sábado, 30 de abril de 2011

Chevrolet Corvette Centennial Edition: Comemorando em grande estilo

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 29/04/2011
A Chevrolet, fundada por William Durant e por Louis Chevrolet sempre teve vocação para as pistas. E nada mais justo do que comemorar o centenário com o símbolo do carro esporte americano, o Corvette: "Corrida e desempenho são as raízes da Chevrolet. Uma tradição que é levada adiante pelo Corvette", disse Rick Scheidt, vice-presidente de marketing da Chevrolet. "A edição do centenário, não só celebra os nossos 100 anos, mas alavanca o Corvette para uma nova geração de fãs de carros esportivos."
"Louis Chevrolet foi um piloto de corrida pioneiro, que criou o primeiro Chevrolet", continua Scheidt. "O Corvette é um candidato natural para honrar esse legado, criando um pacote atraente para os amantes de carros esportivos.
O carro virá com alguns mimos luxuosos para um esportivo como bancos com regulagem elétrica mais aquecimento e memória de posição, sistema Magnetic Selective Ride Control de ajuste da suspensão, e alguns detalhes exclusivos como o logotipo que substitui a flor de lis de uma das bandeiras cruzadas pelo número 100. O pacote Centennial Edition vem exclusivamente na cor Flash Carbono Metálico, com gráficos em preto e as rodas exclusivas pintadas na mesma cor.
Cheque com seu importador independente se o carro será trazido aqui, já que o máximo que podemos almejar aqui, oficialmente falando, é o Camaro.
O carro vem com o histórico emblema das bandeiras cruzadas que contém o número "100" no lugar da tradicional flor de lis, logotipo com imagem de Louis Chevrolet na coluna "B" e freios Brembo de cerâmica e rodas de alumínio de 18 a 20 polegadas com detalhe vermelho na borda.
O painel de instrumentos é revestido em couro Ebony. Os bancos são revestidos em camurça, assim como voltante, alavanca de câmbio e descansa-braços, que têm costuras em fios vermelho e seguem o mesmo padrão dos utilizados na versão Z06 Carbono Limited Edition.
E para descontrair, vem com sistema de som Bose Premium, com um ano de assinatura de rádio via satélite (XM) e USB, Bluetooth, assentos eletricamente ajustáveis e ajustáveis e aquecidos, pacote de memória, Head Up Display e Magnetic Ride Control.
Qualquer Corvette pode ser pedido com o pacote Centennial Edition e o carro número 100 será leiloado com o pacote nervoso Z07 com o capô de fibra de carbono do Z06. E ainda terá o privilégio de acompanhar pessoalmente a montagem do motor do carro.

Alta Roda nº 626 — Fernando Calmon — 26/4/11

EM BUSCA DO EQUILÍBRIO

Até 2015, o mercado interno chinês alcançará o nível anual de 25 milhões de veículos. Como comparação, o melhor resultado de vendas nos EUA, que liderou o mundo por mais de oito décadas, ficou em torno de 18 milhões em 2005. No continente europeu, incluídos mais de 30 países, foram vendidas 18,5 milhões de unidades em 2007.
O cenário hoje é bem diferente. Os EUA esperam uma recuperação este ano para 12 milhões, depois de terem caído para menos de 10 milhões em 2009. Analistas acham difícil que esse mercado possa se restabelecer acima de 15 milhões/ano. No Salão de Genebra, em março último, Frédéric Banzet, diretor-geral mundial da Citroën, afirmou à coluna que a Europa se encontra no patamar de 15 milhões/ano, mas não tem a menor ideia se e quando voltará aos18 milhões. E emendou que, no Brasil, a produção da marca acompanhará firmemente a demanda.
Por isso mesmo, a China esteve no centro das atenções do concorridíssimo II Fórum da Indústria Automobilística, realizado em São Paulo pelo grupo Automotive Business. Sérgio Habib, importador de uma marca desconhecida como a JAC e protagonista da pujança chinesa, procurou amenizar: “Estamos vendendo acima das previsões, mas não ocorrerá uma invasão. É difícil e muito caro montar uma grande rede de vendas e assistência no Brasil”. Ainda assim, acrescentou que poderá comercializar 100.000 unidades em 2012, volume invejável. “Mais do que isso, precisa montar fábrica aqui. Custos logísticos se tornariam insuportáveis.”
Marcelo Cioffi, da consultoria PWC, também abordou o tema. Disse que o governo chinês tenta consolidar sua indústria para colocar pelo menos uma marca sua entre as cinco maiores do mundo.
Pelo gigantismo daquele mercado, de fato, pode ocorrer. Dos problemas a resolver, a coluna aponta os de qualidade, segurança, falta de acesso às chamadas tecnologias sensíveis e inevitável aumento do custo da mão de obra. Alcançar aquela posição não significa estar entre os cinco melhores.
O mundo, no entanto, segue de olhos abertos para o Brasil. Fernando Barbosa, do Bradesco, destacou a grande elevação do número de famílias com poder aquisitivo para comprar um carro. “Em 2020, 58% da população fará parte da classe média”, adiantou.
O otimismo só ficou de lado ao se discutir a competitividade da produção local, em particular na indústria de componentes. Em curto prazo, fabricantes japoneses sairão prejudicados em razão da irregularidade no fornecimento de peças como reflexo dos terremotos e maremotos no país do Extremo Oriente. Outros fabricantes seriam parcialmente afetados.
Espera-se para os próximos dias o anúncio de um programa governamental que tentará dar suporte ao crescimento de vários setores, hoje em condições reduzidas de competir com produtos importados ou exportar. Paulo Bedran, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pouco pôde adiantar. Comentou a necessidade de reequilibrar a concorrência, tendo em vista que a atual alíquota de 35% do imposto de importação perdeu efeito em função da valorização do real.
Basta um exemplo das mazelas do País: utilizar cabotagem no transporte veículos depende de navios específicos. Estes, simplesmente, não existem.

RODA VIVA

NOVO EcoSport, que está sendo projetado em Camaçari (BA) em parceria com outros centros da Ford, terá missão estratégica no portfólio mundial da marca. Será maior que o modelo atual e menor do que o Kuga (europeu) e o novo Escape (americano), ambos baseados no Focus. Lançamento mundial está previsto para 2013. Na China...
HONDA antecipou os previstos 10 dias de férias coletivas da fábrica de Sumaré (SP) para o período de 23 de maio a 3 de junho, prevendo dificuldades com as peças provenientes do Japão. Situação das outras marcas japonesas também é vulnerável. Em especial a Toyota: notícias do exterior indicam que, antes de novembro, a normalização total não deverá ser alcançada.
COROLLA XEi é bom exemplo de como concentração da fábrica em um único produto pode ser benéfica. Avaliação do modelo 2012 demonstrou evolução em acabamento e qualidade construtiva. Motor de 1,8 litro está melhor que o anterior, mas falta a quinta marcha no câmbio automático. Ponto alto: suspensão bem firme, comportamento impecável.
PRIMEIRA usina no mundo a produzir, em escala comercial, 50 milhões de litros de etanol/ano, a partir de restos agrícolas e florestais, será inaugurada na Itália, em 2012. O chamado etanol celulósico ou de segunda geração depende de enzimas, especialidade da Novozymes. A empresa, já instalada no Brasil, estuda a mesma técnica para bagaço de cana.
CORRIDA em direção aos pneus “verdes” – menor atrito de rolagem – continua. Além da Continental, a Pirelli estendeu aplicação de sílica em três linhas: P1 (carros de entrada), P7 (médios) e Scorpion (picapes/SUV). Pequeno aumento do preço é compensado pela economia de combustível. Difícil mensurar, mas a vantagem no bolso existe, além do ganho ambiental.

