em termos de tecnologia e calibragem, vem surpreendendo os usuários. O modelo de transmissão Allison modelo T280R saiu-se excepcionalmente bem em avaliações de consumo de combustível realizado pelo fabricante tcheco SOR Libchavy spol. s.r.o., realizado no trânsito urbano. Avaliado dentro dos conceitos do ciclo SORT2 ― Standardised On-Road Tests Cycles (Ciclo de Teste Urbano Uniformizado), o veículo equipado com uma transmissão Allison Torqmatic®, com retarder integrado, rodou 2,6 km com um litro de diesel. O resultado comprova que as transmissões inteiramente automáticas, cada vez mais, se tornam a opção mais eficiente economicamente para esse tipo de uso ― sem falar do aumento de produtividade. Sob as condições determinadas pela UITP - International Association of Public Transport (Associação Internacional dos Transportes Públicos), os testes SORT2 foram realizados com uma carroceria urbana modelo SOR NB12, de 12 metros, sobre mecânica Iveco Tector 6 equipado com uma transmissão Allison totalmente automática T280R. O modelo contém as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Allison, inclusive o LBSS ― Load Based Shift Schedule (Mapa de troca de marchas baseado na carga do veículo) e o VAC ― Vehicle Acceleration Control (Controle de aceleração do veículo), itens que definem o perfil da aceleração do ônibus e o torque do motor transmitido para as rodas em função da carga do veículo. “Esta nova avaliação nos trouxe sólidos resultados, que confrontados aos obtidos em recentes testes e experiências realizadas na Europa, mostraram que as transmissões automáticas Allison são as mais eficientes e econômicas do mercado”, afirma Manlio Alvaro, gerente de marketing da empresa para a Europa. “O excelente resultado obtido para o ônibus urbano de 12 metros pode se mostrar ainda mais promissor se pensarmos que, quando o veículo rodar algo em torno de 40 mil quilômetros, por exemplo, o consumo de combustível poderá ser menor ainda”. Jindřich Chudý, gerente de negócios da SOR, diz que: “Penso que nossa futura parceria com a Allison será extremamente benéfica, já que tivemos uma boa resposta dos nossos clientes pela nossa iniciativa em usar uma transmissão automática da marca. E, pelo mesmo motivo, conseguimos reduzir nosso consumo de combustível para 2,6 km/l em um circuito urbano. Essa melhoria só foi possível graças às características da transmissão T280R”. Os testes foram feitos ao longo de múltiplos circuitos com um veículo básico, que representa o perfil das rotas dos ônibus urbanos com especificação UITP. Também foi levada em consideração a repetição das condições de avaliação, que permitem uma justa comparação tanto para fabricantes de ônibus quanto fornecedores de componentes. Existem três tipos de ensaios que simulam a alta, média e leve densidade do trânsito das rotas: SORT1 quando eles são operados com uma velocidade média de 12,1 km/h; SORT2, com velocidade média de 18 km/h; e SORT3 que tem velocidade média de 25,3 km/h. Os resultados dos testes foram acompanhados pela TÜV SÜD Czech s.r.o., certificadora localizada na cidade de Praga.

Banco Mercedes-Benz dobra volume de financiamentos por CDC em todo o Brasil

O Banco Mercedes-Benz vem desenvolvendo promoções para oferecer alternativas de financiamentos a seus Clientes. As iniciativas, realizadas por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), contribuem para o crescimento da modalidade dentro dos negócios do Banco. De janeiro a outubro de 2010, o Banco liberou R$ 317,6 milhões para novos financiamentos por meio de CDC, volume 118% maior que o registrado em igual período de 2009, quando foram financiados R$ 145,4 milhões com este produto. Consequentemente, a participação do CDC subiu de 6% para 12%. “O Banco Mercedes-Benz tem procurado oferecer opções diferenciadas para os Clientes e Concessionários da marca. Com taxas bastante atrativas, o CDC é uma possibilidade para os consumidores que precisam de um financiamento mais rápido ou querem adquirir um veículo que não se encaixa nas regras do BNDES Finame. O Banco Mercedes-Benz continuará a desenvolver alternativas que atendam os Clientes, seja por meio de CDC ou de BNDES Finame tradicional, com promoções e novos produtos”, explica Angel Martínez, diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz. O BNDES Finame manteve-se como a modalidade mais utilizada, responsável por 85% dos novos negócios. Foram liberados R$ 2,3 bilhões por esse produto de janeiro a outubro deste ano ante R$ 1,9 bilhão negociado nos mesmos meses de 2009, um acréscimo de 21%. Já o Leasing registrou queda de 79%, passando de R$ 396,7 milhões liberados nos primeiros dez meses de 2009 para R$ 83,4 milhões em igual período deste ano. A participação do Leasing nos novos financiamentos do Banco Mercedes-Benz foi de 3%. No total liberado no período, o Banco Mercedes-Benz apresentou alta de 8%. Foram financiados R$ 2,7 bilhões de janeiro a outubro de 2010 para novos negócios contra R$ 2,5 bilhões nos mesmos meses de 2009. Em unidades, o crescimento foi de 11%, saltando de 13.928 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro financiados nos primeiros dez meses de 2009 para 15.513 em igual período de 2010. A carteira do Banco Mercedes-Benz fechou outubro com crescimento de 20%, alcançando a marca de R$ 6,7 bilhões. No mesmo mês do ano passado, seu valor era de R$ 5,6 bilhões. Do total obtido este ano, o BNDES Finame respondeu por 79%; o Leasing, por 12%; o CDC, por 6%; o Floorplan, 2%; e o CDC Serviços, Capital de Giro, Empréstimo Pessoal e Adiantamento do BNDES Finame, 1%.

Eqmax lança engate B3X para suas férias de verão

Já em clima de férias, época em que os pais pegam os filhos para as aguardadas viagens de final de ano, a Eqmax, empresa brasileira líder na fabricação de rack , boxes, bagageiros, portabikes, portacaiaques e tapetes, acaba de lançar o engate B3X com capacidade de transporte para três bicicletas, uma solução prática e de baixo custo. “O objetivo da marca é atender de forma inteligente às principais necessidades do consumidor brasilero com produtos de qualidade e preço justo e também incentivando a família na prática de esportes de aventura”, explica Romualdo Bacci Jr., diretor comercial da Eqmax. O equipamento, de montagem rápida e simples, tem capacidade para transportar até três bicicletas, fixadas com cintas de amarração suportando até 45 kg. Projetado para atender a todos os engates do tipo bola do mercado em posição estável e segura, de forma a não esconder a placa do carro. Com tratamento de superfície com material anticorrosivo, o equipamento tem preço sugerido de R$ 290,00. E na versão para duas bicicletas, ao preço de R$ 260,00. Ambos estão disponíveis somente na cor prata. A linha completa dos produtos está disponível em São Paulo na “Casa dos Racks”, que funciona também como showroom da empresa, localizada à Av. Santo Amaro, 4.209 e nos principais distribuidores da Eqmax no Brasil. Entre no site e conheça produtos da Eqmax no site www.eqmax.com.br.

domingo, 28 de novembro de 2010

BMW: Protótipo do Z2 fotografado em Mônaco

Fiat e Casa Fiat de Cultura conquistam prêmio Aberje Brasil 2010

A Fiat e a Casa Fiat de Cultura conquistaram três prêmios nacionais da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje, o mais prestigiado reconhecimento às empresas e profissionais dedicados à comunicação empresarial. A Fiat foi a Empresa do Ano/Minas Gerais e Centro-Oeste e o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antonio Lage, foi a Personalidade de Comunicação do Ano/Minas Gerais e Centro-Oeste. A Casa Fiat de Cultura conquistou o prêmio Aberje Brasil na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais, com o “case” “Rodin e Chagall na Casa Fiat de Cultura”. As premiações nacionais somam-se às cinco conquistas obtidas pela Fiat na avaliação do Prêmio Aberje Regional, abrangendo os “cases” inscritos em Minas Gerais e nos estados do Centro-Oeste. Além do prêmio pela comunicação de projetos culturais, A Fiat foi a vencedora do prêmio regional nas seguintes categorias: • Comunicação Integrada, com o trabalho “Fiat 500 – o produto e sua comunicação como catalisadores de um movimento de marca”, feito em parceria com as agências Click, Hype e Leo Burnett; • Comunicação e Relacionamento com a Comunidade, com o projeto “Árvore da Vida apresenta A Zeropeia: A comunicação tangibilizando o intangível”, realizado com a agência CDM e o Studio Via Sonora; • Mídia Impressa, com a “Nova Expresso Fiat”, produzida com as agências Interface Comunicação e Press Comunicação Empresarial, e • Mídias Sociais, com o projeto “A Maior Entrevista Coletiva do Mundo – oportunidades e riscos nas redes sociais”, realizado durante o lançamento do Novo Uno em parceria com a agência Espalhe.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Quem tem medo das curvas?