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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

Nissan Livina 2012: Mais equipada ainda para enfrentar a concorrência

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 30/04/2011
A Nissan lança a linha 2012 da minivan Livina com alguma novidades, já que desde as suas versões de entrada já vem "completas" de fábrica, e para alegria do consumidor nesses tempos de preços de combustíveis flutuantes, com motorização flex. A 1.6 manual que já vem com direção com assistência elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado e airbag para motorista agora tem os pára-choques totalmente na cor do veículo e desenho diferenciado no spot de luz central interno. A "S" soma-se air bag para o passageiro, rádio CD Player com função MP3, rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 185/65R15, e os novos itens como grade cromada, alarme e novo revestimento em tecido escuro para bancos, carpete e paineis de porta.
A "SL" tem todos os itens acima mais farois de neblina dianteiros e sistema de freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (assistência de frenagem que aplica toda a força de frenagem no sistema quando sensores detectam que o pedal do freio foi acionado abruptamente) e rack no teto. Outras novidades são o apoio de braço para condutor e o novo revestimento dos bancos e paineis de porta lisos em couro escuro.
Se o consumidor optar pela versão automática da "SL" ganha ar condicionado com controle automático e digital e da chave I-Key, que dispensa o uso de chave para abertura das portas e para a partida do motor.
A versão Night & Day (veja aqui) ganha na edição 2012 os pára-choques totalmente na cor do veículo, alarme perimétrico, apoio de braço para condutor, novo interior do veículo escuro, bancos em couro com um novo design apresentando a parte central perfurada, o que possibilita melhor ventilação em dias de calor.
A aventureira X-Gear (veja aqui) tem de volta a versão com motor 1.8 conjugada com caixa automática. As novidades para esse ano são o couro dos bancos e paineis de porta lisos, na cor preta, apoio de braço central para o motorista e mudança no desenho do spot de luz central. Além disso, a versão 1.6 SL MT terá alarme como item de série e a versão 1.8 SL AT ar-condicionado com controle automático e digital.
A motorização é composta por motores 4 cilindros em linha e 16 válvulas sendo o de entrada o conhecido 1.6l que rende 104 cv/108 cv (G/E) de potência com torque de 14,9/15,3 Kgm/f (G/E) segundo dados do ano passado, já que não foi fornecido dados desse motor. Somente o desempenho foi divulgado, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e máxima de 183 km/h com câmbio manual. Com gasolina, o motor percorre 12,8 km/l em ciclo urbano, e 17,5 km/l no rodoviário. Com etanol, os valores ficam, respectivamente, em 7,7 km/l e 10,5 km/l.
Com o motor 1.8 que rende 125cv/126cv (G/E) de potência e torque de 17,5 kgm/f com qualquer combustível, a minivam faz o 0-100 km/h 10,7 segundos e máxima de 182 km/h. A velocidade final menor se explica por causa do uso da caixa automática nessa versão já que só a Gran Livina tem opção de caixa manual. O consumo com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e de 17,2 km/l em rodovias. Com o uso do etanol, o propulsor percorre, respectivamente, 7,0 km/l e 10,3 km/l nessa configuração. O espaço do porta-malas é de 449 litros que podem chegar a 769 litros com o rebatimento da segunda fileira de bancos.
A Gran Livina chega com duas versões e somente com a opção de motor 1.8l com a "S" equipada com câmbio manual de seis marchas e a "SL" com a automática de quatro marchas bem escalonadas com overdrive. Esse ano ganha parachoques na cor do veículo e a "S" soma agora alarme perimétrico e um novo desenho do spot de iluminação interna central. a "SL" traz detalhes como volante com revestimento de couro e o novo design de bancos em couro, com a parte central perfurada e cor preta para proporcionar melhor sensação de conforto aos ocupantes, além dos paineis de porta com design liso e a chave inteligente I-Key. Vem ainda com apoio de braço para o condutor, seis alto-falantes, ar condicionado automático e digital, faróis de neblina, transmissão automática e sistema de freios com ABS, EBD e BA. O porta-malas dessa versão tem somente 123 litros mas com a 3ª fileira de bancos rebatida vai para 607 litros de capacidade, incluindo o compartimento extra sob o assoalho com 18 litros (85 cm de largura, 30 cm de profundidade e 13 cm de altura). Já com todos os bancos rebatidos, chega ao volume de 964 litros.
Outra vantagem para o consumidor são as revisões com preço fixo, mas sem incluir a mão de obra. Nos modelos Livina e X-Gear 1.6, o consumidor paga apenas R$ 136,78 nas revisões de 10 mil, 30 mil, 50 mil e 70 mil Km. As revisões de 20 mil e 60 mil Km saem por R$ 211,62, e a de 40 mil Km por R$ 348,54. Os veículos com motorização 1.8 tem custo de R$ 142,48 (com 10 mil, 30 mil, 50 mil e 70 mil Km), R$ 253,02 (com 20 mil e 60 mil Km), e de R$ 333,02 na de 40 mil Km. Outra vantagem de se comprar um dos três modelos da família Livina é o seguro Auto Nissan, que pode ser adquirido na rede de concessionárias e oferece condições e planos especiais de pagamento. O seguro do Livina sai, em média e dependendo do perfil do condutor, por R$ 1.000,00 - uma diferença de mais de 50% frente ao demais concorrentes segundo a marca.
"Além da praticidade, espaço e conforto, características inerentes à família Livina, a linha 2012 chega com fortes atrativos e mais equipamentos para continuar brigando no segmento de monovolumes", explica Mário Furtado, gerente de Marketing e Produto da Nissan do Brasil. "Buscamos atender um cliente interessado na melhor relação custo benefício sem abrir mão de qualidade e tecnologia. Estrear a linha 2012 em fevereiro é resultado da nova estratégia da Nissan, que engloba o agressivo investimento em publicidade e a abertura de novas concessionárias", complementa Furtado. Abaixo segue a tabela de preços do carro:

Toyota censura Blog Notícias Automotivas

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 30/04/2011
Apesar da instituição que os representa, a OAB, ser uma instituição que sempre lutou pela liberdade de imprensa e pela democracia, os departamentos jurídicos de algumas empresas representadas por seus advogados não pensam assim. Depois do lamentável episódio em que o departamento jurídico da VW alegou uso indevido de imagem da empresa e obrigou o blog "Irmão do Décio" (aqui) a retirar as imagens referentes à marca publicadas pelo mesmo.
Nesse caso porém prevaleceu o bom senso da diretoria da marca que reconheceu o equívoco e autorizou o blog a repostar as recriações de modelos clássicos e versões inexistentes da indústria nacional (agora aqui), que são a marca registrada do blog "Irmão do Décio".
Passados exatamente dois anos desse lamentável episódio, eisque o departamento jurídico da Toyota representado pela advogada Rosana Bermejo entra com uma notificação extra-judicial exigindo a retirada da reportagem em que o blog publica o flagrante de um leitor sobre o futuro Toyota Corolla S (veja aqui no site Autossegredos reproduzindo matéria do blog Argentina Autoblog) a ser lançado em meados de 2012. Segundo a notificação, o blog foi enquadrado como "concorrente desleal" e alegou prejuízos à imagem já que a divulgação antecipada do modelo poderia "derrubar por completo a novidade que é o requisito essencial de um lançamento de um produto no mercado".
Não contente em mandar retirar a postagem, a notificação extra-judicial obriga o blog "Notícias Automotivas" a se abster de publicar qualquer notícia referente à Toyota e seus produtos, tanto os seus produtos e ações em território nacional quanto no exterior. O último parágrafo contém uma ameaça velada na qual o não cumprimento dessa notificação justificaria a tomada de "medidas cabíveis" ao caso nas esferas civil, criminal e judicial. Que medo...
O autor do blog afirma em post sobre a notificação (Aqui) que não recebeu nenhuma solicitação para a retirada das imagens e informações postadas sobre o modelo, o que significa que a atitude da advogada é de uma truculência somente vista durante os anos de chumbo em que a ditadura ditou o que devia ser dito, lido, assistido e até pensado. O autor desse blog repudia esse tipo de ação e acredita que o judiciário em todas as suas instâncias não deva ser o guardião supremo da informação. O fato de ações judiciais determinarem o que pode ser divulgado ou não se caracteriza como censura. Se após anos de luta pelos direitos democráticos termos que abrir mão de nossas conquistas, será um retrocesso inaceitável para uma instituição que se diz defensora dos direitos das leis e dos cidadãos.
Censura: A versão "S" do Corolla, a ser lançado em 2012, flagrado na Argentina e por um leitor do blog Notícias Automotivas é o motivo da notificação extra-judicial.