A eletrônica poderá ajudar ainda muito na expansão da segurança ativa nos próximos anos. Vários governos estão convencidos de que evitar o acidente é mais eficaz do que impor sistemas passivos, por exemplo, adicionando airbags no interior dos veículos. A ONU estima o total de 1,3 milhão de mortos/ano em acidentes de trânsito, se incluídas as fatalidades sem registro em países populosos. Há grande empenho em diminuir esses números. Gerenciamento eletrônico para não bloquear as rodas em freadas de emergência (ABS) surgiu em 1978, embora utilizado antes em trens e aviões, com comando mecânico. Essa tecnologia demorou um pouco para ser entendida e se expandir. Afinal, além de ruídos, fazia vibrar o pedal e alguns motoristas aliviavam a pressão em vez de aumentá-la. A evolução veio com processadores mais velozes e o multiplicador automático de pressão (BAS). Lançado na Europa pela Bosch, o sistema foi adotado voluntariamente por todos os fabricantes europeus faz quase dez anos. Nos EUA é obrigatório e também no Brasil, em 2014. O ABS pode aumentar a distância de frenagem em situações bem específicas, mas essa desvantagem – sem anular suas vantagens como manter o controle direcional – diminuiu bastante graças à eletrônica. A atuação sobre os freios levou a outro avanço. Por meio de sensores é possível prever o descontrole de um carro em curvas (ou em retas, nos “golpes” de direção) e corrigir sua trajetória, atuando seletivamente sobre a potência do motor e no freio de cada roda. A Bosch batizou-o de ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade, em inglês). Em setembro último completaram-se 15 anos da apresentação do sistema. Mas só chegou ao mercado dois anos depois com o Mercedes-Benz Classe A. Conhecido genericamente como ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), sua contribuição para a segurança ativa foi logo reconhecida. Todos os veículos à venda nos EUA, de até 4,5 t de peso bruto total, terão que adotá-lo a partir de setembro de 2011. Austrália e Europa farão o mesmo em 2013 e 2014, respectivamente. Também há intenção na Coreia do Sul. O ESC experimentou rápida aceitação porque, além de incluir o controle de tração que impede a patinagem de uma ou das duas rodas em arrancadas e terrenos escorregadios, utiliza sensores e recursos já existentes no ABS, boa ajuda no tocante a custos. O órgão de segurança de trânsito dos EUA concluiu, já em 2006, ser possível evitar 34% de todos os acidentes envolvendo um só automóvel e 71% das capotagens de veículos leves se utilizassem o ESC. A Universidade de Colônia, Alemanha, em estudo de 2007, estimou 4.000 mortos e 100.000 feridos a menos por ano na União Europeia, caso se usasse o dispositivo. Pesquisas da Volkswagen apontaram a possibilidade de reduzir em 80% os acidentes por derrapagem. O avanço da segurança ativa está sendo rápido, em eficiência e preço, graças aos volumes de produção e à integração aos dispositivos já existentes em carros novos. Eficiência, volume e peso do ESC progrediram com a eletrônica de bordo. Em 1995, a primeira geração ocupava uma caixa de 4,3 kg de peso. No começo de 2010, a nona geração pesava apenas 1,6 kg, redução de 63%. No ano passado, 60% dos modelos vendidos na Europa tinham o ESC de série e 36%, em nível mundial. (Fernando Calmon)

Tropical Cabines oferece linha de veículos para até nove passageiros

As férias estão chegando e é nessa época do ano que as famílias planejam viagens e passeios em conjunto. E este é o melhor momento para a troca de carro em busca de mais conforto, segurança e espaço. Pensando neste público, a Tropical Cabines oferece sua linha de veículos para até nove passageiros. A F-250 Tropivan é um dos veículos que pode unir a família de forma divertida e inesquecível em uma viagem de férias. O modelo tem capacidade para nove passageiros e conta com um bagageiro de até 750 litros. Na Tropivan também é possível retirar uma terceira linha de poltronas que vai deixar o carro espaço para cinco pessoas e capacidade de 1,5 mil litros no porta-malas. E para deixar a aventura ainda mais confortável, em 2010 o modelo ganhou mais uma novidade: a transmissão automática, uma exclusividade para picapes Tropical. Se a família tiver um perfil mais aventureiro e quiser conhecer lugares distantes e com estradas mais difíceis, a Tropical possui o modelo F-250 Tropicampo. Por fora ela é resistente e robusta, mas por dentro dispõe de conforto e capacidade para seis passageiros. Assim como todos os modelos Tropical este também possui opcionais como geladeira elétrica, teto solar, Wi-Fi, dentre outros. Para quem prefere um modelo mais elegante, a F-250 Tropiclassic Sedan − o maior veículo sedan do Brasil − é um carro para quem dirige com classe e gosta de espaço e conforto. Este modelo tem capacidade de 1.150 litros no porta-malas e possibilidade de o banco traseiro transformar-se numa cama. Gigante para as férias A F-MAXX também pode ser uma opção para as férias. A gigante é um híbrido de quatro veículos: F-12.000, F-250, Ford Cargo e Edge. Como resultado obtém-se uma máquina com mais de 7,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e altura, com peso de seis toneladas. O que faz com que seu espaço interno comporte até nove passageiros, além de um porta-malas interno com capacidade para 200 litros e outro externo que suporta até quatro toneladas. Nos opcionais, a F-MAXX dispõe três tetos solares Webasto, suspensão a ar, sistema GPS e DVDs com controles individuais atrás de todos os bancos. O espelho retrovisor com funções três em um também faz o papel de refletor, DVD e câmera de segurança para estacionamento. O dispositivo é acionado automaticamente quando a marcha ré é engatada. Wi-Fi A partir deste mês, Tropical Cabines passa a oferecer o sistema de Wi-Fi veicular, com suporte 3G de Internet Móvel, como opcional para suas camionetes. O módulo disponibiliza IP randômico/servidor DHCP que permite conexão automática − sem a necessidade de configuração em notebooks, celulares ou outros equipamentos que oferecem acesso à internet. Possui também bloqueio de web site, suporte remoto, acesso de até 32 usuários simultâneos e firewall integrado que permite mais segurança a conexão.