Volvo Concept Universe: De volta ao quadrado

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 27/04/2011
Nas décadas de 1960 a 1990 a Volvo foi conhecida por seus modelos robustos, seguros e quadrados. E o termo "quadrado" tinha duplo sentido, já que além do formato retilíneo de seus carros, o desenho deles era muito "certinho", sem nenhuma emoção ou ousadia. No final dos nos 1990 a Volvo lançou o S80, que quebrou o design, até então "coxinha" da marca, com algumas ousadias, como o desenho recortado da lanterna traseira e a grade protuberante que foram copiados no "Emme" lançado em 1996, dois anos antes do S80 (A polêmica história do pretenso esportivo nacional pode ser conferida aqui no conceituado site BCWS). Os dois foram baseados no concept Volvo ECC mostrado no Salão de Paris de 1992.
Bem, polêmicas a parte, a Volvo voltou ao desenho quadrado, pelo menos na dianteira no seu novo concept Universe que segundo a marca pretende ser um divisor de águas entre os modelos de alto-padrão pelo seu desenho humanocentrista. "O Concept Universe oferece ao mundo uma antevisão do que as pessoas podem esperar do nosso próximo sedan topo de gama", diz Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation.
"O Concept Universe é excepcionalmente refinado, mas com todos os atrativos simplistas que fazem dos Volvo´s os campeões da descomplicação. Há um crescente reconhecimento por esta engenhosa mistura de design e tecnologia entre compradores de carros modernos de luxo. Esta tendência abre o caminho para nosso sucesso. Estamos convencidos de que a nossa marca especial de luxo tem um grande futuro", conclui Peter.
"Assim como bens de luxo bem, este design com "feeling" artesanal e durável é o suficiente para resistir ao teste do tempo ", afirma Peter Horbury, vice-presidente de design da Volvo. "Vamos competir com os melhores com o melhor do nosso design escandinavo. Ele é incomparável na performance e tecnologia, mas sem superficialidade ou complicação. "
E para mostrar que o conceito não foi feito somente para os chineses, que inclusive são proprietários da marca, a marca pretende mostrar em outros salões mundo afora, e quem sabe, originar uma divisão de alto luxo como a Maybach, ou ressuscitar a aclamada linha de carros top da marca Amazon:
"Nosso objetivo é ser a marca que melhor entende o que os compradores de carros de luxo moderno querem. Estamos ansiosos para ouvir o que os mais exigentes clientes chineses pensam a respeito deste conceito de luxo. Mais tarde, vamos mostrar o projeto na Europa e nos Estados Unidos, a fim de trazê-lo no contexto global que estamos buscando com todos os nossos modelos de carros", diz Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation.
Interior tem desenho simples e informações e sistema de configurações do carro, de entretenimento e de localização é feito por dois displays destacáveis. Clique para ampliar a foto e veja na foto central esquerda detalhes na alavanca do câmbio que lembram as delicadas flores pintadas em vasos de porcelana chinesa.
Detalhes da lateral com desenho minimalista com poucos cromados sendo a base das janelas a linha de caráter da carroceria. A grade abusa dos elementos concêntricos cortados em diagonal pela tradicional "barra de apoio" do escudo da marca. Na foto abaixo detalhe do retrovisor que é uma escultura à parte do carro.
As luzes das lanternas traseiras são, pra variar compostas por LED´s, e abusam dos formatos tridimensionais aproveitando a flexibilidade de formas que esse componente permite, já que o único limite é a criatividade. Foi a parte do desenho mais feliz conseguido pelos designers escandinavos.
A dianteira é a parte menos feliz do desenho e esperamos que seja revista assim que passar nos EUA e Europa. O chanfro no capô que une as linhas de caráter e faz um contorno e a grade quadrada relembra os populares e tradicionais carros da marca PV-444 apresentado em 1944. Faróis em LED´s acompanham a grade no elementos concêntricos.
Apesar de ser um sedan notchback com portas de abertura invertida, o porta-malas curto dá a impressão de um coupé. As grandes rodas raiadas são abrigadas por para-lamas alargados que junto com o vinco da "estribeira" dão um caráter mais musculoso e esportivo ao sedan. Os poucos cromados dão elegância à carroceria.
As lanternas traseiras em forma de ponta de flexa são interligadas por um refletor iluminado. A janela traseira ganha dois vincos nas laterais o que confere um terceiro volume ao porta-malas. As saídas de escape ganham saídas cromadas que incorporam também o extrator traseiro abaixo do para-choque.