Caltabiano inicia venda do novo Jeep Grand Cherokee

A partir de 1/12, a Caltabiano recebe as primeiras unidades do novo Jeep Grand Cherokee, apresentado ao público durante o 26º Salão Internacional do Automóvel. Precursor dos utilitários esportivos Premium há duas décadas, o carro foi totalmente renovado, ganhando um acabamento interno ainda mais luxuoso, mas sem perder a esportividade externa, tão característica da marca. No mercado nacional ele é apresentado nas versões Laredo e Limited, respectivamente no valor de R$ 154.900,00 e R$ 174.900,00, e equipado com o novo motor V6 de 3.6 litros, com 286 cv de potência e transmissão automática de cinco velocidades. O consumo de combustível é de 8,8 km/l com emissão de CO2 de 265 g/km. A nova geração do Jeep Grand Cherokee promete surpreender o público não só pelo design, mas pela economia de combustível aprimorada e funções inovadoras, como o sistema de tração 4x4 Quadra-Trac II, que utiliza a função Throttle Anticipate (Antecipação da Aceleração) para determinar movimentos rápidos no acelerador a partir da inércia e maximizar a tração, antes que ocorra falta de aderência. Quando a falta de aderência da roda é detectada, até 100% do torque disponível é instantaneamente direcionado para o eixo com mais tração. Outro avanço é o novo sistema de controle de tração Selec-Terrain™, com cinco configurações de terreno, que permite ao motorista escolher o sistema de tração que melhor se enquadra às condições off-road ou urbanas. Esse controle ainda permite coordenar eletronicamente até 12 combinações diferentes do conjunto motor-transmissão, sistemas de frenagem, incluindo o controle de aceleração, mudança de marchas, caixa de transferência, Controle de Tração e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). O novo Jeep Grand Cherokee ainda vem com porta malas 11% maior com 782 litros no total mais espaço interno com 134 mm a mais de distância entre-eixos. Itens de segurança também foram reforçados com o conjunto de air bags dianteiros, laterais e para os joelhos. Ainda pensando no conforto do motorista e passageiros, os bancos dianteiros vêm com ajuste elétrico em 8 direções, incluindo ajuste lombar e aquecimento também para os bancos traseiros. Desde seu lançamento, mais de 4,3 milhões de unidades do Jeep Grand Cherokee foram vendidos em todo o mundo. A Caltabiano é líder em vendas Jeep no Brasil, e teve um crescimento de 15% nas marcas do grupo Chrysler em relação a 2009.

Fiat conquistou dois prêmios AutoData

A Fiat conquistou o Prêmio AutoData em duas importantes categorias: “Estratégia de Marketing” e “Veículo Automóvel”, concedido ao Novo Fiat Uno. Os prêmios foram entregues em cerimônia em São Paulo, que reuniu mais de 300 pessoas do setor automotivo e de autopeças, na última quarta-feira. A Fiat foi representada na solenidade por Antonio Sérgio Rodrigues, Diretor de Veículos Comerciais, e Peter Fassbender, gerente do Centro Estilo Fiat. A categoria Estratégia de Marketing premiou o posicionamento da Fiat no mercado e sua relação com os consumidores, com destaque para o FCC III, o novo carro conceito da Fiat nascido do Projeto Fiat Mio, que foi apresentado no Salão do Automóvel. Este projeto inovou a relação com os consumidores, por ser o resultado de uma criação mundial desenvolvida a partir da interatividade pelo portal www.fiatmio.cc. O novo carro conceito foi construído com a opinião dos internautas, desde o tema e a concepção do design, até a escolha dos materiais, inovações e diversos recursos para o veículo, inspirados na discussão sobre o futuro do carro e o carro do futuro. Desde agosto de 2009 a outubro de 2010, mais de dois milhões de pessoas, de 160 países, visitaram o portal, onde 17 mil se cadastraram e mais de 10 mil idéias foram postadas, ajudando assim a construir o novo carro conceito da Fiat na América Latina. A escolha dos vencedores do Prêmio Autodata foi feita por votação direta dos leitores da revista e da Agência Autodata e participantes do Seminário Perspectivas 2011, realizado em outubro. Outras duas empresas do Grupo Fiat, a Iveco e a Magneti Marelli, também foram premiadas pela AutoData.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Porsche 918 Spyder é real... em um modelo em argila

Jaguar afirma que melhorará a segurança do XF

ESP Bosch equipa o novo Fiat Bravo T-Jet

Entre os vários pontos fortes do novo Fiat Bravo T-Jet a segurança é um item de destaque. O modelo traz, de série, o ESP " Programa Eletrônico de Estabilidade. "A resolução do CONTRAN para obrigatoriedade de ABS ¿ Sistema Antibloqueio de Frenagem e do airbag começou a vigorar esse ano e deve atingir 100% da frota em 2014. A aplicação do ESP é um passo à frente, que segue a tendência dos principais mercados mundiais", avalia Carlo Gibran, gerente de Marketing e Vendas da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina. Durante mano bras bruscas de emergência o ESP é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade. Pesquisas em todo mundo comprovam que o ESP é o sistema mais eficaz para evitar a derrapagem do carro, situação responsável por grande parte dos acidentes. Um regulamento da União Européia aprovado em 2009, e que entra em vigor gradativamente a partir de 2011, determina que todos os novos modelos de veículos de passageiros e comerciais produzidos naqueles países deverão ser equipados com ESP. Ações globais a favor da segurança Em março de 2010, a assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução proclamando 2011-2020 uma Década de Ação pela Segurança Viária. O objetivo é incentivar os governos a implantarem políticas de redução de acidentes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de p essoas morrem todos os anos em conseqüência de acidentes de trânsito. Além de melhorar as redes viárias, as ações para redução de acidentes incluem a utilização de sistemas de segurança ativa mais avançados e em um maior número de veículos. O New Car Assessment Programme (NCAP), na Europa, incluiu o ESP em seus critérios de avaliação. A partir de 2010, apenas os modelos de veículos que possuírem o ESP como equipamento de série poderão receber a classificação máxima de cinco estrelas. Essa ação visa destacar ainda mais a importância dos sistemas de segurança oferecidos pelas montadoras.

Nissan lança test-drive premiado

Com o objetivo de tornar os modelos da marca ainda mais conhecidos pelos consumidores brasileiros, a Nissan do Brasil lançou nesta semana a promoção “Test-Drive Premiado” que vai sortear cinco modelos do Nissan Livina 1.6 Flex em todo o país. Os consumidores que fizerem test-drive em qualquer concessionária Nissan ou comprarem um zero quilômetro da marca ganharão cupons para concorrer à minivan que oferece a melhor relação de custo benefício no mercado. “Temos planos de crescimento consistente no mercado brasileiro e, para alcançar este objetivo, uma das estratégias é tornar nossos carros mais conhecidos no país. Ações como esta certamente geram tráfego nas concessionárias e propaganda boca-a-boca entre consumidores”, afirma Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan. Após realizar o test-drive ou comprar um veículo Nissan, os clientes devem preencher o cupom respondendo à pergunta: “Qual a montadora que sorteia cinco carros?” e depositar na urna existente na concessionária. A promoção vai até 21/12/2010 e será realizada em território nacional. Todos os cupons serão reunidos em uma única urna para apuração, que será realizada no dia 05/01/2011. O regulamento completo bem como o endereço das concessionárias Nissan estão disponíveis pelo site www.nissan.com.br. Os prêmios da promoção, veículos Nissan Livina zero quilômetro, aliam espaço interno, conforto, potência e economia. Qualidades que traduzem a essência da marca em fazer carros bem pensados e que garantiram ao modelo as principais premiações do segmento no país. Entre elas estão “Melhor Compra – Monovolumes – Revista Quatro Rodas”, “Boa Compra - Revista Auto Esporte”, “Melhor Carro - Jornal do Carro” e “Melhor Carro para a Família até 50 mil reais - Revista Car and Driver”, além do título de “Baixo Custo de Reparo” pelo Cesvi “Car Group”.