Buick Envision SUV Concept: Conceito sino-americano

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 26/04/2011
A GM resolveu criar um SUV com linhas chinesas para a sua divisão "premium" Buick e apresenta o conceito Envision no Salão de Shangai que encerra dia 28 agora. Desenvolvido pela divisão chinesa da Buick em conjunto com Pan Asia Technical Automotive Center (PATAC) o concept deverá atender a forte demanda por SUV´s registrada na região para desespero dos ecologistas e defensores dos direitos humanos que elegeram esse tipo de veículo como inimigo público número 1. Passando em miúdos, os SUV´s tem como dois principais problemas o excesso de massa e o consumo de combustível, sendo que o dois problemas não são interligados. No caso de excesso de massa, que também é um fator de aumento de combustível, o problema é quando esses veículos se envolvem em acidentes com veículo menores. Aí que entra os defensores dos direitos humanos e a galera anti-capitalista já que normalmente quem compra carro compacto não costuma ter dinheiro sobrando. Lembre que veículos compactos como os nosso nunca vão alcançar 5 estrelas no EuroNCAP ou no LatinNCAP simplesmente porque suas carrocerias não tem tanto espaço para áreas de deformação. E quando um monstro de duas toneladas se choca com um compacto o estrago é grande, os reis da dialética aproveitam a oportunidade para lucrar com a desgraça alheia. A Hummer fechou e a Mercedez foi obrigada a encolher o Classe S por causa da pressão desses grupos.
O consumo de combustível é, além da grande massa que costumam exibir sendo que os mais enxutos pesam 1.500 quilos, causado pelos sistemas de tração integral que quando não estão ligadas ficam girando em falso, causando perdas de energia. Os sistemas sob demanda também roubam alguma parcela de energia apesar da melhora da estabilidade e comportamento dinâmico, lembre que em engenharia nada é de graça.
Mas o pessoal da GM chinesa deu um jeitinho apesar de não divulgar os números desse concept para podermos compar. No caso do consumo, um motor híbrido que deve abusar da abundância de torque em baixas rotações exibidos pelos motores elétricos cada vez mais eficientes e no caso da massa o uso de materiais mais leves mas sem afetar a rigidez. E sem abrir mão do "command view" tão adorado pelas mulheres. E por falar em "command view", as informações principais do veículo e do sistema multimídia são projetados em 3D no para-brisa do veículo. E já vem com bluetooth de segunda geração que conecta os smartphones à internet caso o carro tenha esse serviço. Os espelhos foram substituídos por microcâmeras que atuam junto aos radares que além de mostrar os pontos mortos, especialmente na coluna "A" vítima dos projetos modernos que inclinam demasiadamente o para-brisa e forçam os engenheiros a colocar um "quebra-vento" reforçado nesse local que obstrui a visão. E para finalizar os faróis compostos por LED´s ladeiam a grade com desenho de uma cachoeira estilizada em dois níveis. E a coluna "C" inclinada é o orgulho dos designers que acreditam que "subverteram" a traseira imponente desses tipo de veículo. Mas esqueceram do BMW X6...
Apesar do entre-eixos curto, por volta de presumíveis 2,10m, o carro exibe um bom espaço interno especialmente nos bancos traseiros que é exigência local para o mercado de luxo. Tela do console central é OLED sensível ao toque.
As rodas tem 22 polegadas e cada uma delas pode ter o seu torque regulado para melhorar o comportamento dinâmico. A suspensão possui regulagem magnética com possibilidade de recuperação da energia cinética.
O 2.0l SIDI Turbo com injeção direta acoplado a um câmbio de 8 marchas e o motor elétrico só atua em baixas velocidades ou quando um torque maior é necessário e também pode trabalhar como híbrido de autonomia extendida em sistema semelhante ao Volt.
As portas tesoura baseadas no conceito de yin/yang (lambo-doors se preferir) garantem um bom acesso ao interior do veículo e o grande teto envidraçado também atua como foto-célula fornecendo energia para recarregar as baterias de íons de lítio.

Fiat Idea 2012: Corra antes que a edição comemorativa acabe

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 25/04/2011
A Fiat lança o ano-modelo 2012 da sua minivan Idea. Uma das novidades é uma edição limitadíssima (estamos falando de um carro de produção elevada) a míseras 580 unidades baseada nas versões Essence, tanto a manual quanto a automatizada. A Série Especial Itália chega para comemorar o “Momento da Itália no Brasil”, um acordo feito para este ano entre os dois governos (o brasileiro e o italiano) com o intuito de promover as relações culturais, sociais e comerciais entre os dois países. A Fiat alega que os preços do Idea estão mais competitivos e os concessionários da marca terão que provar que 25 cv não irão fazer falta, e convencer que o cliente não está jogando dinheiro pela janela como um dos concorrentes anunciou tempos atrás. Caso se interesse por uma, veja a lista completa de opcionais e equipamentos de série, compare com a concorrência, e cheque se o carro de seu interesse atende realmente as suas necessidades.
Confira os preços abaixo:
Internamente vem com revestimento com tecido exclusivo, além de painel de instrumentos, painéis de portas e console central bicolores. O air bag duplo mais freios ABS agora é item de série para todas as versões Essence e Sporting
Externamente a série é equipada com rodas de liga leve 16 polegadas exclusivas da versão, detalhes cromados nas laterais e no para-choque dianteiro, mais adesivos High Gloss nas colunas das portas.
E para acrescentar à lista: faróis e lanternas traseiras com máscara negra, faróis de neblina, spoiler na cor preto vesúvio, além de frisos cromados na tampa do porta-malas e a sigla da série especial.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novos rumores sobre o BMW Z2

A indústria automobilística e os desafios para o futuro

O inglês Derek Whitworth, presidente e executivo-chefe do Grupo TMD Friction, diz que os desafios para o futuro da indústria automobilística são conhecidos, principalmente a respeito da necessidade de redução das emissões de CO² e do consumo de combustível. E, ainda, pela exigência de veículos mais “verdes”.
O presidente do grupo com fábricas de material de fricção em onze países, inclusive Brasil, China, Alemanha e Estados Unidos, ressalta que, atualmente, a demanda mundial por carros de passageiros é de 70 milhões de unidades/ano, “mas que veículos híbridos e elétricos não serão a solução para a necessária produção em massa de veículos econômicos”.
Continuando, Derek explica que a maioria dos meios de produção é projetada e dotada de ferramentas para a fabricação de veículos e utilitários leves, com carrocerias de aço e motores de combustão interna. Neste formato, nos próximos 10 anos é provável que os carros, em conceito e configuração, continuem parecidos com os atuais.
“Porém, a maioria de nossos engenheiros é capacitada para o desenvolvimento de um desenho básico, que foi congelado no começo da década de ’60. Tornamo-nos uma indústria calcada no contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um conceito preestabelecido e não em inovações fundamentais de produto”.
Para ele, uma solução que resulte no ritmo acelerado de desenvolvimento de conceitos sobre os projetos existentes, aparenta ser bem menos desafiadora do que os veículos elétricos, ultimamente alvo de tanta atenção. “Mas a indústria encontra-se muito bem equipada para prover a solução ideal”.
Presidente do grupo que produz material de atrito para os mais tradicionais e conceituados fabricantes de veículos do mundo, Derek está em seu ambiente para falar sobre freios. “O sistema básico de freios é um dos mais conservadores dos carros de hoje. Exemplo: a integração das pastilhas às pinças de freio é ineficiente mecanicamente, já que sua base é uma plaqueta de aço plana”.
E acrescenta: “Uma plaqueta de formato com maior rigidez poderá reduzir o peso do veículo em meio quilo. E um melhor casamento dos materiais de atrito e do disco permitirá a redução de suas dimensões, ao mesmo tempo em que os materiais de atrito alternativos podem ser introduzidos nas plaquetas”.
Já no sistema de freio, o desenvolvimento de modelos de desempenho resultará, ainda, num dimensionamento mais apropriado dos componentes, ocasionando a redução de peso do freio básico entre 30 e 40%, com benefícios para todo o chassi.
Finalizando, o presidente do Grupo TMD Friction diz que “para facilitar um processo de projeto baseado em sistema, necessita-se de novos modelos de desempenho, especificações de desenho e testes de aprovação, alterando-se, ainda, as responsabilidades entre fábricas e fornecedores. Sem o empenho de todos os segmentos da indústria, será difícil saber como a indústria automobilística responderá aos desafios de agora e do futuro”.

Goodyear patrocina Lata Velha, do Caldeirão do Huck

A parceria entre a Goodyear e a TV Globo continua a todo vapor. Após o merchandising na novela Passione e o apoio da marca ao quadro Lata Velha durante o verão, a empresa patrocinará a edição 2011 da atração do Caldeirão do Huck, com presença em nove edições do programa.
Além de participar fornecendo seus pneus para a tradicional reinvenção dos carros, a Goodyear ainda estará presente na decoração da oficina e promoverá ações diferenciadas em todos os episódios de acordo com a história dos participantes de cada programa.
“Com média de 12 milhões de telespectadores, o Caldeirão do Huck oferece para a Goodyear uma oportunidade única de apresentar a nossa marca e os nossos produtos, criando um vínculo muito forte com o público que gosta de inovação no segmento de automóveis”, comenta a gerente de Marketing Consumer da Goodyear, Patrícia La Porta.