Agrale lança caminhão 8500 TR, o seu primeiro cavalo-mecânico

A Agrale lança o seu primeiro cavalo-mecânico, o caminhão Agrale 8500 TR, o menor caminhão com quinta roda produzido no Brasil. Atenta às necessidades e oportunidades do mercado, a montadora desenvolveu um veículo para atender, principalmente, a demanda dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) e das Auto-escolas para treinamento e habilitação na categoria E (motoristas de cavalo-mecânico com capacidade de carga superior a 30 mil kg). O novo Agrale 8500 TR tem como principais vantagens baixos custos de operação e aquisição. O modelo proporciona redução de aproximadamente 30%, em relação aos de veículos com cinco anos de uso e com características semelhantes, utilizados atualmente pelos CFCs e Auto-escolas para formação e habilitação de condutores. “O Agrale 8500 TR cria uma nova opção para esses estabelecimentos que, normalmente, adquirem veículos usados, com custos operacionais e de manutenção bem maiores e vida útil consideravelmente menor. A legislação limita a 15 anos a idade do caminhão utilizado para esta finalidade e os cavalos-mecânicos convencionais (PBT superior a 30 toneladas) são mais caros e onerosos, mesmo usados. Somente no quesito consumo de combustível a redução pode chegar a 70%”, explica Ubirajara Choairi dos Santos, gerente nacional de vendas de veículos. Desenvolvido a partir do caminhão Agrale 8500 convencional, esse modelo possui quinta roda original de fábrica - exigência da legislação para a utilização pelos CFCs e Auto-escolas – e entre-eixos menor. “O processo de desenvolvimento e a validação do novo modelo levou cerca de 12 meses e foi feito com base nas necessidades e expectativas dos clientes em potencial”, finaliza Choairi. Equipado com freio de acionamento totalmente a ar e capacidade de carga de 5.250 kg, o Agrale 8500 TR possui motor MWM 4.10 TCA Euro III (quatro cilindros), com potência de 115 cv a 2.400 rpm e torque de 392 Nm a 1.500 rpm, caixa de câmbio EATON de cinco marchas e direção hidráulica. Também é equipado com o eixo de tração Dana, caixa de câmbio Eaton e sistema de direção ZF Servocom.

Indenizações milionárias levam empresas a investir em perícia particular

Um caminhão esbarra em um motociclista que, ao cair, perde o capacete e bate com a cabeça no chão, vindo a falecer. Embora o motorista do caminhão possa vir a ser responsabilizado pelo acidente e pela queda do motociclista, a morte poderia ter sido evitada se o condutor da motocicleta estivesse com o capacete adequadamente preso à cabeça. Comprovar isso pode render á transportadora um considerável alívio na indenização a ser paga à família da vítima, daí porque muitas transportadoras de carga começam a investir em perícias privadas. Segundo Márcio Montesani, Diretor do Núcleo de Perícias, muitas empresas de carga começam a perceber a importância de reunir provas para explicar situações de acidentes que podem implicar em elevadas somas indenizatórias: “Quando um acidente ocorre, é importante chegar logo ao lugar para reunir o maior número possível de indícios que ajudem a explicar o acidente e as circunstâncias em que ferimentos ou falecimentos aconteceram. Se às vezes as empresas de carga são culpadas por determinados acidentes, o fato de que o motociclista estava sem capacete ou o passageiro do automóvel sem cinto de segurança podem explicar ferimentos e falecimentos cuja responsabilidade não pode ser imputada ao motorista do caminhão”, explica Montesani. De acordo com o Diretor da Núcleo de Perícias, no Brasil a parte de maior poder aquisitivo é a que deve provar que tem razão. Assim, quando uma transportadora se envolve em um acidente com um motociclista ou veículo de passeio, caberá sempre à empresa reunir evidencias de que o acidente não foi causado por ela ou que as dimensões do acidente se deveram a fatores que ela não podia controlar, como uso de equipamentos de segurança por parte dos envolvidos no acontecimento: “Como os valores de indenizações por danos ou mortes podem chegar a milhões, as transportadoras estão começando a perceber a importância de contratar empresas de perícia que as ajudem a explicar as causas dos acidentes e a dimensionar suas consequência, evitando assim, inclusive, assumir a culpa por eventos sobre os quais não têm responsabilidades”, explica. Acidentes - Segundo Carlos Vadalá, integrante da Câmara de Gerenciamento de Risco do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Diretor Jurídico da Komando Gerenciamento de Riscos, a perícia particular pode, também, ajudar as empresas de gerenciamento de riscos e de transporte de cargas a compreender melhor as causas de acidentes, atuando assim na ponta da prevenção: “Quando uma perícia profissional ajuda a compreender todos os fatores que levaram a um acidente, inclusive fatores humanos, isso ajuda as empresas de gerenciamento de riscos a melhorarem seus planos visando um transporte de carga mais seguro. Embora se fale muito nas perdas provocadas por roubos de cargas, o fato é que as perdas decorrentes de acidentes são muito mais elevadas, alcançando cifras que superam os R$ 300 milhões por ano no Brasil”, assinala.

Graber lança novo rastreador para motos

A Zatix, maior e mais completa empresa do mercado de rastreamento e monitoramento de veículos, telemetria e logística da América Latina, lança um novo rastreador da marca Graber Rastreamento para motos. O novo rastreador Graber Motos ganhou avanços em sua tecnologia, que proporcionam mais segurança para a moto, aliada a novas funções que trouxeram mais praticidade ao uso da motocicleta no dia-a-dia. “O novo rastreador para motos da Graber está alinhado com o que há de mais moderno e eficiente disponível no mercado. Já tínhamos índices bem altos de recuperação de motos com o modelo anterior, que agora ficaram ainda melhores. Essa solução certamente dará ainda mais segurança aos motociclistas usuários”, afirma Alexandre Cifarelli, gerente de Marketing e Comunicação da Zatix. O rastreador da Graber conta ainda com serviços de pronta-resposta em todo território nacional, monitoramento da moto pela internet e também pelo iPhone.

Nem sempre o problema está na bomba de combustível

A bomba de combustível de uma motocicleta é feita para durar em média 100.000 quilômetros, em condições normais de uso. Mas não são poucos os casos de bombas que estragam muito antes disso, obrigando os motociclistas a fazerem troca da peça. “É importante verificar se há problemas com esse componente ou com o combustível, pois são muitos os fatores que causam defeitos para a bomba de combustível”, comenta Marcos Pauletti, da engenharia da Magnetron. Pauletti explica quais são os possíveis problemas que a bomba pode apresentar e afirma que, geralmente, são consequências do próprio combustível. “Um dos casos mais comuns é o uso de gasolina adulterada, um problema comum nas grandes cidades. O combustível inadequado danifica os componentes da bomba, como os anéis de vedação e peças de plástico, que sofrem alteração química”. O usuário deve atentar também para o prazo de validade do combustível, pois a gasolina envelhecida também prejudica a peça. Outro problema comum é o famoso “cincão”. “O motociclista abastece sempre cinco reais, nunca enche o tanque, assim, a moto sempre funciona com um nível baixo de combustível. O resultado é que falta refrigeração para a bomba e isso danifica o seu motor elétrico”, explica Pauletti. Além disso, o especialista lembra que é fundamental não usar álcool se a motocicleta não for bicombustível, pois essa pequena economia no abastecimento pode gerar grandes prejuízos no futuro. Revisão completa Marcos Pauletti lembra ainda que, ao trocar a bomba de combustível da motocicleta, é fundamental que o mecânico faça uma revisão completa dos componentes e verifique, também, se é necessária a troca do filtro de combustível. “Nem todas as motos têm filtro de combustível, mas naquelas que têm a troca é fundamental para o bom funcionamento da bomba. Cada fabricante faz a indicação da frequência da troca, que em média é 20.000 km”.

MINI lança o modelo Countryman no Brasil

Com a pré-venda iniciada no final de outubro, o modelo que foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel 2010 e já está movimentando o mercado. Durante os 30 dias de ação de pré-venda, somente nas concessionárias Caltabiano MINI, foram vendidas 23 unidades em São Paulo e 10, no Rio de Janeiro. Quarto membro da família MINI, o MINI Countryman é um verdadeiro crossover, e o primeiro quatro portas da história da marca inglesa a medir um pouco mais de 4 metros e ter a opção de tração 4x4 (MINI All4 all-wheel-drive). O evento de hoje na Caltabiano MINI Pinheiros, primeira concessionária MINI no Brasil, marca a chegada oficial dos modelos para comercialização. O MINI Countryman chega ao Brasil nas versões: Cooper, Cooper S e a All4 (com tração integral 4x4), motor 1.6 a gasolina com uma potencia de 122 cv e 184 cv na versão Cooper S. O preço inicial é a partir de R$ 108.700,00.

Heliar Free Série Especial, primeira bateria com a tecnologia mundial PowerFrame

A Johnson Controls anuncia o lançamento da Heliar Free Série Especial, a primeira bateria automotiva do Brasil com a sua tecnologia patenteada PowerFrame para a fabricação das grades. As baterias Heliar Free Série Especial são produzidas na fábrica da empresa, em Sorocaba, Estado de São Paulo, a maior existente na América do Sul, e estão disponíveis em quatro diferentes modelos, de 48, 52, 65 e 75Ah. As baterias Heliar Free Série Especial são mais resistentes à corrosão e, portanto, mais duráveis. Cada grade PowerFrame é projetada para permitir o melhor rendimento elétrico por material empregado. Isso é possível porque as grades foram desenhadas por modernos softwares de modelamento, o que garante à bateria um estado de alta condutividade elétrica, impede a corrosão e curto-circuitos, aumenta a resistência à vibração e garante ciclos de carga e descarga mais eficientes. Outra vantagem importante da tecnologia PowerFrame é o uso de “tecnologia verde”. A produção das grades consome até 20% menos energia do que outros processos convencionais e também reduz as emissões de gases estufa em até 20%. Selo PowerFrame e inédita garantia 12+6 Segundo Fábio Trigo, diretor comercial da Johnson Controls para o mercado de reposição, a Heliar Free Série Especial é a primeira a receber o selo PowerFrame, que identifica para o consumidor a aquisição de um produto com garantia e qualidade muito superiores aos existentes hoje no mercado nacional. Esses atributos das baterias Heliar Free Série Especial, com a tecnologia PowerFrame, permitem à Johnson Controls inovar também no mercado brasileiro com o conceito de segurança para o consumidor e faz delas as primeiras do País com a garantia 12+6, ou seja, 18 meses, seis a mais que as outras baterias disponíveis no mercado. Duas décadas à frente dos concorrentes “Um produto com a qualidade e a garantia PowerFrame é superior e tem condições tecnológicas para assegurar maior vida útil. Por isso, também decidimos inovar e ampliar o prazo de garantia para 12+6, ou seja, 18 meses”, destaca Trigo. Os benefícios da tecnologia PowerFrame são tão marcantes que colocam as baterias Heliar Free Série Especial pelo menos dois estágios de tecnologia à frente dos principais concorrentes, o que é estimado em 20 anos. Além das vantagens tecnológicas, as baterias Heliar proporcionam aos consumidores a proteção do serviço de socorro 24 horas grátis para pane elétrica, em todos os países que compõem o Mercosul. No Brasil, as baterias Heliar estão presentes nas principais montadoras e participam constantemente do desenvolvimento de novos projetos junto aos clientes, atendendo todas as especificações e necessidades elétricas, cada vez maiores nos veículos. A Heliar Free Série Especial 12+6 está disponível em modelos que atendem 80% das aplicações do mercado e pode ser encontrada nas principais revendas do País ou pelo telefone 0800 161644.