A Eurobike lança neste sábado o novo BMW X3

Lançado no Salão Internacional do Automóvel, o novo BMW X3 chega para representar uma evolução em sua categoria e fortalecer sua liderança.
Novo design, mais versátil e ágil, a segunda geração do BMW X3 chega à Eurobike oferecendo ao público o melhor que um Sports Activity Vehicle pode ter. Mais espaço, transmissão automática de oito marchas, nova motorização, tecnologia de suspensão inovadora e sistema BMW EfficientDynamics, são alguns itens que dão ao carro um caráter excepcional.
O modelo chega à Eurobike com duas versões de motorização. O X3 xDrive 35i, a gasolina de seis cilindros em linha (225 Kw/306 bhp) por R$ 273.050 e o X3 xDrive28i, a gasolina de seis cilindros em linha (190 Kw/258 bhp) por R$ 212.550.
Os carros contam com tração nas quatro rodas, direção hidráulica elétrica apresentada pela primeira vez em um modelo BMW X, volante esportivo variável opcional, GPS, função Start/Stop variável, controle eletrônico dos amortecedores, sistema anti-furto c/ controle remoto por ondas de rádio e alarme com tecnologia EWS, sensor de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, entre outras tecnologias.
“Estamos muito otimistas a respeito deste lançamento. O carro foi bastante apreciado durante o Salão do Automóvel e criou uma grande expectativa nos brasileiros.”, explica Henry Visconde, presidente da Eurobike.
A Eurobike lançará o carro neste sábado, dia 30, no Espaço Golf com um brunch das 10h às 15h. Os carros estarão no local e os clientes poderão fazer o test-drive.

FERVILHAM IDEIAS

Nunca se falou tanto em alternativas ao petróleo para que o mundo continue a desenvolver sua indústria de transportes, seja de pessoas ou bens. O primeiro automóvel para cinco passageiros, totalmente elétrico, a estar à venda e em produção seriada, o Nissan Leaf, ganhou o título muito cobiçado de Carro do Ano, na Europa, em 2010. As unidades encomendadas desde abril do ano passado começam a ser entregues no Japão e nos EUA no final do ano.
O Leaf não é barato – mais de R$ 150.000,00 se importado para o Brasil – e sua produção inicial, de apenas 20.000 unidades/ano. Faz parte de uma aposta pesada de US$ 5,5 bilhões da Aliança Renault Nissan que preferiu pular a etapa de hibridização. Essa se trata de uso conjunto de um motor a combustão interna e outro elétrico com a ajuda de baterias recarregáveis a bordo ou, por preço maior, também em tomadas elétricas. Os chamados híbridos plugáveis estão chegando lentamente ao mercado. Por enquanto, o único é o Chevrolet Volt.
O momento atual de fervilhamento de ideias trouxe uma proposta ainda bem incipiente. Como está na moda a fusão de palavras, o conceito atende pelo neologismo de tribridização. Parece um termo complicado, mas é o híbrido com uma terceira fonte: energia solar captada em painéis solares no teto do veículo. A primeira proposta surgiu no Pininfarina Blue Car (foto abaixo) mostrado no Salão de Paris de 2008. O projeto é uma joint venture entre a casa estilística italiana e a fabricante francesa de baterias Bolloré, cujas primeiras unidades estão sendo entregues agora.
Energia solar apresenta magnitude impressionante. Se fosse possível captá-la de forma rentável e prática, apenas uma hora de incidência de luz e calor do astro-rei poderia atender toda a demanda de energia da economia mundial por um ano inteiro! Entretanto, a tecnologia de painéis fotovoltaicos permanece muito distante de aplicação em veículos, entre outros problemas pela superfície exigida: cada metro quadrado de painel dá autonomia de três quilômetros, ou menos, se o tempo for nublado.
Como pura demonstração, o entusiasta Louis Palmer completou, em 2008, a primeira volta ao mundo com seu Solartaxi (foto acima), veículo para dois passageiros, de peso muito baixo. Rebocava um trailer com painel solar de seis m² e equipado com baterias que permitiam rodar também à noite. Com tempo bom conseguia cobrir até 100 km em 24 horas, aventura para além de um ano.
Porém, há pelo menos uma aplicação prática para essa tecnologia. Células fotovoltaicas embutidas no teto podem gerar eletricidade para um pequeno motor elétrico que ajuda a baixar a temperatura interna de um carro estacionado. A Audi já utiliza esse recurso nos modelos mais caros.
Alguns grandes fabricantes construíram carros experimentais – BMW Lovos, Honda Dream – com intuito de realçar imagem de marca ou usá-los em corridas divertidas de soluções alternativas. Na realidade, os desafios são vários fora os de captar energia e armazená-la a bordo, além dos custos muito elevados.
Palmer tem uma sugestão razoável. Painéis solares no teto de residências podem gerar energia suficiente para recarregar baterias de veículos híbridos ou elétricos por até 20.000 km/ano. Segundo seus cálculos, se todas as casas e edifícios instalassem tais painéis, o mundo alcançaria independência dos combustíveis fósseis. (Por Fernando Calmon)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fiat Powertrain registra cinco milhões de motores Fire produzidos no Brasil

A Fiat Powertrain acaba de alcançar a marca de cinco milhões de unidades de motores Fire produzidas no Brasil. A empresa atingiu três milhões no primeiro semestre de 2008, nove anos após o início da produção, e, apenas três anos depois, fabricou mais dois milhões de propulsores. “A conquista se deve aos investimentos voltados para o aumento da capacidade produtiva da planta e à inauguração da nova unidade Fire 2, em novembro de 2009, onde são produzidos os motores Fire EVO, que equipam o Novo UNO”, comenta Marcos César Sousa, plant manager da Área Motores da unidade de Betim (MG).
A análise dos números dos últimos anos revela o crescimento constante da produção da empresa. Em 2009, 700 mil motores Fire saíram da unidade de Betim. Em 2010, o número passou para aproximadamente 750 mil. A produção de 2011, no primeiro bimestre, já chega a 120 mil e, segundo estimativas, o número deverá ultrapassar as 800 mil unidades até o fim do ano.
A capacidade produtiva atual da planta é de 750 mil motores por ano. A previsão para o ano de 2011, contudo, supera esse total. Para chegar a quantidades cada vez maiores, foram necessárias, além dos investimentos, reorganizações internas.
A linha de Fire 2 foi criada desde o início com base nas metodologias do conceito WCM (World Classe Manufacturing). “A metodologia tem como base a busca constante pela redução das perdas e desperdícios existentes. Nesse caminho, conseguimos aumentar a disponibilidade das plantas e, consequentemente, elevamos a nossa capacidade produtiva sem a necessidade de investimentos maiores”, comenta Sousa.
Entre as iniciativas, foram implementadas ações de rebalanceamento das operações nas linhas de montagem final; os tempos-máquina das linhas de usinagem foram otimizados e foram eliminadas as perdas de microparada, principalmente na linha de montagem do Short Block da fábrica de Fire EVO. “Outro ponto a ser destacado foi termos conseguido atingir a máxima capacidade instalada da unidade Fire 2 em apenas cinco meses desde o inicio de operação dessa linha”, complementa Sousa.
Além disso, foi feito um intenso trabalho na fábrica de motores Fire, reduzindo tempos de troca de ferramentas e troca de tipo (change over) nas linhas de usinagem.
Evolução
O motor Fire pode ser caracterizado, sobretudo, por aliar de uma só vez baixo peso, confiabilidade, desempenho e economia. O primeiro Fire lançado no Brasil foi o 1.3l 16v gasolina, para o Palio, com potência máxima de 80cv.
Com base na excelente aceitação do público, novos modelos foram sendo desenvolvidos. Na sequência do motor original, foram lançados os motores 1.0l 16v de 70cv e 1.0l 8v de 55cv. Depois vieram o 1.3l 65cv 8v e o 1.0l 8v 65cv, todos a gasolina.
Já na era Flex, foram produzidos o 1.3l 8v 70cv e depois o 1.0l 8v 65cv. O motor 1.4l 8v Flex com 80cv chegou com Palio, e depois, nasceu no Siena o inovador 1.4l 8v Tetrafuel, também com 80cv. O Punto trouxe o motor 1.4l 8v Flex com 85cv; o Novo Siena, o Fire 1.0l 8v Flex 73cv e o Mille Economy, o Fire 1.0l 8v Economy com 65cv, motor mais econômico do mercado.
Ao longo do tempo, a Fiat Powertrain adicionou uma série de inovações à família Fire 8v, como coletores de aspiração e de descarga, cabeçotes, virabrequins e bielas. Além disso, efetuou evoluções constantes de bronzinas, pistões, anéis, juntas e vários outros componentes.
A família cresceu com o lançamento dos novos membros que receberam o sobrenome EVO em meio de 2010. São os propulsores 1.0l e 1.4l que trouxeram ainda mais tecnologia para os motores de baixa cilindrada da Fiat Powertrain. Os motores contam com nova geometria do coletor de aspiração, novos bicos injetores, novo corpo de borboleta Drive by Wire e novo eixos de comando, entre outras alterações.
Além disso, o motor 1.4l possui como grande destaque o CVCP, ou variador de fase contínuo. O sistema é capaz de gerar uma redução de consumo de até 5%, além de permitir ganhos de desempenho em altas
rotações. Este sistema é inédito em motores de pequena cilindrada produzidos no Brasil e em carros do segmento B no mercado nacional.
Tais tecnologias proporcionam ao motorista acréscimos de desempenho, economia de combustível, flexibilidade de utilização, durabilidade, redução de ruídos e vibrações. Isso sem nunca perder suas características de leveza, confiabilidade e facilidade de manutenção.