Fibra de carbono na mobilidade

A pesquisa por novos materiais sempre fascinou os cientistas e possibilitou a evolução e desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas do conhecimento que, em última análise, trouxeram mais segurança, funcionalidade e bem-estar para a humanidade. Na medicina, geração de energia, telecomunicações e também na evolução da mobilidade, temos inúmeros exemplos de invenções que jamais teriam surgido se novos e revolucionários materiais não fossem descobertos. Nessas conquistas, as áreas da Metalurgia, Química e a Física tiveram papel fundamental. Especificamente nos setores aeronaval e automobilístico, a necessidade conduziu a infindáveis pesquisas em busca de materiais mais leves, resistentes e de custo acessível para melhorar a eficiência e o desempenho de complexas máquinas. Um dos focos principais tem sido o desenvolvimento de substitutos para o aço, largamente utilizado pela resistência e disponibilidade a preço razoável, mas com desvantagens quanto ao peso e suscetibilidade à corrosão. Em contrapartida, o alumínio, em suas diversas ligas, ganhou um apreciável terreno, principalmente no campo aeronáutico. Desde o começo do século 20, foram muitas as experiências com diversos tipos de fibras e, no início dos anos 1950, já se produziam veículos, barcos e aeronaves com a então revolucionária fibra de vidro. Só nos anos 1960 e 1970 é que as pesquisas se concentraram no desenvolvimento da fibra de carbono, impulsionadas pela corrida espacial. Sem limitações de custo, os foguetes passaram a contar com elementos fabricados com o material. No início, a fibra de carbono era obtida a partir do piche e do rayon, que, aquecidos, se transformavam nesse revolucionário material. Mais tarde, surgiu o PAN (polímero usado na fabricação de fibra acrílica), que, em conjunto com a aramida (fibra sintética muito leve e resistente) e o epóxi, permitiu o desenvolvimento de material altamente resistente à fadiga, de grande durabilidade, boa resistência ao calor e que pesava apenas 20% em relação ao aço. Os novos aviões a jato já incorporam em escala crescente a fibra de carbono. Embora o custo seja mais elevado que o do alumínio, o produto final fica muito mais leve e, no final das contas, permite transportar mais passageiros e carga, resultando num custo operacional vantajoso em relação aos materiais tradicionais. A fibra de carbono é largamente utilizada em veículos de competição, da carroçaria até os elementos de frenagem, principalmente nas Fórmulas 1 e Indy. Aparece também em veículos como o Porshe Carrera GT, produzido à razão de pouquíssimas unidades por dia. Acontece que o tempo de cura da resina aplicada ao material simplesmente inviabiliza a fabricação em série. A China e o Japão respondem atualmente por quase toda a produção mundial de fibra de carbono, que já supera um milhão de toneladas/ ano. O material deverá apresentar notável crescimento da demanda com os veículos elétricos, nos quais o baixo peso é fundamental para melhorar a autonomia entre as recargas de bateria. Centenas de laboratórios em todo o mundo já se dedicam à tarefa de tornar o produto mais rápido na cura, para ajustar a velocidade da produção a um eventual crescimento da demanda. Todas as grandes montadoras estão empenhadas na viabilização do material nos automóveis futuros. Muitas estabeleceram que o peso dos novos veículos deve ser de 30% a 50% menor que os equivalentes atuais antes do final da década. No caminho da realização dessa meta há que encarar o fato de que, para chegar aos tais automóveis do futuro, as fábricas não apenas terão de substituir atuais processos de produção baseados no uso e manuseio do aço, que consumiram bilhões de Reais durante muitos anos. Vão precisar também investir em novas linhas de montagem. Mas, obstáculos existem para ser vencidos. O objetivo agora, mais do que nunca, é produzir automóveis mais leves, acessíveis, com excelente desempenho, eficiência e durabilidade, e em paz com a natureza. De certa forma foi sempre assim, porém com outro perfil de prioridades. (Francisco Satkunas é conselheiro da SAE BRASIL)