Draft apresenta aditivo de combustível ECO FLEX

A Draft desenvolveu um aditivo de combustível indicado especialmente para veículos flex – movidos a álcool e/ou gasolina. O Draft ECO FLEX foi criado devido ao crescimento da frota de automóveis bicombustíveis no país, além da atual preocupação com a preservação do meio ambiente. O aditivo contribui para a redução de emissões poluentes na atmosfera, pois controla a formação de depósitos no tanque do automóvel, mantendo o desempenho correto do motor.
Como vantagens, o Draft ECO FLEX ainda permite a limpeza constante dos bicos injetores e a câmara de combustão, evita incrustações e acúmulo de borras, lubrifica anéis e válvulas, evita ressecamento causado pelo álcool, protege o motor contra corrosão, facilita a partida a frio e reduz o consumo de combustível.
A formulação do Draft ECO FLEX ajuda a manter limpos os componentes do sistema de alimentação dos veículos flex, o que significa maior vida útil para o motor. O aditivo de alta tecnologia se mistura de forma homogênea aos combustíveis, atuando perfeitamente no álcool, na gasolina e nas suas misturas.

BMW Group registra recorde de vendas na América Latina e Caribe

O BMW Group começa 2011 com o mais forte desempenho em vendas de todos os tempos na região da América Latina e Caribe. Com 6.220 carros BMW e MINI vendidos no primeiro trimestre de 2011 (ano anterior: 4.173 unidades/+ 49%), praticamente todos os mercados contribuíram para estes resultados positivos. O Brasil sozinho alcançou o recorde de vendas de todos os tempos com 2.924 BMWs e MINIs, o que representou um crescimento de 76% em relação ao mesmo período de 2010. As vendas do trimestre também aumentaram fortemente no Chile (703 unidades/+78%), no Panamá (213 unidades/+28%) e na Colômbia (565 unidades/+19%).
“O BMW Group se mantém como a montadora Premium mais bem sucedida na América Latina e Caribe. Nossos clientes gostam do design de última geração, da alta qualidade e da segurança de nossos produtos e serviços. Nós estamos especialmente satisfeitos com o sucesso do BMW X1. Este modelo superou de longe nossas expectativas no primeiro trimestre de 2011e se tornou o novo campeão de vendas na região da América Latina”, disse Gernot Volkmer, CEO do BMW Group América Latina & Caribe.

Aon é a nova corretora de seguros da McLaren

A Aon foi escolhida no Reino Unido para ser a corretora de seguros global do Grupo McLaren. A companhia será responsável por toda a equipe da Fórmula 1, a Vodafone McLaren Mercedes e pela nova companhia de produção de carros, a McLaren Automotive. A companhia irá segurar pilotos, tripulação do poço, logística de transporte, propriedades e acidentes. A Aon é líder mundial em consultoria em gerenciamento de riscos corporativos, corretagem de seguros, resseguros e consultoria em capital humano.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Porsche 911 GT3 RS 4.0. Pode multiplicar por quatro

Este é o Porsche 911 GT3 RS 4.0, o canto do cisne do GT3 997 na sua forma mais extrema. Inspirado pela GT3 RSR de corrida, divide com você o escopo de limitar o deslocamento do 4-litros, devido à ausência de restrições regulamentares, a potência de 500 hp toca partes da estrada, em estrita articulação com transmissão manual. A foto espalhada em uma rede MotorAuthority mostram uma decoração especial branco com jantes de liga leve branco e barra de rolagem da mesma cor, enquanto uma tira de prata com bordas vermelhas ao longo do carro inteiro.
O chassi é derivado do extremo GT3 RS já, enquanto as outras alterações foram introduzidas na aerodinâmica. Rodovias são alargadas como o RS GT2 recente, pelo qual o RS 4.0 também concorda com a escolha da cor vermelha para muitos detalhes de seu interior, dominado pela ausência do sistema de áudio no console central. De acordo com informações recolhidas pelo Teamspeed o GT3 RS 4.0 será construído em 500 unidades e vendidas a um preço de 180.000 euros. (autoblog.it)

Em maio acontece o lançamento do novo Citroën C3 Picasso

Empresa israelense começa a vender carros elétricos

A empresa israelense Better Place vai começar a vender veículos elétricos em Israel em agosto próximo. A empresa já teria fechado seu centro de visitantes em Glilot Junction, ao norte de Tel Aviv, e o convertido em um centro de vendas que irá oferecer o primeiro carro elétrico da empresa – o Renault Fluence ZE – para clientes israelenses.
O preço dos carros será revelado no próximo mês. Para o presidente da Beter Place, Shai Agassi, o custo mensal de compra, utilização, manutenção e abastecimento do carro elétrico será menor do que o custo de um carro a gasolina. Outro fator importante para manter o preço competitivo é o incentivo fiscal, já que apenas 10% de imposto incidirão sobre a compra de carros elétricos, contra 90% que incidem sobre carros normais.

Mitsubishi anuncia investimentos de R$ 1 bilhão em Catalão

A Mitsubishi anunciou nesta quarta-feira (27/4) que fará investimentos de cerca de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na ampliação da capacidade de produção da fábrica em Catalão (GO), nacionalização de produtos importados e lançamento de novos veículos. O anúncio foi feito em Goiânia, em solenidade no Palácio do Governo presidida pelo governador Marconi Perillo.
Atualmente focada nos modelos com tração nas quatro rodas, SUVs e Crossover, a Mitsubishi também pretende entrar no segmento de sedans. Além disso, planeja a construção de uma fábrica de motores até 2014. Os novos projetos devem criar mais de 1.000 novos empregos - atualmente, a fábrica tem 3.300 empregados - e poderão atrair de oito a 15 fornecedores para a região, segundo estimativas do presidente da empresa, Robert Rittscher.
Com os investimentos na fábrica de Catalão, a Mitsubishi prevê aumentar a capacidade de produção de 180 para 300 carros/dia, atingindo 100 mil/ano, mais que o dobro da capacidade atual.
Dentro do chamado Programa Anhanguera II, a Mitsubishi Motors começou a fabricar este mês em Catalão o Pajero Dakar e, no primeiro semestre de 2012, produzirá o ASX, lançado no Brasil no fim do ano passado.
Em 2010, as vendas da Mitsubishi Motors do Brasil cresceram 25%, com cerca de 46 mil veículos e participação de 1,3% no mercado. Com os investimentos anunciados, a marca pretende aumentar sua participação no mercado nacional para cerca de 2%, em quatro anos. Para 2011, a previsão de crescimento é de 10% a 15%.
A Mitsubishi produz no Brasil os modelos L200 Outdoor, L200 Triton, Pajero TR4 e Pajeto Dakar. Os modelos importados do Japão são Pajero Full, Outlander, ASX e Lancer Evolution X.
Sobre o Projeto Anhanguera - A MMC Automotores do Brasil, grupo liderado pelo empresário Eduardo Souza Ramos, iniciou as operações da Mitsubishi no Brasil em 1991, como distribuidor exclusivo da marca. Depois de ser licenciado pelo fabricante japonês, o grupo inaugurou a fábrica em Catalão em 1998, com investimentos de R$ 48 milhões. Em uma área construída de 14 mil m2, a Mitsubishi começou a fabricar o primeiro carro brasileiro da marca, a cabine dupla L200.
Em 2000, a Mitsubishi lançou o projeto Anhanguera, com investimentos de R$ 132 milhões na primeira fase, o que permitiu a verticalização de quatro processos de produção - soldagem, pré-tratamento e pintura de carroceria e peças plásticas - e o lançamento de novos produtos, o TR4 e a L 200 Sport. A área construída aumentou para 44 mil m2 e a capacidade instalada passou para 30 mil unidades/ano, em duas linhas de produção. Também foram ampliados a área de solda de carrocerias e o armazém de materiais.
Na segunda fase do projeto, de 2004 a 2006, a Mitsubishi investiu 109 milhões na expansão da fábrica, que passou a ter 65 mil m2, e no lançamento da Pajero Sport. O número de empregados passou de 727 para 1.500.
A fase 3 do projeto, de 2007 a 2009, contemplou investimentos de R$ 401 milhões em nova ampliação da fábrica e no lançamento de novidades no País, como o primeiro SUV Flex (Pajero TR4 Flex), o primeiro motor V6 Flex (Pajero Sport Flex) e a primeira cabine dupla Flex (L200 Flex). A área da fábrica passou para quase 100 mil m2 e o número de empregados.A Mitsubishi já produziu mais de 160 mil veículos no Brasil.

1º Forum ABIAUTO da impensa automotiva brasileira

 Os novos rumos da indústria automobilística brasileira serão discutidos na primeira edição do "Fórum Abiauto", que se realizará nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio, na cidade de São Paulo, sob a iniciativa da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva
Responsável pela realização do evento, a entidade, presidida por Célia Murgel, reúne aproximadamente 100 dos mais expressivos jornalistas de todo país, especializados no segmento automotivo, pretende incrementar as discussões sobre a indústria com vistas ao fortalecimento do setor. O Fórum abordará temas que serão proferidos por representantes das montadoras, autoridades e especialistas da área.
Entre os temas está a Infra-Estrutura e seus aspectos, Sustentabilidade, Proconve 7 (Euro5) para caminhões e ônibus, O diesel no automóvel, O design e as tendências para o futuro, Os chineses e o custo Brasil e A ética na propaganda.
"A Abiauto, única associação de jornalistas especializados do setor automotivo da América Latina, vem crescendo a cada ano e se tornando referência para a indústria automobilística. E com a experiência dos profissionais da entidade não poderíamos deixar de promover um Fórum para discutir e até propor sobre os temas mais relevantes do momento, em que os bons ventos estão favoráveis a nossa economia", explica Célia Murgel.
O evento, cujo objetivo é tornar-se referência das tendências do setor, manterá a sua periodicidade anual e nessa edição de estréia pretende reunir cerca de 700 participantes, entre jornalistas associados, convidados das principais montadoras, fabricantes entidades, autoridades municipais e estaduais, além de representantes da imprensa Latino-Americana.
As inscrições estão abertas. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones: (11) 2362-9200 e (11) 2362-9300.
1º Fórum Abiauto da Indústria Automobilística
Local: FECOMÉRCIO - Federação do Comércio do Estado de São Paulo
Rua: Plínio Barreto, 289 - Bela Vista - SP - Tel: (11) 3254-1700
Dias : 14/05/2011 - somente para membros da ABIAUTO
15 e 16/05/2011 - para todos os inscritos
Investimento: R$ 700,00 para 2 dias (coquetel e Fórum)
R$ 500,00 somente para o Fórum
Realização: ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva
Apoio Institucional: ANFAVEA, Dudalina, Nokia e Reed Exhibitions Alcantara Machado
Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura do Município de São Paulo, SP Turismo e São Paulo Convention & Visitors Bureau
Planejamento e Organização: GO ON ! Eventos

Scania lança caminhão para operações fora da estrada

A Scania Brasil reforça seu portfólio com o lançamento do P 340 6x4, veículo desenvolvido especialmente para atender os setores de construção, florestal e cana-de-açúcar.
Equipado com suspensão elevada, o caminhão chega ao mercado oferecendo excelentes condições operacionais em locais de difícil acesso e pode ser equipado com caçambas, fueiros ou implementos canavieiros. "O P 340 6x4 veio para reforçar o portfólio de caminhões Scania para o segmento Off Road, que já conta com veículos para todas as etapas das operações de transporte nas minerações, construções, canaviais ou na floresta. Nosso objetivo principal é oferecer caminhões específicos para cada fase do processo, o que evita desgastes desnecessários do veículo e ajuda a reduzir o consumo de combustível, contribuindo para diminuir os custos operacionais do transportador", afirma Silvio Renan Souza, gerente de vendas de caminhões para o segmento Off Road.
A exclusiva cabine P da Scania possui teto solar, revestimento interno e bancos em vinil, além de proporcionar uma visão privilegiada, conforto operacional e segurança ao condutor. Completam a gama de atrativos os vidros elétricos, CD Player e preparação para rádio PX. O P 340 6x4 também possui ar condicionado de série.
"As operações fora de estrada geralmente exigem que operador e o veículo trabalhem por longos períodos sem descanso. Por esse motivo, investimos no conforto e na ergonomia da cabine para proporcionar mais produtividade e bem estar ao motorista", completa Souza.
O P 340 6x4 foi especialmente adaptado para as principais operações do segmento Off Road. Para a construção, está equipado com escape vertical, tomada de força e ejetor de partículas. Os veículos para as operações com cana-de-açúcar e madeira possuem tomada de ar traseira alta, o que evita a aspiração de resíduos, aumentando a durabilidade do filtro de ar.
Uma das principais características dos veículos para operações fora de estrada da Scania é que eles podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Por exemplo, o limpador automático do para-brisa pode ser programado para ficar na posição vertical, evitando o acúmulo de sujeira. Já o ACL, lubrificador automático de chassi, envia graxa aos componentes conforme intervalo programado.
Alta tecnologia no Motor
O motor Scania de 11 litros e 340 cavalos possui torque de 1600 Nm entre 1100 e 1300 rpm e cabeçotes individuais para cada cilindro. Dessa forma, em eventuais desgastes dos componentes, apenas um necessitará ser removido para realização de reparo, facilitando a manutenção do veículo.
Para transformar o P 340 6x4 em mais um campeão de vendas, a Scania implementou no caminhão os principais componentes dos modelos com potências superiores da marca, como o chassi rígido de longarina dupla e o eixo traseiro (RBP+RP835) com redutores nos cubos que oferecem estabilidade e longa durabilidade.
O Scania Retarder, freio auxiliar, é item opcional. Desenvolvido pela própria marca, o dispositivo trabalha em conjunto com o freio motor e possui potência de até 650 kW. Este sistema pode encarregar-se de 90% das frenagens durante a operação, reduzindo a necessidade de utilização dos freios de serviços, garantindo maiores velocidades médias com mais segurança.
Seguindo o conceito de prover soluções para o transportador, a Scania também oferece opções em serviços que garantem a produtividade e disponibilidade dos veículos, condição fundamental para aplicações em que os caminhões precisam operar continuamente durante os períodos de maior demanda.
De acordo com a necessidade de cada cliente, a montadora oferece Pacotes de Serviço com peças e mão de obra inclusos, plano de manutenção personalizado (inspeções e revisões com conteúdo e intervalos adequados às características de cada operação), estoque local de peças, apoio técnico das equipes das Casas Scania e atendimento da frota no local da operação, seja com uma oficina móvel ou instalada.

Etanol continua mais caro em todo Brasil

Em mais um período de alta desde o início do ano, o etanol segue mais caro para abastecimento no País. Segundo o Índice de Preços Ticket Car (IPTC), nos primeiros 15 dias deste mês, o preço do combustível vegetal manteve-se, em média, a R$ 2,37/l em todas as regiões brasileiras, 6% mais caro que em março.
Com isso, a gasolina é a melhor opção para quem tem veículo flex, já que o combustível é vantajoso, na relação custo x desempenho, em todos os estados e no Distrito Federal, com preço médio de R$ 2,82/l. Quem abasteceu com diesel desembolsou, aproximadamente, 0,9% a mais do que em março. Encher o tanque com diesel custou cerca de R$ 2,06l.
Consulte a tabela abaixo ou o site www.ticket.com.br/ticketcar para saber qual o combustível mais econômico em sua região. O Ticket Car faz quinzenalmente esse levantamento. Os profissionais verificam, junto aos mais de dez mil postos credenciados à sua rede, os preços médios dos combustíveis nos 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Toyota Corolla ganha prêmio Best Cars 2011

O Toyota Corolla acaba de receber o prêmio Best Cars na categoria “Sedãs Médios”. A eleição é feita por meio de votação dos leitores da revista Carro, que elegem os destaques do ano entre modelos e marcas.
No país, o novo Corolla 2012 vem equipado com motor 2.0L 16V Flex Dual VVTi nas versões topo de linha XEi e Altis e 1.8L 16V Flex Dual VVTi nas versões de entrada XLi e GLi. Nas versões XEi e Altis estão presentes conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4 no sistema de som e Bluetooth com reprodução da agenda telefônica no visor do CD Player. O Corolla Altis ainda se diferencia pela exclusividade de possuir a câmera de visão traseira, que é automaticamente acionada assim que o motorista engata a marcha à ré, reproduzindo com amplitude a visão do motorista em manobras no retrovisor interno.
O concurso Best Cars foi criado em 1996 e é promovido simultaneamente em 24 países, onde a editora Motorpress – que publica a Carro no Brasil – edita revistas especializadas, tais quais: Auto Motor und Sport (Alemanha), Auto Hoje (Portugal), Automóvel (Espanha), L’Automobile (França) e Autocar (Inglaterra). Há quatro anos a eleição nacional tem critérios de apuração alinhados aos demais títulos mundiais da editora.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Novidade, Rádio Multilaser Wave destaca-se pela beleza, qualidade sonora e preço competitivo

Chega às lojas do país o Rádio Multilaser Wave, um aparelho bonito, repleto de conexões e com preço extremamente competitivo, que permite curtir no carro com alta qualidade sonora a rádio FM e também as músicas gravadas nos mais diversos dispositivos portáteis.
O aparelho tem uma bela frente fixa, com painel digital, botões iluminados com led azul e conexões frontais para pendrive (USB), cartão de memória SD, além da entrada auxiliar P2 para amplificar o som de players como MP3 e iPod (cabo não incluso).
Capaz de memorizar até 40 estações de rádio FM, o Multilaser Wave possui quatro canais de amplificação de áudio de 45W cada, garantindo assim som potente e de alta qualidade.
O preço competitivo é outro grande destaque do aparelho, que chega ao mercado por apenas R$ 99,00 (valor médio sugerido para o consumidor final e válido até o final de maio de 2011).

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nissan Leaf é eleito o Carro do Ano 2011

Nissan LEAF, primeiro carro 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, conquistou o reconhecimento de Carro do Ano 2011 durante o Salão do Automóvel de Nova Iorque, à frente do BMW 5-Series e do Audi A8. "É uma grande alegria saber que o Nissan LEAF ganhou o prestigiado prêmio de Carro do Ano 2011," comenta o presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn. "Esta premiação reconhece o Nissan LEAF pela sua performance, silêncio e excelente dirigibilidade, além de confirmar a visão e os valores de mobilidade sustentável da Nissan que queremos oferecer aos consumidores de todo o mundo.
O prêmio Carro do Ano foi lançado em 2004, com vencedores escolhidos por jornalistas especializados em automóveis da Ásia, Europa e América do Norte.
Mobilidade com Emissão Zero
O Nissan LEAF é um hatchback de cinco lugares e o primeiro carro elétrico produzido em grande escala no mundo. Além de não produzir emissões, tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Está disponível no Japão, Estados Unidos e alguns mercados europeus e será lançado em outros mercados globais até 2012. O veículo atualmente é construído na fábrica da Nissan em Oppama, no Japão. Até o final de 2012 será produzido também na fábrica de Smyrna, Tennessee, e na usina de Sunderland no Reino Unido até o início de 2013.
Com o objetivo de ser a líder mundial em veículos com emissões zero, a Nissan, com sua parceria de Aliança, Renault, formou parcerias com outras organizações, cidades e mais de 90 governos ao redor do mundo (incluindo a cidade de São Paulo, no Brasil) para promover a mobilidade sustentável.

Toyota Mercosul irá ajustar produção no Brasil e Argentina como consequência do terremoto e tsunami de 11 de março no Japão

 A Toyota Mercosul irá ajustar temporariamente sua produção nas plantas de Indaiatuba (Brasil) e Zárate (Argentina), por conta do gerenciamento de peças disponíveis fornecidas pelo Japão, como consequência do terremoto e tsunami que afetaram aquele país em 11 de março de 2011.
Na planta de Indaiatuba, onde produz o sedã médio Corolla, a empresa vai interromper a produção por um dia em abril (dia 25) e dois em maio (dias 6 e 20).
Na planta de Zárate, onde produz a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4, o segundo turno será suspenso por três dias, em 13, 20 e 27 de maio de 2011.
O ajuste não afetará o nível de emprego nas fábricas da Toyota Mercosul. Atualmente, a Toyota emprega mais de 7.100 pessoas nos dois países.
Ao mesmo tempo, a construção da nova fábrica da Toyota do Brasil, em Sorocaba (SP), bem como a ampliação da capacidade produtiva da planta de Zárate da Toyota Argentina não sofrerão alterações em seus cronogramas. Nenhuma decisão ainda foi tomada a respeito do cronograma de produção para após 31 de maio de 2011.